Projeto entre as empresas prevê financiamento conjunto de atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos pelos próximos três anos

Texto e fotos: Mahle

Acordo que permitirá ao Centro de Tecnologia da MAHLE Metal Leve S. A. ampliar sua base de pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos acaba de ser assinado entre a empresa e a Finep - Inovação e Pesquisa, companhia pública vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. A parceria que tem validade de três anos prevê um investimento conjunto da ordem de 285 milhões de Reais. O Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve S. A., localizado em Jundiaí, interior de São Paulo, é um dos sete estrategicamente posicionados ao redor do mundo e o segundo mais importante do Grupo.


O principal foco da verba proveniente da Finep é o financiamento de toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. E é exatamente voltada para essa política de pesquisas e de aperfeiçoamento de produtos e sistemas que a MAHLE Metal Leve S. A. dirigirá seus esforços e verbas para o próximo triênio.
Após os contatos iniciais com o Finep foi elaborado o que se chama ‘financiamento da estratégia’, onde foram apresentadas para a empresa pública as definições dos projetos e a forma como seriam aplicados esses recursos no decorrer do acordo. Ou seja, foram mostrados os diferentes passos da sua implementação: geração das novas tecnologias, projetos junto aos clientes, e projeto de manufatura. O aporte previsto pelo Finep, de 65% do valor total do projeto, equivale aos investimentos necessários para a estratégia de inovação e aos primeiros projetos junto aos clientes.
De acordo com a estratégia aprovada pelo Finep, a engenharia do Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve S. A. estará empenhada no sentido de aprimorar soluções que venham a proporcionar o menor consumo de combustível e, por consequência, a redução das emissões de CO2 nos motores de combustão interna. Assim como encontrar meios de otimização para veículos com propulsão híbrida; identificar soluções para o desenvolvimento de motores mais eficientes por meio de maior densidade de potência; e, ainda, fomentar a infraestrutura de medição e predição de desempenho dos novos componentes e motores. O Centro de Tecnologia da MAHLE, em Jundiaí, trabalha com demandas de engenharia de âmbito mundial, portanto, eventualmente, os resultados provenientes desses investimentos futuramente poderão ser usados em projetos no exterior.