Esta semana Ă© a vez do Carro do Ano eleito pela Abiauto, os dois novos modelos da famĂ­lia tĂªm apenas o antigo nome de seu antecessor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

O menino virou um adolescente. Lançado em 1997 no Brasil, o Ford KA foi uma aposta ousada da montadora americana. Tratava-se de um carro pequeno (alguns atĂ© o tratavam como sub-compacto) nĂ£o tinha a aparĂªncia comum dos carros da Ă©poca e se destacava em dois pilares muito sĂ³lidos: economia e tamanho.


Os tempos mudaram, como um filho ele veio crescendo, mudando um pouco de cara, adquirindo corpo, fiĂ©is compradores e esteve sempre entre os modelos mais vendidos da marca no paĂ­s. Em 2014, jĂ¡ na sua fase adolescente e quase adulta, a Ford resolveu mudar de vez e renovou completamente o Ford KA, mantendo a linha hatch e adicionando um irmĂ£o maior, a versĂ£o sedĂ£.


Assim nasceram os gĂªmeos KA e KA+, que tem a mesma plataforma, mas diferem na carroceria. Durante 2 semanas eu testei os dois modelos, ambos equipados com o eficiente e novĂ­ssimo motor Ford 1.0 TiVCT, de trĂªs cilindros, com 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol e gasolina. É uma inovaĂ§Ă£o que leva o selo A de eficiĂªncia energĂ©tica do CONPET, com consumo de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada, equipados com cĂ¢mbio manual de 5 marchas.


SĂ£o carros totalmente novos, nĂ£o lembram em quase nada seus irmĂ£os mais velhos, tem um design atraente e muito arrojado, e ambos vĂªm acompanhados de uma nova tecnologia mecĂ¢nica e eletrĂ´nica, que realmente faz desses modelos objeto de desejo dos compradores. Em testes que realizei em estradas e na cidade de SĂ£o Paulo, pude avaliar as vantagens dos dois modelos, nas mesmas condições de trĂ¢nsito e em momentos em que o novo motor Ă© mais exigido.


Abastecidos com etanol, comprovei que a economia Ă© um dos pontos fortes. Claro que o KA tem uma pequena vantagem sobre o KA+, atĂ© pelo peso extra que leva por conta do grande porta-malas, mas nada que comprometa a sua performance. AliĂ¡s, nesse quesito Ă© surpreendente, o motor de 3 cilindros oferece força suficiente para se retomar os giros rapidamente quando exigido em aceleraĂ§Ă£o, jĂ¡ em situações de trĂ¡fego intenso, nĂ£o reclama do anda-pĂ¡ra-anda comuns.


Os dois carros tĂªm a mesma composiĂ§Ă£o interna de bancos, painel e posiĂ§Ă£o de dirigir, os bancos sĂ£o confortĂ¡veis e se adaptam a pessoas de todos os tamanhos graças Ă s regulagens de altura e profundidade, o volante acompanha os ajustes e facilita a entrada e saĂ­da sem incomodar os demais ocupantes.


Dirigi os dois modelos pela mesma estrada, a rodovia FernĂ£o Dias, que oferece retas curtas, longas, curvas de raio curto e longo e trechos de subidas e descidas que sĂ£o ideais para avaliaĂ§Ă£o. O desempenho de ambos Ă© igual, reduzi as marchas apenas em momentos de ultrapassagens mais crĂ­ticas, tipo, caminhões que resolvem acelerar quando vĂªem um carro menor ao lado.


Nas curvas de raio longo os dois KA se comportam da mesma maneira, sem perder a traseira, nem Ă© preciso tirar o pĂ© do acelerador enquanto se contorna a parabĂ³lica. Nas curvas de raio curto, a atitude Ă© a mesma graças ao controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o (AdvanceTrac), uma inovaĂ§Ă£o que permite mesmo no modelo KA+ (por causa de seu tamanho e ter um porta-malas cuja distribuiĂ§Ă£o de peso Ă© diferente) manter-se firme e forte entre as faixas e com a velocidade da rodovia inalterada.


Em ambos, a inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica tambĂ©m se estende aos equipamentos de conforto e segurança. Todos os modelos vĂªm de sĂ©rie com ar-condicionado, vidros elĂ©tricos dianteiros, travas elĂ©tricas, chave canivete com controle remoto e rĂ¡dio MyConnection com Bluetooth e MyFord Dock - compartimento para fixaĂ§Ă£o de celular ou GPS, direĂ§Ă£o elĂ©trica, freios ABS com distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica e controle de frenagem em curvas, assistente de partida em rampa.


O principal e mais importante acessĂ³rio Ă© a conectividade. O sistema SYNC vem com rĂ¡dio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e Ă¡udio, leitor de SMS, download automĂ¡tico da agenda de telefones e permite emparelhar atĂ© 10 telefones. O sistema tem AssistĂªncia de EmergĂªncia, que faz uma chamada automĂ¡tica para o serviço de emergĂªncia 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustĂ­vel do veĂ­culo.


Os novos irmĂ£os sĂ£o muito econĂ´micos, a mĂ©dia de consumo a estrada ficou em 11,4 km/L e na cidade 7,6 km/L, segundo dados do computador de bordo, para o KA e uma pequena variaĂ§Ă£o de -0,6 km/L na estrada e -0,4 km/L para o KA+. A maior diferença entre os dois modelos Ă© na hora de se encontrar uma vaga de estacionamento. Hoje em dia, as vagas em shoppings e outros lugares pĂºblicos sĂ£o diminuĂ­das em largura em comprimento para se caber mais carros. Com o KA, a dificuldade Ă© zero, jĂ¡ com o KA+ Ă© preciso ter um pouco mais de paciĂªncia e procurar uma vaga com um maior comprimento, jĂ¡ que na largura a facilidade Ă© a mesma de seu irmĂ£o menor.


SĂ£o varias cores Ă  escolha, assistĂªncia 24 horas, revisões com preço fixo, 3 anos de garantia, tem preços que começam em R$ 38.290 para o KA e R$ 40.720 para o KA+ e sĂ£o o orgulho da famĂ­lia, se estivesse vivo, provavelmente seriam os dois netos mais queridos do vovĂ´ Henry Ford.


Ficha TĂ©cnica KA
Altura do veĂ­culo (mm)1525
CombustĂ­velGasolina / Etanol
Comprimento do veĂ­culo (mm)3886
Capacidade de carga (Kg)443
DireĂ§Ă£oElĂ©trica
DistĂ¢ncia entre-eixos (mm)2491
Freios dianteirosA Disco
Freios traseirosA Tambor
Largura do veĂ­culo com espelhos (mm)1911
Largura do veĂ­culo sem espelhos (mm)1695
Motor1.0 TiVCT
NĂºmero de cilindros3
Peso do veĂ­culo em ordem de marcha (Kg)1007
Peso bruto total (Kg)1450
Pneu175/65 R14
Porta-malas (L)257
PotĂªncia (cv)80 (G) / 85 (E)
RodaAço 14"
Sistema de partida a frioFord Easy-Start
SuspensĂ£o dianteiraIndependente tipo Macpherson
SuspensĂ£o traseiraEixo autoestabilizante tipo Twist Beam
Tanque de combustĂ­vel (L)51
Torque (Nm)100 (G) / 105 (E)
TraĂ§Ă£oDianteira
TransmissĂ£o Manual5 Velocidades
Ficha TĂ©cnica KA+
Altura do veĂ­culo (mm)1525
Capacidade de carga (Kg)438
CombustĂ­velGasolina / Etanol
Comprimento do veĂ­culo (mm)4254
DireĂ§Ă£oElĂ©trica
DistĂ¢ncia entre-eixos (mm)2491
Freios dianteirosA Disco
Freios traseirosA Tambor
Largura do veĂ­culo com espelhos (mm)1911
Largura do veĂ­culo sem espelhos (mm)1695
Motor1.0 TiVCT
NĂºmero de cilindros3
Peso bruto total (Kg)1460
Peso do veĂ­culo em ordem de marcha (Kg)1022
Pneu175/65 R14
Porta-malas (L)445
PotĂªncia (cv)80 (G) / 85 (E)
RodaAço 14"
Sistema de partida a frioFord Easy-Start
SuspensĂ£o dianteiraIndependente tipo Macpherson
SuspensĂ£o traseiraEixo autoestabilizante tipo Twist Beam
Tanque de combustĂ­vel (L)51
Torque (Nm)100 (G) / 105 (E)
TraĂ§Ă£oDianteira
TransmissĂ£o Manual5 Velocidades