A Itaipu Binacional inicia em Foz do Iguaçu, no ParanĂ¡, a montagem dos 32 compactos 100% elĂ©tricos do modelo Renault Twizy, que fazem parte do acordo de cooperaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica assinado no ano passado entre Renault e Itaipu
Texto e fotos: Renault
De acordo com Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu, “o Twizy serĂ¡ integrado ao sistema de mobilidade inteligente de Itaipu. O objetivo Ă© desenvolver soluções inovadoras na Ă¡rea de logĂstica. A infraestrutura para o veĂculo elĂ©trico ainda Ă© um desafio para o Brasil e o mundo”.
O trabalho começou no final de outubro, em uma Ă¡rea especialmente preparada dentro do complexo hidrelĂ©trico. A intenĂ§Ă£o Ă© montar um carro por semana.
"Essa Ă© a primeira vez que um veĂculo Renault Ă© montado fora de uma fĂ¡brica da marca. Essa iniciativa demonstra, portanto, a importĂ¢ncia que essa parceria tem para a Renault. Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veĂculos zero emissĂ£o, e estabelecer esse tipo de parceria sĂ³ reforça que estamos no caminho certo", afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
A atividade mobiliza engenheiros e tĂ©cnicos da matriz da Renault, na França; da fĂ¡brica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da fĂ¡brica da Renault em SĂ£o JosĂ© dos Pinhais; do Parque TecnolĂ³gico Itaipu (PTI); e da prĂ³pria binacional.
O chefe da Assessoria de Mobilidade ElĂ©trica SustentĂ¡vel de Itaipu, Celso Novais, que Ă© coordenador brasileiro do Programa VE, explicou que a binacional pretende promover estudos de nacionalizaĂ§Ă£o dos componentes do veĂculo e, no futuro, preparar fornecedores de peças para o mercado regional.
“A nossa expectativa Ă© que encontremos pelo menos 60% dos fornecedores [de peças] deste veĂculo no PaĂs. Isso Ă© importante porque entra numa faixa boa de nacionalizaĂ§Ă£o, o que faz com que o preço do carro caia muito, alĂ©m de gerar emprego e renda no Brasil”, afirmou.
O modelo de dois lugares, hoje Ă venda para o consumidor final apenas na Europa, integra uma categoria automotiva especial, projetada para uso urbano e caracterĂsticas de um quadriciclo.
Todas as unidades montadas em Itaipu serĂ£o utilizadas exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelĂ©trico. TambĂ©m poderĂ£o ser utilizados pelos empregados pelo sistema de car sharing (compartilhamento).
Como Ă© o trabalho
Os 32 Twizys chegaram Ă Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglĂªs) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolve a integraĂ§Ă£o do sistema de traĂ§Ă£o, bateria e motor elĂ©trico, alĂ©m da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.“Na Espanha, a montagem do Twizy Ă© automatizada; aqui, o processo Ă© mais manual, justamente porque o interesse de Itaipu nĂ£o Ă© produzir e fazer volume, mas conhecer a tecnologia”, explicou Celso Novais. Toda a estrutura montada pela Itaipu para desenvolver esse projeto conjunto estĂ¡ em linha com o que Ă© preconizado pela Renault na Europa.
Para a equipe de Itaipu envolvida no projeto, o contato com os profissionais da Renault Ă© uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos em tecnologia e aprimorar os projetos desenvolvidos dentro do Programa VE. “Muitas coisas nĂ£o adianta ver sĂ³ no papel [em manuais]. Por isso, todos tĂªm sido fundamentais para dar dicas importantes sobre o carro e a montagem. É um trabalho que estĂ¡ sendo muito produtivo”, destacou o engenheiro Nabor Ferreira Cabral, da Itaipu.
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