- Além de conforto, e-Clutch possibilita economia de até 5% de combustível;
- Previsão que o sistema esteja disponível no mercado em até dois anos;
- Soluções automotivas integradas.
Texto e fotos: Bosch
A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, lança o electronic Clutch System (e-Clutch), sistema que aciona eletronicamente a embreagem. Além de proporcionar mais conforto ao usuário, a tecnologia possibilita economia de combustível, podendo chegar a um índice de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada.
Com o e-Clutch, o acionamento da embreagem é feito eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. Com isso, o sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).
Outro diferencial é a economia de combustível por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.
A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema.
A previsão é que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. Entretanto o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.
A Bosch, por ser uma empresa de vanguarda, está sempre buscando oferecer soluções automotivas integradas que visam tornar o presente e o futuro da mobilidade ainda mais seguro, limpo, eficiente e confortável. Além do Brasil, o e-Clutch está sendo desenvolvido e testado na Europa e na Índia.
0 Comentários