Lucro líquido da Tupy
cresce 51% no primeiro trimestre
EBITDA ajustado foi de R$
133,4 milhões, 38,5% superior a igual período de 2013
Receitas cresceram 14,7%,
em função do aumento das vendas ao mercado externo
Texto e gráficos: Tupy
A Tupy, maior fundição da América Latina e líder no mercado automotivo na
produção de blocos e cabeçotes em ferro no hemisfério Ocidental, fechou o
primeiro trimestre de 2014 (1T14) com lucro líquido de R$ 30,1 milhões. Este
montante corresponde a um crescimento de 51,7% sobre o verificado no 1T13. No
mesmo período, o EBITDA Ajustado somou R$ 133,4 milhões, 38,5% mais que no
primeiro trimestre de 2013. As receitas do 1T14 foram de R$ 805,0 milhões, 14,7%
maior que o 1T13.
Consolidado (R$
milhões)
| 1T13 | 1T14 |
Variação | |
| Receitas (total) | 701,8 | 805,0 | 14,7% |
| Mercado interno | 235,5 | 234,3 | -0,5% |
| Mercado externo | 466,2 | 570,8 | 22,4% |
|
EBITDA Ajustado |
96,4 |
133,4 |
38,5% |
| Margem EBITDA ajustado | 13,7% | 16,6% | |
|
Lucro Líquido |
19,8 |
30,1 |
51,7% |
|
Investimentos (Ativo Imobilizado e Ativo Intangível) |
29,3 |
55,7 |
90,1% |
Grande parte da contribuição
para o crescimento positivo dos números da Tupy veio do mercado externo, onde a
empresa registrou ampliação de receita de 22,4% no 1T14 em comparação ao 1T13,
passando de R$ 466 milhões para R$ 571 milhões. No mesmo período, a receita
proveniente do mercado interno apresentou retração de 0,5%. A América do Norte
foi responsável por 50,9% da receita da empresa, as Américas do Sul e Central,
30,3%, enquanto que a Europa respondeu por 14,2%. Os 4,6% restantes foram
provenientes da Ásia, África e Oceania.
“Os números demonstram a
robustez da Tupy como empresa global e consolidam nossa vocação exportadora.
Apesar do cenário desafiador, este forte resultado reflete a adequada execução
do nosso plano estratégico com foco na diversificação entre diferentes segmentos
e regiões, e produtos de maior valor agregado”, afirma o vice-presidente de
Finanças e Administração, Leonardo Gadelha.
A participação do mercado
externo na receita total da Tupy cresceu de 66,4%, no primeiro trimestre de
2013, para 70,9% no primeiro trimestre deste ano. Este desempenho foi
alavancado, principalmente pelas vendas para aplicação em veículos comerciais e
máquinas de construção, industriais e agrícolas.
O crescimento do EBITDA Ajustado
foi acompanhado de melhora na margem EBITDA. A margem do EBITDA Ajustado cresceu
2,9p.p. no primeiro trimestre de 2014, atingindo 16,6% ante 13,7% em comparação
a igual período de 2013. É a melhor margem do indicador para os três primeiros
meses desde 2010. O endividamento líquido da empresa caiu de R$ 664,5 milhões
para R$ 617,3 milhões entre o final do exercício de 2013 e o 1T14. Com isso, a
relação entre a dívida líquida e o EBITDA Ajustado anualizado caiu de 1,36x para
1,17x.
O total de investimentos no
ativo imobilizado e intangível nos primeiros três meses deste ano foi de R$ 55,7
milhões, 90,1% a mais do que no 1T13. Os principais investimentos no trimestre
foram em otimização operacional, adaptação de uma das linhas de produção de
ferro vermicular (CGI) no Brasil e continuidade do projeto de implantação do ERP
(sistema integrado de gestão empresarial).

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