A Volkswagen lançou o novo UP!,
nas versões manual e automático, a partir de R$ 26.900
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Levando à risca a prática alemã
de que, o que já é bom, pode ficar melhor, a Volkswagen do Brasil surpreende.
Em um evento realizado no seu novo centro de treinamento em São Paulo, com
transmissão pela internet para outros centros localizados em outros estados,
foi apresentado à imprensa o novo UP! na sua nova versão de 2 portas.
Eu fui convidado a conhecer essa
novidade em uma apresentação teórica das novidades do modelo, seguido de test
drive por ruas e rodovias de São Paulo. Após três meses do lançamento do modelo
de 4 portas, o novo UP! 2 portas chega para concorrer no disputadíssimo mercado
dos carros de entrada, voltado a novos motoristas e frotas de empresas. O
modelo é um pouco maior na traseira (6,5 cm ) que o seu irmão europeu, por conta de
um aumento no compartimento do porta-malas.
São duas versões: A TAKE UP! é
equipada com rodas de 13
polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com
comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12
volts no console central. A MOVE UP!, tem rodas de 14 polegadas , com
pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas
175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, antena no teto,
faróis com máscara escurecida e o porta-malas “s.a.v.e.” que é item de série nessa
versão.
Fiz o teste de cerca de 200 km , em direção ao litoral
paulista, o destino era a cidade de Guarujá. A opção foi utilizar um carro com
câmbio manual na descida e o automático na volta. Na ida, a rodovia mesclava
momentos de chuva e pista seca, e pude comprovar a eficiência do modelo em
situações tão adversas. O conjunto mecânico é excelente, por conta do premiado motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211
que tem 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de
gasolina. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à
mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Combinado com a transmissão
manual MQ200, é um veículo rápido, seguro e muito econômico, o que garante uma
grande autonomia respaldada pelo tanque de combustível de 50 litros de capacidade.
É um
carro pequeno com cara de médio, tem novidades tecnológicas como os
bancos easy entry, que facilitam o acesso de passageiros ao banco traseiro, e
itens de conforto como o “maps & more”, dispositivo com tela sensível ao
toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de
bordo do veículo e sistema de navegação (GPS) com antena interna, dispensando
conexão com aparelhos adicionais. Tem também ar condicionado, direção elétrica,
freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos
de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo
ISOFIX®, todos como itens de série.
Nas
duas versões, pude constatar uma grande eficiência do conjunto mecânico em
situações diversas. O carro responde com grande força em retomadas, é seguro e
esta sempre “na mão” quando se atinge a velocidade limite da rodovia. Graças ao
seu tamanho, é ágil no transito das cidades e muito silencioso em quase todas
as fases de rotação do motor. O ambiente interno é agradável e, devido ao seu
visual clean, não incomoda quem, às vezes, passa muito tempo dentro do
veículo.
Fiz uma viagem tranqüila, tanto
na ida quanto na volta, quando pude testar a nova
transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, e é
uma das mais leves já construídas. Não utiliza cabos (“shift by wire”) e foi desenvolvida em parceria com a Porsche. As
relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio
MQ200, e mostra uma grande evolução, aqueles “tranquinhos” indesejáveis se
tornaram menos evidentes e, dependendo da condução, quase imperceptíveis.
O novo
UP! 2 portas desembarca nas concessionárias até o fim do mês de abril, vai
custar a partir de R$ 26.900 na versão manual e R$ 30.990 com câmbio
automático, tem o seguro mais barato que os concorrentes e a traz nas veias o
DNA da globalização: ele é montado em Taubaté, o motor em São Carlos, o câmbio
manual na Argentina, o automático na Republica Tcheca e deve ganhar logo as
ruas do Brasil.








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