Modelo 2016 de 150 cc chega à sua segunda geração com novidades que mantém a motocicleta como o principal destaque da categoria

Texto e fotos: Yamaha

A Fazer 150 já é reconhecida como um dos principais modelos em sua categoria. Lançada em 2013 no Brasil é referência em inovação, design, performance, conforto e economia. Um dos destaques do modelo 2016 é a posição de pilotagem ainda mais esportiva, agregando mais performance para encarar o uso cotidiano, além da praticidade e economia proporcionada pela tecnologia BlueFlex da Yamaha.


A Fazer 150 apresenta uma série de novidades, como: os contrapesos nas pontas do guidão, os espelhos, herdados da sua “irmã” de 250 cc e as novas cores vermelho magenta e azul, que chegam para somar às opções branca e preta com cinza fosco, já disponíveis. As partes do motor, garfo dianteiro e alça da garupa receberam a cor preta, combinando com os novos grafismos que reforçam a proposta mais agressiva da street.


A proposta também se estende para o novo desenho da chave, mais moderno e as pedaleiras com protetor em alumínio, material usado também nas alças de apoio da garupa.
O moderno painel ganhou relógio, função fuel trip, lampejador de farol alto e indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
Além do indicador ECO, continua presente a luz indicadora de temperatura do motor, que quando acesa indica baixa temperatura.

Motor BlueFlex de 150 cc
O coração da Fazer 150 é um monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento a ar. Pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. O motor é capaz de gerar até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina e 12,3 cv com etanol, ambos atingidos a 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível em a 5.500 giros.

Ciclística equilibrada
Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a Fazer 150 traz um conjunto ciclístico equilibrado, o que inclui sistema hidráulico no freio dianteiro que conta com disco de 245 mm de diâmetro e o freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, de acionamento mecânico. A suspensão dianteira tem garfo telescópico e curso de 120 mm e suspensão traseira amortecida por sistema bichoque, cujo curso é de 92 mm.


Conforto e Esportividade
No quesito ciclística, o conceito de esportividade está presente, com destaque para a posição de pilotagem mais próxima às nakeds de média cilindrada, como exemplo: a irmã maior Fazer 250. Isso acontece devido ao novo guidão mais baixo, que tem o nome da família Fazer gravado, e as novas pedaleiras mais recuadas. O conforto, outro item de grande destaque reconhecido na Fazer 150, é proporcionado pela ergonomia ideal para este modelo.

Revisão com Preço Fixo
O modelo também será contemplado pela exclusiva Revisão com Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros), permitindo controle, economia, valorização do modelo e maior segurança. Além disso, a FAZER 150 oferecerá linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços econômicos.


Com preço sugerido de R$8.960,00 + Frete, a Fazer 150, que estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho, continua oferecendo excelente relação custo-benefício.

FICHA TÉCNICA YS150 FAZER
Motor
SOHC 2 válvulas
Refrigeração a Ar
4 Tempos
Cilindrada (cm³)
149,3
Quantidade de cilindros
1
Diâmetro X curso (mm)
57,3 X 57,9
Taxa de compressão
9,56:1
Torque máximo (kgf.m/rpm)
1,285 / 5.500 Gasolina
1,295 / 5.500 Etanol
Potência máxima (cv/rpm)
12,2 / 7.500 Gasolina
12,3 / 7.500 Etanol
Sistema de partida
Elétrica
Sistema de lubrificação
Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor (L)
1,25
Tipo de combustível
Gasolina / Etanol
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)
15,2 (3 L)
Alimentação
Injeção Eletrônica
Sistema de ignição
TCI
Bateria
12V 5 Ah
Transmissão primária
Engrenagens
Transmissão secundária
Corrente
Embreagem
Multi-disco - Úmida
Câmbio
5 velocidades
Relação de marchas:

38/14 = 2,714
34/19 = 1,789
29/22 = 1,318
23/22 = 1,045
21/24 = 0,875
Ângulo de caster
25,4º
Tipo de chassi
Diamante
Trail (mm)
86,00
Pneu dianteiro
METZELER 2,75-18 M/C 42P
Pneu traseiro
METZELER 100/80 - 18 M/C 59P
Ø do freio dianteiro (mm)
245
Ø do freio traseiro (mm)
130
Comprimento total (mm)
2015
Largura total (mm)
735
Altura total (mm)
1055
Altura do assento (mm)
785
Altura mínima do solo (mm)
160
Peso líquido (motocicleta completa + fluidos, considerando tanque cheio) (kg)
130
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg)
300
Raio mínimo de giro (mm)
2.200
Distância entre eixos (mm)
1.330
Suspensão dianteira
Garfo telescópico
Suspensão traseira
Balança traseira
Curso da suspensão diant.(mm)
120 (suspensão) / 120 (roda)
Curso da suspensão tras. (mm)
92 (suspensão) / 112 (roda)