A
montadora chinesa trás para o Brasil mais um modelo para o line-up
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors / Claudio Laranjeira
Finalmente
ele foi apresentado. Na enxurrada de SUV´s lançados por aqui neste começo de
ano, faltava aquele que promete o melhor custo benefício da categoria. Como já
é de praxe para a montadora, os carros completos sem opcionais, fazem com que o
consumidor pense duas vezes antes de optar por um similar.
O
T6 chega num momento complicado da
economia nacional, mas isso não interfere no que foi planejado para seu futuro
pelas nossas ruas, avenidas e estradas, até porque a estimativa de vendas é
modesta, cerca de 300 a
400 carros por mês, 3.600 até o fim do ano, um número considerado baixo se
compararmos a outros concorrentes que pretendem atingir a meta anual da JAC em cerca de dois ou três meses.
Fui
convidado para conhecer e testar a novidade, ele se apresenta com um motor 2.0
16V VVT JetFlex que gera 155 cv abastecido com gasolina e 160 cv com etanol,
não utiliza o tanquinho para partidas a frio, e seu torque máximo de 20,6 kgfm
é obtido com apenas 3.000 giros, têm câmbio manual de 5 marchas e tração
dianteira. Não existe a opção por cambio automático, mas a montadora confirma
que existem estudos de lançá-lo em uma versão com motor turbo.
Fiz
o teste com três pessoas a bordo pelas ruas de São Paulo, na Estrada dos
Romeiros e na rodovia Castelo Branco, em direção à cidade de Itu, interior
paulista. Durante a avaliação, pude revezar as posições de motorista, banco do
carona e passageiro do banco traseiro, confirmando assim o conforto que o carro
proporciona devido a suas generosas dimensões. O modelo possui 4,475 metros de
comprimento, 1,84 m
de largura, 1,67 m
de altura e 2,645 m
de distância entre - eixos, altura do solo de 21 cm e porta-malas de 610 litros .
Como
passageiro, pude comprovar o conforto e a boa posição do carona, mesmo viajando
no banco de trás não existe dificuldade em se movimentar dentro do carro graças
ao seu amplo espaço e a distância generosa dos bancos dianteiros.
Já dirigindo,
a posição do motorista é facilmente ajustada pela altura e profundidade do
banco que, não chega a vestir o piloto, mas é bem confortável. O ajuste do
volante auxilia no encontro de uma posição ideal para se guiar.
O
carro tem uma boa geometria de suspensão que garante uma dirigibilidade segura
e firme, as trocas de marchas são rápidas e precisas e o motor de 2 litros responde
prontamente. Existe uma “manha” para se dirigir esse SUV, claro que não se
trata de um carro de corrida nem é projetado para isso, suas reações são mais
lentas, porém precisas, o motor enche rápido e ele tem um tempo de rolagem
maior. Isso é típico em SUV´s com esse porte, garante uma maior estabilidade e
segurança, pois em velocidade cruzeiro as trocas de marcha são desnecessárias,
só em caso de ultrapassagens mais complicadas, com veículos muito lentos à
frente.
Na
parte de conforto, o motorista e passageiros podem usufruir de direção, vidros,
travas e retrovisores elétricos, ar condicionado eletrônico, travamento
automático das portas, sensor de estacionamento com câmera de ré direcionável, faróis
com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, volante
multifunção com regulagem de altura e, opcional, o sistema multimídia da Foxconn,
em português, com conexão HDMI e Bluetooth e a função “Link”, que permite
espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet
através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas .
Por
uma questão estratégica de mercado, talvez alguns itens que seriam considerados
de série e encareceriam o modelo, passaram a fazer parte de pacotes, tornando
mais atraente o preço do modelo de entrada e aumentando o valor da versão mais
equipada.
Preço sugerido para as versões
JAC
T6 – R$ 69.990 (entrada);
PACK
1 – R$ 71.990 (Barras longitudinais no
teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos
laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico);
O
T6 chegou para marcar presença em um
disputado segmento, com a cara e a coragem típicas da marca, deve agradar que
quiser fazer um teste drive nas concessionárias da JAC onde já está sendo
vendido.
Ficha Técnica
Itens
|
Modelo
|
T6
|
Versão
|
2.0 VVT 16V Flex
|
|
Dimensões
|
Dimensões totais -
Comp.XLarg.XAlt.(mm)
|
4475×1840×1670
|
Entre eixos (mm)
|
2645
|
|
Peso em ordem de marcha
(kg)
|
1505
|
|
Capacidade do
porta-malas (Lts)
|
610
|
|
Capacidade do tanque de
combustível (l)
|
60
|
|
Motorização
|
Tipo de motor
|
Quatro cilindros em
linha
|
Deslocamento
volumétrico (cc)
|
1997
|
|
Diâmetro (mm)
|
85
|
|
Curso (mm)
|
88
|
|
Comando de válvulas
|
DOHC 16V VVT
|
|
Potência Máxima
(cv/rpm)
|
155/6000
(Gasolina)
160/6000 (Etanol)
|
|
Torque Máximo (Nm/rpm)
|
196/3500 (Gasolina)
202/3500 (Etanol)
|
|
Taxa de compressão
|
10:1
|
|
Transmissão
|
Manual de cinco
velocidades
|
|
Suspensão
|
Suspensão dianteira
independente, tipo McPherson com molas helicoidais
|
●
|
Suspensão traseira
independente, tipo MultiLink com molas helicoidais
|
●
|
|
Barra estabilizadora
dianteira
|
●
|
|
Barra estabilizadora
traseira
|
●
|
|
Freios
|
Freios
|
Dianteiro a disco
ventilado
Traseiros a discos sólidos |
Rodas
|
Pneus
|
225/60/R17
|
Rodas
|
Em liga de alumínio
17"
|
|
Performance
|
Velocidade máxima
|
186/km/h
|
Aceleração de
|
12,2s
|
Acessórios
Itens de Série
|
Vidros elétricos
dianteiros e traseiros
|
●
|
Desembaçador traseiro
|
●
|
|
Limpador traseiro
|
●
|
|
Retrovisores elétricos
|
●
|
|
Lâmpadas halógenas
|
●
|
|
Faróis com regulagem
elétrica de altura
|
●
|
|
Faróis de neblina
(dianteira)
|
●
|
|
Lanternas de neblina
(traseira)
|
●
|
|
Brake light
|
●
|
|
Protetor de cárter
|
Opcional
|
|
Luzes de leitura
|
●
|
|
Alças de segurança
dianteiras e traseiras
|
●
|
|
Parassol com espelho de
cortesia
|
●
|
|
Parassol com espelho
iluminado
|
●
|
|
Acendedor de cigarros
|
●
|
|
Retrovisor interno
antiofuscante
|
●
|
|
Barras longitudinais no
teto
|
●
|
|
Limpador traseiro com
temporizador
|
●
|
|
Espelho retrovisor
elétrico com repetidor de direção
|
●
|
|
Acabamento Interno
|
Iluminação do porta
malas
|
●
|
Luzes de segurança nas
portas
|
●
|
|
Porta revistas
|
●
|
|
Volante revestido em
couro
|
●
|
|
Volante com comandos
multi-função
|
●
|
|
Bancos
|
Banco traseiro
bipartido 60/40
|
●
|
Bancos em Black Fabric
|
●
|
|
Assento do motorista
com ajuste de altura
|
●
|
|
Apoios de cabeça
dianteiros com ajuste de altura
|
●
|
|
Assento central com
apoio de cabeça
|
●
|
|
Assentos intermediários
rebatíveis e removíveis
|
●
|
|
Assentos traseiros
rebatíveis e removíveis
|
●
|
|
Equipamentos de
Segurança
|
Airbag duplo
|
●
|
Portas com barras de
proteção lateral
|
●
|
|
Cintos traseiros
laterais de 3 pontos
|
●
|
|
Cintos dianteiros com
pré-tensionador
|
●
|
|
Chave com destravamento
remoto das portas
|
●
|
|
Trava central das
portas
|
●
|
|
Alarme anti-furto
|
●
|
|
Travamento automático
das portas à
|
●
|
|
Freio ABS com EBD
|
●
|
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
●
|
|
Utilidades
|
Porta copos
|
●
|
Acendedor de cigarros /
tomada (12V)
|
●
|
|
Tomada de energia (12V)
extra
|
●
|
|
Luz de leitura
|
●
|
|
Antena impressa no
para-brisa
|
●
|
|
Iluminação azul no
painel de instrumentos
|
●
|
|
Itens de Conforto
|
Volante com regulagem
de altura
|
●
|
Direção
|
Elétrica Assisitida
|
|
Ar-condicionado
|
Eletrônico
|
|
CD MP3 player com
entrada USB
|
●
|
|
Abertura interna da
tampa do tanque de combustível
|
●
|
|
Seis alto-falantes
|
●
|
0 Comentários