Audi R8 LMX - primeiro carro de linha no mundo com farĂ³is altos a laser

  • Motor com 570 hp (419 kW), 0 a 100 km/h em 3,4 segundos;
  • Farol alto a laser amplia alcance e segurança;
  • Supercarro em ediĂ§Ă£o limitada jĂ¡ pode ser encomendado;

Texto e fotos: Audi

570 hp (419 kW) de potĂªncia, aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos:   o Audi R8 LMX (12,9 litros de combustĂ­vel por 100 quilĂ´metros [7,8 km/l]) proporciona uma performance alucinante, aliada a uma tecnologia inovadora.  Produzido em ediĂ§Ă£o limitada, o carro Ă© o primeiro automĂ³vel de produĂ§Ă£o em sĂ©rie no mundo equipado com farĂ³is altos a laser.  O R8 LMX jĂ¡ pode ser encomendado e chegarĂ¡ Ă s ruas durante o verĂ£o europeu (entre o final de junho e setembro).


A Audi Ă© lĂ­der no desenvolvimento de tecnologia de iluminaĂ§Ă£o automotiva.  Em 2008, o Audi R8 tornou-se o primeiro carro de sĂ©rie no mundo a usar farĂ³is totalmente em LEDs. Em 2012, ganhou tambĂ©m sinalizaĂ§Ă£o de curvas dinĂ¢mica.  A Audi lançou um novo capĂ­tulo em iluminaĂ§Ă£o automotiva com os farĂ³is Matrix LED, que estrearam na versĂ£o atualizada do A8 em 2013. A marca dos quatro anĂ©is agora dĂ¡ partida ao prĂ³ximo estĂ¡gio dessa tecnologia no R8 LMX: o uso do laser nos farĂ³is altos. Isto amplia o alcance luminoso significativamente, o que Ă© ideal para um supercarro como o R8 LMX.
Os engenheiros da Audi trabalham em estreita colaboraĂ§Ă£o com seus colegas especialistas em corridas no desenvolvimento de tecnologias de iluminaĂ§Ă£o. A combinaĂ§Ă£o de LEDs e fachos altos a laser, por exemplo, serĂ¡ usada pela primeira vez no Audi R18 e-tron quattro na 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho prĂ³ximos.  A marca premium mantĂ©m assim sua tradiĂ§Ă£o de usar o automobilismo esportivo para testar novas tecnologias destinadas Ă  produĂ§Ă£o.


"A Audi vem dominando hĂ¡ tempos a mais importante corrida de 24 horas do mundo. Juntamente com a notĂ¡vel tecnologia de propulsĂ£o TDI, um desempenho luminoso maximizado proporciona uma grande vantagem aos nossos pilotos e, especialmente nas corridas noturnas, Ă© um fator-chave para nosso sucesso", declara o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg.  "A transferĂªncia da tecnologia dos farĂ³is de laser para o Audi R8 LMX reforça nossa posiĂ§Ă£o de liderança na tecnologia de iluminaĂ§Ă£o. O ganho em segurança que isto proporciona ao cliente representa concretamente a filosofia expressa no lema da marca, Vorsprung durch Technik", afirma o diretor de Desenvolvimento e membro do Conselho da AUDI AG.
Com os novos farĂ³is a laser, um mĂ³dulo emissor de laser instalado em cada farol gera um cone de luz com o dobro do alcance obtido nos farĂ³is totalmente a LEDs.  Cada mĂ³dulo compreende quatro diodos emissores de laser de alta potĂªncia. Com apenas 300 milĂ©simos de milĂ­metro de diĂ¢metro, eles geram um facho de laser azul com comprimento de onda de 450 nanĂ´metros. Um conversor de fĂ³sforo transforma este facho em luz adaptada para o uso em estrada, com temperatura de cor de 5.500º Kelvin, equivalente Ă  da luz solar - condiĂ§Ă£o ideal para o olho humano, que permite ao motorista reconhecer com maior facilidade os contrastes e ajuda a evitar o cansaço.  O ponto luminoso a laser, que Ă© ativado em velocidades a partir de 60 km/h, suplementa o facho de LEDs no R8 LMX e amplia muito a visibilidade e segurança.  Um sensor inteligente baseado numa cĂ¢mera detecta a aproximaĂ§Ă£o de outros usuĂ¡rios da via e ajusta automaticamente a distribuiĂ§Ă£o da luz para excluĂ­-los.


O Audi R8 Ă© o dinĂ¢mico modelo topo de linha da Audi.  Seu motor central de alta rotaĂ§Ă£o, a suspensĂ£o com braços duplos e a carroceria de alumĂ­nio com estrutura espacial ASF (Audi Space Frame) sĂ£o fortemente baseados na experiĂªncia das corridas. O Audi R8 LMX Ă© oferecido na versĂ£o cupĂª, numa sĂ©rie limitada a 99 exemplares. Com 419 kW (570 hp) e 540 Nm de torque, o motor V10 de 5,2 litros leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A velocidade mĂ¡xima Ă© 320 km/h e o consumo mĂ©dio de combustĂ­vel, 12,9 litros por 100 quilĂ´metros percorridos (299 gramas de CO2 por quilĂ´metro). A compacta transmissĂ£o S tronic, com sete marchas, transfere a força do motor para o sistema quattro de traĂ§Ă£o permanente nas quatro rodas. As rodas de 19 polegadas sĂ£o conjugadas aos discos de freios de cerĂ¢mica, que na frente tĂªm 380 milĂ­metros de diĂ¢metro. As pinças de freios de alumĂ­nio anodizado vermelho, brilham por trĂ¡s do design exclusivo das rodas. O R8 LMX Ă© equipado com pneus 235/35 R 19 na dianteira e 305/30 R 19 no eixo traseiro.
O novo modelo topo de linha destaca-se visualmente pela exclusiva pintura customizada desenvolvida pela Audi, na cor Azul Ara, com efeito cristal. Um grande defletor de ar fixo aumenta a força vertical sobre o eixo traseiro. Como o "lĂ¡bio" do defletor dianteiro, as aletas nas extremidades, a tampa do compartimento do motor, as saias laterais, a asa traseira e o difusor, ele Ă© feito de polĂ­mero reforçado com fibra de carbono (CFRP), com acabamento fosco. A grade Singleframe (com moldura Ăºnica), as grades das entradas de ar na dianteira e a grade de saĂ­da na traseira tĂªm acabamento cinza titĂ¢nio.  O sistema de escapamento esportivo tem ponteiras em preto brilhante.
As linhas dinĂ¢micas se estendem ao interior preto do carro, que tambĂ©m apresenta detalhes em azul. Os bancos tipo concha rebatĂ­veis sĂ£o forrados de couro Fine Nappa, com padrĂ£o diamantado Azul Sepang. A forraĂ§Ă£o dos encostos tem acabamento em Azul Ara. Costuras pespontadas em Azul Sepang criam u contraste sutil e estĂ£o presentes tambĂ©m na alavanca do freio de estacionamento, console central, volante e no conjunto de instrumentos combinados.  O forro do teto em Alcantara preto e os painĂ©is das porta com acabamento em couro Fine Nappa tambĂ©m recebem o padrĂ£o diamantado em Azul Sepang presente nos bancos.
Detalhes sutis estĂ£o em todo o interior do carro. O carbono fosco Ă© usado nas coberturas do console sobre o tĂºnel central e na alavanca do freio de estacionamento, nos insertos nas portas e no arco ao redor do cockpit. Insertos de alumĂ­nio iluminados trazendo o nĂºmero da ediĂ§Ă£o limitada estĂ£o integrados ao acabamento em fibra de carbono das soleiras das portas. O couro Nappa tambĂ©m adorna a alavanca seletora do cĂ¢mbio S tronic e as almofadas para os joelhos. Os sobretapetes tĂªm bordas pretas e costuras em  Azul Sepang.
O Audi R8 LMX chegarĂ¡ Ă s ruas durante o verĂ£o europeu.  O preço base, na Alemanha, Ă© de aproximadamente € 210 mil.