PEUGEOT revela o 2008 DKR

As formas arrojadas do PEUGEOT 2008 DKR sĂ£o uma boa indicaĂ§Ă£o do desejo de sucesso desse novo veĂ­culo, desenvolvido para que Carlos Sainz e Cyril Despres defendam as cores do Time Peugeot Total no rali Dakar, em janeiro

Texto e fotos: Peugeot

TrĂªs semanas depois do anĂºncio de que a PEUGEOT, a Red Bull e a Total haviam decidido unir suas forças para disputar o Dakar 2015, o veĂ­culo que irĂ¡ encarar esse desafio foi revelado. O 2008 DKR compartilha a semelhança com o crossover original, embora com formas mais musculosas e proporções mais imponentes, aperfeiçoadas para enfrentar o desafio que terĂ¡ pela frente.


Suas linhas espetaculares sĂ£o frutos de uma estreita colaboraĂ§Ă£o entre o Centro de Estilo PEUGEOT e o Departamento de Design da PEUGEOT Sport. Longe de ser simplesmente um exercĂ­cio de estilo, o 2008 DKR se apresenta com uma postura agressiva ditada por requerimentos tĂ©cnicos associados a sua missĂ£o. “Demos instruções bastante precisas ao Centro de Estilo PEUGEOT”, explica o chefe de projeto da PEUGEOT Sport, Jean-Christophe Pailler. “Fornecemos as dimensões-chave bĂ¡sicas, assim como outras informações relacionadas ao espaço da cabine que necessitĂ¡vamos, o tamanho das rodas e o curso da suspensĂ£o. Eles tambĂ©m tinham dados aerodinĂ¢micos resultantes de nosso trabalho de simulaĂ§Ă£o prĂ©via”.


De inĂ­cio, a equipe de design da PEUGEOT Sport teve de responder a uma pergunta fundamental em relaĂ§Ă£o Ă  transmissĂ£o do novo veĂ­culo: traĂ§Ă£o nas quatro rodas ou em duas? A decisĂ£o influenciou de maneira efetiva o design do 2008 DKR em duas Ă¡reas-chave: “Analisamos em profundidade tudo o que jĂ¡ existia no universo dos ralis e ponderamos os benefĂ­cios das diferentes soluções. Ao final, optamos por um enfoque muito diferente para a competiĂ§Ă£o, em funĂ§Ă£o da capacidade off-road da transmissĂ£o em duas rodas motrizes e tambĂ©m para rodar na areia. Isso nos permitiu utilizar rodas maiores e tambĂ©m nos beneficiarmos de um maior curso de suspensĂ£o. Por consequĂªncia, o 2008 DKR utiliza pneus Michelin de 37 polegadas (quase 94 cm de diĂ¢metro).
Estas considerações tiveram um significativo efeito em cadeia em relaĂ§Ă£o ao trabalho dos estilistas da PEUGEOT, que aceitaram com entusiasmo o desafio de desenhar o novo LeĂ£o que, em breve, enfrentarĂ¡ o rali cross-country. “A principal dificuldade residia em adaptar o estilo do modelo Ă s diferentes limitações tĂ©cnicas impostas pelos terrenos hostis”, nota Giovanni Rizzo, responsĂ¡vel pelo design exterior do 2008 DKR. “Havia dois caminhos para essa tarefa: enxertando peças sob medida no veĂ­culo ou inspirando-se na definiĂ§Ă£o de formas gerais do 2008 para desenhar um carro que superasse as dificuldades inerentes a sua missĂ£o. Decidimos pelo segundo caminho para produzir uma versĂ£o renovada do 2008. Por exemplo, o 2008 DKR nĂ£o tem portas traseiras, mais parecido com uma versĂ£o cupĂª do modelo”.


Transportar o estilo da versĂ£o de passeio do veĂ­culo Ă  competiĂ§Ă£o cross-country foi relativamente simples, entretanto, a parte dianteira resultou num desafio maior que o esperado para a equipe de design, como relata MichaĂ«l TrouvĂ©, gerente do Centro de Estilo PEUGEOT: “Devido Ă  necessidade de uma boa dirigibilidade, o Ă¢ngulo de ataque teria que ser muito alto. Isso significou um balanço dianteiro muito curto, dando lugar a um desenho bem diferente da versĂ£o de produĂ§Ă£o. Felizmente, a equipe tĂ©cnica nĂ£o hesitou em escutar nossos argumentos e aceitou alterar certas peças que poderiam ter sido um problema para nĂ³s. Isso nos deu mais liberdade para desenhar uma frente que se parecesse o mais possĂ­vel ao modelo convencional”.
Depois de conquistar o Dakar em sete ocasiões com a Red Bull, com veĂ­culos de traĂ§Ă£o em duas e quatro rodas, Carlos Sainz Ă© consciente das restrições tĂ©cnicas que se tĂªm na exigente prova sul-americana e se mostrou motivado com o design do novo veĂ­culo. “A filosofia do 2008 DKR marca uma ruptura radical e traz um grande nĂºmero de novas ideias”, comentou o espanhol. “O resultado final Ă© diferente de qualquer outro modelo de duas rodas motrizes. É muito compacto Ă© isso Ă© bom. Depois de ter participado nas duas Ăºltimas edições do Dakar com um carro de traĂ§Ă£o em duas rodas, estou convencido de que esta Ă© uma soluĂ§Ă£o que pode vencer o rali. Bom, se precisamos de um veĂ­culo cuidadosamente desenhado para os diferentes tipos de terreno pelos quais transcorre o rali, eu sei que a PEUGEOT Sport tem o know-how necessĂ¡rio, a tecnologia e os meios para alcançar um desafio Ăºnico e estimulante para todos na equipe”.
Detalhes sobre a motorizaĂ§Ă£o do 2008 DKR serĂ£o informados em breve.