Pneus de carga da Continental vencem teste comparativo de eficiĂªncia de consumo de combustĂ­vel

• Continental HSR2 SA e HDR2 apresentam uma economia de 4,46% no consumo de combustĂ­vel
• Maior custo de uma frota, o consumo de combustĂ­vel estĂ¡ diretamente relacionado com a resistĂªncia ao rolamento dos pneus

Texto e fotos: Continental

Teste realizado no dia 20 de maio, na pista da Test Motors na cidade de TatuĂ­, em SĂ£o Paulo, comprovou que os pneus de carga da Continental, um dos maiores fabricantes de pneus do mundo, possibilitam uma economia de combustĂ­vel de 4,46%. O comparativo foi realizado com os seus principais concorrentes no mercado brasileiro*.


Foram testados os modelos Continental HSR2 SA e HDR2 na medida 295/80 R22.5. O veĂ­culo utilizado foi um caminhĂ£o Volvo FH 460, motor D13 e transmissĂ£o I-Shift de 12 velocidades. Com o piloto automĂ¡tico ativado e carregando 45 toneladas de areia, o caminhĂ£o rodou por cerca de 20 km na pista a uma velocidade constante de 60 km/hora. Para a mensuraĂ§Ă£o do resultado foi empregado um beaker, um dispositivo com proveta de vidro que permite visualizar em tempo real o consumo de combustĂ­vel, que constatou a eficiĂªncia superior dos pneus Continental.


O formato deste teste de eficiĂªncia de consumo de combustĂ­vel, realizado ao vivo pela empresa, estĂ¡ baseado nos anos de experiĂªncia e nos milhares de quilĂ´metros rodados ao redor do mundo pelos pneus da marca. A Continental tem um papel marcante no desenvolvimento de tecnologias automotivas determinantes para maior eficiĂªncia no consumo de combustĂ­vel ao longo dos tempos. Em 1991, a Continental foi pioneira no lançamento de pneus de passeio “environment friendly” e, seis anos depois, tambĂ©m deu a partida para o desenvolvimento dos sistemas que precederam as tecnologias de veĂ­culos hĂ­bridos.


O consumo de combustĂ­vel, que representa atualmente o maior custo de uma frota, estĂ¡ diretamente relacionado com a resistĂªncia ao rolamento dos pneus quando em contato com o solo. Um pneu com menor resistĂªncia ao rolamento consome menos combustĂ­vel, pois desperdiça menos energia em atrito e calor. Segundo levantamento da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Transportadores de Carga e LogĂ­stica (NTC & LogĂ­stica), em 2013 o diesel aumentou 15%, passando de R$ 2,152 para R$ 2,475 por litro. Nos Ăºltimos dez anos, o aumento acumulado chega a mais de 40%.


“A economia registrada no teste Ă© mais do que expressiva. Basta considerar, por exemplo, um caminhĂ£o de carga que rode uma mĂ©dia anual de 120 mil quilĂ´metros e o valor de R$ 2,57 para o litro do diesel. Por caminhĂ£o, a economia proporcionada pelo emprego dos pneus Continental foi de R$ 6.322,86 em um ano. Se imaginarmos uma empresa com uma frota de 100 caminhões, esse valor chega a R$ 632.286,00, o equivalente Ă  compra de cerca de 450 pneus”, destaca Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veĂ­culos comerciais da Continental Pneus Mercosul.


O mercado de transporte de cargas Ă© extremamente competitivo e os frotistas estĂ£o em busca de soluções capazes de auxiliĂ¡-los na obtenĂ§Ă£o de melhores resultados operacionais. “A tecnologia presente nos pneus Continental contribui de forma decisiva para a reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂ­vel, item responsĂ¡vel pela principal despesa desse negĂ³cio. É importante lembrar que os pneus respondem pelo segundo maior investimento de uma frota. DaĂ­ a nossa filosofia de entregar produtos que contribuam efetivamente para a reduĂ§Ă£o dos custos de operaĂ§Ă£o”, conclui Glen Carson.
EficiĂªncia no consumo de combustĂ­vel e baixa resistĂªncia ao rolamento - A busca pela reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂ­vel e por menores emissões de diĂ³xido de carbono (CO2) na atmosfera tem sido um dos grandes desafios enfrentados nĂ£o apenas pelas montadoras de veĂ­culos, mas tambĂ©m pelos fabricantes de pneus.


A Continental vem, ao longo dos Ăºltimos anos, ampliando o seu portfolio de pneus de carga com o lançamento de modelos que se destacam por sua baixa resistĂªncia ao rolamento, o que contribui diretamente para economia de combustĂ­vel, como comprovam os modelos HSR2 SA e HDR2, ambos fabricados na planta da empresa em Camaçari, na Bahia.


Voltado para veĂ­culos pesados que trafegam em estradas sinuosas, com aclives e declives, em linhas regionais cobrindo mĂ©dias e longas distĂ¢ncias, o HSR2 SA entrega desempenho, resistĂªncia e estabilidade. FlexĂ­vel, pode ser usado tanto no eixo direcional como na funĂ§Ă£o de eixo livre, atendendo com igual eficiĂªncia Ă s diferentes demandas geradas por mudanças frequentes de rotas e de superfĂ­cies, bem como de pesos e de cargas.


A nova especificaĂ§Ă£o do talĂ£o, que possui maior densidade de fios metĂ¡licos, diminui a chance de danos na montagem e na desmontagem. O talĂ£o mais robusto aumenta a rigidez, reduzindo deformações, diminuindo a resistĂªncia ao rolamento e proporcionando economia de combustĂ­vel.
O HSR2 SA agrega a tecnologia VAI (Indicador Visual de Alinhamento), um sistema inteligente que monitora e alerta o condutor para eventuais problemas na geometria do veĂ­culo. Indicadores com sinais de “+” e de “-” estĂ£o assinalados nas ranhuras da banda de rodagem. Com o uso, elas vĂ£o “desaparecendo” e alertam para situações relacionadas ao desgaste do pneu, tais como sulco remanescente de 6,5 mm, representando que ele jĂ¡ atingiu metade de sua vida Ăºtil, e de 3,0 mm, marca que recomenda a recapagem.
Par do HSR2 SA, o HDR2 da Continental Ă© indicado para emprego no eixo responsĂ¡vel pela traĂ§Ă£o, atuando como “borrachudo”, e foi desenvolvido para atender plenamente Ă s demandas geradas por mudanças frequentes nas rotas, superfĂ­cies, pesos e cargas. O pneu oferece agilidade nas respostas e alto desempenho na traĂ§Ă£o graças aos seus numerosos e bem distribuĂ­dos blocos e ao seu ombro aberto, que minimizam possĂ­veis desgastes irregulares. Com excepcional capacidade de autolimpeza, o HDR2 tem sulcos 2,5 mm mais profundos em relaĂ§Ă£o Ă  geraĂ§Ă£o anterior, detalhe que em conjunto com o novo composto da banda de rodagem conferem maior rendimento quilomĂ©trico Ă  primeira vida.


Tanto o HSR2 SA como o HDR2 incorporam ainda outras tecnologias inovadoras como o Air Keep Inner Liner. Por possuir uma estrutura molecular mais densa, ele proporciona menor perda de ar e, consequentemente, mantĂ©m a pressĂ£o a um nĂ­vel Ă³timo por um tempo atĂ© 50% superior em relaĂ§Ă£o Ă s tecnologias convencionais. A reduĂ§Ă£o na deformaĂ§Ă£o da carcaça tambĂ©m contribui para diminuir a resistĂªncia do pneu ao rolamento, com reflexos na economia de combustĂ­vel e na menor emissĂ£o de CO2 na atmosfera, prolongando sua vida Ăºtil e seu Ă­ndice de reforma.
Outro destaque do HSR2 SA e do HDR2 Ă© o pacote de cintas denominado “Triangle Belt”. Essa estrutura atribui maior rigidez no sentido longitudinal e aumenta a flexibilidade na extremidade das cintas. Isso significa menos tensĂ£o em razĂ£o da diferença de rigidez entre o ombro e a extremidade das cintas do pneu, proporcionando um desgaste homogĂªneo e maior vida Ăºtil. O aumento de rigidez no sentido da direĂ§Ă£o tambĂ©m reduz a resistĂªncia ao rolamento.
Informações adicionais sobre o HSR2 SA e HDR2, bem como sobre a linha completa de pneus de carga da Continental, no endereço www.conti.com.br ou pelo telefone 0800-170061.
*  Michelin X Multiway XZE (Steer & Trailer) e Michelin XDE2+ (Drive)