BMW i3 roda pela primeira vez no Brasil

Primeiro modelo elĂ©trico da marca estĂ¡ em perĂ­odo de testes pelas ruas de SĂ£o Paulo e tem previsĂ£o de lançamento para o segundo semestre

Texto e fotos: BMW

O BMW i3, primeiro modelo elĂ©trico de sĂ©rie da marca, jĂ¡ circula pelas ruas do Brasil. O veĂ­culo rodou pela primeira vez nesta quarta-feira, na cidade de SĂ£o Paulo (SP), como parte do programa de preparaĂ§Ă£o para o seu lançamento no mercado brasileiro, previsto para o segundo semestre deste ano. O BMW Group Brasil continuarĂ¡ realizando testes com o veĂ­culo na capital paulistana por mais uma semana.


“O BMW i3 Ă© uma referĂªncia no que diz respeito Ă  mobilidade urbana, oferecendo alta tecnologia, conforto e agilidade com emissĂ£o zero de poluentes. Nosso objetivo Ă© chegarmos ao mercado brasileiro preparados para agradar aos nossos futuros clientes e, para isso, uma das estratĂ©gias Ă© realizarmos testes com o modelo em ruas e rodovias brasileiras”, explica Carlos Cortes, gerente de vendas e marketing da BMW i.

Alto desempenho com emissĂ£o zero
ConstruĂ­do com a inovadora arquitetura LifeDrive, o i3 Ă© constituĂ­do por duas unidades funcionais separadas: mĂ³dulo Life superior, que consiste numa cĂ©lula de passageiros de alta resistĂªncia e extremamente leve feita de plĂ¡stico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e mĂ³dulo Drive inferior, uma construĂ§Ă£o de alumĂ­nio que agrega o sistema de suspensĂ£o, componentes estruturais e de impacto.
É tambĂ©m no mĂ³dulo Drive que se encontra o sistema de propulsĂ£o eDrive: uma bateria de Ă­ons de lĂ­tio especificamente desenvolvida para o BMW i3 e o motor elĂ©trico de alta densidade, que pesa apenas 50kg, estĂ£o acoplados ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissĂ£o elĂ©trica. Este conceito inovador compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg.
Os atributos do i3 sĂ£o tĂ­picos de um BMW. TraĂ§Ă£o traseira, distribuiĂ§Ă£o do peso em 50:50 e baixo centro de gravidade devido Ă  localizaĂ§Ă£o da bateria – AlĂ©m do alto desempenho, com 125kW (170 hp) de potĂªncia e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleraĂ§Ă£o 0 a 100 km/h em 7,2s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,5s.
Feito para o ambiente urbano, o BMW i3 possui uma autonomia entre 130 e 160 km. Se utilizados os modos de conduĂ§Ă£o ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40km respectivamente. Para auxiliar na autonomia estarĂ¡ disponĂ­vel em uma das versões um motor Ă  combustĂ£o interna de dois cilindros, 650cc (34hp), responsĂ¡vel por gerar energia para a bateria. Com este diferencial, o alcance do BMW i3 serĂ¡ de aproximadamente 300 km.
Tecnologicamente Ă  frente do seu tempo, a BMW traz com o i3 a aliança perfeita entre o prazer de dirigir e a preocupaĂ§Ă£o com sustentabilidade.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse: