• Mais segurança: o produto é mais durável e possui grande capacidade de frenagem, mesmo em condições severas;
  • Maior conforto: linha de pastilhas cerâmicas com sistema silenciador vulcanizado com a exclusiva lâmina antirruído;
  • Fluidos de freios com embalagem especial para evitar vazamentos e preservar a especificação do produto;

Texto e fotos: Bosch

A Bosch leva para a Automec 2015 um programa completo de pastilhas, com destaque para a linha cerâmica. Seus diferenciais são: maior eficiência, durabilidade e estabilidade na frenagem, menor quantidade de resíduos na roda e o sistema antirruído.
Uma das vantagens é o sistema silenciador vulcanizado (SSV), que conta com uma exclusiva lâmina, composta por duas camadas de liga de aço com tratamento de zinco e níquel e uma camada de borracha vulcanizada entre elas, atuando como amortecedor para absorver as vibrações que ocorrem durante a frenagem, eliminando o ruído.


Outra vantagem é que dentro das embalagens das pastilhas cerâmicas Bosch o aplicador encontra um sachê de lubrificante resistente a altas temperaturas. Este lubrificante deve ser aplicado na pinça com o objetivo de evitar a corrosão, reduzir o desgaste de seus componentes, aumentar a vida útil do sistema e melhorar a sua movimentação.


Além da linha cerâmica, também está disponível para o mercado de reposição nacional a linha tradicional, que possui diferentes tipos de formulação entre orgânicas e metálicas. Com as duas linhas, a Bosch oferece um portfólio completo e competitivo ao mercado.

Alta tecnologia e padrão internacional
Sempre à frente das tendências do mercado, a Bosch, fornecedora de equipamento original e pioneira no desenvolvimento de sistemas de freios como ABS, EPS® e TCS, disponibiliza para o mercado de reposição um programa completo e inovador de sistemas e componentes de freios.
Desde 2008 a Bosch possui laboratórios de alta tecnologia para desenvolvimento de materiais de fricção e fábricas de pastilhas, ambos focados no mercado de reposição. As unidades são certificadas ISO 9001 e TS16949 e produzem pastilhas de acordo com as mais rígidas normas internacionais. As avaliações de desempenho e aprovações das pastilhas são realizadas em rigorosos testes internos e em laboratórios independentes. Diversas montadoras utilizam a tecnologia dos componentes de freios Bosch em suas linhas de montagem ao redor do mundo.
Com forte presença nos mercados norte-americano e europeu, a tecnologia da Bosch chega ao Brasil agora também por meio do novo programa de pastilha.

Fluidos de freio
A linha de fluidos de freio Bosch, supera as normas definidas pelo Inmetro e podem ser aplicados tanto para carros quanto para motos.
Essa especificação superior visa garantir as características do fluido até o momento de sua aplicação, que são também asseguradas por uma embalagem plástica resistente e um selo metálico, que evita indesejáveis vazamentos e a contaminação do fluido. "Esse cuidado reflete o empenho da Bosch em garantir e comprovar a qualidade dos produtos fabricados, além de reafirmar o comprometimento da empresa com toda a cadeia, desde o distribuidor até o consumidor", afirma Fábio Juliato, gerente de marketing da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.