Esta semana Ă© a vez do Carro do
Ano eleito pela Abiauto, os dois novos modelos da famĂlia tĂªm apenas o antigo
nome de seu antecessor
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
O menino virou um adolescente.
Lançado em 1997 no Brasil, o Ford KA foi uma aposta ousada da montadora
americana. Tratava-se de um carro pequeno (alguns até o tratavam como
sub-compacto) nĂ£o tinha a aparĂªncia comum dos carros da Ă©poca e se destacava em
dois pilares muito sĂ³lidos: economia e tamanho.
Os tempos mudaram, como um filho
ele veio crescendo, mudando um pouco de cara, adquirindo corpo, fiéis
compradores e esteve sempre entre os modelos mais vendidos da marca no paĂs. Em
2014, jĂ¡ na sua fase adolescente e quase adulta, a Ford resolveu mudar de vez e
renovou completamente o Ford KA, mantendo a linha hatch e adicionando um irmĂ£o
maior, a versĂ£o sedĂ£.
Assim nasceram os gĂªmeos KA e
KA+, que tem a mesma plataforma, mas diferem na carroceria. Durante 2 semanas
eu testei os dois modelos, ambos equipados com o eficiente e novĂssimo motor Ford
1.0 TiVCT, de trĂªs cilindros, com 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol e
gasolina. É uma inovaĂ§Ă£o que leva o selo A de eficiĂªncia energĂ©tica do CONPET,
com consumo de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4
km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada, equipados com cĂ¢mbio
manual de 5 marchas.
SĂ£o carros totalmente novos, nĂ£o
lembram em quase nada seus irmĂ£os mais velhos, tem um design atraente e muito
arrojado, e ambos vĂªm acompanhados de uma nova tecnologia mecĂ¢nica e eletrĂ´nica,
que realmente faz desses modelos objeto de desejo dos compradores. Em testes que
realizei em estradas e na cidade de SĂ£o Paulo, pude avaliar as vantagens dos
dois modelos, nas mesmas condições de trĂ¢nsito e em momentos em que o novo
motor Ă© mais exigido.
Abastecidos com etanol, comprovei
que a economia Ă© um dos pontos fortes. Claro que o KA tem uma pequena vantagem
sobre o KA+, até pelo peso extra que leva por conta do grande porta-malas, mas
nada que comprometa a sua performance. AliĂ¡s, nesse quesito Ă© surpreendente, o
motor de 3 cilindros oferece força suficiente para se retomar os giros
rapidamente quando exigido em aceleraĂ§Ă£o, jĂ¡ em situações de trĂ¡fego intenso,
nĂ£o reclama do anda-pĂ¡ra-anda comuns.
Os dois carros tĂªm a mesma
composiĂ§Ă£o interna de bancos, painel e posiĂ§Ă£o de dirigir, os bancos sĂ£o
confortĂ¡veis e se adaptam a pessoas de todos os tamanhos graças Ă s regulagens
de altura e profundidade, o volante acompanha os ajustes e facilita a entrada e
saĂda sem incomodar os demais ocupantes.
Dirigi os dois modelos pela mesma
estrada, a rodovia FernĂ£o Dias, que oferece retas curtas, longas, curvas de
raio curto e longo e trechos de subidas e descidas que sĂ£o ideais para
avaliaĂ§Ă£o. O desempenho de ambos Ă© igual, reduzi as marchas apenas em momentos
de ultrapassagens mais crĂticas, tipo, caminhões que resolvem acelerar quando
vĂªem um carro menor ao lado.
Nas curvas de raio longo os dois
KA se comportam da mesma maneira, sem perder a traseira, nem Ă© preciso tirar o
pĂ© do acelerador enquanto se contorna a parabĂ³lica. Nas curvas de raio curto, a
atitude Ă© a mesma graças ao controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o
(AdvanceTrac), uma inovaĂ§Ă£o que permite mesmo no modelo KA+ (por causa de seu
tamanho e ter um porta-malas cuja distribuiĂ§Ă£o de peso Ă© diferente) manter-se firme
e forte entre as faixas e com a velocidade da rodovia inalterada.
Em ambos, a inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica
também se estende aos equipamentos de conforto e segurança. Todos os modelos
vĂªm de sĂ©rie com ar-condicionado, vidros elĂ©tricos dianteiros, travas
elĂ©tricas, chave canivete com controle remoto e rĂ¡dio MyConnection com
Bluetooth e MyFord Dock - compartimento para fixaĂ§Ă£o de celular ou GPS, direĂ§Ă£o
elĂ©trica, freios ABS com distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica e controle de frenagem em
curvas, assistente de partida em rampa.
O principal e mais importante
acessĂ³rio Ă© a conectividade. O sistema SYNC vem com rĂ¡dio, CD e MP3-player com
Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e Ă¡udio, leitor
de SMS, download automĂ¡tico da agenda de telefones e permite emparelhar atĂ© 10
telefones. O sistema tem AssistĂªncia de EmergĂªncia, que faz uma chamada
automĂ¡tica para o serviço de emergĂªncia 192, o SAMU, em caso de acidente com
acionamento dos airbags ou do corte de combustĂvel do veĂculo.
Os novos irmĂ£os sĂ£o muito
econômicos, a média de consumo a estrada ficou em 11,4 km/L e na cidade 7,6
km/L, segundo dados do computador de bordo, para o KA e uma pequena variaĂ§Ă£o de
-0,6 km/L na estrada e -0,4 km/L para o KA+. A maior diferença entre os dois
modelos Ă© na hora de se encontrar uma vaga de estacionamento. Hoje em dia, as
vagas em shoppings e outros lugares pĂºblicos sĂ£o diminuĂdas em largura em
comprimento para se caber mais carros. Com o KA, a dificuldade Ă© zero, jĂ¡ com o
KA+ Ă© preciso ter um pouco mais de paciĂªncia e procurar uma vaga com um maior
comprimento, jĂ¡ que na largura a facilidade Ă© a mesma de seu irmĂ£o menor.
SĂ£o varias cores Ă escolha,
assistĂªncia 24 horas, revisões com preço fixo, 3 anos de garantia, tem preços que
começam em R$ 38.290 para o KA e R$ 40.720 para o KA+ e sĂ£o o orgulho da
famĂlia, se estivesse vivo, provavelmente seriam os dois netos mais queridos do
vovĂ´ Henry Ford.
Ficha TĂ©cnica KA
Altura do veĂculo (mm) | 1525 |
---|---|
CombustĂvel | Gasolina / Etanol |
Comprimento do veĂculo (mm) | 3886 |
Capacidade de carga (Kg) | 443 |
DireĂ§Ă£o | ElĂ©trica |
DistĂ¢ncia entre-eixos (mm) | 2491 |
Freios dianteiros | A Disco |
Freios traseiros | A Tambor |
Largura do veĂculo com espelhos (mm) | 1911 |
Largura do veĂculo sem espelhos (mm) | 1695 |
Motor | 1.0 TiVCT |
NĂºmero de cilindros | 3 |
Peso do veĂculo em ordem de marcha (Kg) | 1007 |
Peso bruto total (Kg) | 1450 |
Pneu | 175/65 R14 |
Porta-malas (L) | 257 |
PotĂªncia (cv) | 80 (G) / 85 (E) |
Roda | Aço 14" |
Sistema de partida a frio | Ford Easy-Start |
SuspensĂ£o dianteira | Independente tipo Macpherson |
SuspensĂ£o traseira | Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam |
Tanque de combustĂvel (L) | 51 |
Torque (Nm) | 100 (G) / 105 (E) |
TraĂ§Ă£o | Dianteira |
TransmissĂ£o Manual | 5 Velocidades |
Ficha TĂ©cnica KA+
Altura do veĂculo (mm) | 1525 |
---|---|
Capacidade de carga (Kg) | 438 |
CombustĂvel | Gasolina / Etanol |
Comprimento do veĂculo (mm) | 4254 |
DireĂ§Ă£o | ElĂ©trica |
DistĂ¢ncia entre-eixos (mm) | 2491 |
Freios dianteiros | A Disco |
Freios traseiros | A Tambor |
Largura do veĂculo com espelhos (mm) | 1911 |
Largura do veĂculo sem espelhos (mm) | 1695 |
Motor | 1.0 TiVCT |
NĂºmero de cilindros | 3 |
Peso bruto total (Kg) | 1460 |
Peso do veĂculo em ordem de marcha (Kg) | 1022 |
Pneu | 175/65 R14 |
Porta-malas (L) | 445 |
PotĂªncia (cv) | 80 (G) / 85 (E) |
Roda | Aço 14" |
Sistema de partida a frio | Ford Easy-Start |
SuspensĂ£o dianteira | Independente tipo Macpherson |
SuspensĂ£o traseira | Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam |
Tanque de combustĂvel (L) | 51 |
Torque (Nm) | 100 (G) / 105 (E) |
TraĂ§Ă£o | Dianteira |
TransmissĂ£o Manual | 5 Velocidades |
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