Modelo Ă© o Type R mais radical e de mais alto desempenho jĂ¡ produzido, estabelecendo novos padrões para o segmento hatch de alta performance com traĂ§Ă£o dianteira no mercado europeu

Texto e fotos: Honda

ApĂ³s uma espera de cinco anos, julho de 2015 marca a chegada na Europa do mais aguardado hot hatch do planeta, o Honda Civic Type R. Descrito como um “carro de corrida para as ruas”, o modelo Ă© movido pelo motor mais extremo e de mais alto desempenho jĂ¡ produzido para um Type R, e estabelecerĂ¡ novos padrões para o segmento hatch de alta performance com traĂ§Ă£o dianteira.


Tendo como base a palavra japonesa Buttigiri, que significa “romper com o presente e deixar o resto para trĂ¡s”, os engenheiros da Honda buscaram desenvolver um Type R que faria mais do que atender Ă s grandes expectativas do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinĂ¢mico e de ponta, tanto em pistas rĂ¡pidas como naquelas repletas de curvas ou mesmo nas pistas de corrida, ao mesmo tempo em que oferece um pacote prĂ¡tico e de fĂ¡cil uso, tudo o que se espera de um Civic.
A estreia mundial do novo motor VTEC Turbo de 2,0 litros da Honda, um ronco esportivo, o estilo agressivo Ăºnico e as novas tecnologias de ponta do chassi sĂ£o combinados para entregar uma das mais gratificantes experiĂªncias ao volante disponĂ­veis na categoria.


O novo Civic Type R 2015 marca o inĂ­cio de uma nova era de alta performance da Honda, que busca, a partir do DNA de corrida da marca, entregar o Ă¡pice da linha Civic. Como parte da Ăºltima geraĂ§Ă£o de veĂ­culos Honda, o modelo demonstra a abordagem pioneira da marca em relaĂ§Ă£o Ă  inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica, que proporciona mais comodidade e conforto a seus clientes. DisponĂ­vel apenas com cinco portas e em duas versões, o novo Civic Type R estĂ¡ pronto para levar a Honda de volta ao topo entre os hatches de alta performance com traĂ§Ă£o em duas rodas, com o inĂ­cio de sua comercializaĂ§Ă£o na Europa, a partir de julho deste ano.

Novo motor VTEC Turbo 2.0: o mais potente da histĂ³ria na linha Type R
No coraĂ§Ă£o do Civic Type R estĂ¡ o novo motor a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeĂ§Ă£o direta, que entrega potĂªncia, torque e desempenho em nĂºmeros sem iguais no segmento hot hatch com traĂ§Ă£o dianteira. O pico de potĂªncia Ă© de 310 cv a 6.500 rpm e o torque mĂ¡ximo Ă© de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm – ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R.
Possuindo limite de rotações a 7.000 rpm, o motor (parte da sĂ©rie da nova geraĂ§Ă£o Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado sistema turbocharger que traz as lendĂ¡rias tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – controle variĂ¡vel de tempo e abertura das vĂ¡lvulas) e VTC (Dual-Variable Timing Control – controle duplo de variaĂ§Ă£o do tempo das vĂ¡lvulas), que aumentam a resposta em baixos regimes e entregam aceleraĂ§Ă£o contĂ­nua.


A combinaĂ§Ă£o de um turbocharger com as tecnologias VTEC e Dual-VTC da Honda traz uma sĂ©rie de benefĂ­cios Ă  geraĂ§Ă£o de potĂªncia e torque, eficiĂªncia e disposiĂ§Ă£o dos componentes. O Dual-VTC permite um grau de sobreposiĂ§Ă£o do tempo das vĂ¡lvulas (overlap), que Ă© controlado minuciosamente, abrangendo um amplo regime de rotações para beneficiar a capacidade de resposta e eficiĂªncia. O VTEC varia o nĂ­vel de abertura das vĂ¡lvulas de exaustĂ£o para reduzir o retardamento do turbo por meio de uma maior pressĂ£o de exaustĂ£o em baixas rotações, enquanto entrega um alto rendimento em giros mais altos. Como resultado dos benefĂ­cios oferecidos por essas tecnologias, um mono scroll turbocharger pode ser utilizado para produzir um pico de potĂªncia de ponta em sua categoria, enquanto preserva a resposta nas baixas rotações do motor e a entrega de potĂªncia nas altas. Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta, o sistema de turbocharger inclui uma vĂ¡lvula eletrĂ´nica que proporciona um maior grau de liberdade ao controle de pressĂ£o de induĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o a uma vĂ¡lvula convencional.


Tecnologias de combustĂ£o de alta precisĂ£o nĂ£o apenas contribuem para a melhoria da potĂªncia do motor, mas tambĂ©m resultam em maior economia de combustĂ­vel e em emissões mais baixas. A essĂªncia dessas tecnologias Ă© um sistema de injeĂ§Ă£o direta que previne a aderĂªncia do combustĂ­vel na admissĂ£o, injetando-o diretamente nos cilindros e fazendo com que apenas o ar passe por ela, com o auxĂ­lio do controle da injeĂ§Ă£o multiponto da Honda. Um injetor de alta pressĂ£o (20MPa) Ă© utilizado para aumentar significativamente a atomizaĂ§Ă£o do combustĂ­vel e Ă© auxiliado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressĂ£o do combustĂ­vel em relaĂ§Ă£o a um sistema convencional baseado em uma bomba de combustĂ­vel.
O desempenho arrebatador do Civic Type R Ă© incomparĂ¡vel no segmento hot hatch de traĂ§Ă£o dianteira: a aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h Ă© alcançada em apenas 5,7 segundos e a velocidade mĂ¡xima Ă© a maior da categoria, 270 km/h. Apesar de sua impressionante performance, o Civic Type R alcança um baixo nĂ­vel em emissões de CO2 com apenas 170 g/km, uma excepcional eficiĂªncia no consumo de combustĂ­vel e estĂ¡ de acordo com as regulamentações de emissões Euro 6b.

Design a favor da performance
As exclusivas modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva, porĂ©m, quase todas possuem um propĂ³sito funcional. O tamanho das aberturas na grade do para-choque dianteiro, que conduzem o ar ao intercooler, Ă© projetado com o propĂ³sito de minimizar perdas aerodinĂ¢micas. O design aerodinamicamente eficiente e suave reflete um carro desenvolvido para alta performance, garantindo zero de coeficiente de lift (sustentaĂ§Ă£o positiva) e um arrasto mĂ­nimo, o que resulta em um desempenho de ponta em sua categoria.
O exclusivo pacote aerodinĂ¢mico do Civic Type R utiliza elementos especĂ­ficos para a geraĂ§Ă£o de downforce e, com isso, criar uma sustentaĂ§Ă£o negativa total, o que Ă© incomum na indĂºstria e Ăºnico nesta categoria em particular. A atenĂ§Ă£o ao fluxo de ar, nĂ£o apenas em torno, mas tambĂ©m atravĂ©s do carro, garantiu uma sustentaĂ§Ă£o negativa em ambos os eixos, alĂ©m de um arrasto mĂ­nimo. Esse resultado Ă© um grande diferencial, especialmente na parte dianteira do veĂ­culo, permitindo estabilidade em altas velocidades, mesmo no auge de seus 270 km/h, a maior velocidade da categoria.


A administraĂ§Ă£o das altas temperaturas foi outro ponto central para a equipe de design, influenciando diversas importantes modificações no desenho externo. Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um volume maior de ar no compartimento do motor. O fluxo de ar Ă© canalizado do compartimento para difusores nos para-lamas alargados e saĂ­das de ar nos arcos das rodas dianteiras, para proporcionar um melhor resfriamento e ventilaĂ§Ă£o ao motor de alta performance, ao mesmo tempo que minimiza o arrasto resultante das grades ampliadas.
Os arcos das rodas traseiras e dianteiras do novo Civic Type R sĂ£o alargados para acomodar um crescimento nas bitolas traseiras e dianteiras. As expansões integradas dos arcos sĂ£o de alumĂ­nio, proporcionando uma reduĂ§Ă£o de 42% no peso em relaĂ§Ă£o a um painel convencional em aço.


Os spoilers dianteiros e laterais tĂªm acabamento em black piano (preto brilhante) para realçar o visual largo e baixo do carro. Na traseira, destaque para um par de escapamentos duplos nas extremidades do difusor. O espaço entre as ponteiras de escape e o difusor em black piano foi reduzido ao menor possĂ­vel, conferindo um visual agressivo ao modelo. As lanternas traseiras possuem barras marcantes em LED.
Na dianteira, acompanhando a extremidade inferior de cada conjunto Ă³tico, hĂ¡ uma luz de navegaĂ§Ă£o diurna em LED. Sua aparĂªncia “invocada”, proporcionada pela utilizaĂ§Ă£o de duas fontes de luz em LED e uma luz guia, destaca o formato dos farĂ³is e cria uma mĂ¡scara dianteira, reforçando a esportividade.


Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. Elas preenchem os ampliados arcos das rodas com pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo em conjunto com a Continental.
O novo Civic Type R estĂ¡ disponĂ­vel em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. AlĂ©m da Championship White – compartilhada com sucessivas gerações dos icĂ´nicos modelos Type R – os consumidores podem escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metĂ¡lica), Brilliant Sporty Blue (metĂ¡lica) e Milano Red.


No interior, uma sĂ©rie de melhorias estĂ©ticas e funcionais, projetadas exclusivamente para o novo Type R, resultam em um cockpit voltado tanto para a pilotagem nas pistas como para uma direĂ§Ă£o mais esportiva no dia a dia. Os bancos, o volante e a manopla da alavanca do cĂ¢mbio sĂ£o exclusivos e levam em conta a posiĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o, a visualizaĂ§Ă£o de informações importantes e as condições necessĂ¡rias para o controle do veĂ­culo pelo motorista.
Bancos esportivos tipo concha, revestidos com tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, se moldam perfeitamente ao corpo, enquanto uma estrutura modificada do assento proporciona ao condutor e ao passageiro da frente um amplo apoio, tanto na conduĂ§Ă£o do dia a dia quanto na direĂ§Ă£o mais esportiva em curvas fechadas. Um ponto importante para que o novo Civic Type R proporcione uma posiĂ§Ă£o adequada para a direĂ§Ă£o Ă© a altura do banco. Ao revisarem a densidade e altura da espuma de uretano utilizada, os engenheiros tornaram os bancos dianteiros 20% mais finos, porĂ©m mantendo o conforto para a conduĂ§Ă£o diĂ¡ria. Com isso, a posiĂ§Ă£o do quadril ficou 20 mm mais baixa no assento em relaĂ§Ă£o Ă  proporcionada pelo modelo padrĂ£o. O assoalho tambĂ©m foi rebaixado em 10 mm, sendo que a posiĂ§Ă£o final do quadril ficou 30 mm mais prĂ³xima do solo do que a encontrada na versĂ£o convencional do modelo.
O banco traseiro, exclusivo do Type R, com uma estrutura remodelada e uma espessura reduzida dos materiais, acomoda dois passageiros e pode ser bipartido (60/40), alĂ©m de oferecer uma superfĂ­cie plana quando rebatido. As modificações resultam em uma reduĂ§Ă£o de 17% do peso em relaĂ§Ă£o ao modelo padrĂ£o do Civic de cinco portas, mantendo a mesma capacidade de carga.
Tendo em vista a posiĂ§Ă£o baixa do assento, o volante foi rebaixado para garantir uma boa visualizaĂ§Ă£o do painel de informações – a parte inferior reta assegura maior espaço para os joelhos. A sensaĂ§Ă£o de controle do motorista Ă© ainda maior devido Ă  reduĂ§Ă£o da espessura dos raios do volante, tornando a posiĂ§Ă£o da pegada mais ergonĂ´mica. A marca vermelha na parte central do aro do volante proporciona ao motorista um claro indicador do Ă¢ngulo de esterço do volante nas curvas.


A costura dupla vermelha no revestimento do volante em couro preto, assim como da alavanca do cĂ¢mbio, combina com a dos bancos. O acabamento do teto Ă© em tecido preto. A exemplo dos modelos anteriores do Type R, a manopla da alavanca do cĂ¢mbio Ă© feita em alumĂ­nio usinado.

Exclusivos e avançados sistemas de suspensĂ£o
Uma sĂ©rie de inovadores sistemas de suspensĂ£o, exclusivos do Type R, foram introduzidos para produzir uma conduĂ§Ă£o prazerosa e maximizar a transferĂªncia de potĂªncia. Um novo sistema de amortecimento adaptativo nas quatro rodas foi desenvolvido especialmente para o Type R. Ele permite um controle independente contĂ­nuo de cada roda para entregar uma excepcional aderĂªncia ao asfalto, limitar a transferĂªncia da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, alĂ©m de proporcionar uma rodagem estĂ¡vel, com movimentaĂ§Ă£o contida. Isso tambĂ©m significa que os percursos do dia a dia e as viagens longas sĂ£o mais confortĂ¡veis.


O sistema EPS (Electric Power Steering) de duplo pinhĂ£o, desenvolvido a partir do utilizado no Civic de sĂ©rie, ajuda a entregar uma rĂ¡pida e linear resposta de direĂ§Ă£o, alĂ©m de extrema sensibilidade ao volante, com maior potĂªncia e torque.
O sistema Agile Handling Assist Ă© outra tecnologia avançada aplicada para melhorar ainda mais a estabilidade dinĂ¢mica do esportivo, em especial na reaĂ§Ă£o a rĂ¡pidas mudanças ou em situações de altas cargas laterais, como as realizadas em manobras de emergĂªncia. Ele Ă© acionado por meio do sistema Vehicle Stability Assist e aplica uma frenagem muito sutil, imperceptĂ­vel ao motorista, Ă s rodas internas quando o volante Ă© girado. O resultado Ă© um aumento na resposta e na estabilidade do veĂ­culo, alĂ©m de uma experiĂªncia ao volante mais prazerosa.
O carro Ă© tambĂ©m equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para o Civic Type R.  Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm, os maiores jĂ¡ instalados em um modelo Type R de produĂ§Ă£o, frisados para estabilizar o atrito da frenagem entre o disco e a pastilha em altas temperaturas.
O diĂ¢metro dos discos traseiros foi aumentado em 20 mm, assim como a largura, para que a capacidade tĂ©rmica tambĂ©m fosse ampliada e o desempenho aperfeiçoado.

Novo modo +R: para uma conduĂ§Ă£o com mais emoĂ§Ă£o
O novo Civic Type R marcarĂ¡ a estreia do novo botĂ£o “+R” que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado Ă© uma experiĂªncia ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma conduĂ§Ă£o esportiva genuĂ­na. Com o modo +R selecionado, diversas modificações dinĂ¢micas sĂ£o ativadas no powertrain e no sistema dinĂ¢mico do veĂ­culo.
A capacidade de resposta do motor foi elevada, com o mapeamento do torque modificado para uma configuraĂ§Ă£o mais agressiva e voltada Ă  alta performance, permitindo que mais torque seja liberado em baixas rotações. A direĂ§Ă£o assistida eletronicamente oferece uma sensaĂ§Ă£o mais firme e ajustada ao volante.


Na suspensĂ£o, a força de amortecimento bĂ¡sica do novo sistema adaptativo de quatro pontas Ă© aumentada em 30%, tornando o comportamento do carro mais firme e Ă¡gil para uma conduĂ§Ă£o de alta performance. O sistema Vehicle Stability Assist Ă© ajustado para priorizar a aceleraĂ§Ă£o e o desempenho, permitindo um maior nĂ­vel de derrapagem antes de intervir.
O modo +R tambĂ©m traz um enfoque mais dinĂ¢mico Ă  tela do i-MID em frente ao motorista. É possĂ­vel acessar as informações do Type R diretamente a partir de qualquer uma das quatro telas de informações bĂ¡sicas, ou acessar diretamente a primeira tela especĂ­fica para o modelo. A seleĂ§Ă£o de uma tela de desempenho Ă© indicada pela exibiĂ§Ă£o de uma imagem do Type R. Em modo +R, tambĂ©m Ă© possĂ­vel exibir informações do veĂ­culo, mesmo quando o cronĂ´metro estiver ativado.

Versões ainda mais completas
O novo sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento Honda Connect Ă© um item de sĂ©rie no novo Civic Type R, proporcionando conforto e conectividade ao volante. FĂ¡cil e intuitivo, o Honda Connect funciona com o popular sistema operacional Android e emprega as jĂ¡ familiares funcionalidades de “pinças, arraste e toque” de um smartphone para acessar seus recursos.
A central multimĂ­dia Honda Connect oferece fĂ¡cil acesso aos ocupantes dos assentos dianteiros, incluindo desde informações do veĂ­culo, cĂ¢mera de rĂ© e sistema de Ă¡udio atĂ© conectividade Bluetooth. As funcionalidades incluem: acesso Ă  internet, aplicativos prĂ©-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e rĂ¡dio via internet, interface para o telefone e conectividade Bluetooth, alĂ©m de controles no volante e cĂ¢mera de rĂ© com orientações dinĂ¢micas. O conjunto de Ă¡udio conta com seis alto-falantes de 180 watts.


O novo Civic Type R mantĂ©m as mesmas cinco estrelas no Euro NCAP (Programa de AvaliaĂ§Ă£o de Carros Novos), classificaĂ§Ă£o alcançada pelo Civic cinco portas convencional. Eles compartilham a mesma carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering™) e os sistemas de airbags (dianteiros, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro), de contenĂ§Ă£o (incluindo apoios de cabeça que reduzem o efeito chicote) e de segurança eletrĂ´nica ativa.
Desenvolvida nas instalações de teste de colisĂ£o em Tochigi, a carroceria ACE™ Ă© agora um reconhecido ponto forte das credenciais de segurança da Honda, pois oferece uma proteĂ§Ă£o significantemente melhor ao ocupante em uma sĂ©rie de condições reais de colisĂ£o. Montada na parte dianteira, a estrutura da carroceria em formato poligonal Ă© projetada para evitar a deformaĂ§Ă£o da cabine, distribuindo as forças em diversas direções por pontos estruturais e para longe do compartimento dos passageiros. Outro ponto positivo Ă© ajudar a minimizar a possibilidade de se ter um veĂ­culo por cima ou por baixo do outro, o que Ă© de extrema importĂ¢ncia, em caso de uma colisĂ£o frontal entre veĂ­culos de alturas, pesos ou estruturas de carroceria diferentes.