Modelo Ă© o Type R mais radical e de mais alto desempenho jĂ¡ produzido, estabelecendo novos padrões para o segmento hatch de alta performance com traĂ§Ă£o dianteira no mercado europeu
Texto e fotos: Honda
ApĂ³s uma espera de cinco anos, julho de 2015 marca a chegada na Europa do mais aguardado hot hatch do planeta, o Honda Civic Type R. Descrito como um “carro de corrida para as ruas”, o modelo Ă© movido pelo motor mais extremo e de mais alto desempenho jĂ¡ produzido para um Type R, e estabelecerĂ¡ novos padrões para o segmento hatch de alta performance com traĂ§Ă£o dianteira.
Tendo como base a palavra japonesa Buttigiri, que significa “romper com o presente e deixar o resto para trĂ¡s”, os engenheiros da Honda buscaram desenvolver um Type R que faria mais do que atender Ă s grandes expectativas do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinĂ¢mico e de ponta, tanto em pistas rĂ¡pidas como naquelas repletas de curvas ou mesmo nas pistas de corrida, ao mesmo tempo em que oferece um pacote prĂ¡tico e de fĂ¡cil uso, tudo o que se espera de um Civic.
A estreia mundial do novo motor VTEC Turbo de 2,0 litros da Honda, um ronco esportivo, o estilo agressivo Ăºnico e as novas tecnologias de ponta do chassi sĂ£o combinados para entregar uma das mais gratificantes experiĂªncias ao volante disponĂveis na categoria.
O novo Civic Type R 2015 marca o inĂcio de uma nova era de alta performance da Honda, que busca, a partir do DNA de corrida da marca, entregar o Ă¡pice da linha Civic. Como parte da Ăºltima geraĂ§Ă£o de veĂculos Honda, o modelo demonstra a abordagem pioneira da marca em relaĂ§Ă£o Ă inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica, que proporciona mais comodidade e conforto a seus clientes. DisponĂvel apenas com cinco portas e em duas versões, o novo Civic Type R estĂ¡ pronto para levar a Honda de volta ao topo entre os hatches de alta performance com traĂ§Ă£o em duas rodas, com o inĂcio de sua comercializaĂ§Ă£o na Europa, a partir de julho deste ano.
Novo motor VTEC Turbo 2.0: o mais potente da histĂ³ria na linha Type R
No coraĂ§Ă£o do Civic Type R estĂ¡ o novo motor a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeĂ§Ă£o direta, que entrega potĂªncia, torque e desempenho em nĂºmeros sem iguais no segmento hot hatch com traĂ§Ă£o dianteira. O pico de potĂªncia Ă© de 310 cv a 6.500 rpm e o torque mĂ¡ximo Ă© de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm – ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R.
Possuindo limite de rotações a 7.000 rpm, o motor (parte da sĂ©rie da nova geraĂ§Ă£o Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado sistema turbocharger que traz as lendĂ¡rias tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – controle variĂ¡vel de tempo e abertura das vĂ¡lvulas) e VTC (Dual-Variable Timing Control – controle duplo de variaĂ§Ă£o do tempo das vĂ¡lvulas), que aumentam a resposta em baixos regimes e entregam aceleraĂ§Ă£o contĂnua.
A combinaĂ§Ă£o de um turbocharger com as tecnologias VTEC e Dual-VTC da Honda traz uma sĂ©rie de benefĂcios Ă geraĂ§Ă£o de potĂªncia e torque, eficiĂªncia e disposiĂ§Ă£o dos componentes. O Dual-VTC permite um grau de sobreposiĂ§Ă£o do tempo das vĂ¡lvulas (overlap), que Ă© controlado minuciosamente, abrangendo um amplo regime de rotações para beneficiar a capacidade de resposta e eficiĂªncia. O VTEC varia o nĂvel de abertura das vĂ¡lvulas de exaustĂ£o para reduzir o retardamento do turbo por meio de uma maior pressĂ£o de exaustĂ£o em baixas rotações, enquanto entrega um alto rendimento em giros mais altos. Como resultado dos benefĂcios oferecidos por essas tecnologias, um mono scroll turbocharger pode ser utilizado para produzir um pico de potĂªncia de ponta em sua categoria, enquanto preserva a resposta nas baixas rotações do motor e a entrega de potĂªncia nas altas. Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta, o sistema de turbocharger inclui uma vĂ¡lvula eletrĂ´nica que proporciona um maior grau de liberdade ao controle de pressĂ£o de induĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o a uma vĂ¡lvula convencional.
Tecnologias de combustĂ£o de alta precisĂ£o nĂ£o apenas contribuem para a melhoria da potĂªncia do motor, mas tambĂ©m resultam em maior economia de combustĂvel e em emissões mais baixas. A essĂªncia dessas tecnologias Ă© um sistema de injeĂ§Ă£o direta que previne a aderĂªncia do combustĂvel na admissĂ£o, injetando-o diretamente nos cilindros e fazendo com que apenas o ar passe por ela, com o auxĂlio do controle da injeĂ§Ă£o multiponto da Honda. Um injetor de alta pressĂ£o (20MPa) Ă© utilizado para aumentar significativamente a atomizaĂ§Ă£o do combustĂvel e Ă© auxiliado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressĂ£o do combustĂvel em relaĂ§Ă£o a um sistema convencional baseado em uma bomba de combustĂvel.
O desempenho arrebatador do Civic Type R Ă© incomparĂ¡vel no segmento hot hatch de traĂ§Ă£o dianteira: a aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h Ă© alcançada em apenas 5,7 segundos e a velocidade mĂ¡xima Ă© a maior da categoria, 270 km/h. Apesar de sua impressionante performance, o Civic Type R alcança um baixo nĂvel em emissões de CO2 com apenas 170 g/km, uma excepcional eficiĂªncia no consumo de combustĂvel e estĂ¡ de acordo com as regulamentações de emissões Euro 6b.
Design a favor da performance
As exclusivas modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva, porĂ©m, quase todas possuem um propĂ³sito funcional. O tamanho das aberturas na grade do para-choque dianteiro, que conduzem o ar ao intercooler, Ă© projetado com o propĂ³sito de minimizar perdas aerodinĂ¢micas. O design aerodinamicamente eficiente e suave reflete um carro desenvolvido para alta performance, garantindo zero de coeficiente de lift (sustentaĂ§Ă£o positiva) e um arrasto mĂnimo, o que resulta em um desempenho de ponta em sua categoria.
O exclusivo pacote aerodinĂ¢mico do Civic Type R utiliza elementos especĂficos para a geraĂ§Ă£o de downforce e, com isso, criar uma sustentaĂ§Ă£o negativa total, o que Ă© incomum na indĂºstria e Ăºnico nesta categoria em particular. A atenĂ§Ă£o ao fluxo de ar, nĂ£o apenas em torno, mas tambĂ©m atravĂ©s do carro, garantiu uma sustentaĂ§Ă£o negativa em ambos os eixos, alĂ©m de um arrasto mĂnimo. Esse resultado Ă© um grande diferencial, especialmente na parte dianteira do veĂculo, permitindo estabilidade em altas velocidades, mesmo no auge de seus 270 km/h, a maior velocidade da categoria.
A administraĂ§Ă£o das altas temperaturas foi outro ponto central para a equipe de design, influenciando diversas importantes modificações no desenho externo. Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um volume maior de ar no compartimento do motor. O fluxo de ar Ă© canalizado do compartimento para difusores nos para-lamas alargados e saĂdas de ar nos arcos das rodas dianteiras, para proporcionar um melhor resfriamento e ventilaĂ§Ă£o ao motor de alta performance, ao mesmo tempo que minimiza o arrasto resultante das grades ampliadas.
Os arcos das rodas traseiras e dianteiras do novo Civic Type R sĂ£o alargados para acomodar um crescimento nas bitolas traseiras e dianteiras. As expansões integradas dos arcos sĂ£o de alumĂnio, proporcionando uma reduĂ§Ă£o de 42% no peso em relaĂ§Ă£o a um painel convencional em aço.
Os spoilers dianteiros e laterais tĂªm acabamento em black piano (preto brilhante) para realçar o visual largo e baixo do carro. Na traseira, destaque para um par de escapamentos duplos nas extremidades do difusor. O espaço entre as ponteiras de escape e o difusor em black piano foi reduzido ao menor possĂvel, conferindo um visual agressivo ao modelo. As lanternas traseiras possuem barras marcantes em LED.
Na dianteira, acompanhando a extremidade inferior de cada conjunto Ă³tico, hĂ¡ uma luz de navegaĂ§Ă£o diurna em LED. Sua aparĂªncia “invocada”, proporcionada pela utilizaĂ§Ă£o de duas fontes de luz em LED e uma luz guia, destaca o formato dos farĂ³is e cria uma mĂ¡scara dianteira, reforçando a esportividade.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. Elas preenchem os ampliados arcos das rodas com pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo em conjunto com a Continental.
O novo Civic Type R estĂ¡ disponĂvel em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. AlĂ©m da Championship White – compartilhada com sucessivas gerações dos icĂ´nicos modelos Type R – os consumidores podem escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metĂ¡lica), Brilliant Sporty Blue (metĂ¡lica) e Milano Red.
No interior, uma sĂ©rie de melhorias estĂ©ticas e funcionais, projetadas exclusivamente para o novo Type R, resultam em um cockpit voltado tanto para a pilotagem nas pistas como para uma direĂ§Ă£o mais esportiva no dia a dia. Os bancos, o volante e a manopla da alavanca do cĂ¢mbio sĂ£o exclusivos e levam em conta a posiĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o, a visualizaĂ§Ă£o de informações importantes e as condições necessĂ¡rias para o controle do veĂculo pelo motorista.
Bancos esportivos tipo concha, revestidos com tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, se moldam perfeitamente ao corpo, enquanto uma estrutura modificada do assento proporciona ao condutor e ao passageiro da frente um amplo apoio, tanto na conduĂ§Ă£o do dia a dia quanto na direĂ§Ă£o mais esportiva em curvas fechadas. Um ponto importante para que o novo Civic Type R proporcione uma posiĂ§Ă£o adequada para a direĂ§Ă£o Ă© a altura do banco. Ao revisarem a densidade e altura da espuma de uretano utilizada, os engenheiros tornaram os bancos dianteiros 20% mais finos, porĂ©m mantendo o conforto para a conduĂ§Ă£o diĂ¡ria. Com isso, a posiĂ§Ă£o do quadril ficou 20 mm mais baixa no assento em relaĂ§Ă£o Ă proporcionada pelo modelo padrĂ£o. O assoalho tambĂ©m foi rebaixado em 10 mm, sendo que a posiĂ§Ă£o final do quadril ficou 30 mm mais prĂ³xima do solo do que a encontrada na versĂ£o convencional do modelo.
O banco traseiro, exclusivo do Type R, com uma estrutura remodelada e uma espessura reduzida dos materiais, acomoda dois passageiros e pode ser bipartido (60/40), alĂ©m de oferecer uma superfĂcie plana quando rebatido. As modificações resultam em uma reduĂ§Ă£o de 17% do peso em relaĂ§Ă£o ao modelo padrĂ£o do Civic de cinco portas, mantendo a mesma capacidade de carga.
Tendo em vista a posiĂ§Ă£o baixa do assento, o volante foi rebaixado para garantir uma boa visualizaĂ§Ă£o do painel de informações – a parte inferior reta assegura maior espaço para os joelhos. A sensaĂ§Ă£o de controle do motorista Ă© ainda maior devido Ă reduĂ§Ă£o da espessura dos raios do volante, tornando a posiĂ§Ă£o da pegada mais ergonĂ´mica. A marca vermelha na parte central do aro do volante proporciona ao motorista um claro indicador do Ă¢ngulo de esterço do volante nas curvas.
A costura dupla vermelha no revestimento do volante em couro preto, assim como da alavanca do cĂ¢mbio, combina com a dos bancos. O acabamento do teto Ă© em tecido preto. A exemplo dos modelos anteriores do Type R, a manopla da alavanca do cĂ¢mbio Ă© feita em alumĂnio usinado.
Exclusivos e avançados sistemas de suspensĂ£o
Uma sĂ©rie de inovadores sistemas de suspensĂ£o, exclusivos do Type R, foram introduzidos para produzir uma conduĂ§Ă£o prazerosa e maximizar a transferĂªncia de potĂªncia. Um novo sistema de amortecimento adaptativo nas quatro rodas foi desenvolvido especialmente para o Type R. Ele permite um controle independente contĂnuo de cada roda para entregar uma excepcional aderĂªncia ao asfalto, limitar a transferĂªncia da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, alĂ©m de proporcionar uma rodagem estĂ¡vel, com movimentaĂ§Ă£o contida. Isso tambĂ©m significa que os percursos do dia a dia e as viagens longas sĂ£o mais confortĂ¡veis.
O sistema EPS (Electric Power Steering) de duplo pinhĂ£o, desenvolvido a partir do utilizado no Civic de sĂ©rie, ajuda a entregar uma rĂ¡pida e linear resposta de direĂ§Ă£o, alĂ©m de extrema sensibilidade ao volante, com maior potĂªncia e torque.
O sistema Agile Handling Assist Ă© outra tecnologia avançada aplicada para melhorar ainda mais a estabilidade dinĂ¢mica do esportivo, em especial na reaĂ§Ă£o a rĂ¡pidas mudanças ou em situações de altas cargas laterais, como as realizadas em manobras de emergĂªncia. Ele Ă© acionado por meio do sistema Vehicle Stability Assist e aplica uma frenagem muito sutil, imperceptĂvel ao motorista, Ă s rodas internas quando o volante Ă© girado. O resultado Ă© um aumento na resposta e na estabilidade do veĂculo, alĂ©m de uma experiĂªncia ao volante mais prazerosa.
O carro Ă© tambĂ©m equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para o Civic Type R. Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm, os maiores jĂ¡ instalados em um modelo Type R de produĂ§Ă£o, frisados para estabilizar o atrito da frenagem entre o disco e a pastilha em altas temperaturas.
O carro Ă© tambĂ©m equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para o Civic Type R. Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm, os maiores jĂ¡ instalados em um modelo Type R de produĂ§Ă£o, frisados para estabilizar o atrito da frenagem entre o disco e a pastilha em altas temperaturas.
O diĂ¢metro dos discos traseiros foi aumentado em 20 mm, assim como a largura, para que a capacidade tĂ©rmica tambĂ©m fosse ampliada e o desempenho aperfeiçoado.
Novo modo +R: para uma conduĂ§Ă£o com mais emoĂ§Ă£o
O novo Civic Type R marcarĂ¡ a estreia do novo botĂ£o “+R” que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado Ă© uma experiĂªncia ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma conduĂ§Ă£o esportiva genuĂna. Com o modo +R selecionado, diversas modificações dinĂ¢micas sĂ£o ativadas no powertrain e no sistema dinĂ¢mico do veĂculo.
A capacidade de resposta do motor foi elevada, com o mapeamento do torque modificado para uma configuraĂ§Ă£o mais agressiva e voltada Ă alta performance, permitindo que mais torque seja liberado em baixas rotações. A direĂ§Ă£o assistida eletronicamente oferece uma sensaĂ§Ă£o mais firme e ajustada ao volante.
Na suspensĂ£o, a força de amortecimento bĂ¡sica do novo sistema adaptativo de quatro pontas Ă© aumentada em 30%, tornando o comportamento do carro mais firme e Ă¡gil para uma conduĂ§Ă£o de alta performance. O sistema Vehicle Stability Assist Ă© ajustado para priorizar a aceleraĂ§Ă£o e o desempenho, permitindo um maior nĂvel de derrapagem antes de intervir.
O modo +R tambĂ©m traz um enfoque mais dinĂ¢mico Ă tela do i-MID em frente ao motorista. É possĂvel acessar as informações do Type R diretamente a partir de qualquer uma das quatro telas de informações bĂ¡sicas, ou acessar diretamente a primeira tela especĂfica para o modelo. A seleĂ§Ă£o de uma tela de desempenho Ă© indicada pela exibiĂ§Ă£o de uma imagem do Type R. Em modo +R, tambĂ©m Ă© possĂvel exibir informações do veĂculo, mesmo quando o cronĂ´metro estiver ativado.
Versões ainda mais completas
O novo sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento Honda Connect Ă© um item de sĂ©rie no novo Civic Type R, proporcionando conforto e conectividade ao volante. FĂ¡cil e intuitivo, o Honda Connect funciona com o popular sistema operacional Android e emprega as jĂ¡ familiares funcionalidades de “pinças, arraste e toque” de um smartphone para acessar seus recursos.
A central multimĂdia Honda Connect oferece fĂ¡cil acesso aos ocupantes dos assentos dianteiros, incluindo desde informações do veĂculo, cĂ¢mera de rĂ© e sistema de Ă¡udio atĂ© conectividade Bluetooth. As funcionalidades incluem: acesso Ă internet, aplicativos prĂ©-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e rĂ¡dio via internet, interface para o telefone e conectividade Bluetooth, alĂ©m de controles no volante e cĂ¢mera de rĂ© com orientações dinĂ¢micas. O conjunto de Ă¡udio conta com seis alto-falantes de 180 watts.
O novo Civic Type R mantĂ©m as mesmas cinco estrelas no Euro NCAP (Programa de AvaliaĂ§Ă£o de Carros Novos), classificaĂ§Ă£o alcançada pelo Civic cinco portas convencional. Eles compartilham a mesma carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering™) e os sistemas de airbags (dianteiros, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro), de contenĂ§Ă£o (incluindo apoios de cabeça que reduzem o efeito chicote) e de segurança eletrĂ´nica ativa.
Desenvolvida nas instalações de teste de colisĂ£o em Tochigi, a carroceria ACE™ Ă© agora um reconhecido ponto forte das credenciais de segurança da Honda, pois oferece uma proteĂ§Ă£o significantemente melhor ao ocupante em uma sĂ©rie de condições reais de colisĂ£o. Montada na parte dianteira, a estrutura da carroceria em formato poligonal Ă© projetada para evitar a deformaĂ§Ă£o da cabine, distribuindo as forças em diversas direções por pontos estruturais e para longe do compartimento dos passageiros. Outro ponto positivo Ă© ajudar a minimizar a possibilidade de se ter um veĂculo por cima ou por baixo do outro, o que Ă© de extrema importĂ¢ncia, em caso de uma colisĂ£o frontal entre veĂculos de alturas, pesos ou estruturas de carroceria diferentes.













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