Sucesso de vendas da montadora
japonesa, o Etios garante seu lugar ao sol
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
NĂ£o Ă© de hoje que os carros
japoneses sĂ£o o objeto de desejo dos consumidores brasileiros. ResponsĂ¡veis por
soluções mecĂ¢nicas simples e eficientes, os veĂculos nipĂ´nicos sĂ£o considerados
durĂ¡veis, resistentes e tem a seu favor o chamado custo beneficio.
Lançado em 2012, o modelo
compacto carrega o nome Toyota na sua carteira de identidade e vĂ¡rios pontos
exclusivos no DNA, continua sendo pequeno, versĂ¡til e econĂ´mico. Para 2014, a montadora preparou
uma série de novidades estéticas que deixaram o carro mais atraente. Eu testei
durante uma semana a versĂ£o XS, hatch de 4 portas pela cidade de SĂ£o Paulo e
por duas rodovias, para sentir realmente o que o modelo oferece.
Em termos de acabamento interno,
houve uma ligeira melhora. A versĂ£o
X, que Ă© de entrada, jĂ¡ vem com ar-condicionado, painel Total Black, velocĂmetro
e tacĂ´metro com grafia Black & Blue, travamento das portas e acionamento
elétrico dos vidros.
Na versĂ£o que testei, a XS, tem mais revestimento Sport
Comfort nos bancos e o sistema de Ă¡udio Double DIN. O ambiente Ă© mais agradĂ¡vel,
o painel “dedo duro da esposa” continua no meio mas agora tem uma nova
iluminaĂ§Ă£o que evita certos desconfortos na hora de aumentar um pouco a
velocidade.
A parte mecĂ¢nica Ă© indiscutĂvel, tem o padrĂ£o de qualidade
Toyota tanto no conjunto motor/cĂ¢mbio quanto na suspensĂ£o, graças ao motor 1.5L
16V Flex. A economia de combustĂvel Ă© um dos pontos fortes, junto com a
potĂªncia reservada e desenvolvida quando em situações de ultrapassagens e
retomadas de velocidade. No teste aplicado, pude sentir que o carro, além de
muito silencioso no trĂ¢nsito da cidade, Ă© muito agradĂ¡vel de dirigir. Isso se
deve a direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva,
que na estrada com o aumento gradual da velocidade, torna o conjunto mais
firme.
Em situações de emergĂªncia, o sistema de freios ABS com
EDB mantĂ©m o carro sempre na mĂ£o do condutor, tĂpico de veĂculos de uma classe
superior. Outro item que chama bastante a atenĂ§Ă£o Ă© o excelente espaço interno.
Como seu antecessor, a prioridade Ă© manter o motorista e os ocupantes no maior
conforto possĂvel para um modelo compacto.
Fiz o teste com quatro pessoas
dentro do veĂculo em uma rodovia de curvas e retas, fizemos uma viagem de cerca
de 60 km ,
onde incluĂam trechos de velocidade cruzeiro e necessidade de ultrapassagens. A
conduĂ§Ă£o foi tranqĂ¼ila e em nenhum momento o modelo se acovardou, foram
ultrapassagens rĂ¡pidas e seguras, e durante o tempo que estivemos dentro do
Etios, o ambiente era agradĂ¡vel, em contraste com o tremendo calor que fazia lĂ¡
fora.
VocĂª pode encontrar o modelo em todas as concessionĂ¡rias
da rede nas opções de cores branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho e
preços que variam entre R$ 29.990,00 para o modelo de entrada, até R$ 44.990,00
para o top de linha e acredite, vocĂª vai se surpreender com tudo que esse
compacto tem para oferecer. É um verdadeiro guerreiro samurai na briga intensa
por um mercado disputadĂssimo no Brasil, os compactos.








0 ComentĂ¡rios