A montadora chinesa trás para o Brasil mais um modelo para o line-up

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors / Claudio Laranjeira

Finalmente ele foi apresentado. Na enxurrada de SUV´s lançados por aqui neste começo de ano, faltava aquele que promete o melhor custo benefício da categoria. Como já é de praxe para a montadora, os carros completos sem opcionais, fazem com que o consumidor pense duas vezes antes de optar por um similar.


O T6 chega num momento complicado da economia nacional, mas isso não interfere no que foi planejado para seu futuro pelas nossas ruas, avenidas e estradas, até porque a estimativa de vendas é modesta, cerca de 300 a 400 carros por mês, 3.600 até o fim do ano, um número considerado baixo se compararmos a outros concorrentes que pretendem atingir a meta anual da JAC em cerca de dois ou três meses.


Fui convidado para conhecer e testar a novidade, ele se apresenta com um motor 2.0 16V VVT JetFlex que gera 155 cv abastecido com gasolina e 160 cv com etanol, não utiliza o tanquinho para partidas a frio, e seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros, têm câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira. Não existe a opção por cambio automático, mas a montadora confirma que existem estudos de lançá-lo em uma versão com motor turbo.


Fiz o teste com três pessoas a bordo pelas ruas de São Paulo, na Estrada dos Romeiros e na rodovia Castelo Branco, em direção à cidade de Itu, interior paulista. Durante a avaliação, pude revezar as posições de motorista, banco do carona e passageiro do banco traseiro, confirmando assim o conforto que o carro proporciona devido a suas generosas dimensões. O modelo possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,645 m de distância entre - eixos, altura do solo de 21 cm e porta-malas de 610 litros.


Como passageiro, pude comprovar o conforto e a boa posição do carona, mesmo viajando no banco de trás não existe dificuldade em se movimentar dentro do carro graças ao seu amplo espaço e a distância generosa dos bancos dianteiros.


Já dirigindo, a posição do motorista é facilmente ajustada pela altura e profundidade do banco que, não chega a vestir o piloto, mas é bem confortável. O ajuste do volante auxilia no encontro de uma posição ideal para se guiar.


O carro tem uma boa geometria de suspensão que garante uma dirigibilidade segura e firme, as trocas de marchas são rápidas e precisas e o motor de 2 litros responde prontamente. Existe uma “manha” para se dirigir esse SUV, claro que não se trata de um carro de corrida nem é projetado para isso, suas reações são mais lentas, porém precisas, o motor enche rápido e ele tem um tempo de rolagem maior. Isso é típico em SUV´s com esse porte, garante uma maior estabilidade e segurança, pois em velocidade cruzeiro as trocas de marcha são desnecessárias, só em caso de ultrapassagens mais complicadas, com veículos muito lentos à frente.


Na parte de conforto, o motorista e passageiros podem usufruir de direção, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar condicionado eletrônico, travamento automático das portas, sensor de estacionamento com câmera de ré direcionável, faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, volante multifunção com regulagem de altura e, opcional, o sistema multimídia da Foxconn, em português, com conexão HDMI e Bluetooth e a função “Link”, que permite espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.


Por uma questão estratégica de mercado, talvez alguns itens que seriam considerados de série e encareceriam o modelo, passaram a fazer parte de pacotes, tornando mais atraente o preço do modelo de entrada e aumentando o valor da versão mais equipada.


Preço sugerido para as versões
JAC T6 – R$ 69.990 (entrada);
PACK 1 – R$ 71.990 (Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico);
PACK 2 – R$ 75.670 (Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link)


O T6 chegou para marcar presença em um disputado segmento, com a cara e a coragem típicas da marca, deve agradar que quiser fazer um teste drive nas concessionárias da JAC onde já está sendo vendido.


Ficha Técnica

Itens
Modelo
T6
Versão
2.0 VVT 16V Flex
Dimensões
Dimensões totais - Comp.XLarg.XAlt.(mm)
4475×1840×1670 
Entre eixos (mm)
2645
Peso em ordem de marcha (kg)
1505
Capacidade do porta-malas (Lts)
610
Capacidade do tanque de combustível (l)
60
Motorização
Tipo de motor
Quatro cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cc)
1997
Diâmetro (mm)
85
Curso (mm)
88
Comando de válvulas
DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm)
155/6000 (Gasolina)                                   160/6000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm)
196/3500 (Gasolina) 202/3500 (Etanol)
Taxa de compressão
10:1
Transmissão
Manual de cinco velocidades
Suspensão
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira independente, tipo MultiLink com molas helicoidais
Barra estabilizadora dianteira
Barra estabilizadora traseira
Freios
Freios
Dianteiro a disco ventilado
Traseiros a discos sólidos
Rodas
Pneus
225/60/R17
Rodas
Em liga de alumínio 17"
Performance
Velocidade máxima
186/km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
12,2s


Acessórios

Itens de Série
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Limpador traseiro
Retrovisores elétricos
Lâmpadas halógenas
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina (dianteira)
Lanternas de neblina (traseira)
Brake light
Protetor de cárter
Opcional
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Parassol com espelho de cortesia
Parassol com espelho iluminado
Acendedor de cigarros
Retrovisor interno antiofuscante
Barras longitudinais no teto
Limpador traseiro com temporizador
Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
Acabamento Interno
Iluminação do porta malas
Luzes de segurança nas portas
Porta revistas
Volante revestido em couro
Volante com comandos multi-função
Bancos
Banco traseiro bipartido 60/40
Bancos em Black Fabric
Assento do motorista com ajuste de altura
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Assento central com apoio de cabeça
Assentos intermediários rebatíveis e removíveis
Assentos traseiros rebatíveis e removíveis
Equipamentos de Segurança
Airbag duplo
Portas com barras de proteção lateral
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas
Trava central das portas
Alarme anti-furto
Travamento automático das portas à 15 km/h
Freio ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
Utilidades
Porta copos
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
Tomada de energia (12V) extra
Luz de leitura
Antena impressa no para-brisa
Iluminação azul no painel de instrumentos
Itens de Conforto
Volante com regulagem de altura
Direção 
Elétrica Assisitida
Ar-condicionado
Eletrônico
CD MP3 player com entrada USB
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Seis alto-falantes