Sucesso de vendas da montadora japonesa, o Etios garante seu lugar ao sol

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

NĂ£o Ă© de hoje que os carros japoneses sĂ£o o objeto de desejo dos consumidores brasileiros. ResponsĂ¡veis por soluções mecĂ¢nicas simples e eficientes, os veĂ­culos nipĂ´nicos sĂ£o considerados durĂ¡veis, resistentes e tem a seu favor o chamado custo beneficio.


Lançado em 2012, o modelo compacto carrega o nome Toyota na sua carteira de identidade e vĂ¡rios pontos exclusivos no DNA, continua sendo pequeno, versĂ¡til e econĂ´mico. Para 2014, a montadora preparou uma sĂ©rie de novidades estĂ©ticas que deixaram o carro mais atraente. Eu testei durante uma semana a versĂ£o XS, hatch de 4 portas pela cidade de SĂ£o Paulo e por duas rodovias, para sentir realmente o que o modelo oferece.


Em termos de acabamento interno, houve uma ligeira melhora. A versĂ£o X, que Ă© de entrada, jĂ¡ vem com ar-condicionado, painel Total Black, velocĂ­metro e tacĂ´metro com grafia Black & Blue, travamento das portas e acionamento elĂ©trico dos vidros.


Na versĂ£o que testei, a XS, tem mais revestimento Sport Comfort nos bancos e o sistema de Ă¡udio Double DIN. O ambiente Ă© mais agradĂ¡vel, o painel “dedo duro da esposa” continua no meio mas agora tem uma nova iluminaĂ§Ă£o que evita certos desconfortos na hora de aumentar um pouco a velocidade.


A parte mecĂ¢nica Ă© indiscutĂ­vel, tem o padrĂ£o de qualidade Toyota tanto no conjunto motor/cĂ¢mbio quanto na suspensĂ£o, graças ao motor 1.5L 16V Flex. A economia de combustĂ­vel Ă© um dos pontos fortes, junto com a potĂªncia reservada e desenvolvida quando em situações de ultrapassagens e retomadas de velocidade. No teste aplicado, pude sentir que o carro, alĂ©m de muito silencioso no trĂ¢nsito da cidade, Ă© muito agradĂ¡vel de dirigir. Isso se deve a direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva, que na estrada com o aumento gradual da velocidade, torna o conjunto mais firme.


Em situações de emergĂªncia, o sistema de freios ABS com EDB mantĂ©m o carro sempre na mĂ£o do condutor, tĂ­pico de veĂ­culos de uma classe superior. Outro item que chama bastante a atenĂ§Ă£o Ă© o excelente espaço interno. Como seu antecessor, a prioridade Ă© manter o motorista e os ocupantes no maior conforto possĂ­vel para um modelo compacto.


Fiz o teste com quatro pessoas dentro do veĂ­culo em uma rodovia de curvas e retas, fizemos uma viagem de cerca de 60 km, onde incluĂ­am trechos de velocidade cruzeiro e necessidade de ultrapassagens. A conduĂ§Ă£o foi tranqĂ¼ila e em nenhum momento o modelo se acovardou, foram ultrapassagens rĂ¡pidas e seguras, e durante o tempo que estivemos dentro do Etios, o ambiente era agradĂ¡vel, em contraste com o tremendo calor que fazia lĂ¡ fora.


VocĂª pode encontrar o modelo em todas as concessionĂ¡rias da rede nas opções de cores branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho e preços que variam entre R$ 29.990,00 para o modelo de entrada, atĂ© R$ 44.990,00 para o top de linha e acredite, vocĂª vai se surpreender com tudo que esse compacto tem para oferecer. É um verdadeiro guerreiro samurai na briga intensa por um mercado disputadĂ­ssimo no Brasil, os compactos.