Continental Pneus leva para a Fenatran o ContiRoadShow, Ă´nibus da marca que percorreu mais de 27 mil km pelo Brasil
Texto e fotos: Continental
- Nos Ăºltimos seis meses ele visitou 83 cidades no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul;
- Showroom itinerante da marca percorreu 11 estados e o Distrito Federal.
O ContiRoadShow, Ă´nibus que durante seis meses cruzou o paĂs de Norte a Sul para apresentar as novas tecnologias, produtos e serviços da Continental Pneus a clientes e parceiros, Ă© uma das atrações do estande da empresa da Fenatran 2015, mostra que serĂ¡ realizada de 9 a 13 de novembro no PavilhĂ£o de Exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo.
Desde o mĂªs de abril, quando deixou a fĂ¡brica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia, o ContiRoadShow percorreu 27.475 km e visitou 83 cidades, chamando a atenĂ§Ă£o por onde passou.
“Ele Ă© um centro educacional que viabiliza uma conexĂ£o direta com os nossos clientes por meio da inovaĂ§Ă£o e da tecnologia, proporcionando uma experiĂªncia enriquecedora. Essa Ă© a razĂ£o do seu sucesso. Queremos que ele seja apresentado a todos os nossos clientes atuais e potenciais, o que Ă© impossĂvel em apenas um ano. Por isso, o Ă´nibus deve voltar a pegar a estrada, com muitas novidades, em 2016”, informa Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veĂculos comerciais da Continental Pneus Brasil.
Showroom itinerante - Idealizado a partir do conceito do ContiLifeCycle™, a soluĂ§Ă£o para a gestĂ£o de toda a vida do pneu de carga da Continental, o interior do ContiRoadShow foi cuidadosamente planejado para incluir espaços para a exibiĂ§Ă£o de produtos e serviços, Ă¡reas de convivĂªncia e uma sala para a realizaĂ§Ă£o de reuniões e de pequenos treinamentos.
Em uma rĂ¡pida visita Ă© possĂvel conhecer a ampla gama de ferramentas e serviços criados pela Continental para auxiliar os usuĂ¡rios de seus pneus de carga como o ContiPressureCheck™, para monitoramento da pressĂ£o dos pneus; o ContiCostCalculator™, que permite ao frotista acompanhar de forma detalhada o custo do pneu em sua operaĂ§Ă£o de negĂ³cios; o ContiTireFinder™, um software que orienta na escolha do pneu mais adequado a partir de variĂ¡veis como tipo de segmento, aplicaĂ§Ă£o e tipo de transporte; e o ContiTrack2™, ferramenta automatizada de monitoramento de frotas para avaliar a pressĂ£o dos pneus, bem como a conveniĂªncia da ressulcagem ou da reforma.
O ContiRoadShow circulou pelas estradas brasileiras com a segurança adicional do sistema de visĂ£o ASL360° desenvolvido pela Continental. Quatro cĂ¢meras interligadas proporcionam ao motorista uma visĂ£o panorĂ¢mica de 360º, reduzindo os pontos cegos e revelando a presença de pedestres e de outros obstĂ¡culos que normalmente nĂ£o seriam captados sob a visĂ£o direta ou de espelhos. AlĂ©m de reduzir o risco de acidentes, o sistema de visĂ£o ASL360° Ă© um importante aliado do condutor para a realizaĂ§Ă£o de manobras e para a operaĂ§Ă£o do veĂculo em situações crĂticas como trĂ¡fego urbano denso, Ă¡reas de descarga estreitas e pĂ¡tios abarrotados.
Continental Pneus apresenta a linha ContiHybrid™ na Fenatran 2015
- Terceira geraĂ§Ă£o de pneus de carga da empresa produzida no Brasil conta com avançadas tecnologias que entregam maior quilometragem e resistĂªncia;
- Outro destaque Ă© o ContiRoadShow, Ă´nibus da Continental que percorreu mais de 27 mil quilĂ´metros pelo paĂs apresentando as tecnologias da empresa;
- Continental tambĂ©m levarĂ¡ o pneu conceito Conti FutureInMotion, que traz em sua banda os cinco conceitos da marca esculpidos Ă mĂ£o.
A linha ContiHybrid™, a terceira geraĂ§Ă£o de pneus de carga da Continental produzida no Brasil, Ă© um dos destaques da participaĂ§Ă£o da empresa na Fenatran 2015, evento que serĂ¡ realizado de 9 a 13 de novembro, no Anhembi, em SĂ£o Paulo. Os novos modelos incorporam avançadas tecnologias que permitem a entrega de uma quilometragem superior em atĂ© 20% em relaĂ§Ă£o Ă ofertada pelos seus predecessores e foram desenvolvidos para atender Ă s duras exigĂªncias de Ă´nibus e caminhões que fazem o transporte regional e de longa distĂ¢ncia nas estradas nacionais.
Os visitantes da Fenatran poderĂ£o conhecer em primeira mĂ£o o ContiHybrid™ HD3, versĂ£o trativa que chega para completar a linha jĂ¡ integrada pelos modelos ContiHybrid™ HS3 e ContiHybrid™ LA3. DisponĂvel inicialmente na medida 295/80R22,5, o ContiHybrid™ HD3 entrarĂ¡ em produĂ§Ă£o na fĂ¡brica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia, a partir de março de 2016.
“Com eles, passamos a disponibilizar uma oferta completa de produtos para o maior nicho do segmento de transporte no paĂs, o regional e o de longa distĂ¢ncia, que movimenta aproximadamente 3,3 milhões de pneus por ano e representa 82% do mercado”, destaca Fernando Peruzzo, coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul.
A banda de rodagem do ContiHybrid™ HD3, mais larga, utiliza um maior volume de borracha, alĂ©m de um composto especial para proporcionar um significativo aumento da quilometragem. “Os blocos mais robustos, mais largos e compridos conferem maior poder de traĂ§Ă£o e menor deformaĂ§Ă£o, evitando o desgaste irregular do pneu”, destaca Fernando Peruzzo.
Entre as avançadas tecnologias Continental presentes na linha ContiHybrid estĂ¡ o pacote de cintas reforçadas (Triangle BeltTM) que reduz os esforços nas laterais do pneu, ampliando sua durabilidade e conferindo maior precisĂ£o Ă conduĂ§Ă£o, alĂ©m de prevenir o desgaste irregular. Ela conta ainda com o Air Keep Inner Liner™, tecnologia exclusiva da Continental empregada na parte interna do pneu (inner liner) e que permite uma retenĂ§Ă£o em atĂ© 50% mais eficiente da pressĂ£o de ar interna. O resultado final Ă© uma maior durabilidade e o aumento da recapabilidade da carcaça.
Showroom itinerante e bandas de rodagem – Como parte do ContiLifeCycle™, uma iniciativa mundial da Continental voltada para a gestĂ£o de todo o ciclo de vida dos pneus de carga da marca, a empresa exibirĂ¡ na Fenatran 2015 sua linha completa de bandas de recapagem e o ContiRoadShow, Ă´nibus que durante seis meses cruzou o paĂs apresentando as novas tecnologias, produtos e serviços da marca a clientes e parceiros.
Desde o mĂªs de abril, quando deixou a fĂ¡brica de Camaçari, na Bahia, o ContiRoadShow percorreu 27.475 km e visitou 83 cidades. Seu interior foi cuidadosamente planejado para incluir espaços para a exibiĂ§Ă£o de produtos e serviços, Ă¡reas de convivĂªncia, alĂ©m de contar com uma sala para a realizaĂ§Ă£o de reuniões e de pequenos treinamentos.
“Ele Ă© um centro educacional mĂ³vel que viabiliza uma conexĂ£o direta com os nossos clientes por meio da inovaĂ§Ă£o e da tecnologia, proporcionando uma experiĂªncia enriquecedora. Essa Ă© a razĂ£o do seu sucesso. Queremos que ele seja apresentado a todos os nossos clientes atuais e potenciais, o que Ă© impossĂvel em apenas um ano. Por isso, ele volta a pegar a estrada em 2016 com muitas novidades”, informa Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veĂculos comerciais da Continental Pneus Brasil.
Atuando no segmento de recapagem hĂ¡ trĂªs anos, a Continental apresentarĂ¡ na Fenatran 2015 as bandas ContiTread™, disponĂveis no Brasil em 12 diferentes desenhos: HSR, HSR2 SA, HTR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL Eco Plus, HSU1, LSU1, HSC1,HSC e HDC1. Esse portfolio contempla pneus nas mais diversas opções de medidas para os segmentos de longa distĂ¢ncia, trĂ¡fego regional, trĂ¡fego urbano e construĂ§Ă£o.
TambĂ©m estarĂ¡ em exposiĂ§Ă£o no estande o pneu conceito Conti FutureInMotion, na medida 385/65R22.5, que traz esculpido Ă mĂ£o em sua banda os cinco conceitos da marca: histĂ³ria, emoĂ§Ă£o, robustez, eficiĂªncia de combustĂvel e futuro.
Continental se prepara para o PBE - A Continental jĂ¡ estĂ¡ se preparando para a entrada em vigor, a partir de outubro do prĂ³ximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Ele determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverĂ£o receber uma etiqueta atestando a sua eficiĂªncia em trĂªs critĂ©rios: eficiĂªncia energĂ©tica, aderĂªncia em piso molhado e emissĂ£o de ruĂdos.
Por isso, quem passar pelo estande da marca na Fenatran poderĂ¡ conhecer mais detalhes sobre o programa. “Ele tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisĂ£o de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir, como Ă© o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de certificaĂ§Ă£o da Continental Pneus Mercosul.
Todos os testes exigidos pelo PBE serĂ£o realizados em Hanover, na Alemanha, onde a Continental possui um dos oito Ăºnicos laboratĂ³rios em todo o mundo considerados referĂªncia para a realizaĂ§Ă£o de testes de resistĂªncia ao rolamento.
O Brasil serĂ¡ o quarto mercado mundial a adotar um programa de etiquetagem de pneus. O JapĂ£o, em 2010, foi o primeiro paĂs a adotar uma iniciativa com essas caracterĂsticas, embora de forma facultativa, sendo seguido, no final de 2012, pela UniĂ£o Europeia e pela CorĂ©ia do Sul.
Uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o adotado pelo Brasil Ă© que na Europa a etiqueta atua apenas como uma indicaĂ§Ă£o de orientaĂ§Ă£o ao consumidor, ao passo que o modelo brasileiro determina Ăndices mĂnimos de desempenho para que os pneus possam ser comercializados no paĂs.
Pneu Conti FutureInMotion™ Ă© uma das atrações do estande da Continental na Fenatran 2015
- O Conti FutureInMotion™ traz em sua banda de rodagem os cinco conceitos da marca esculpidos Ă mĂ£o;
- HistĂ³ria, emoĂ§Ă£o, robustez, eficiĂªncia no consumo de combustĂvel e visĂ£o de futuro sĂ£o tĂ³picos presentes na rotina de um dos maiores fabricantes de pneus do mundo.
O pneu conceito Conti FutureInMotion™, na dimensĂ£o 385/65 R22.5, Ă© uma das atrações do estande da Continental na Fenatran 2015, que serĂ¡ realizada de 9 a 13 de novembro no pavilhĂ£o de exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo. Ele traz esculpido Ă mĂ£o em sua banda de rodagem os cinco conceitos que contribuem para tornar a marca reconhecida como sinĂ´nimo de produtos de alta qualidade em todo o mundo: histĂ³ria, emoĂ§Ă£o, robustez, eficiĂªncia e visĂ£o de futuro.
O cavalo rompante simboliza uma histĂ³ria de sucesso que teve inĂcio em 8 de outubro de 1871, quando a Continental foi fundada em Hanover, na Alemanha. InovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica sempre foi uma constante em sua trajetĂ³ria e ela foi a primeira empresa em todo o mundo a desenvolver pneus com perfis para automĂ³veis (1904) e a roda desmontĂ¡vel para carros de turismo (1908). Foi tambĂ©m a primeira companhia alemĂ£ a produzir pneus sem cĂ¢mara (1943) e precursora na proposta de apoiar motores com "componentes com liga aço-borracha" (1932), uma combinaĂ§Ă£o especial para amortecer vibrações e absorver ruĂdos.
Presente no Brasil desde 1997, a Continental Pneus começou sua operaĂ§Ă£o no paĂs comercializando pneus produzidos no exterior. O potencial do mercado local convenceu o Grupo a investir aqui e, em 5 de abril de 2006, foi inaugurada oficialmente a primeira fĂ¡brica de pneus da Continental no Brasil, apenas 18 meses apĂ³s o lançamento da pedra fundamental. Localizada em Camaçari, na Bahia, ela Ă© hoje uma das mais modernas plantas da empresa em todo o mundo.
Outro conceito presente no Conti FutureInMotion™ Ă© bem familiar aos brasileiros: a emoĂ§Ă£o, fundamental para o desenvolvimento de produtos diferenciados. O carĂ¡ter apaixonado do brasileiro, refletido em sua paixĂ£o pelo futebol, estabeleceu uma sintonia perfeita com a estratĂ©gia da Continental de ter nesse esporte sua plataforma de comunicaĂ§Ă£o. A empresa patrocinou diversas edições da Copa do Mundo FIFA™, da UEFA Champions League™ (1995-2000) e da EuroCopa™ 2012 e 2016, a ser realizada na França. A Continental ainda patrocina a fase final da Copa Sadia do Brasil.
A robustez tambĂ©m estĂ¡ impressa na banda do Conti FutureInMotion™ atravĂ©s do sĂmbolo de obra em andamento. As bandas de rodagem dos pneus de carga da Continental empregam desenhos exclusivos, com blocos rĂgidos e largos. Eles se caracterizam por entregar uma longa vida Ăºtil, enfrentando as mais diversas condições de piso e de aplicações, preservando o investimento feito pelos frotistas mesmo em situações extremas, como nas plantações de cana de aĂ§Ăºcar.
O Conti FutureInMotion™ ainda faz referĂªncia em sua banda de rodagem Ă eficiĂªncia no consumo de combustĂvel, outro fator decisivo para a geraĂ§Ă£o de economia para as frotas. Graças ao reforço que a carcaça dos pneus de carga da Continental recebe, hĂ¡ uma reduĂ§Ă£o na deformaĂ§Ă£o, o que tambĂ©m contribui para diminuir a resistĂªncia do pneu ao rolamento, com reflexos na economia de combustĂvel e na menor emissĂ£o de CO2 na atmosfera. Tecnologias de ponta, como o Air Keep Inner Liner™, tambĂ©m tĂªm um papel importante nessa busca constante por maior uma economia de combustĂvel. Por possuir uma estrutura molecular mais densa, ele proporciona menor perda de ar e, consequentemente, mantĂ©m a pressĂ£o a um nĂvel Ă³timo por um tempo atĂ© 50% superior em relaĂ§Ă£o Ă s tecnologias convencionais.
Por Ăºltimo, mas nĂ£o em Ăºltimo lugar, estĂ¡ impressa no Conti FutureInMotion™ a preocupaĂ§Ă£o da Continental em sempre construir uma visĂ£o de futuro, em sintonia com o DNA de pioneirismo presente na trajetĂ³ria da marca. A silhueta de uma placa mĂ£e de computador simboliza a inteligĂªncia que cada vez mais estĂ¡ presente quando se pensa no pneu do futuro, incorporando chips e sensores na busca por um produto cada vez melhor e mais seguro.
Continental Pneus apresenta Programa Brasileiro de Etiquetagem na Fenatran 2015
- A partir de outubro de 2016, todos os pneus produzidos no Brasil ou importados receberĂ£o uma etiqueta atestando a sua eficiĂªncia;
- Continental conduzirĂ¡ os testes do PBE na Alemanha.
Os visitantes que passarem no estande da Continental na Fenatran 2015, que serĂ¡ realizada de 9 a 13 de novembro no pavilhĂ£o de exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo, poderĂ£o conhecer um pouco mais sobre como a empresa vem se preparando para a entrada em vigor, a partir de outubro do prĂ³ximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
O PBE determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverĂ£o receber uma etiqueta atestando a sua eficiĂªncia em trĂªs critĂ©rios: eficiĂªncia energĂ©tica, aderĂªncia em piso molhado e emissĂ£o de ruĂdos. Como cada um desses critĂ©rios de avaliaĂ§Ă£o possui uma graduaĂ§Ă£o mĂnima, qualquer produto abaixo do limite estabelecido nĂ£o poderĂ¡ ser comercializado no paĂs.
A etiqueta deverĂ¡ ser aplicada em todos os pneus comercializados no paĂs de construĂ§Ă£o radial para automĂ³veis, picapes, utilitĂ¡rios esportivos, vans e caminhonetas, bem como nos de construĂ§Ă£o radial para caminhões e Ă´nibus para aplicaĂ§Ă£o nos serviços Regional, RodoviĂ¡rio, Urbano e Misto. Na Ăntegra da portaria estĂ£o determinadas as exceções.
“O PBE tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisĂ£o de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir como Ă© o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de certificaĂ§Ă£o da Continental Pneus Mercosul, lembrando que os pneus produzidos ou importados atĂ© outubro de 2016 tĂªm atĂ© abril de 2017 para serem enviados aos revendedores. O mercado, por sua vez, tem atĂ© abril de 2018 para comercializar os produtos sem etiqueta.
Todos os testes exigidos pelo programa serĂ£o realizados pela Continental Pneus em Hanover, na Alemanha, onde a companhia possui um dos oito Ăºnicos laboratĂ³rios em todo o mundo considerados referĂªncia para a realizaĂ§Ă£o de testes de resistĂªncia ao rolamento.
O Brasil serĂ¡ o quarto mercado mundial a ter um programa de etiquetagem de pneus. O JapĂ£o, em 2010, foi o primeiro paĂs a adotar um programa com essas caracterĂsticas, embora de forma facultativa, sendo seguido, no final de 2012, pela UniĂ£o Europeia e pela CorĂ©ia do Sul.
Uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o adotado pelo Brasil Ă© que na Europa a etiqueta atua apenas como uma indicaĂ§Ă£o de orientaĂ§Ă£o ao consumidor ao passo que o modelo brasileiro determina Ăndices mĂnimos de desempenho para que os pneus possam ser comercializados no paĂs.
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