A Toyota lançou o novo Corolla, com tudo que tem direito e um pouco mais

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Foi realmente uma mudança radical. Se você é dono ou já dirigiu um Corolla antes, esqueça tudo, esse novo modelo da montadora japonesa vai te surpreender em todos os aspectos.


Primeiro que ficou muito mais bonito. O novo design, que tem o DNA da montadora, esta mais suave em suas linhas, mas mais agressivo em seu rosto. É uma mistura tipicamente japonesa do forte com o surpreendente.
Ele é baseado em dois conceitos: Keen Look, expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento e o Under Priority que tem como característica o posicionamento mais baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica e maior nível de proteção aos pedestres.
A preocupação não ficou apenas no relegada ao nível da beleza, houve uma mudança estrutural importante. Ele agora tem 2,7 metros de entre - eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior, isso acarretou nos seguintes números: 4,62 metros de comprimento (+ 0,8 cm, comparado à geração anterior), 1,775 metro de largura (+ 1,5 cm, comparado à geração anterior) e 1,475 metro de altura (- 0,5 cm, comparado à geração anterior). Podem parecer pequenos, mas isso mesclado a bancos mais densos e seu reposicionamento dentro da cabine, fizeram com que o espaço interno aumentasse e conseqüentemente o conforto do motorista e passageiros.

Fui convidado a testar o novo modelo por ruas e rodovias na região de Campinas, interior de São Paulo. Completamos um percurso de cerca de 120 km absolutamente satisfeitos com o carro que tínhamos nas mãos. O modelo testado não era o top de linha, mas o de entrada, com o motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. Ele tem também a versão 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).


A impressão que se tem é que se trata de outro automóvel. As retomadas de velocidade na rodovia e a suavidade no transito mais pesado em nada deixam a desejar em comparação a modelos mais caros. O grande segredo do inevitável sucesso do modelo é a transmissão, que vem em duas opções: manual de seis velocidades, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive. No modelo testado, estava presente a Multi-Drive, que deriva da tecnologia CVT. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz, sem os choques característicos das transmissões automáticas convencionais. Isso torna os engates mais precisos e menos inconvenientes, e por conseqüência, possibilita uma maior economia de combustível.
O resultado final é: na versão 2.0L, está 15% mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada entre 80 km/h e 100 km/h e muito mais econômico:

Motor / Transmissão
Gasolina (km/l)    Etanol (km/l)
Cidade Estrada    Cidade Estrada
2.0        Multi-Drive        10.6       12.6         7.2        8.7
1.8        Multi-Drive        11.4       13.2         7.8        9.2
1.8        MT                    10.7       13.2         7.4        9.1
O conforto interno também é maior. Com novos itens de conforto e segurança e a nova disposição de elementos, o modelo se torna quase que uma sala de estar para quem dirige ou para os passageiros.


Entre os equipamentos estão:  direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual,  chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivos Bluetooth®, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional. Também está disponível, a partir da versão XEi, um novo sistema Multimídia, com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivos Bluetooth®


O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e capta sinal de TV Digital. A versão topo de linha Altis é ainda mais completa, acrescentando luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis.


Mas não basta ser bonito, tem que ser seguro. A carroceria com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes, o modelo traz de série cinco airbags nas versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Na versão Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.


Esse sonho sobre rodas pode ser encontrado nas cores Super Branco, Prata, Cinza, Preto e Azul, e as novas Vermelho e Branco Pérola, e oferece quatro faixas de preço: 1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00; 1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00; 2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990,00; 2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900,00.



Esse é o novo Corolla 2015, o carro que vendeu 40 milhões de unidades desde 1966, que agora é produzido no Brasil tem tudo para continuar a sendo o carro mais vendido do planeta. Predicados não faltam para esse sujeito!