Modelo 2016 de 150 cc chega à sua segunda geração com novidades que mantém a motocicleta como o principal destaque da categoria
Texto e fotos: Yamaha
A Fazer 150 já é reconhecida como um dos principais modelos em sua categoria. Lançada em 2013 no Brasil é referência em inovação, design, performance, conforto e economia. Um dos destaques do modelo 2016 é a posição de pilotagem ainda mais esportiva, agregando mais performance para encarar o uso cotidiano, além da praticidade e economia proporcionada pela tecnologia BlueFlex da Yamaha.
A Fazer 150 apresenta uma série de novidades, como: os contrapesos nas pontas do guidão, os espelhos, herdados da sua “irmã” de 250 cc e as novas cores vermelho magenta e azul, que chegam para somar às opções branca e preta com cinza fosco, já disponíveis. As partes do motor, garfo dianteiro e alça da garupa receberam a cor preta, combinando com os novos grafismos que reforçam a proposta mais agressiva da street.
A proposta também se estende para o novo desenho da chave, mais moderno e as pedaleiras com protetor em alumínio, material usado também nas alças de apoio da garupa.
O moderno painel ganhou relógio, função fuel trip, lampejador de farol alto e indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
Além do indicador ECO, continua presente a luz indicadora de temperatura do motor, que quando acesa indica baixa temperatura.
Motor BlueFlex de 150 cc
O coração da Fazer 150 é um monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento a ar. Pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. O motor é capaz de gerar até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina e 12,3 cv com etanol, ambos atingidos a 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível em a 5.500 giros.
Ciclística equilibrada
Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a Fazer 150 traz um conjunto ciclístico equilibrado, o que inclui sistema hidráulico no freio dianteiro que conta com disco de 245 mm de diâmetro e o freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, de acionamento mecânico. A suspensão dianteira tem garfo telescópico e curso de 120 mm e suspensão traseira amortecida por sistema bichoque, cujo curso é de 92 mm.
Conforto e Esportividade
No quesito ciclística, o conceito de esportividade está presente, com destaque para a posição de pilotagem mais próxima às nakeds de média cilindrada, como exemplo: a irmã maior Fazer 250. Isso acontece devido ao novo guidão mais baixo, que tem o nome da família Fazer gravado, e as novas pedaleiras mais recuadas. O conforto, outro item de grande destaque reconhecido na Fazer 150, é proporcionado pela ergonomia ideal para este modelo.
Revisão com Preço Fixo
O modelo também será contemplado pela exclusiva Revisão com Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros), permitindo controle, economia, valorização do modelo e maior segurança. Além disso, a FAZER 150 oferecerá linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços econômicos.
Com preço sugerido de R$8.960,00 + Frete, a Fazer 150, que estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho, continua oferecendo excelente relação custo-benefício.
FICHA TÉCNICA YS150 FAZER
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Motor
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SOHC 2 válvulas
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Refrigeração a Ar
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4 Tempos
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Cilindrada (cm³)
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149,3
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Quantidade de cilindros
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1
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Diâmetro X curso (mm)
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57,3 X 57,9
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Taxa de compressão
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9,56:1
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Torque máximo (kgf.m/rpm)
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1,285 / 5.500 Gasolina
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1,295 / 5.500 Etanol
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Potência máxima (cv/rpm)
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12,2 / 7.500 Gasolina
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12,3 / 7.500 Etanol
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Sistema de partida
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Elétrica
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Sistema de lubrificação
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Cárter Úmido
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Capacidade de óleo do motor (L)
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1,25
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Tipo de combustível
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Gasolina / Etanol
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Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)
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15,2 (3 L)
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Alimentação
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Injeção Eletrônica
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Sistema de ignição
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TCI
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Bateria
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12V 5 Ah
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Transmissão primária
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Engrenagens
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Transmissão secundária
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Corrente
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Embreagem
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Multi-disco - Úmida
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Câmbio
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5 velocidades
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Relação de marchas:
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1ª
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38/14 = 2,714
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2ª
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34/19 = 1,789
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3ª
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29/22 = 1,318
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4ª
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23/22 = 1,045
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5ª
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21/24 = 0,875
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Ângulo de caster
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25,4º
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Tipo de chassi
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Diamante
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Trail (mm)
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86,00
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Pneu dianteiro
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METZELER 2,75-18 M/C 42P
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Pneu traseiro
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METZELER 100/80 - 18 M/C 59P
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Ø do freio dianteiro (mm)
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245
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Ø do freio traseiro (mm)
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130
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Comprimento total (mm)
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2015
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Largura total (mm)
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735
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Altura total (mm)
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1055
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Altura do assento (mm)
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785
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Altura mínima do solo (mm)
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160
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Peso líquido (motocicleta completa + fluidos, considerando tanque cheio) (kg)
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130
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PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg)
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300
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Raio mínimo de giro (mm)
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2.200
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Distância entre eixos (mm)
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1.330
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Suspensão dianteira
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Garfo telescópico
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Suspensão traseira
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Balança traseira
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Curso da suspensão diant.(mm)
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120 (suspensão) / 120 (roda)
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Curso da suspensão tras. (mm)
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92 (suspensão) / 112 (roda)
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