A Chery apresentou à imprensa especializada o Novo Celer, o primeiro modelo montado na unidade de Jacareí

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Chery

Fazendo jus ao slogan “Nós Viemos Para Ficar!”, a montadora chinesa não estava brincando, já chegou de mala e cuia para encarar um mercado grande que não perdoa quem erra.


O importante é a estrutura montada para receber esses produtos, que ainda oferecem um pouco de resistência, mas que pouco a pouco começam a cair no gosto dos brasileiros e fazer parte da nossa grande frota de carros nacionais. Para isso, a Chery já conta com 72 concessionárias que cobrem 67% do mercado nacional e mais 5 devem ser inauguradas nos próximos 2 meses.


Eu fui convidado a testar os novos carros que já se encontram nas concessionárias da marca e chegam nos modelos Hatch e Sedã, em versões de entrada e uma mais sofisticada chamada ACT, que contempla alguns acessórios a mais.


O sistema é o já famoso carro completo, não tem opcionais, neste caso apenas o sistema I-CONNECT é oferecido à parte para quem quer mais interatividade dentro do veículo. O segmento que ele briga é o dos carros compactos, que têm como concorrentes o GOL e VOYAGE, SANDERO e LOGAN, KA e KA+, entre outros. Trata-se de um carro pequeno, rápido, confortável e econômico, que deve agradar aos consumidores que procuram esse segmento.


Dirigi os dois modelos na pista de teste do Haras Tuiuti, interior de São Paulo, onde pude sentir a diferença gritante entre os modelos que eram fabricados na China e agora no Brasil. É outro carro, mais silencioso, com linhas mais atraentes, tem os equipamentos que o brasileiro gosta e precisa, tem 35% de nacionalização e deve chegar aos quase 70% em breve.


A diferença para os concorrentes começa na parte mecânica com o motor ACTECO 1.5 16V Flex, também produzido no Brasil, com potência de 113 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 109 cv a 6.000 rpm com gasolina, e torque máximo de 152 Nm a 4.000 rpm (etanol) e 140 Nm a 4.000 rpm (gasolina), transmissão manual de cinco velocidades, rodas de 15 polegadas, freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS e EBD.


É um conjunto mecânico muito bom, firme durante as curvas, com boa retomada na saída e nas retas logo atinge a velocidade desejada. O câmbio tem engates rápidos e precisos e será, pelo menos por enquanto, apenas manual, apesar da montadora estudar uma versão automatizada, mas sem previsão de utilização.


O que deixa o carro muito confortável é a posição de dirigir, o banco do motorista e o volante têm ajustes de altura que facilitam encontrar uma boa colocação. Os itens de conforto incluem faróis de neblina, alarme antifurto na chave, sistema Chery Media System (áudio AM/FM, MP3+USB com CD Player e seis alto-falantes), ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, direção hidráulica, faróis com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, porta-malas com abertura “open up”.


O modelo brasileiro conta apenas com as carrocerias na versão de 4 portas, não existe intenção de se fazer o modelo 2 portas. Os preços sugeridos para as versões de entrada são R$ 38.990 (hatch) e R$ R$ 39.990 (sedã). Já as versões Act custam R$ 40.990 (hatch) e R$ 41.990 (sedã). Todos têm garantia de três anos e estão disponíveis nas cores Branco, Preto, Prata, Vermelho e Cinza.


Os chineses da Chery cumpriram a palavra, montaram suas fábricas, fincaram suas raízes e agora começam a gerar seus filhos brasileiros, que sejam muito bem vindos!


Ficha Técnica

MOTOR
4 Cilindros em Linha - 16V
Cilindrada ( cm³) 1496
Potência máxima cv / rpm - Gasolina 108/6000
Potência máxima cv / rpm - Etanol 113/6000
Torque (Nm/rpm) - Gasolina 140/4000
Torque (Nm/rpm) - Etanol 152/4000
Injeção eletrônica multiponto sequencial indireta - bicombustível

TRANSMISSÃO
Tração Dianteira
Manual de 5 velocidades à frente e 1 reversa

DIREÇÃO
Assistida Hidraulicamente

SUSPENSÃO
Dianteira
McPherson com mola helicoidal, amortecedor telescópico de dupla ação
Traseira
Suspensão semi-independente com braço oscilante longitudinal

FREIOS
Dianteiros
Discos Ventilados
Traseiros
Tambor

PNEUS
Pneus 185/60 R15

COMBUSTÍVEL
Capacidade do Tanque
50 litros - FLEX (Etanol/Gasolina)

VOLUME PORTA-MALAS (litros)
Hatch (380) / Sedan (450)

DIMENSÕES (mm)
Entre-eixos
Hatch (2527) / Sedan (2527)
Comprimento
Hatch (4188) / Sedan (4333)
Largura
Hatch (1686) / Sedan (1686)
Altura
Hatch (1480) / Sedan (1480)