Macan: versĂ¡til, compacto, esportivo. E Porsche
Chega ao Brasil o novo SUV da Porsche
Texto e fotos: Porsche
O Macan chega ao Brasil abrindo novas perspectivas para a Porsche. O mais recente modelo da marca alemĂ£ estabelece novos parĂ¢metros de esportividade, tecnologia, desempenho e prazer ao dirigir no segmento dos SUV Premium compactos, entregando ao seu comprador tudo o que se espera de um legĂtimo Porsche.
Ao longo de 2014, o modelo serĂ¡ vendido no Brasil em duas versões: Macan S, pelo preço inicial de R$ 399.000,00, e Macan Turbo, a partir de R$ 499.000,00. A prĂ©-venda foi aberta pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche, em maio. A entrega das primeiras unidades a seus compradores estĂ¡ prevista para julho.
Tanto nas estradas pavimentadas quanto em pisos irregulares, o Macan combina as caracterĂsticas que identificam a Porsche: aceleraĂ§Ă£o mĂ¡xima, alto poder de frenagem, ampla potĂªncia de motor, extremas agilidade e precisĂ£o de direĂ§Ă£o. Todas essas caracterĂsticas sĂ£o combinadas com altos nĂveis de conforto e praticidade no uso diĂ¡rio. O DNA esportivo do Macan, como em todos os veĂculos da Porsche, pode ser imediatamente reconhecido. O capĂ´ envolvente e a linha levemente inclinada do teto acentuam a elegĂ¢ncia esportiva, dinĂ¢mica e poderosa. Muitos elementos de design foram reproduzidos de outros carros da Porsche e aprimorados para o Macan.
“Made in Germany”, o novo Macan Ă© produzido em Leipzig. A Porsche investiu € 500 milhões na fĂ¡brica e iniciou no local uma linha de produĂ§Ă£o configurada para produzir cerca de 50.000 veĂculos por ano – todos fabricados de acordo com a mais elevada precisĂ£o e com o nĂvel de qualidade mais avançado, o que Ă© de se esperar da Porsche. Nessa planta, tambĂ©m sĂ£o produzidos o Cayenne, o Panamera e o superesportivo 918 Spyder.
Duas versões no Brasil: Macan S e Macan Turbo
O Macan S Ă© equipado com motor V6 biturbo de 3,0 litros, com 340 cv de potĂªncia, contando tambĂ©m com traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente e com embreagem multidiscos de mapa controlado. A traĂ§Ă£o nas quatro rodas Ă© uma caracterĂstica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissĂ£o de dupla embreagem com sete marchas transfere a potĂªncia conforme necessĂ¡rio e quase sem interrupções, permitindo que o Macan S acelere de 0 a 100 km em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono). A velocidade mĂ¡xima Ă© 254 km/h e os valores de consumo de combustĂvel (de acordo com o NCDE, Novo Ciclo de DireĂ§Ă£o Europeu), ficam entre 11,1 e 11,5 km/l. O nĂvel de emissões de CO2 fica entre 212 e 204 g/km.
JĂ¡ a versĂ£o topo de linha Macan Turbo Ă© equipada com motor V6 biturbo, configuraĂ§Ă£o que estĂ¡ sendo usada pela primeira vez em um modelo Porsche. Com 3,6 litros, ele gera 400 cv de potĂªncia e catapulta o veĂculo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando equipado com o pacote Sport Chrono, Ă© possĂvel alcançar essa velocidade em 4,6 segundos. A velocidade mĂ¡xima Ă© de 266 km/h e os valores de consumo de combustĂvel do Macan Turbo (NCDE) ficam entre 10,8 e 11,2 km/l, com emissões de CO2 entre 216 e 208 g/km.
Macan significa tigre no idioma indonĂ©sio, e o veĂculo realmente age de acordo com seu nome. Potente e pronto para atacar a todo o momento, mas Ă¡gil e tenaz em terrenos off-road. O mais recente estĂ¡gio de evoluĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o nas quatro rodas, o PTM (Porsche Traction Management , ou gerenciamento de traĂ§Ă£o Porsche), gerou um dos sistemas de direĂ§Ă£o mais avançados do mundo.
Outras caracterĂsticas inconfundĂveis do Macan incluem suas proporções, o design e os pneus de uso misto nas rodas grandes. Os motores, sistemas de acionamento e o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas fazem com que suas caracterĂsticas se traduzam de modo dinĂ¢mico e eficiente tanto nas estradas como em terrenos off-road, fazendo com que ele seja uma verdadeira experiĂªncia de direĂ§Ă£o Porsche. Os bancos do motorista e do passageiro estĂ£o colocados em uma posiĂ§Ă£o baixa, tĂpica dos carros esportivos.
A lista de equipamentos de fĂ¡brica no Macan Ă© abrangente e inclui traĂ§Ă£o nas quatro rodas, PDK, volante esportivo multifuncional com alavancas de troca de marcha, rodas de grande diĂ¢metro, sistema de Ă¡udio de alto desempenho e tampa do porta-malas acionada eletricamente. Entre os equipamentos opcionais estĂ¡ o sistema de suspensĂ£o a ar, que o Macan ostenta exclusivamente em seu segmento. Outro sistema Ă© o PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus, vetoramento do torque), especialmente adaptado para o Macan. O PTV distribui diversos nĂveis de torque Ă s rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente. Todas as unidades vendidas no Brasil terĂ£o de sĂ©rie o farol alto dinĂ¢mico, que faz parte do sistema de iluminaĂ§Ă£o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que ajusta de maneira contĂnua o nĂvel dos farĂ³is de acordo com o trĂ¡fego Ă frente e em direĂ§Ă£o contrĂ¡ria.
Design: legado de carros esportivos da Porsche
A herança dos carros esportivos no Macan fica evidente em muitos detalhes de seu estilo. Os projetistas utilizaram todos os recursos disponĂveis para fazer com que as dimensões e as linhas do modelo confirmem esta definiĂ§Ă£o. O resultado pode ser resumido em duas palavras tradicionais para um carro esportivo: amplo e baixo. O design incorpora esportividade, dinamismo e precisĂ£o Ă elegĂ¢ncia e construĂ§Ă£o de baixo peso. Linhas arredondadas sĂ£o combinadas com bordas de precisĂ£o estrategicamente posicionadas. Com suas proporções harmoniosas, a aparĂªncia do Macan Ă© compacta, potente e rente ao chĂ£o.
Mesmo quando estĂ¡ parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos Porsche destacam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho. Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha descendente do teto na traseira do carro, conhecida como a linha de extensĂ£o da Porsche, sĂ£o uma indicaĂ§Ă£o clara do 911. As asas traseiras tambĂ©m tĂªm o perfil suave do 911.
O 918 Spyder Ă© considerado o veĂculo que evoluiu ainda mais o DNA do design Porsche. O Macan adota esta mesma caracterĂstica, e o formato bĂ¡sico de seus farĂ³is principais se baseia no do 918 Spyder, enquanto as lĂ¢minas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras relembram as junções rebaixadas das portas do supercarro esportivo hĂbrido. Por dentro, o Macan vem equipado de fĂ¡brica com um volante esportivo multifuncional, cujo desenho Ă© completamente novo e se baseia no 918 Spyder.
O visual lateral, com sua linha de teto esportiva rebaixada, cria um perfil agudo e enfatiza a natureza dinĂ¢mica do veĂculo, enquanto as linhas de design que vĂ£o em direĂ§Ă£o Ă parte traseira do veĂculo acentuam as asas amplas e esculpidas. Com os chamados Window Graphics - as bordas de todas as superfĂcies de vidro laterais - e o formato do pilar D, estas linhas de design sĂ£o uma indicaĂ§Ă£o do design do 911.
Outro destaque no design da lateral do carro, e outro meio de personalizar o veĂculo, sĂ£o as lĂ¢minas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, elementos de inserĂ§Ă£o formados dinamicamente, colocadas Ă disposiĂ§Ă£o em diferentes materiais. O desenho destas lĂ¢minas laterais lembra as junções rebaixadas das portas do 918 Spyder, bem como o protetor de entrada da porta dianteira. Combinado com as maçanetas sofisticadas, isto faz com que as portas pareçam ser mais estreitas e significativamente mais esportivas e dinĂ¢micas.
No Macan S, as lĂ¢minas laterais sĂ£o pintadas pela fĂ¡brica na cor preta, ou Lava Black. No Macan Turbo, as lĂ¢minas laterais vĂªm pintadas na mesma cor externa do carro (detalhe opcional para o Macan S), o que acrescenta elegĂ¢ncia clĂ¡ssica ao seu visual. LĂ¢minas laterais em carbono verdadeiro, disponĂveis como opcional para todas as versões, dĂ£o mais Ăªnfase ao carĂ¡ter esportivo do Macan.
Outro detalhe atraente no design do Macan Ă© a soleira lateral contĂnua. Junto ao spoiler de teto longo na cor preta, este elemento enfatiza o design fluido do veĂculo. Os pneus mistos tĂªm 265 mm de largura no eixo dianteiro e 295 mm de largura no eixo traseiro. Com as rodas de atĂ© 21 polegadas, os pneus tambĂ©m realçam as intenções esportivas do Macan.
Com suas linhas sutis e curvas harmoniosas, a traseira do carro Ă© uma uniĂ£o entre a esportividade e a elegĂ¢ncia. Foi propositadamente projetada para ser uma Ă¡rea ampla e sem muitas interferĂªncias, para dar ao veĂculo um visual maior. Para manter este visual ininterrupto, a alavanca de abertura do porta-malas foi escondida embaixo do limpador do para-brisa, e a placa estĂ¡ na parte inferior traseira.
As lanternas traseiras do Macan sĂ£o outra caracterĂstica atraente, ostentando um design tridimensional extremamente compacto e tecnologia LED, outra referĂªncia ao 918 Spyder. O difusor traseiro, em todas as versões, Ă© acompanhado em ambos os lados por escapamentos duplos - redondos no Macan S e quadrados no Turbo. Todas as versões tĂªm escapamento esportivo feito de aço inoxidĂ¡vel cromado como opcional.
Interior esportivo e de alta qualidade
O enfoque no aspecto Ă¡gil e amplo continua no interior do Porsche Macan. Linhas sofisticadas, transições precisas e trabalho manual de alta qualidade criam uma fusĂ£o harmoniosa entre esportividade, qualidade e elegĂ¢ncia.
Desde os bancos dianteiros rebaixados, o console central em declive e o conceito de mostrador e operaĂ§Ă£o atĂ© a ampla gama de opções de personalizaĂ§Ă£o, o interior oferece tanto um senso de familiaridade como novas caracterĂsticas atraentes, como por exemplo o novo volante esportivo multifuncional.
A cabine conta com todas as caracterĂsticas tradicionais de um carro esportivo. O olhar Ă© imediatamente atraĂdo para o volante esportivo multifuncional que vem de fĂ¡brica, cujo desenho Ă© completamente novo e baseado no 918 Spyder. Outros botões multifuncionais de fĂ¡brica sĂ£o para o telefone, rĂ¡dio e computador de bordo. Ao lado das alavancas de troca de marcha ergonomicamente posicionadas, estes botões garantem que as mĂ£os do motorista estejam sempre liberadas para permanecer no volante, fazendo com que sua concentraĂ§Ă£o permaneça na estrada.
TrĂªs mostradores redondos, com um conta-giros situado na posiĂ§Ă£o central, formam o painel de instrumentos. O tubo no lado direito abriga uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o. Como seria de se esperar, a chave de igniĂ§Ă£o estĂ¡ situada no lado esquerdo do volante, o que Ă© tradicional nos carros da Porsche. O console central em declive com o seletor de marchas em posiĂ§Ă£o elevada, comumente encontrado nos carros de corrida, integra ainda mais o motorista aos comandos da cabine. Os botões das funções mais importantes estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central, permitindo uma operaĂ§Ă£o simples e intuitiva das funções individuais.
Porsche Doppelkupplung (PDK) de fĂ¡brica
Pela primeira vez em um novo modelo da Porsche, todas as versões do Macan saem de fĂ¡brica com o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas de alto desempenho. As vantagens desta configuraĂ§Ă£o de transmissĂ£o incluem um excelente desempenho, trocas de marchas extremamente rĂ¡pidas sem qualquer interrupĂ§Ă£o na traĂ§Ă£o, tempos de reaĂ§Ă£o curtos, baixo consumo de combustĂvel e um conforto excepcional durante a troca das marchas. Da mesma forma que em praticamente todos os veĂculos da Porsche que incluem o PDK, existem duas formas de trocar as marchas: por meio da tradicional alavanca no console (que, quando posicionada para o lado esquerdo, pode ser acionada manualmente) ou com as borboletas de troca de marcha no volante, tambĂ©m equipamento de sĂ©rie.
TraĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas e Porsche Traction Management (PTM)
A traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas faz parte do sistema de gerenciamento de traĂ§Ă£o Porsche (Porsche Traction Management, PTM) e vem de fĂ¡brica em todas as versões do Macan. Junto aos outros elementos do sistema, como a embreagem multidiscos de mapa controlado, o diferencial de freio automĂ¡tico (Automatic Brake Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation, ASR), a traĂ§Ă£o nas quatro rodas cuida da transmissĂ£o de potĂªncia para as rodas e, tambĂ©m, da segurança.
O sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas possui tempo de resposta dos mais rĂ¡pidos no mercado e realça as caracterĂsticas esportivas do Macan. O eixo dianteiro recebe seu torque do eixo traseiro. E o torque depende da razĂ£o de travamento da embreagem multidiscos controlada eletronicamente.
Modo off-road com o apertar de um botĂ£o
O modo off-road vem de fĂ¡brica no Macan. Sua funĂ§Ă£o Ă© acionada ao apertar um botĂ£o no console central, nas velocidades de zero a 80 km/h. Esta funĂ§Ă£o troca todos os sistemas relevantes para um programa off-road orientado pela traĂ§Ă£o. Por exemplo, as rotações de troca e as marchas sĂ£o direcionadas para oferecer um nĂvel mais acentuado de traĂ§Ă£o e a embreagem Ă© prĂ©-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer mais rapidamente o torque de direĂ§Ă£o adequado ao eixo dianteiro. A divisĂ£o padrĂ£o do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a resposta do pedal do acelerador, tambĂ©m sĂ£o adaptadas Ă s condições off-road. AlĂ©m disso, a distĂ¢ncia em relaĂ§Ă£o ao solo pode ser facilmente aumentada em 40 milĂmetros acima do seu nĂvel normal, graças ao chassi com suspensĂ£o a ar opcional, tornando possĂvel uma distĂ¢ncia mĂ¡xima atĂ© o solo de 230 milĂmetros.
OpĂ§Ă£o: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus)
O sistema de vetoramento (direcionamento) do torque, denominado Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), foi especialmente adaptado para o Macan com o objetivo de melhorar a dinĂ¢mica e a estabilidade de direĂ§Ă£o. O PTV Plus usa uma divisĂ£o variĂ¡vel do torque padrĂ£o nas rodas traseiras, combinada com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro controlado eletronicamente. Em resposta ao Ă¢ngulo e Ă velocidade de esterçamento, Ă posiĂ§Ă£o do pedal do acelerador, Ă proporĂ§Ă£o de guinada e Ă velocidade do veĂculo, o PTV Plus melhora o comportamento do esterçamento e a precisĂ£o do esterçamento atravĂ©s de intervenções direcionadas no freio na parte interna das rodas traseiras para melhorar a agilidade. Isso faz com que a parte externa das rodas traseiras receba uma maior força de propulsĂ£o, permitindo assim um maior impulso de manobra no volante. O resultado Ă© um esterçamento direto e dinĂ¢mico nas curvas. O PTV Plus tambĂ©m exerce um impacto positivo quando o Macan enfrenta terrenos off-road: o giro da roda traseira em terreno macio Ă© reduzido atravĂ©s de intervenções direcionadas de travamento e frenagem.
BotĂ£o Sport de sĂ©rie
Todas as versões do Macan saem de fĂ¡brica com o botĂ£o Sport. Ele fica no console central, Ă esquerda do seletor de marchas. Quando o botĂ£o Sport Ă© pressionado, o sistema de gestĂ£o eletrĂ´nica do motor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rĂ¡pida: um toque no pedal do acelerador resulta em uma resposta notavelmente mais direta pelo motor, o limitador de rotações Ă© configurado para ter um nĂvel mais especĂfico e a dinĂ¢mica do motor assume uma configuaĂ§Ă£o esportiva.
O PDK permite que os pontos de troca de marcha ocorram em uma faixa de velocidade mais elevada, acrescentando um toque ainda mais esportivo. Os tempos de resposta sĂ£o mais curtos e as trocas de marcha mais definidas e instantĂ¢neas, particularmente durante as reduções das marchas com a embreagem dupla. O som do motor tambĂ©m foi adaptado para ficar ainda mais robusto. E, quando no modo Sport, o PASM (Porsche Active Suspension Management), equipamento de sĂ©rie no Macan Turbo, estĂ¡ configurado para proporcionar uma sensaĂ§Ă£o mais esportiva Ă suspensĂ£o e ao esterçamento direto, oferecendo ainda mais agilidade.
Pacote Sport Chrono
O pacote Sport Chrono (no Brasil, de sĂ©rie no Macan Turbo e opcional no Macan S) oferece um melhor desempenho com o apertar de um botĂ£o. O Sport Chrono permite que o chassi, o motor e a transmissĂ£o sejam sintonizados a um nĂvel ainda mais esportivo, com um som ainda mais emocionante. O Sport Chrono Ă© caracterizado por um cronĂ´metro analĂ³gico e digital no painel de instrumentos e pelo botĂ£o Sport Plus localizado no console central. Outro elemento do Sport Chrono Ă© o mostrador do desempenho no sistema opcional de gestĂ£o de comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication Management, PCM), que oferece informações sobre o tempo total de direĂ§Ă£o, a distĂ¢ncia percorrida na volta atual ou o tempo que leva para completar cada volta, por exemplo.
A funĂ§Ă£o “Launch Control” tambĂ©m estĂ¡ incluĂda: ela permite obter um nĂvel de aceleraĂ§Ă£o similar ao necessĂ¡rio para dar a largada em uma corrida. Esta vantagem melhorou em 0,2 segundos o tempo de aceleraĂ§Ă£o padrĂ£o necessĂ¡rio para ir de zero a 100 km/h em todas os modelos. O “Launch Control” permite obter melhores tempos de volta e uma melhor distribuiĂ§Ă£o entre conforto e esportividade, garantindo ainda mais prazer ao dirigir.
SuspensĂ£o a ar com PASM
Todos os Porsche Macan vendidos no Brasil possuem uma configuraĂ§Ă£o de suspensĂ£o exclusiva neste segmento de veĂculos: suspensĂ£o a ar opcional com sistema de nivelamento, ajuste de altura e o PASM. Esta variante tambĂ©m atende aos nĂveis mais exigentes de conforto, esportividade e desempenho, e coloca o veĂculo na pole position quando comparado a todos os outros desenhos de chassi. O PASM regula de maneira ativa e contĂnua a força de amortecimento nos eixos dianteiro e traseiro e foi projetado para intervir e reduzir o movimento da carroceria.
Quando comparado Ă configuraĂ§Ă£o com molas de aço, o Macan com suspensĂ£o a ar fica 15 milĂmetros abaixo do nĂvel Normal e, devido ao centro de gravidade mais baixo, oferece tanto uma melhor dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o como mais conforto. A suspensĂ£o a ar mantĂ©m automaticamente uma posiĂ§Ă£o consistente do veĂculo, independente da distribuiĂ§Ă£o da carga. A altura atĂ© o solo pode ser ajustada em trĂªs nĂveis diferentes, conforme necessĂ¡rio: “High Level”, “Normal Level” e “Low Level”. No nĂvel “High Level I”, o veĂculo fica 40 milĂmetros acima do “Normal Level”, com uma distĂ¢ncia mĂ¡xima atĂ© o solo de 230 milĂmetros. Esta opĂ§Ă£o Ă© acionada pelo botĂ£o off-road e pode ser usada em velocidades entre zero e 80 km/h.
Freios potentes, Ă altura do desempenho do carro
Os freios do Porsche Macan fazem jus ao nĂvel de desempenho excepcional do veĂculo. Atendendo aos padrões normalmente elevados estabelecidos pela marca, o Macan se destaca com o sistema de frenagem mais potente de seu segmento de mercado. O Macan utiliza freios dianteiros com pinças monobloco de alumĂnio fixas, cada uma com seis pistões. As pinças de freio do Macan S pressionam discos de freio com 350 milĂmetros de diĂ¢metro, enquanto os do Turbo tĂªm 360 milĂmetros de diĂ¢metro. Em todas as versões, a aĂ§Ă£o de frenagem na parte traseira Ă© proporcionada por pinças de freio flutuantes, com freio de mĂ£o elĂ©trico integrado. Os discos de freio traseiros do Macan S tĂªm 330 milĂmetros de diĂ¢metro e os discos de freio traseiros do Turbo, 365 milĂmetros de diĂ¢metro. O freio de mĂ£o elĂ©trico oferece mais conforto e segurança ao estacionar o veĂculo, sendo liberado automaticamente quando o veĂculo sai do lugar.
Pneus mistos: benefĂcios funcionais e visuais
A utilizaĂ§Ă£o dos pneus no Macan Ă© tradicional de carros esportivos: o veĂculo Ă© projetado para usar pneus mistos com dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Os pneus mistos enfatizam o visual do Porsche Macan e oferecem algumas vantagens funcionais. Combinados com o sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas projetado para veĂculos com traseira pesada, os pneus largos no eixo traseiro aumentam a traĂ§Ă£o e melhoram a estabilidade de direĂ§Ă£o. Os pneus dianteiros mais estreitos permitem que sejam realizadas manobras de esterçamento esportivas, porĂ©m precisas, o que tambĂ©m contribui com a agilidade do veĂculo. Os pneus mistos desempenham uma funĂ§Ă£o essencial na excelente dirigibilidade do Macan. Os Macan S vendidos no Brasil sĂ£o equipados com pneus 235/60 R 20 (dianteira) e 255/55 R 20 (traseira), enquanto o Macan Turbo conta com pneus 235/55 R 21 (dianteira) e 255/50 R 21 (traseira).
As rodas disponĂveis para o Porsche Macan representam perfeitamente esta caracterĂstica. Existe uma ampla gama de rodas com designs atraentes Ă escolha e atĂ© 21 polegadas, que estĂ£o disponĂveis para todas as versões.
Sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica
O sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica – pela primeira vez utilizado em um SUV da Porsche – permite que o Macan seja dirigido de modo preciso e direto, com a agilidade de resposta tradicional da marca Porsche, em todas as situações, e oferece diversos benefĂcios relacionados ao consumo de combustĂvel. Em comparaĂ§Ă£o com os sistemas de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica convencionais, o sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica economiza atĂ© 0,1 litro de combustĂvel a cada 100 quilĂ´metros, jĂ¡ que o sistema exige energia somente ao esterçar. Um efeito importante Ă© o fato de que o Macan pode ser equipado com aviso de desvio da faixa, que trabalha em conjunto com o sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica e controla as intervenções de esterçamento ativas quando elas sĂ£o necessĂ¡rias.
Carroceria esportiva dentro do segmento de SUV compacto
Uma consideraĂ§Ă£o essencial no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a meta de criar um veĂculo que mostrasse imediatamente ser um Porsche quando comparado a outros SUV compactos. Ou, em outras palavras, criar um carro esportivo para este segmento de mercado. Esta meta certamente foi alcançada, como demonstrado por diversas caracterĂsticas do veĂculo. Por exemplo, o capĂ´ cobre os arcos das rodas e embute os farĂ³is principais, fazendo com que a dianteira do carro tenha um visual amplo e robusto. As linhas de design nĂtidas e avançadas no capĂ´ enfatizam ainda mais a largura do veĂculo. A carroceria Ă© totalmente fabricada em alumĂnio, o que reduz o peso e, portanto, contribui para uma maior eficiĂªncia e dinamismo.
Interior e equipamentos: excepcionais, de alta qualidade
O habitĂ¡culo do Porsche Macan inclui a tendĂªncia atual do design dos carros esportivos da Porsche. Entre os equipamentos oferecidos estĂ¡ o sistema de som surround Burmester de alto desempenho, disponĂvel pela primeira vez em um veĂculo desta categoria. Outras opções de equipamento incluem o sistema que avisa quando o carro estĂ¡ prestes a sair da faixa e o sistema que ajuda o motorista na troca de faixas. Funções como o piloto automĂ¡tico adaptĂ¡vel (Adaptive Cruise Control, ACC) com o sistema Porsche Active Safe (PAS) oferecem ainda mais conforto e segurança.
A ergonomia respalda a direĂ§Ă£o esportiva. O console central em declive e a posiĂ§Ă£o do banco do motorista garantem uma distĂ¢ncia muito curta entre o volante e o seletor de marchas, fazendo com que o motorista fique ainda mais integrado ao interior, graças ao fato de que o seletor de marchas estĂ¡ montado em uma posiĂ§Ă£o elevada, tradicionalmente encontrada nos carros de corrida. Os controles de todas as funções e ajustes principais estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central, sendo que os botões podem ser facilmente alcançados para garantir uma operaĂ§Ă£o rĂ¡pida e intuitiva. Assim como em todos os modelos da Porsche, a chave da igniĂ§Ă£o estĂ¡ posicionada Ă esquerda do volante.
O painel de instrumentos tambĂ©m Ă© tĂpico da Porsche, oferecendo trĂªs mostradores circulares tradicionais com um conta-giros localizado na posiĂ§Ă£o central. Um indicador da marcha dentro do conta-giros diz ao motorista qual marcha foi engatada pelo Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK). Uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o estĂ¡ no mostrador direito. AlĂ©m de mostrar as funções mais importantes do computador de bordo, ela tambĂ©m apresenta os mapas do sistema opcional de gestĂ£o da comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication Management, PCM) com mĂ³dulo de navegaĂ§Ă£o.
VisĂ£o e sinalizaĂ§Ă£o perfeitas: sistemas de iluminaĂ§Ă£o no Macan
Os sistemas de iluminaĂ§Ă£o e o design do Porsche Macan proporcionam uma funcionalidade excepcional. As caracterĂsticas distintivas na dianteira do Macan incluem os mĂ³dulos dos farĂ³is principais, as luzes diurnas e a disposiĂ§Ă£o das luzes de neblina. As lanternas traseiras, com design elegante, reforçam o carĂ¡ter esportivo do Macan, tornando-o inconfundĂvel atĂ© mesmo no escuro.
FarĂ³is principais de halogĂªnio com feixe de projeĂ§Ă£o vĂªm de fĂ¡brica no Porsche Macan. FarĂ³is principais bi-xenĂ´n tambĂ©m estĂ£o disponĂveis como item opcional (sĂ£o de sĂ©rie no Macan Turbo). Contando tambĂ©m com tecnologia de projeĂ§Ă£o, o sistema inclui farĂ³is de curva estĂ¡ticos e dinĂ¢micos (sistema de iluminaĂ§Ă£o dinĂ¢mica Porsche [Porsche Dynamic Light System, PDLS]).
O Macan S conta com luzes diurnas e o Macan Turbo Ă© equipado com tecnologia de luzes LED de quatro pontos. FarĂ³is de neblina tambĂ©m vĂªm de fĂ¡brica em todas as versões do Macan para garantir a segurança nas estradas, mesmo em condições climĂ¡ticas ruins. O Macan S tem luzes halĂ³genas de neblina arredondadas, integradas na parte dianteira; jĂ¡ esses farĂ³is no Macan Turbo usam tecnologia LED.
As lanternas traseiras incluem integralmente tecnologia LED e tĂªm um design similar Ă s do Porsche 918 Spyder. Elas dĂ£o um aspecto altamente sofisticado e amplo, reforçando ainda mais as caracterĂsticas esportivas do Macan. O design tridimensional Ă© particularmente atraente e faz com que o Macan seja inconfundĂvel, tanto de dia como de noite: as luzes de freio circulares enfatizam os detalhes elegantes da lanterna traseira horizontal, o que simultaneamente realça a direĂ§Ă£o do efeito de iluminaĂ§Ă£o tridimensional, tĂ£o impressionante de dia como de noite, e garante que o veĂculo seja facilmente reconhecido.
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