A Hyundai CAOA apresentou a versão 2016 do utilitário esportivo que chega mais atraente e com a qualidade de sempre

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai CAOA

Sabe aquele carro que você entra e sente que está em casa? Essa é a impressão que se tem quando dirigimos o New iX35 Flex, um SUV que chega para brigar diretamente com modelos já consagrados de outras marcas. Ele tem tudo que um carro da sua categoria pode oferecer, inclusive a nacionalização de 60% do veículo, fator muito importante na hora de se comprar um modelo montado no Brasil.


Eu fui convidado para conhecer e testar essa nova versão do modelo, em um teste que consistia em andar na cidade e na estrada, para sentir tudo de bom que o carro oferece. Com visual renovado, novas configurações de equipamentos e mantendo o excelente pacote de itens de série, o modelo que passou a ser produzido no Brasil em 2013, agora ganha sua primeira reestilização exclusiva.


Um dos pontos fortes do New iX35 Flex é o motor 2.0 Flex de 16 válvulas que gera até 167 cv e o câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas seqüenciais, que abastecido com etanol, entrega 167 cavalos a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 157 cavalos a 6.200 rpm e 19,2 kgfm a 4.700 rpm.


A posição de dirigir e o conforto interno para os passageiros são itens que agradam muito neste modelo. A direção tem assistência elétrica progressiva com controle de torque e os controles próximos às mãos e no volante, facilitam muito a vida de quem dirige e não precisa desviar os olhos da rua ou estrada.


Fiz um trecho urbano com velocidades reduzidas, e o ambiente interno era dos mais agradáveis. O carro se comporta muito bem, é ágil na troca de faixas e em ruas com cruzamentos quase cegos. A visibilidade é boa e tem espelhos grandes, que facilitam a mobilização entre os trajetos mais fáceis e os mais complicados.


Para quem viaja como passageiro, o conforto não foi esquecido. Desde a versão de entrada o SUV, que é muito bem equipado e não permite a inclusão de opcionais (trata-se de pacote fechado nas três versões em que é vendido), têm itens de série que proporcionam muito conforto e praticidade.


O sistema de áudio com CD/MP3/AUX/USB, Bluetooth, bancos parcialmente em couro, rodas aro 18”, chave tipo canivete, ar condicionado com saída também para os bancos traseiros que dispõem também de encostos de cabeça com regulagem de altura e são rebatíveis, com apoio de braço central e porta-copo, garantem bem estar mesmo viajando na carona.


As três versões (ENTRADA, INTERMEDIÁRIA e TOP) são diferenciadas apenas na quantidade de equipamentos oferecidos, a parte mecânica é a mesma, bem como o design, e a montadora oferece um pacote diferenciado para as versões mais caras: o modelo ganha uma edição especial na cor laranja, em 176 unidades da versão INTERMEDIÁRIA e 124 da TOP e o logotipo “Launching Edition” no porta-malas. E não pára por aí, a CAOA Montadora oferecerá as primeiras 4.500 unidades da versão INTERMEDIÁRIA com airbags laterais e de cortina.


Na estrada o carro se comporta muito bem, a força do motor 2.0 faz toda diferença em situações de ultrapassagens ou retomadas de velocidades em trechos com subidas mais desafiadoras. Um ponto muito positivo do carro é a quase imperceptível troca de marchas, o carro responde sempre com os giros com pouca variação, isso garante uma importante economia de combustível, em alguns trechos o veículo chegou a registrar no computador de bordo, um consumo de 17 km/l.


No meu entender e gosto de direção, o único senão no novo modelo é não ter paddle shifts para trocas manuais. Elas podem ser feitas no câmbio que fica no console central, mas com o apelo esportivo do modelo, seria muito interessante a utilização desses componentes.


Provavelmente a opção da montadora em excluir este item é o impacto que teria no preço final, uma atitude facilmente compreendida devido ao momento econômico complicado que vivemos, mas fica a dica, quem sabe com a melhora das condições de compra dos consumidores, este item não pode ser agregado?

Os preços das versões são:
  • ENTRADA – R$ 99.990
  • INTERMEDIÁRIA – R$ 109.990
  • TOP – R$ 122.990

O modelo teve um primeiro semestre com alta de 15,9% nas vendas e agora espera ultrapassar as 1.700 unidades vendidas por mês da nova versão, afinal o Hyundai New iX35 Flex tem garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem e oferece o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA em todo o território nacional no primeiro ano.


Mais uma vez a montadora coreana surpreende com um carro bonito, forte, confiável e muito honesto, vale a pena testar para gostar.


Ficha Técnica