Mercedes-Benz destaca versatilidade da linha Sprinter na
Fenatran 2013
· Jetvan Aviaton Style, van em
versĂ£o limusine, serĂ¡ apresentada como exemplo da diversidade de implementações
possĂveis com a Sprinter
· Exclusividade:
FurgĂ£o Sprinter misto para atĂ© 6 pessoas e 7,8 m³ de
carga tambĂ©m estarĂ¡ em exposiĂ§Ă£o durante a feira
· Sprinter
FurgĂ£o oferece diversas opções para transporte de carga, com capacidade
volumĂ©trica entre 7,5 m³ a 15,5 m³ e com
versĂ£o envidraçada para aplicações que demandam esta configuraĂ§Ă£o
· Sprinter
Chassi com cabina pode receber carroçarias de atĂ© 22 m³ de capacidade
volumétrica de carga
· Exclusividade:
Van Sprinter 20+1 (20 assentos mais o motorista) Ă© a maior do PaĂs para
transporte de passageiros
· Com
50 modelos, linha Sprinter assegura a maior diversidade de produtos e soluções,
como a versĂ£o Street, que pode circular livremente em zonas de restriĂ§Ă£o
Texto e fotos: Mercedes
As soluções que a Mercedes-Benz oferece para o
transporte de cargas e de passageiros incluem a famĂlia Sprinter, que Ă© parte da
mais completa linha de veĂculos comerciais do PaĂs. Modelos exclusivos da linha Sprinter estarĂ£o em
evidĂªncia no estande da marca na Fenatran 2013, o 19º SalĂ£o Internacional do Transporte.
Maior feira do setor no Brasil e na AmĂ©rica Latina, o evento serĂ¡ realizado,
entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do
Anhembi, em SĂ£o Paulo.
ReferĂªncia de mercado em qualidade, agilidade,
tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, a Sprinter é
reconhecida pela eficiĂªncia e alta produtividade e se destaca tambĂ©m pela
oferta de soluções inovadoras e customizadas para uma ampla diversidade de
aplicações.
A Jetvan Aviaton Style, Sprinter em versĂ£o
limusine, que serĂ¡ apresentada na Fenatran 2013, Ă© um exemplo da versatilidade e
flexibilidade do veĂculo. O furgĂ£o Sprinter 415 CDI envidraçado foi customizado
por uma empresa implementadora e tornou-se uma sofisticada limusine para
atender ao transporte de passageiros no segmento de luxo.
Como uma grande parceira de negĂ³cios dos clientes,
a Sprinter permite diversos outros tipos de customizações, transformando-se em
unidades de negĂ³cios mĂ³veis, como salĂ£o de beleza, temakeria, lanchonete, pet
shop, entre outros. A Sprinter tambĂ©m Ă© reconhecida por sua excelĂªncia na
prestaĂ§Ă£o de serviços urbanos. Entre suas aplicações destacam-se as versões
ambulĂ¢ncia, UTI mĂ³vel, carro de apoio para os bombeiros, guincho para
autossocorro e cesto aéreo para aeroportos e manutenções elétricas, entre
outros.
“Na Fenatran, temos mais uma vez a oportunidade
de demonstrar todos os benefĂcios e a diversidade da linha Sprinter. Mas nosso
diferencial estĂ¡ tambĂ©m na ampla gama de serviços e no padrĂ£o de atendimento da
nossa Rede de ConcessionĂ¡rios”, diz Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e
Marketing de AutomĂ³veis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o
executivo, no amplo portfĂ³lio de 50 modelos, destacam-se produtos exclusivos – como
o furgĂ£o misto e a van 20+1 (20 passageiros mais o motorista), a maior do
mercado – e diferenciados, como o furgĂ£o envidraçado e a linha Street, que
oferece livre circulaĂ§Ă£o em zonas de restriĂ§Ă£o, regra nas grandes cidades.
Grande diferencial da linha Sprinter Ă© o nĂvel de equipamentos de sĂ©rie,
como ESP Adaptativo 9i®, airbag do motorista, farĂ³is de neblina, volante com
ajuste de altura e profundidade, rĂ¡dio CD/MP3, fechamento central de portas,
entre outros, o que agrega valor ao veĂculo, atendendo aos principais
requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefĂcio.
A famĂlia de veĂculos comerciais leves Sprinter,
do segmento de large vans, Ă© formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50
ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton).
Exclusivo furgĂ£o misto Ă©
destaque no portfĂ³lio da Sprinter
Sempre atenta Ă s demandas do segmento, a
Mercedes-Benz inova e oferece o primeiro furgĂ£o de uso misto, com capacidade
para atĂ© 6 ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga, versĂ£o configurada de
fĂ¡brica. Atualmente no mercado brasileiro, estĂ¡ disponĂvel a versĂ£o com capacidade
para 5 ocupantes e 7,8m³ de carga. A empresa apresenta uma soluĂ§Ă£o que
contempla a demanda de clientes que necessitam carregar ao mesmo tempo volume
de carga e passageiros, sem abrir mĂ£o do conforto e do melhor aproveitamento do
espaço interno. Os principais mercados deste produto sĂ£o os veĂculos para
equipes de promoĂ§Ă£o, organizaĂ§Ă£o de eventos, fotos e filmagem, publicidade,
catering, entre outros. O furgĂ£o misto estarĂ¡ em exposiĂ§Ă£o no estande da
Mercedes-Benz na Fenatran 2013.
A linha Sprinter contempla tambĂ©m o furgĂ£o envidraçado,
concebido para trazer mais
qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros sĂ£o
necessĂ¡rios, que Ă© um ponto crĂtico para a transformaĂ§Ă£o de furgões. HĂ¡ segmentos
crescentes que demandam essa configuraĂ§Ă£o, como escritĂ³rios mĂ³veis, vans do
tipo limousine e transporte de portadores de necessidades especiais,
que podem ser confortavelmente atendidos devido Ă ampla abertura da porta lateral
e altura interna do veĂculo.
A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de
capacidade volumĂ©trica de carga, que vĂ£o de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta
lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura,
permite o fĂ¡cil carregamento de um palete pela lateral do veĂculo, o que tambĂ©m
pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operaĂ§Ă£o logĂstica.
A opĂ§Ă£o de abertura de 270 graus da porta traseira, item de sĂ©rie para
os furgões tradicionais e mistos, e a exclusiva versĂ£o com portas corrediças
nas duas laterais do veĂculo ampliam notavelmente as possibilidades de carga e
descarga em locais estreitos e de difĂcil acesso. Com duas opções de alturas
internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345
mm), a linha de furgões Sprinter assegura mĂºltiplas escolhas e maior
produtividade aos transportadores.
Chassi Sprinter permite até
22 m³ de carga volumĂ©trica
Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter estĂ¡ apto
para a implementaĂ§Ă£o de vĂ¡rios tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso
de baĂº, forte aplicaĂ§Ă£o do veĂculo, permite capacidade volumĂ©trica de carga atĂ©
22 m³ e, principalmente, o aproveitamento de 100% da capacidade volumĂ©trica de
carga.
Destaque tambĂ©m para a capacidade de carga lĂquida, obtida por meio do
chassi tubular, tecnologia que consiste em estrutura de baixo peso e grande
resistĂªncia. A linha chassi estĂ¡ disponĂvel em trĂªs opções de PBT: 3,5 ton,
3,88 ton e 5 ton e duas opções de entreeixos: 3.665 e 4.325 mm.
Sprinter Street pode circular livremente em zonas de restriĂ§Ă£o
O furgĂ£o e o chassi Sprinter 311 CDI Street sĂ£o registrados como
caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitaĂ§Ă£o
CNH B. Estes veĂculos podem circular livremente pelas vias das grandes cidades,
mesmo em zonas de restriĂ§Ă£o, como na cidade de SĂ£o Paulo, o que proporciona
mais vantagens logĂsticas para o segmento.
Graças a esse diferencial, os proprietĂ¡rios podem utilizar a Sprinter
Street para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer Ă¡rea da cidade,
respeitando apenas regras de circulaĂ§Ă£o municipais, tais como o rodĂzio de
placas na cidade de SĂ£o Paulo. Isso resulta em mais disponibilidade para o
transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.
Exclusiva e maior van de
passageiros do Brasil
A Mercedes-Benz oferece uma soluĂ§Ă£o exclusiva tambĂ©m para o transporte
de passageiros: a van 20+1, a maior do Brasil e a Ăºnica com 20 assentos
para passageiros mais o banco do motorista, configuraĂ§Ă£o jĂ¡ montada de fĂ¡brica.
Esta soluĂ§Ă£o aumenta as possibilidades para que os clientes transportem mais
pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negĂ³cios.
A oferta de vans Sprinter inclui tambĂ©m a exclusiva versĂ£o 17+1 e a tradicional
15+1 (luxo e standard). Todas as configurações jĂ¡ saem montadas de fĂ¡brica, o que
assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de
passageiros.
ReferĂªncia
de mercado em segurança e design
A Sprinter da Mercedes-Benz Ă© reconhecida no
mercado por seu exemplar nĂvel de segurança. Um dos principais diferenciais Ă© o
programa eletrĂ´nico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de
freio, que consiste na integraĂ§Ă£o dos jĂ¡ conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV,
reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações
crĂticas, alĂ©m de garantir maior domĂnio e estabilidade do veĂculo.
O que jĂ¡ era referĂªncia foi aprimorado e o ESP
Adaptativo® recebe a sigla 9i, com novas funções que asseguram a melhor
frenagem, seja sob as condições de sol ou de chuva. Uma nova funĂ§Ă£o Ă© a aplicaĂ§Ă£o
de uma pressĂ£o equilibrada em intervalos regulares, promovendo a limpeza do
filme de Ă¡gua que se forma sobre o disco de freio quando o veĂculo estĂ¡ sendo
conduzido em dias chuvosos, com o objetivo de reduzir o tempo para o inĂcio da
desaceleraĂ§Ă£o do veĂculo.
TambĂ©m para a mesma finalidade, o ESP Adaptativo 9i®
aproxima os discos das pastilhas de freio ao identificar que o motorista retirou
o pé do acelerador bruscamente, o que ocorre devido a um risco de acidente. Ao
ser acionado o pedal de freio, a pastilha jĂ¡ foi aproximada ao disco e o tempo
da desaceleraĂ§Ă£o do veĂculo Ă© reduzido.
Item de série para o motorista e opcional para os
acompanhantes, o airbag aumenta a segurança a bordo. Além disso, o conceito de
absorĂ§Ă£o de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura
monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal
quanto lateral, para a estrutura inferior do veĂculo, reduzindo a deformaĂ§Ă£o no
habitĂ¡culo e aumentando a segurança dos ocupantes.
O sistema de ar condicionado, exclusivamente
desenvolvido para as condições climĂ¡ticas da AmĂ©rica Latina, Ă© outro importante
diferencial da Sprinter. Com aviso de temperatura exterior, o motorista pode
selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veĂculo e mantĂª-la
sempre em um nĂvel ideal, independente da temperatura externa e da radiaĂ§Ă£o
solar.
Com design moderno, arrojado e muito atrativo, a
Sprinter Ă© destaque por seu tradicional perfil em forma de cunha. A conhecida robustez
do veĂculo Ă© explicitada pelos amplos farĂ³is dianteiros e pelo capĂ´ integrado Ă
grade.
Na atual linha Sprinter estĂ£o disponĂveis nove
cores externas. AlĂ©m do tradicional branco na paleta de cores sĂ³lidas, hĂ¡
tambĂ©m a disponibilidade das cores amarela, azul e vermelha. JĂ¡ na linha de
metĂ¡licas, alĂ©m de prata, hĂ¡ o grafite, preto carbono, vermelho e azul.
Motores
cada vez mais econĂ´micos e ecolĂ³gicos
Com avançada tecnologia
BlueEFFICIENCY®, a Sprinter cumpre com excelĂªncia dois dos maiores desafios do
transporte: reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂvel e no Ăndice de emissões. Os
motores OM 651 LA biturbo de 4 cilindros sĂ£o oferecidos em duas classes de
potĂªncia: a versĂ£o 311 CDI Street conta com motor de 114 cv, com torque de 28,5
mkgf entregues na ampla faixa de 1.200 a 2.400 rpm. JĂ¡ as versões 415 CDI e 515
CDI tĂªm motorizaĂ§Ă£o de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm.
A atual geraĂ§Ă£o da Sprinter trouxe para
o mercado mais uma importante inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica: a introduĂ§Ă£o de dois eixos
balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa um marco na evoluĂ§Ă£o
dos propulsores a diesel. Os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no
cĂ¡rter, e levam o motor OM 651 LA a um nĂvel de suavidade nunca antes alcançado
nessa classe, contribuindo para um menor nĂvel de ruĂdo e vibraĂ§Ă£o do veĂculo.
Os motores da Sprinter harmonizam-se
perfeitamente com a transmissĂ£o manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades,
cujas relações de marcha tambĂ©m propiciam reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂvel. Essa
transmissĂ£o tambĂ©m garante melhor dirigibilidade e maior agilidade para o
veĂculo.
Linha
Sprinter
Modelo
|
Motor
|
PBT (kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
Chassi
311 CDI
Street
|
OM
651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
3.500
|
3.665/4.325
|
Chassi
415 CDI
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
3.880
|
3.665
|
Chassi
515 CDI
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
5.000
|
3.665/4.325
|
FurgĂ£o
311 CDI Street
|
OM
651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
3.500
|
3.250/3.665/
4.325
|
FurgĂ£o
415 CDI
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
3.880
|
3.250/3.665/
4.325
|
FurgĂ£o
515 CDI
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
5.000
|
4.325
|
Van
415 CDI (15+1)
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
3.880
|
3.665
|
Van
515 CDI (17+1)
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
5.000
|
4.325
|
Van 515 CDI
(20+1)
|
OM
651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
|
5.000
|
4.325
|
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