GOODYEAR REVELA CONCEITO DE PNEU DO FUTURO PARA SUV NO GENEBRA MOTOR SHOW 2014

Pneu baseia-se no esforço contínuo da empresa com foco no desenvolvimento de produtos inovadores para possibilidades futuras

Texto e fotos: Goodyear

A Goodyear anunciou no Genebra Motor Show 2014 um novo conceito para pneus de SUV, baseado no contínuo trabalho da companhia para desenvolvimento de produtos inovadores para futuras aplicações.


O conceito, ainda sem nome, foi concebido a partir de um pneu padrĂ£o de SUV com um grande sulco central. Graças a esse sulco, o pneu tem uma superfĂ­cie reduzida de contato com o solo, o que por sua vez pode reduzir a resistĂªncia do pneu ao rolamento, contribuindo para os esforços no sentido de elevar a eficiĂªncia no consumo de combustĂ­vel e diminuir o volume de CO2 liberado pelo carro. A reduĂ§Ă£o da resistĂªncia ao rolamento significa que o motor do automĂ³vel nĂ£o precisa trabalhar tanto para impulsionar o pneu para frente contra o atrito criado pelo contato com o solo.
O sulco tambĂ©m Ă© projetado para evacuar grandes quantidades de Ă¡gua e lama da superfĂ­cie de contato do pneu durante condições de pista molhada, oferecendo efetivamente a possibilidade de melhorar a aderĂªncia geral nesta situaĂ§Ă£o.


Ao contrĂ¡rio de muitos outros conceitos, o pneu da Goodyear nĂ£o coloca dois pequenos pneus juntos em um aro, mas desenvolve um pneu com superfĂ­cie de contato dupla em uma Ăºnica carcaça de pneu para SUV. Com essa abordagem, o pneu Ă© capaz de suportar o peso de carga de um SUV, alĂ©m de continuar oferecendo os benefĂ­cios de um pneu com superfĂ­cie de contato dupla. Como benefĂ­cio extra, a eliminaĂ§Ă£o de um pedaço grande de borracha do pneu para criar o sulco reduz o peso geral do pneu, resultando em um produto mais leve que usa menos borracha em sua produĂ§Ă£o. O novo conceito Ă© parte dos esforços permanentes da Goodyear para desenvolver soluções sustentĂ¡veis para o futuro.
"Na Goodyear, estamos sempre trabalhando para identificar oportunidades para possibilidades futuras de desenvolvimento", afirma Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de InovaĂ§Ă£o da Goodyear em Luxemburgo. "Passamos algumas centenas de horas discutindo, analisando, aprendendo, projetando e desenvolvendo novas ideias e conceitos em todas as nossas instalações de pesquisa e desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos. O resultado desse pensamento Ă© muitas vezes moldado em conceitos de pneus que sĂ£o usados para estimular outros desenvolvimentos. Esse pneu nĂ£o Ă© diferente e dĂ¡ ao mundo um exemplo do nosso processo de criaĂ§Ă£o na Goodyear. NĂ£o Ă©, de forma alguma, o Ăºnico conceito que estamos estudando para aplicações similares, o que reflete a complexidade dos nossos processos de engenharia de pneu para entregar produtos inovadores para o mercado, hoje e no futuro".
Embora o pneu nĂ£o seja projetado para ser um produto comercializĂ¡vel, o pneu conceito para SUV Ă© uma das vĂ¡rias maneiras possĂ­veis de resolver questões relacionadas com a resistĂªncia ao rolamento e a aderĂªncia em pavimentos molhados.
Outras caracterĂ­sticas incorporadas ao pneu sĂ£o texturas hidrofĂ³bicas com sistema de autolimpeza, projetadas para eliminar a lama e outros elementos sĂ³lidos da banda de rodagem e texturas avançada de absorĂ§Ă£o nos sulcos para reduzir os ruĂ­dos que o pneu produz ao rodar sobre o asfalto.
O pneu Ă© um conceito puro e faz parte das pesquisas atualmente desenvolvidas pela Goodyear. Sua banda de rodagem e seu design foram desenvolvidos para servir de inspiraĂ§Ă£o e nĂ£o para serem montados em um carro.