TransmissĂ£o ZF Ă© adotada como item de sĂ©rie por fabricantes de caminhões extrapesados presentes na Fenatran 2013

ReferĂªncia de qualidade e tecnologia para veĂ­culos comerciais, a automatizada AS Tronic torna-se um componente quase que obrigatĂ³rio nos modelos “Top de Linha” da Iveco, MAN, Ford e DAF

Texto e fotos: ZF
 
 A ZF novamente comprova suas caracterĂ­sticas de excelĂªncia tĂ©cnica e referĂªncia em tecnologia e inovaĂ§Ă£o durante a Fenatran 2013, o SalĂ£o Internacional do Transporte que serĂ¡ realizado em SĂ£o Paulo (SP) entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. Sua transmissĂ£o automatizada AS Tronic estĂ¡ presente como item de sĂ©rie em quatro fabricantes, que adotaram o produto como diferencial em modelos de caminhões pesados e extrapesados Premium.


A AS Tronic estĂ¡ presente em 16 modelos da Iveco (sĂ£o oito versões do Stralis Ecoline e oito do novo extrapesado Hi-Way), em seis modelos da MAN (nos TGX 28.440 6x2, 29.440 6x4 e TGX 33.440 6x4; e nos VW Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 Tractor – estes com o novo motor de 420 cavalos de potĂªncia), nas duas opções do Ford Extrapesado (os Cargo 2042 e 2842), e, tambĂ©m, no XF 105 da DAF. Totalizando, a AS Tronic estĂ¡ em 25 modelos de caminhões. Vale ressaltar que, na Iveco, a transmissĂ£o Ă© opcional em quatro versões do pesado off-road Trakker.
“Podemos dizer que a adoĂ§Ă£o da AS Tronic pelas fabricantes nĂ£o apenas reforça, mas consolida a tendĂªncia de mercado do segmento pesado extrapesado em adotar a nossa transmissĂ£o automatizada como um item de sĂ©rie. É uma iniciativa que traz ganhos para todo o setor: por ser uma inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica que garante menor consumo mĂ©dio de combustĂ­vel Ă  frota via padronizaĂ§Ă£o na conduĂ§Ă£o do veĂ­culo, oferece maior rentabilidade ao transportador, proteĂ§Ă£o ao trem-de-força e muito mais conforto ao motorista”, dizFrederico Colella, gerente de vendas da  ZF Sistemas de Transmissões.
Com a AS Tronic, a ZF passa a compor um diferencial competitivo para as montadoras em um segmento que vem demonstrando muita força no mercado de caminhões. No primeiro semestre de 2013, o nicho de pesados foi responsĂ¡vel por 36% das vendas totais de veĂ­culos comerciais no Brasil, segundo dados da ANFAVEA (AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Fabricantes de VeĂ­culos Automotores). Nos nĂºmeros absolutos, foram vendidos 26.407 unidades, valor 33% superior na comparaĂ§Ă£o com o mesmo perĂ­odo de 2012.
Com a AS Tronic, o motorista pode entregar as mercadorias em seu destino com mais segurança e melhor conforto (nĂ£o hĂ¡ trancos ou golpes durante a troca de marchas), direcionando toda a sua atenĂ§Ă£o para o trĂ¢nsito. Para os frotistas, a transmissĂ£o tambĂ©m oferece significativa reduĂ§Ă£o no custo operacional do veĂ­culo, pois reduz o consumo de combustĂ­vel com trocas rĂ¡pidas e eficientes de marchas. A AS Tronic possui duas opções de configuraĂ§Ă£o: uma com 16 velocidades (a mais adotada no Brasil).
A tecnologia empregada pela ZF na produĂ§Ă£o do equipamento gerou uma comunicaĂ§Ă£o Ă¡gil entre o motor, a embreagem e a transmissĂ£o, o que alivia o driveline completo, prolonga a vida Ăºtil dos componentes e aumenta os intervalos de manutenĂ§Ă£o e troca de Ă³leo. Dependendo das condições de operaĂ§Ă£o, o intervalo de troca de Ă³leo das AS Tronic pode chegar a 540.000 quilĂ´metros.
Sem pedal de embreagem, a AS Tronic conta com um mĂ³dulo eletrĂ´nico integrado Ă  carcaça feita em alumĂ­nio. AlĂ©m do alto desempenho, oferece capacidade de torque de atĂ© 3.100 Nm.

Intarder - Por meio de poucas interfaces, a AS Tronic pode receber o Intarder, sistema que protege os freios do caminhĂ£o contra o desgaste causado por esforços constantes. Ao contrĂ¡rio do empregado pela concorrĂªncia, o Intarder da ZF Ă© integrado Ă  transmissĂ£o, o que eleva a eficiĂªncia da operaĂ§Ă£o.
O produto chega a efetuar atĂ© 90% das frenagens, em paradas suaves que tambĂ©m ajudam a proteger a carga. Para os motoristas, o Intarder garante frenagens sem sobregiro do motor e uma conduĂ§Ă£o constante com velocidade mĂ©dia mais elevada.

Presença da opĂ§Ă£o manual em outros segmentos – Apesar das atenções focadas na AS Tronic, a “grife” ZF tambĂ©m se faz presentes em opções manuais para todos os segmentos de veĂ­culos comerciais.
Nos comerciais leves, a transmissĂ£o mecĂ¢nica 6S 420 da famĂ­lia ZF Ecolite Ă© adotada na linha Iveco Daily. ConstruĂ­do sobre uma estrutura de alumĂ­nio, o produto entrega seis velocidades que aumentam o rendimento do veĂ­culo. A ZF 5S 580 TO (5 marchas Ă  frente sincronizadas e 1 Ă  rĂ©) equipa o mĂ©dio Vertis HD 90V18 e 130V19.
Ainda na Iveco, mas dentro do nicho de semipesados, a ZF 9S 1110 TD pode ser instalada no Tector 170E28 T, 170E28S T 4x2, 170E28S 4x2, 240E28S, e 240E28S Stradale 6x2. Nos pesados, o Stralis pode ser equipado com a ZF Ecosplit com 16 marchas sincronizadas e duas rés.
Nos caminhões com PBT de 5,5 a 10 toneladas, a MAN adota a ZF S5-420 HD (com cinco marchas sincronizadas e uma ré) para os modelos Delivery 5.150, 8.160, 9.160 e 10.160.
Para a linha Constellation, a MAN adotou quatro tipos de transmissĂ£o da ZF. A 9S 1110 TD (com nove marchas sincronizadas e uma rĂ©) estĂ¡ presente nas versões 17.280 e 24.280 (que atendem o setor de semipesados). Para os pesados, optou pela famĂ­lia ZF Ecosplit para os modelos 17.330, 19.330 Tractor, 24.330 e 31.330 6x4, 19.390 4x2 Tractor, o 25.390 6x2 Tractor, o 26.390 6x4 Tractor e o 31.390 6x4. Por fim, a ZF Ecosplit 16S 1455 foi especialmente desenvolvida para os 26.280 e 31.280 6x4.
A ZF Ecosplit tambĂ©m foi a opĂ§Ă£o manual feita por novos clientes como a DAF e a Shacman. Com 16 marchas Ă  frente e duas Ă  rĂ©, totalmente sincronizadas, essa famĂ­lia de transmissões possibilita que o motor trabalhe na melhor faixa de rotaĂ§Ă£o, proporcionando maior economia de combustĂ­vel e reduĂ§Ă£o dos nĂ­veis de emissĂ£o de poluentes.