NGK ajuda motorista a economizar combustĂ­vel

  • Entressafra da cana-de-aĂ§Ăºcar e aumento na demanda elevam preço dos combustĂ­veis; 
  • Empresa explica como a manutenĂ§Ă£o pode minimizar gastos com gasolina e etanol; 
  • Sensor de oxigĂªnio e velas com funcionamento irregular podem causar aumento do consumo e provocar danos em outros componentes;

Texto e fotos: NGK

Mesmo sem anĂºncio oficial sobre reajuste, o preço mĂ©dio do litro de gasolina atingiu ou ultrapassou os R$ 3,00 em 12, das 27 capitais brasileiras, segundo pesquisas da AgĂªncia Nacional de PetrĂ³leo (ANP).  A NGK, maior fabricante e especialista em velas e cabos de igniĂ§Ă£o no mundo, lembra que uma manutenĂ§Ă£o correta nas velas, cabos de igniĂ§Ă£o e em outros componentes, como o sensor de oxigĂªnio, pode auxiliar na economia de combustĂ­vel e minimizar os efeitos das constantes variações nos valores do etanol e da gasolina.


Entre os itens que merecem mais atenĂ§Ă£o, a vela de igniĂ§Ă£o exerce papel fundamental no consumo. A peça Ă© responsĂ¡vel por garantir que todo o combustĂ­vel seja queimado, sem resultar em desperdĂ­cio.
O funcionamento irregular da vela de igniĂ§Ă£o, que muitas vezes Ă© causado pelo desgaste do componente, nĂ£o Ă© claramente perceptĂ­vel ao dono do veĂ­culo. Esta situaĂ§Ă£o, porĂ©m, afeta diretamente o consumo de combustĂ­vel e provoca aumento dos nĂ­veis de emissões de gases poluentes. Por isso, a NGK reitera a importĂ¢ncia de uma revisĂ£o periĂ³dica, jĂ¡ que essas distorções no desempenho do veĂ­culo sĂ³ passam a ser identificadas posteriormente, quando o motorista verifica dificuldades na partida e falhas durante retomadas. Na maioria das vezes, quando o problema começa a ser notado, Ă© sinal de que a falha estĂ¡ ocorrendo hĂ¡ algum tempo, podendo ocasionar danos mais sĂ©rios tambĂ©m a outros componentes.
O uso de velas demasiadamente desgastadas pode comprometer os cabos de igniĂ§Ă£o, sondas lambdas, rotor, distribuidor e bobina/transformador. A NGK recomenda que as velas sejam verificadas a cada 10.000 km ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro.

Sonda lambda
O sensor de oxigĂªnio, tambĂ©m conhecido como sonda lambda e comercializado com a marca NTK, Ă© responsĂ¡vel pela anĂ¡lise da condiĂ§Ă£o da queima de combustĂ­vel, sendo imprescindĂ­vel no controle de emissĂ£o de poluentes e no consumo.
A peça compara a concentraĂ§Ă£o de oxigĂªnio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustĂ­vel injetado na cĂ¢mara de combustĂ£o. Este acerto ideal da quantidade de combustĂ­vel injetado na cĂ¢mara de combustĂ£o promove a melhor relaĂ§Ă£o entre desempenho, consumo e emissões.
AlĂ©m disso, a sonda com funcionamento irregular pode acelerar a deterioraĂ§Ă£o de outras peças, como o catalisador.

Cabo de igniĂ§Ă£o
Os cabos de igniĂ§Ă£o, responsĂ¡veis por conduzir a alta tensĂ£o produzida pela bobina (transformador) atĂ© as velas, sem permitir fuga de corrente, igualmente necessitam de checagem periĂ³dica, que deve ser realizada a cada 60.000 quilĂ´metros ou trĂªs anos.