Evento é organizado pela diretoria do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – SP, em parceria com a VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha

Texto e fotos: ZF

O diretor de P&D e Inovação Tecnológica da ZF América do Sul, Thomas Schmidt, apresenta hoje a palestra “Tecnologias inovadoras do Grupo ZF” no evento “Engenharia na Prática– da empresa para a universidade”, organizado pela diretoria do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar – Universidade de Sao Carlos, no Teatro Florestan Fernandes do Campus de São Carlos.


Na oportunidade serão tratadas as tendências globais da indústria automotiva e as soluções já desenvolvidas e em desenvolvimento pela ZF, com foco principal em automóveis e veículos de passeio.
O diretor abordará questões sobre  as tendências da mobilidade, como por exemplo, a operação assistida do veículo. “Hoje, já temos algumas funcionalidades de assistência ao motorista que são viáveis, e, em regiões onde a infraestrutura permite, isso já funciona. A transmissão, que coordena as ações do motor, suspensão e direção, consegue por meio de GPS antever as irregularidades no caminho, como subida, descida, antecipar uma marcha para que o motor trabalhe em um regime ideal, considerando inclusive as condições do tráfego. Todos esses conceitos valem para todos os tipos de veículos, como caminhões e tratores“, explica Thomas.
Outro tema a ser abordado durante sua palestra será sobre a segunda geração da transmissão de oito e nove marchas, que traz um conceito inovador ao mercado automobilístico mundial. A transmissão de 9 marchas é destinada a veículos de tração dianteira (podendo ser aplicada em tração integral), e permite  menor rotação. Na transmissão de oito marchas, é longitudinal e para veículos de tração traseira, traz uma série de otimizações mecânicas que permitiram a redução de combustível em até 3%.
Em paralelo, o executivo apresentará a transmissão de oito marchas híbrida plug-in, que demonstra o papel da energia elétrica em prol da mobilidade. O plug-in permite que a bateria do veículo seja carregada em uma tomada. Além disso, a palestra inclui eixos traseiros com motores elétricos nos cubos de roda, um sistema híbrido de acionamento no eixo traseiro para veículos 4x4, e também sobre a integração entre trem de força e chassi.
O evento acontece durante o 3° Encontro de Tecnologia Brasil-Alemanha, realizado em parceria com a VDI Brasil,  Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, em conjunto com o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC).
O encontro traz aos participantes a oportunidade de discutir avanços tecnológicos e de inovação, transferência do  conhecimento e necessidade de formação de engenheiros qualificados para alavancar o desenvolvimento do Brasil. A abertura será presidida pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; por Matthias Neisser, diretor executivo da VDI Brasil; e pelo professor José Marques Póvoa, diretor de graduação do ISITEC

Unidade de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da ZF
Investir em inovação faz parte das ações estratégicas da ZF, sobretudo no seu departamento de P&D e Inovação Tecnológica, dirigida por Thomas Schimdt.
Para o diretor, a tendência atual em P&D é a de trabalhar com “inovações abertas” que melhoram a competitividade das empresas: “Se uma companhia multinacional instalada no Brasil foca em desenvolver toda a sua inovação no exterior, certamente ela não terá o aspecto competitivo necessário para que esse desenvolvimento atenda com excelência as características específicas do mercado latino. Por isso, a nossa atuação ganha ainda mais importância, pois nossas inovações não só atenderão os nossos clientes, como serão altamente sustentáveis e economicamente mais viáveis para toda a cadeia produtiva”, contextualiza Thomas.

Serviço:
Universidade de São Carlos  - Teatro Florestan Fernandes
Dia 09/04 das 13h30 às 17h30