Uno Turbo Completa 20 anos
Modelo esportivo que lançou a tendĂªncia downsizing no Brasil foi lançado em 1994
Texto e fotos: Fiat
Lançado em março de 1994, o primeiro carro a gasolina com motor turbo de fĂ¡brica trazia requinte, esportividade e alta potĂªncia. O Uno Turbo i.e, porĂ©m, nĂ£o serĂ¡ lembrado apenas pelos seus nĂºmeros privilegiados de performance, mas tambĂ©m como o carro que iniciou a tendĂªncia downsizing no Brasil. Hoje, palavras como eficiĂªncia energĂ©tica, motores pequenos e potentes, baixo consumo de combustĂvel e fun-to-drive fazem parte do vocabulĂ¡rio comum. Mas, hĂ¡ 20 anos atrĂ¡s, realmente eram inovações. Inovações que vieram junto com o Uno Turbo i.e.
Equipado com um pequeno e eficiente motor de quatro cilindros, 1.4 litros e turbo-compressor, o Uno Turbo desenvolvia 118 cv, potĂªncia equivalente a motores 2.0 litros de aspiraĂ§Ă£o natural da Ă©poca. Com tamanha potĂªncia, o Uno Turbo i.e era referĂªncia no desempenho, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 9,2 segundos e chegando a velocidade final de 195 km/h, nĂºmeros invejĂ¡veis atĂ© hoje. Com tamanha potĂªncia, houve uma revisĂ£o completa no Uno. Sua caixa de cinco marchas foi completamente revista, com novas relações, enquanto todo o sistema de suspensões e freios foram redimensionados. Sua carroceria era 10 mm mais baixa, os pneus traziam as dimensões de 185/60/14, montados em exclusivas rodas com 5,5 polegadas de largura e os discos de freio dianteiros eram os mesmos do Tempra, assim como os tambores traseiros.
O painel era muito completo e de fĂ¡cil visualizaĂ§Ă£o, como em todo bom esportivo. Trazia dois grandes mostradores, velocĂmetro e contagiros, e contava tambĂ©m com manĂ´metro de turbo (pressĂ£o de trabalho de 0,8 bar), temperatura de Ă¡gua, pressĂ£o e temperatura do Ă³leo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso Ăºnico em todos os Uno comercializados no Brasil.
O Uno Turbo i.e marcou uma geraĂ§Ă£o de clientes que procuravam um carro pequeno, muito veloz e extremante exclusivo: ele foi fabricado somente entre 1994 e 1996. Depois dele, a Fiat concretizou o downsizing no Brasil e abriu caminho para outros modelos marcantes, como Tempra Turbo e Tempra Stile, alĂ©m do Marea Turbo. Atualmente, a Fiat avança no downsizing com as tecnologias MultiAir, propulsores multivĂ¡lvulas da famĂlia E.torQ e os esportivos Punto T-Jet e Bravo T-Jet que, com apenas 1.4 litros de cilindrada, dispõem de 152 vc.



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