Porsche no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Texto e fotos: Porsche
O estande da Porsche está repleto de novidades para os visitantes do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Poucas semanas depois de sua estreia mundial no Salão de Paris, a marca apresenta seu mais recente lançamento, o novo Cayenne, na exposição brasileira. A unidade exposta será a versão top de linha Cayenne Turbo. Praticamente todos os modelos da Porsche serão mostrados ao grande público pela primeira vez. Como atrações especiais, estarão o superesportivo 918 Spyder e o carro de corrida 919 Hybrid, o modelo da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que terá sua etapa final realizada em Interlagos no dia 30 de novembro.
A lista de presença da Porsche inclui quatro lançamentos para o mercado brasileiro: Cayenne, 911 Targa 4S, Boxster GTS e Cayman GTS. O Targa chega à geração "991" totalmente renovado, com uma nova capota: ela resgata o estilo dos 911 Targa produzidos entre 1969 e 1993, mas agora conta com sistema de acionamento totalmente elétrico. Boxster GTS e Cayman GTS são as versões mais potentes dos esportivos de dois lugares da marca. Também estará presente o 911 Turbo S Cabriolet, que combina a potência do motor biturbo com o charme da carroceria conversível.
O Panamera, esportivo com quatro portas e quatro lugares, será representado pela versão S E-Hybrid, apresentando ao público a mais recente tecnologia da Porsche para veículos de propulsão híbrida – a exemplo do que foi feito no Salão do Automóvel de 2010, quando o Cayenne S Hybrid tornou-se o primeiro Porsche híbrido no País. Lançados em junho, os Macan S e Turbo ocuparão posição de destaque no estande da Porsche.
Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, chama a atenção para o fato de todos os carros expostos serem novidade para o público brasileiro. “Será a participação mais marcante da Porsche em um Salão do Automóvel no Brasil. Daremos um enfoque especial à tecnologia de propulsão híbrida, um dos destaques da Porsche atualmente”, afirma. “E não podíamos deixar de lado a presença da marca no Campeonato Mundial de Endurance. Contar com o 919 Hybrid em nosso estande será uma satisfação enorme. Temos um público muito identificado com as competições e que terá o privilégio de ver de perto um dos carros de corrida mais avançados do mundo”.
O novo Cayenne
Mais potência e torque combinados com menor consumo de combustível
A história de sucesso do Cayenne começou em 2002, quando ele ampliou o termo “propagar” de modo a incluir diversas outras dimensões. O Cayenne tornou realidade a ideia de um carro esportivo no segmento de SUVs. Tanto no uso diário quanto no fora-de-estrada e até mesmo em uma pista de corridas no dia de amanhã, o Cayenne oferece ambiente, precisão e prazer de dirigir em qualquer situação. Além disso, com cinco lugares e uma ampla lista de equipamentos e opções, ele tem muito a oferecer em termos de diversão ao volante, tudo com o DNA tradicional do Porsche.
Por oferecer um conjunto equilibrado de características, o Cayenne ultrapassou todas as expectativas de vendas. Mais de 276.000 veículos da primeira geração foram fabricados e mais de 303.000 unidades da segunda geração do Porsche Cayenne, lançada em 2010, já foram vendidas. Assim, o Cayenne oferece uma importante contribuição para a rentabilidade da Porsche, ao mesmo tempo em que contribui para garantir que a Porsche conte com uma linha abrangente de veículos altamente dinâmicos – dos carros esportivos aos sedãs, SUVs e até mesmo carros de corrida.
O novo Cayenne continua neste caminho. Maior eficiência, dirigibilidade ainda mais precisa, um estilo mais refinado e uma lista ainda mais abrangente de equipamentos de série são suas características definidoras. Três modelos se encontram imediatamente disponíveis no Brasil: o Cayenne S, o Cayenne Turbo e, em seu lançamento mundial, o Cayenne S E-Hybrid, o primeiro híbrido plug-in do segmento de SUVs de luxo (in Brazil available upon request). Ele oferece valores excepcionais de consumo de combustível e emissões no segmento de SUVs: 29,4 km/l (111,3 km/g ou 3,4 litros por 100 quilômetros) e 79 g/km de CO2 são números que não precisam de explicação, especialmente considerando que ele é um veículo com tração nas quatro rodas. Juntamente com o Panamera S E-Hybrid e o 918 Spyder, a Porsche é o único fabricante do mundo a oferecer três modelos na versão híbrida plug-in.
Todos os novos Cayenne contam com um consumo de combustível significativamente menor devido à função de “coasting” ou marcha neutra e à evolução da função “auto stop-start plus” um gerenciamento térmico otimizado. Aletas de refrigeração ativas agora estão sendo usadas pela primeira vez no Cayenne. Elas estão localizadas por trás da entrada de ar central e são controladas pelo gerenciamento do motor, e se abrem ou fecham de acordo com a situação específica de condução e a necessidade de refrigeração. Desse modo, elas ajustam o volume de ar disponível para refrigeração. Quando fechadas, elas melhoram a aerodinâmica, reduzindo o arrasto e com isso melhorando o consumo.
- Cayenne S - O novo motor V6 biturbo de 3,6 litros do Cayenne S, totalmente desenvolvido pela Porsche, é outro exemplo de como a diminuição da capacidade volumétrica e do número de cilindros não compromete os valores principais. O consumo obtido de acordo com a norma NEDC fica entre 10,5 e 10,2 km/l (39,9 e 38,7 km/g ou 9,5 e 9,8 l/100 km), com emissões de CO2 entre 223 e 229 g/km. Isto significa 1,1 km/l a mais que o obtido com o motor V8 anterior. O V6 biturbo desenvolve potência máxima de 420 cv (309 kW) a 6.000 rpm, um ganho de 20 cv (15 kW) em relação a antes. O torque de 550 Nm está disponível entre 1.350 e 4.500 rpm (um ganho de 50 Nm). A potência específica anterior, de 83 (61 kW) por litro de cilindrada do motor, aumentou para 117 cv (86 kW) por litro (ganho de aproximadamente 40%). Com a transmissão Tiptronic S de oito marchas de série, o Cayenne S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos (5,4 segundos com o pacote opcional Sport Chrono), sendo 0,4 segundos mais rápido que o Cayenne S anterior. A velocidade máxima do veículo passa a ser de 259 km/h (ganho de 1 km/h).
- Cayenne Turbo - O Cayenne Turbo é caracterizado por um alto nível de desempenho, torque ininterrupto e uma excelente capacidade de lidar com qualquer situação de direção. O motor biturbo de oito cilindros de 4,8 litros resulta em uma potência de 520 cv (382 kW) a 6.000 rpm e seu torque é 750 Nm entre 2.250 a 4.000 rpm. Isto permite ao Cayenne Turbo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos (4,4 segundos com o pacote Sport Chrono), com uma velocidade máxima de 279 km/h. O consumo de combustível fica entre 8,9 e 8,7 km/l (33,8 e 32,9 km/g ou 11,2 e 11,5 l/100 km), que corresponde a emissões de CO2 de 261 a 267 g/km.
- Cayenne S E-Hybrid - O Cayenne S E-Hybrid é o primeiro SUV de luxo disponível também em versão híbrida plug-in. O progresso tecnológico desta versão é imenso, se comparado ao do Cayenne S-Hybrid anterior. O novo modelo possui uma bateria de íon-lítio com capacidade de 10,9 kWh, que, dependendo do modo de dirigir e da topografia, permite uma autonomia de 18 a 36 km quando o carro é conduzido no modo puramente elétrico. A potência do motor elétrico mais que duplicou: de 47 cv (34 kW) para 95 cv (70 kW). O consumo combinado é agora 29,4 km/l (111,3 km/g ou 3,4 l/100 km), com emissões de CO2 de 79 g/km tomando por base as probas pela norma NEDC. O motor V6 supercomprimido de três litros (com 333 cv/245 kW de potência) e o motor elétrico (95 cv/70 kW) geram uma potência combinada de 416 cv (306 kW) a 5.500 rpm e um torque total do sistema de 590 Nm de 1.250 a 4.000 rpm. Isto permite um desempenho digno de um carro esporte: 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 243 km/h. A velocidade máxima no modo puramente elétrico é de 125 km/h.
A estratégia E-Hybrid da Porsche
Transferência de tecnologia das pistas de corrida para as ruas
A tradição híbrida da Porsche remonta a 1899 e ao Lohner Porsche: desenhado e construído por Ferdinand Porsche, ele foi o primeiro carro do mundo a contar com um motor elétrico alimentado por bateria além de um motor a combustão. Na linha de modelos atual, o Panamera S E-Hybrid está determinando os padrões a serem seguidos em todo o mundo, por ser ele o primeiro veículo plug-in da categoria luxo. O Cayenne S E-Hybrid está agora transferindo esta tecnologia avançada ao segmento de SUVs de luxo. Uma tecnologia híbrida extraordinariamente potente também foi implantada em um supercarro esportivo, nada menos que o 918 Spyder. Este carro serve como exemplo da transferência de tecnologia do automobilismo para os carros de produção: a forma mais avançada de tecnologia de propulsão híbrida está agora implantada no 919 Hybrid, e ela também está sendo usada em veículos de produção em série.
919 Hybrid: tecnologia pioneira para o Campeonato Mundial de Endurance
A Porsche voltou à principal categoria da famosa e clássica corrida de endurance em Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) para carros esportivos com o recém-desenvolvido 919 Hybrid. O protótipo LMP1, projetado para extrema eficiência, é o carro de corrida mais complexo já construído pela Porsche. O motor a combustão do protótipo LMP1 é o mais avançado e eficiente já desenvolvido pela Porsche. Este motor compacto de dois litros, quatro cilindros, turbinado e com injeção direta de combustível e mais de 500 cv aciona o eixo traseiro. Ele é o menor motor com o menor número de cilindros na principal categoria da corrida. Os engenheiros da Porsche também combinaram um sistema fundamentalmente novo de recuperação de energia dos gases de escape com este motor. A energia recuperada do fluxo de gases do escapamento, que caso contrário seria improdutivo, é armazenada em uma bateria. Dessa forma a energia, que é gerada durante a frenagem no eixo dianteiro, também é armazenada na mesma bateria. Quando o piloto recupera a energia deste reservatório formado pelas células de bateria mais avançadas, diversas centenas de cv acionam o eixo dianteiro. Durante esta fase, o piloto passa a ter à sua disposição uma potente tração nas quatro rodas. O 919 Hybrid é o único carro da categoria LMP1 que converte energia que, de outra maneira, seria simplesmente desperdiçada e faz com que ela possa ser utilizada não apenas durante a frenagem como na aceleração. Isto representa um imenso potencial para o futuro dos carros esporte de rua. Mais ainda, o 919 Hybrid serve como plataforma de pesquisa de tecnologias fundamentais a serem usadas futuramente em modelos de produção em série com sua combinação de dois diferentes sistemas de recuperação de energia e um motor turbo de menor cilindrada. Dessa maneira, o verdadeiro vencedor da participação da Porsche em corridas é claramente o consumidor.
918 Spyder: a gênese dos futuros esportivos da Porsche
O 918 Spyder é a continuação do tradicional DNA Porsche em um conceito pioneiro de carro esportivo. Projetado desde o início para ser um híbrido de alto desempenho, o 918 Spyder oferece uma combinação sem precedentes de potência (oferecendo a potência de 887 cv de um supercarro esportivo) e a locomoção virtualmente silenciosa e sem emissões de um carro elétrico. O veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e oferece um consumo médio que fica entre 33,3 e 29,4 km/l (126,1 e 111,3 km/g ou 3,0 e 3,4 litros/100 km). O conceito do 918 Spyder também permite que um motor a combustão seja combinado com um motor elétrico para gerar novas funções que otimizam ainda mais o desempenho dinâmico.
Assim, o motorista dispõe de máximo prazer de dirigir e consumo mínimo de combustível. Com o 918 Spyder, a Porsche está lançando o futuro dos carros esportivos: com a marca de 6min57s, foi o primeiro veículo homologado para estrada a nível internacional a baixar o tempo de sete minutos numa volta no traçado Nordschleife do circuito de Nürburgring, na Alemanha. Além disso, o 918 Spyder pode deslizar pela cidade sem liberar nenhuma emissão e virtualmente passear sem som nenhum.
O 918 Spyder incorpora a essência da ideia da Porsche de combinar o pedigree da tecnologia de corrida com excelente dirigibilidade no dia a dia e máximo desempenho com mínimo consumo. O 918 Spyder foi muito influenciado por suas afiliações com o automobilismo. Um grande número de desenvolvimentos do carro de corrida da Porsche para a corrida de 24 Horas de Le Mans de 2014 foi usado no 918 Spyder - e vice-versa. O conceito estrutural, baseado em chassi rolante (ou seja, um chassi sem carroceria), é padrão nos carros de corrida da Porsche. O projeto do motor V8 é baseado no do RS Spyder da classe LMP2 e as estruturas do monocoque e porta-unidades são feitas em fibra de carbono reforçado com plástico (CRFP).
A mensagem principal ao redor do 918 Spyder é que um motor híbrido da Porsche oferece um desempenho dinâmico sem compromisso. O conceito de tração nas quatro rodas com o acionamento combinado de motor de combustão e motor elétrico no eixo traseiro e do segundo motor elétrico no eixo dianteiro fazem com que isto seja possível. O conceito tem como base os conhecimentos reunidos pelo trabalho de desenvolvimento automobilístico da Porsche para o bem-sucedido 911 GT3 R Hybrid. O motor acionador do eixo dianteiro controlável individualmente permite que sejam usadas novas estratégias em velocidades extremamente elevadas, mas seguras, particularmente nas curvas. Além disso, a estratégia de reforço (“boost”) administra a energia do motor elétrico de modo tão inteligente que a potência total sem restrições do 918 Spyder pode ser acessada simplesmente ao pressionar o pedal do acelerador para todo ímpeto de velocidade em aceleração máxima. Em suma, o 918 Spyder permite que mesmo os motoristas sem treinamento em automobilismo vivenciem o potencial da dinâmica longitudinal e lateral avançada.
Eficiência é essencial ao prazer de dirigir e ao desempenho
Panamera S E-Hybrid: o primeiro sedã de luxo do mundo também disponível na versão híbrida plug-in
O Panamera S E-Hybrid oferece uma experiência totalmente nova de mobilidade com propulsão elétrica. Ainda mais que no modelo anterior, ele aperfeiçoa a conexão entre eficiência e emoção, desempenho e esportividade de primeira e a vanguarda e a utilidade no uso diário. Por um lado, ele permite acelerar silenciosamente a até 135 km/h com 70 kilowatts de potência. Por outro, é um verdadeiro clássico Gran Turismo que, com a potência combinada de um motor com propulsão elétrica e a combustão, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atingir 270 km/h, e ele consegue fazer isto tudo com um consumo de combustível pela normal NEDC de 32,3 km/l (122,1 km/g ou 3,1 litros por 100 km), que equivale a emissões de CO2 de 71 g/km.
O Panamera S E-Hybrid é um desenvolvimento avançado de carro com propulsão híbrida paralela, com um motor elétrico mais potente e baterias de maior desempenho, que fornecem mais energia e podem ser carregadas externamente a partir de tomada. O motor elétrico gera 95 cv (70 kW), mais do dobro da potência da versão anterior de 47 cv (34 kW). Essa energia é fornecida por uma nova bateria de íon-lítio que, com 9,4 kWh conta com mais de cinco vezes a capacidade de energia de 1,7 kWh da bateria de níquel-hidreto anterior. Combinada com o motor V6 supercomprimido que gera um potência de 333 cv (245 kW), o Panamera S E-Hybrid gera uma potência de sistema total de 416 cv (306 kW), que posicionam o hibrido plug-in no mesmo nível de potência de um motor V8. O novo tipo de diversão ao dirigir que o Panamera S E-Hybrid oferece ao seu motorista jaz no intercâmbio inteligente de dois tipos de motor, cujas vantagens individuais complementam um ao outro. Por exemplo, o motor elétrico consegue oferecer seu torque máximo imediatamente assim que o carro sai da posição estática. Isso é muito impressionante porque esta potente aceleração é quase totalmente silenciosa. Impulsionado somente pelo sistema do motor elétrico, o carro pode chegar a 50 km/h em apenas 6,1 segundos e o Panamera S E-Hybrid pode manter seu ritmo sem esforço em uma estrada urbana sem ter que usar o motor de combustão. A autonomia com o motor elétrico do Panamera S E-Hybrid foi estabelecida como sendo 36 quilômetros de acordo com provas pela norma NEDC. Entretanto, a autonomia verdadeira durante a operação pode variar. Uma autonomia realista para a direção do dia a dia ficaria entre 18 a 36 km, mas pode ser ainda maior em condições especialmente favoráveis.
Novas versões topo de linha dos carros para dois passageiros da Porsche
Cayman GTS/Boxster GTS: mais potentes, mais rápidos, mais dinâmicos
A dupla mais potente e mais rápida dos esportivos com motor central da Porsche posiciona-se na linha de partida: o Boxster GTS e o Cayman GTS estabelecem novos parâmetros em seu segmento, com motores de potência aumentada e a excelente suspensão PASM.
O estilo independente da seção dianteira e uma traseira modificada, faróis bi-xênon escurecidos com sistema de iluminação dinâmica da Porsche, (Porsche Dynamic Light System, PDLS), todos de série, e os emblemas externos em preto brilhante sedoso sinalizam, de forma discreta mas inconfundível, que estas são as novas versões topo de linha. O nome cumpre o que promete: na Porsche, GTS significa “Gran Turismo Sport” e, desde o lendário 904 Carrera GTS de 1963, é alusivo a um extraordinário desempenho. Com os novos carros para dois passageiros, a Porsche renova o seu compromisso para com carros esportivos autênticos, utilizáveis tanto em circuitos fechados quanto no dia a dia.
O Boxster GTS e o Cayman GTS combinam o desempenho excepcional máximo com o mesmo conjunto de características de conforto e exclusivas típicas de um Porsche. Por exemplo, a combinação do PASM de série e do pacote Sport Chrono permite, ao pressionar uma tecla, alternar entre um caráter esportivo progressivo e mais conforto para as viagens longas. Em ambos, os pneus (com dimensões 235/35 na dianteira e 265/35 na traseira) estão montados em rodas de 20 polegadas com design Carrera S, oferecendo a estrutura ideal para ambos os modos de direção. Ambos os carros para dois passageiros possuem bancos desportivos Plus de série, revestidos em couro. À semelhança dos outros modelos GTS da Porsche, são adornados com partes em Alcântara.
Com as novas versões, a Porsche estende o conceito GTS aos esportivos com motor central. Assim como com o Cayenne GTS e o Panamera GTS, eles são versões marcadamente esportivas e se distinguem pelo desempenho dinâmico de primeira em seus respectivos segmentos. As iniciais do GTS se originam do 904 Carrera GTS, um carro de corrida do ano 1963 que também podia ser homologado para circulação em vias públicas. O 924 GTS e 928 GTS mantiveram o conceito vivo nas décadas de 80 e 90. Em 2007, a sigla renasceu com o Cayenne GTS, sendo posteriormente aplicado também ao 911 e ao Panamera.
Conceito clássico com tecnologia de teto de última geração
Porsche 911 Targa: o renascimento de um clássico moderno
Tal como o lendário modelo original da década de 1960, o novo 911 Targa tem o santantônio largo característico em vez dos pilares B, teto articulado por cima dos bancos da frente e vidro traseiro envolvente sem pilar C. Diferentemente do que acontecia nas unidades clássicas, no novo Targa basta pressionar um botão para abrir e fechar o teto. Quando o botão é acionado, o sistema de teto completamente automático guarda o teto conversível por trás do banco traseiro, oferecendo um verdadeiro espetáculo. A tração nas quatro rodas com apoio na parte traseira PTM é uma característica tradicional da Porsche e garante excelente dirigibilidade nesta novíssima versão do 911, em diversos tipos de terreno e em todas as condições atmosféricas.
Com estas novas caraterísticas o novo 911 Targa apresenta-se como uma reedição extremamente inovadora do clássico de 1965. A versão tem muito em comum com os modelos 911 Carrera 4; até a linha da janela, a tecnologia e a carroceria dos veículos e quas a mesma. A combinação da traseira larga, típica dos 911 com tração nas quatro rodas, com o santantônio do Targa e o vidro traseiro em forma de cúpula dão ao carro um visual declaradamente esportivo.
Tal como o predecessor, a nova geração do Targa também entra no mercado em duas versões exclusivamente com tração nas quatro rodas. O 911 Targa 4 tem um motor de 3,4 litros, 350 cv (257 kW) com cilindros opostos. Equipado com o Porsche Doppelkupplung (PDK) e o pacote Sport Chrono, este modelo acelera de 0 a 100 km/h e, apenas 4,8 segundos e ostenta uma velocidade máxima de 282 km/h. Seu consumo de combustível pela norma NEDC varia entre 9,5 e 8,7 litros/100 km, dependendo da transmissão, que corresponde a um nível de emissões de CO2 entre 223 e 204 g/km. O 911 Targa 4S é a versão top, com motor de 3,8 litros com 400 cv (294 kW) de potência. Esta versão atinge velocidade máxima de 296 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos com o PDK e o pacote Sport Chrono. O consumo situa-se em torno de 10,9 e 10,0 km/l (41,1 e 37,9 km/g ou 10,0 e 9.2 litros por 100 km), dependendo da transmissão, que corresponde a um nível de CO2 entre 237 e 214 g/km. Com estes valores, a versão atende aos altos padrões estabelecidos pelas versões do 911 Carrera 4 Cabriolet em termos de motor e desempenho nas estradas, bem como em questão de eficiência.
Um novo ponto de referência no segmento de SUVs compactos
Macan: puro Porsche
O Macan é o primeiro Porsche no segmento dos SUVs compactos e em tudo para definir novos padrões de dinâmica e o prazer de condução, tanto em estradas pavimentadas como fora delas.
O Macan reúne as características de condução típicas que compõem um Porsche desde sempre: valores máximos de aceleração e frenagem, uma enorme força de tração, agilidade extrema e precisão máxima de condução, tudo isto associado a elevados níveis de conforto e adequação ao uso diário. Como em todos os veículos Porsche, os genes desportivos do Macan são imediatamente visíveis no design. O esportivo utilitário não tem concorrentes em seu perfil plano e amplo nas estradas. O capô envolvente e a linha de teto com inclinação uniforme sublinham a imagem geral de elegância e potência. Muitos elementos de design foram aproveitados de outros Porsche e tornados mais sofisticados para o Macan, ficando claro desde o primeiro olhar que o Porsche Macan anuncia ser o primeiro carro esportivo no segmento de SUVs compactos.
O Macan S vem equipado com motor biturbo V6 de 3 litros com 340 cv (250 kW) e dispõe uma embreagem múltipla controlada eletronicamente e por mapa. Este carro com tração nas quatro rodas vem em todas as versões do Macan. O transmissão com câmbio de sete marchas e embreagem dupla transmite a potência conforme necessário, praticamente sem interrupção da força de tração. Isto permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos com o pacote Sport Chrono opcional). A velocidade máxima do veículo é de 254 km/h e o seu consumo de combustível pela norma NEDC situa-se em torno de 11,5 e 11,1 km/l (43,5 e 42,1 km/g ou 9,0 e 8,7 litros/100 km), que corresponde a um nível de emissões de CO2 que fica entre 212 e 204 g/km.
Sendo ele a versão topo de linha do modelo Macan, o Macan Turbo está destinado a ser o veículo mais potente no segmento de SUVs compactos. O motor de 3,6 litros V6 biturbo que está sendo usado pela Porsche pela primeira vez, oferece uma potência sem precedentes de 400 cv (294 kW) e leva o veículo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando conta com o pacote Sport Chrono, é até mesmo possível chegar a tal velocidade em 4,6 segundos. Embora a velocidade máxima seja 266 km/h, o Macan Turbo ainda alcança um consumo de combustível pela norma NEDC entre 11,2 e 10,9 km/l (42,5 e 41,1 km/g ou 9,2 e 8,9 litros/100 km), que equivale a um valor de CO2 entre 216 e 208 g/km.
A análise da ficha técnica torna claro que o Macan foi concebido com a agilidade em mente. Outros indicadores inconfundíveis do veículo incluem suas proporções, o design e os pneus mistos em rodas grandes. Os motores, os sistemas de acionamento e a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas transformam esta apresentação dinâmica e eficiente tanto nas estradas como fora delas, torando-a em uma autêntica experiência de condução da Porsche. Tanto o motorista como o passageiro sentam-se numa posição baixa, típica dos carros esportivos.
Comemoração do 40º aniversário do 911 Turbo com a nova versão Turbo S Cabriolet
911 Turbo S Cabriolet: melhor desempenho, melhor eficiência, maior prazer de dirigir
A linha dinâmica das novas versões do 911 Turbo multiplicada pelo prazer de dirigir oferecido por um carro esportivo conversível: é esta a fórmula sucinta por trás dos novos modelos 911 Cabriolet de liderança. Ao acrescentar as duas novas versões 911 topo de linha à linha de produtos, a Porsche esta dobrando o número de versões de primeira categoria oferecidas para quatro versões.
Ao complementar a linha de produtos, o 911 Turbo Cabriolet e o 911 Turbo S Cabriolet proporcionam o mesma mistura de dinamismo, desempenho e eficiência oferecida pela versão Coupé. Os dois novos modelos contam com números impressionantes: o motor supercomprimido de 3,8 litros e seus cilindros oferece 520 cv (383 kW) de potência no 911 Turbo conversível e 560 cv (412 kW) de potência no modelo S. Os carros aceleram de zero a 100 km/h em 3,5 e 3,2, respectivamente, chegando a velocidades máximas de até 318 km/h, tudo isso enquanto oferece valores de consumo de combustível acima de 10 km/l (38 km/g): ambas as versões Cabriolet topo de linha foram bem sucedidas nas provas da norma NEDC (New European Driving Cycle), ostentando valores de 10,1 km/l (38,2 km/g ou 9,9 litros/100 km) (equivalente a 231 g/km CO2). Quando comparados aos modelos anteriores respectivos, os novos veículos oferecem até 30 cv a mais de potência e são 0,2 segundos mais rápidos em termos de aceleração padrão. Eles também contam com até 15% a mais de eficiência.
Desenvolvidas em conjunto, as versões Coupé e Cabriolet do 911 Turbo S distinguem-se apenas em poucos detalhes - além do teto, evidentemente. Dez componentes autônomos transformam a carroceria fechada de construção leve numa carroceria aberta de construção inteligente com mistura de alumínio e aço. O chassi foi especialmente adaptado ao 911 Turbo Cabriolet e o sistema aerodinâmico adaptativo reage às diferentes condições aerodinâmicas com a capota aberta ou fechada.
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