- CF85 chega ao mercado brasileiro;
- Marca lança XF105 com novos entre-eixos e opcionais;
- Propulsor PACCAR MX passa a ser fabricado no Brasil.
Texto e fotos: DAF
Em sua terceira participação na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, apresenta os maiores lançamentos desde a sua chegada ao país. O pesado CF85 marca a entrada da montadora holandesa no segmento de caminhões pesados para transporte de curtas e médias distâncias. O já reconhecido XF105 chega em seu modelo 2016, com mais opções de distâncias de entre-eixos e novos opcionais de conforto e segurança. A marca anuncia também o investimento de R$ 60 milhões em uma nova linha de motores na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, que equiparão todos os caminhões vendidos no Brasil, e já em operação a partir de novembro.
“Esta edição da Fenatran é a prova da nossa constante evolução no mercado nacional. Em 2011, anunciamos a nossa chegada e a construção de uma fábrica no Brasil. Em 2013, mostramos a planta Paranaense concluída e o primeiro modelo produzido localmente, o XF105. Neste ano, estamos lançando o CF85, apresentando o modelo 2016 do XF105 e nacionalizando a produção dos motores MX. A DAF está na contramão do mercado, em constante crescimento, ampliando a oferta de produto e, consequentemente, aumentando o seu market share”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.
Linha de motores
Após um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, a DAF inicia ainda no mês no novembro a produção dos motores PACCAR MX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv na unidade de Ponta Grossa. A linha está localizada no mesmo prédio onde são fabricados os XF105 e CF85, e foi projetada para atender à demanda dos modelos nos próximos anos.
Toda a equipe dedicada à montagem dos motores recebeu treinamento na unidade da DAF em Eindhoven, na Holanda. Foram cerca de 10 semanas de capacitação no exterior, além de simulações na unidade brasileira.
“A estratégia de localizar a linha de motores vai agilizar o processo produtivo, reduzir custos e aumentar o índice de nacionalização, estimulando o desenvolvimento de fornecedores locais. Estamos cumprindo nosso planejamento dentro dos prazos estipulados e nos tornando cada vez mais fortes para crescer no mercado nacional”, acrescenta Michael Kuester.
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