PEUGEOT revela o
2008 DKR
As formas arrojadas do PEUGEOT
2008 DKR sĂ£o uma boa indicaĂ§Ă£o do desejo de sucesso desse novo
veĂculo, desenvolvido para que
Carlos Sainz e Cyril
Despres defendam as cores do Time Peugeot Total no rali Dakar, em janeiro
Texto e fotos: Peugeot
TrĂªs semanas depois do
anĂºncio de que a PEUGEOT, a Red Bull e a Total haviam decidido unir suas forças
para disputar o Dakar 2015, o veĂculo que irĂ¡ encarar esse desafio foi revelado.
O 2008 DKR compartilha a semelhança com o crossover original, embora com formas
mais musculosas e proporções mais imponentes, aperfeiçoadas para enfrentar o
desafio que terĂ¡ pela frente.
Suas linhas
espetaculares sĂ£o frutos de uma estreita colaboraĂ§Ă£o entre o Centro de Estilo
PEUGEOT e o Departamento de Design da PEUGEOT Sport. Longe de ser simplesmente
um exercĂcio de estilo, o 2008 DKR se apresenta com uma postura agressiva ditada
por requerimentos tĂ©cnicos associados a sua missĂ£o. “Demos instruções bastante
precisas ao Centro de Estilo PEUGEOT”, explica o chefe de projeto da PEUGEOT
Sport, Jean-Christophe Pailler. “Fornecemos as dimensões-chave bĂ¡sicas, assim
como outras informações relacionadas ao espaço da cabine que necessitĂ¡vamos, o
tamanho das rodas e o curso da suspensĂ£o. Eles tambĂ©m tinham dados aerodinĂ¢micos
resultantes de nosso trabalho de simulaĂ§Ă£o prĂ©via”.
De inĂcio, a equipe de
design da PEUGEOT Sport teve de responder a uma pergunta fundamental em relaĂ§Ă£o
Ă transmissĂ£o do novo veĂculo: traĂ§Ă£o nas quatro rodas ou em duas? A decisĂ£o
influenciou de maneira efetiva o design do 2008 DKR em duas Ă¡reas-chave:
“Analisamos em profundidade tudo o que jĂ¡ existia no universo dos ralis e
ponderamos os benefĂcios das diferentes soluções. Ao final, optamos por um
enfoque muito diferente para a competiĂ§Ă£o, em funĂ§Ă£o da capacidade
off-road da transmissĂ£o em duas rodas motrizes e tambĂ©m para rodar na
areia. Isso nos permitiu utilizar rodas maiores e também nos beneficiarmos de um
maior curso de suspensĂ£o. Por consequĂªncia, o 2008 DKR utiliza pneus Michelin de
37 polegadas (quase 94 cm de diĂ¢metro).
Estas considerações
tiveram um significativo efeito em cadeia em relaĂ§Ă£o ao trabalho dos estilistas
da PEUGEOT, que aceitaram com entusiasmo o desafio de desenhar o novo LeĂ£o que,
em breve, enfrentarĂ¡ o rali cross-country. “A principal dificuldade residia em
adaptar o estilo do modelo às diferentes limitações técnicas impostas pelos
terrenos hostis”, nota Giovanni Rizzo, responsĂ¡vel pelo design exterior do 2008
DKR. “Havia dois caminhos para essa tarefa: enxertando peças sob medida no
veĂculo ou inspirando-se na definiĂ§Ă£o de formas gerais do 2008 para desenhar um
carro que superasse as dificuldades inerentes a sua missĂ£o. Decidimos pelo
segundo caminho para produzir uma versĂ£o renovada do 2008. Por exemplo, o 2008
DKR nĂ£o tem portas traseiras, mais parecido com uma versĂ£o cupĂª do
modelo”.
Transportar o estilo
da versĂ£o de passeio do veĂculo Ă competiĂ§Ă£o cross-country foi relativamente
simples, entretanto, a parte dianteira resultou num desafio maior que o esperado
para a equipe de design, como relata Michaël Trouvé, gerente do Centro de Estilo
PEUGEOT: “Devido Ă necessidade de uma boa dirigibilidade, o Ă¢ngulo de ataque
teria que ser muito alto. Isso significou um balanço dianteiro muito curto,
dando lugar a um desenho bem diferente da versĂ£o de produĂ§Ă£o. Felizmente, a
equipe tĂ©cnica nĂ£o hesitou em escutar nossos argumentos e aceitou alterar certas
peças que poderiam ter sido um problema para nĂ³s. Isso nos deu mais liberdade
para desenhar uma frente que se parecesse o mais possĂvel ao modelo
convencional”.
Depois de conquistar o
Dakar em sete ocasiões com a Red Bull, com veĂculos de traĂ§Ă£o em duas e quatro
rodas, Carlos Sainz Ă© consciente das restrições tĂ©cnicas que se tĂªm na exigente
prova sul-americana e se mostrou motivado com o design do novo veĂculo. “A
filosofia do 2008 DKR marca uma ruptura radical e traz um grande nĂºmero de novas
ideias”, comentou o espanhol. “O resultado final Ă© diferente de qualquer outro
modelo de duas rodas motrizes. É muito compacto é isso é bom. Depois de ter
participado nas duas Ăºltimas edições do Dakar com um carro de traĂ§Ă£o em duas
rodas, estou convencido de que esta Ă© uma soluĂ§Ă£o que pode vencer o rali. Bom,
se precisamos de um veĂculo cuidadosamente desenhado para os diferentes tipos de
terreno pelos quais transcorre o rali, eu sei que a PEUGEOT Sport tem o
know-how necessĂ¡rio, a tecnologia e os meios para
alcançar um desafio Ăºnico e estimulante para todos na
equipe”.
Detalhes sobre a
motorizaĂ§Ă£o do 2008 DKR serĂ£o informados em breve.




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