Vertis HD é focado em distribuições no setor varejista e oferece uma série de soluções no mercado de 9 a 13 toneladas

Completo, o caminhĂ£o mĂ©dio da Iveco ainda oferece reduções de combustĂ­vel de atĂ© 11% na comparaĂ§Ă£o com concorrentes

Texto e fotos: Iveco

Desenvolvido sob a Ă³tica do cliente e diante dos mais rĂ­gidos processos de produĂ§Ă£o, o Vertis HD tem duas versões: 9 toneladas e 13 toneladas com cabine estendida. Seu “sobrenome” HD – Heavy Duty – representa a robustez e confiabilidade do produto, que tem significativa importĂ¢ncia para a estratĂ©gia de mercado da Iveco. Com ele, a montadora prevĂª ampliar para 7% seu market share no segmento de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT. Trata-se de um mercado que tem crescido de forma exponencial nos Ăºltimos anos, devendo atingir a marca de 45 mil unidades comercializadas em 2013.


“O dia a dia do varejista Ă© feito de seguidas entregas de mercadorias. Por isso, ele precisa de um caminhĂ£o confiĂ¡vel e durĂ¡vel, que possa rodar continuamente, consuma pouco combustĂ­vel e tenha manutenĂ§Ă£o a custo reduzido. AlĂ©m disso, o veĂ­culo deve ter facilidade de implementaĂ§Ă£o para que possa atender Ă  infinidade de negĂ³cios contida no mercado de varejo”, explica Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco.
A economia de combustĂ­vel, quesito em que o Vertis sempre foi Best-in-Class, Ă© assegurada pelos propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptaĂ§Ă£o para a tecnologia Euro V, os motores ganharam reduĂ§Ă£o de atĂ© 5,5% no consumo de combustĂ­vel em relaĂ§Ă£o Ă  versĂ£o Euro III. Em 100 mil km de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de atĂ© 11% em relaĂ§Ă£o a concorrentes diretos. AlĂ©m da reduĂ§Ă£o de consumo, os propulsores tambĂ©m tiveram incremento de potĂªncia. O motor do Vertis HD 9 toneladas tem 117 cv, e o 13 toneladas conta com 182 cv.
Para fazer do Vertis HD um dos caminhões mais silenciosos e confortĂ¡veis do segmento na maior faixa de utilizaĂ§Ă£o do veĂ­culo, a Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensĂ£o da cabine, com quatro pontos de fixaĂ§Ă£o e novas molas e amortecedores. A suspensĂ£o primĂ¡ria tambĂ©m recebeu novas molas, amortecedores e suportes, alĂ©m de uma nova barra estabilizadora.


Destaque da versĂ£o 13 toneladas, a cabine estendida comporta 862 litros, capazes de armazenar utensĂ­lios de uso pessoal do condutor e aumentar a sensaĂ§Ă£o de espaço na cabine. “Sabemos que os motoristas deste mercado transitam continuamente durante o dia. A cabine, alĂ©m de ser um grande diferencial competitivo nesse segmento, reflete nosso zelo pelo bem estar desses profissionais”, declara Alexandre Serretti, diretor da Plataforma de VeĂ­culos Leves e MĂ©dios da Iveco.
AlĂ©m de todos os componentes mecĂ¢nicos e demais diferenciais estruturais, as duas versões do Vertis HD contam com um grande nĂºmero de itens de sĂ©rie, que ressaltam ainda mais a excelente relaĂ§Ă£o custo benefĂ­cio do novo caminhĂ£o da Iveco. A lista inclui farĂ³is de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elĂ©tricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translĂºcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos farois, cabine estendida (13 toneladas), ar-condicionado (13 toneladas), predisposiĂ§Ă£o para rĂ¡dio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintĂ©tico, alĂ©m de vĂ¡rios porta-objetos. Como opcionais, os veĂ­culos contam com rĂ¡dio com CD Player MP3, segundo tanque de combustĂ­vel, preparaĂ§Ă£o para tomada de força e ar-condicionado para a versĂ£o 9 toneladas.
Os modelos Vertis expostos sĂ£o o 90V18, de 9 toneladas, com cabine simples, entre-eixos de 3.330 mm, tanque de 150 litros, ar condicionado mais CD Player; e a versĂ£o 13 toneladas com cabine estendida, o 130V19, com entre-eixos de 5.175 mm, tanque de 275 litros, ar condicionado e CD Player.