GOODYEAR REVELA CONCEITO DE PNEU DO
FUTURO PARA SUV NO GENEBRA MOTOR SHOW 2014
Pneu baseia-se no esforço contĂnuo da empresa com foco
no desenvolvimento de produtos inovadores para possibilidades futuras
Texto e fotos: Goodyear
A Goodyear anunciou no Genebra
Motor Show 2014 um novo conceito para pneus de SUV, baseado no contĂnuo trabalho
da companhia para desenvolvimento de produtos inovadores para futuras
aplicações.
O conceito, ainda sem nome, foi concebido a partir de
um pneu padrĂ£o de SUV com um grande sulco central. Graças a esse sulco, o pneu
tem uma superfĂcie reduzida de contato com o solo, o que por sua vez pode
reduzir a resistĂªncia do pneu ao rolamento, contribuindo para os esforços no
sentido de elevar a eficiĂªncia no consumo de combustĂvel e diminuir o volume de
CO2 liberado pelo carro. A reduĂ§Ă£o da resistĂªncia ao rolamento significa que o
motor do automĂ³vel nĂ£o precisa trabalhar tanto para impulsionar o pneu para
frente contra o atrito criado pelo contato com o solo.
O sulco também é projetado para evacuar grandes
quantidades de Ă¡gua e lama da superfĂcie de contato do pneu durante condições de
pista molhada, oferecendo efetivamente a possibilidade de melhorar a aderĂªncia
geral nesta situaĂ§Ă£o.
Ao contrĂ¡rio de muitos outros conceitos, o pneu da
Goodyear nĂ£o coloca dois pequenos pneus juntos em um aro, mas desenvolve um pneu
com superfĂcie de contato dupla em uma Ăºnica carcaça de pneu para SUV. Com essa
abordagem, o pneu é capaz de suportar o peso de carga de um SUV, além de
continuar oferecendo os benefĂcios de um pneu com superfĂcie de contato dupla.
Como benefĂcio extra, a eliminaĂ§Ă£o de um pedaço grande de borracha do pneu para
criar o sulco reduz o peso geral do pneu, resultando em um produto mais leve que
usa menos borracha em sua produĂ§Ă£o. O novo conceito Ă© parte dos esforços
permanentes da Goodyear para desenvolver soluções sustentĂ¡veis para o
futuro.
"Na Goodyear, estamos sempre trabalhando para
identificar oportunidades para possibilidades futuras de desenvolvimento",
afirma Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de InovaĂ§Ă£o da Goodyear em
Luxemburgo. "Passamos algumas centenas de horas discutindo, analisando,
aprendendo, projetando e desenvolvendo novas ideias e conceitos em todas as
nossas instalações de pesquisa e desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos.
O resultado desse pensamento Ă© muitas vezes moldado em conceitos de pneus que
sĂ£o usados para estimular outros desenvolvimentos. Esse pneu nĂ£o Ă© diferente e
dĂ¡ ao mundo um exemplo do nosso processo de criaĂ§Ă£o na Goodyear. NĂ£o Ă©, de forma
alguma, o Ăºnico conceito que estamos estudando para aplicações similares, o que
reflete a complexidade dos nossos processos de engenharia de pneu para entregar
produtos inovadores para o mercado, hoje e no futuro".
Embora o pneu nĂ£o seja projetado para ser um produto
comercializĂ¡vel, o pneu conceito para SUV Ă© uma das vĂ¡rias maneiras possĂveis de
resolver questões relacionadas com a resistĂªncia ao rolamento e a aderĂªncia em
pavimentos molhados.
Outras caracterĂsticas incorporadas ao pneu sĂ£o
texturas hidrofĂ³bicas com sistema de autolimpeza, projetadas para eliminar a
lama e outros elementos sĂ³lidos da banda de rodagem e texturas avançada de
absorĂ§Ă£o nos sulcos para reduzir os ruĂdos que o pneu produz ao rodar sobre o
asfalto.
O pneu Ă© um conceito puro e faz parte das pesquisas
atualmente desenvolvidas pela Goodyear. Sua banda de rodagem e seu design foram
desenvolvidos para servir de inspiraĂ§Ă£o e nĂ£o para serem montados em um
carro.



0 ComentĂ¡rios