Mercedes-Benz destaca versatilidade da linha Sprinter na Fenatran 2013

·  Jetvan Aviaton Style, van em versĂ£o limusine, serĂ¡ apresentada como exemplo da diversidade de implementações possĂ­veis com a Sprinter
·  Exclusividade: FurgĂ£o Sprinter misto para atĂ© 6 pessoas e 7,8 de carga tambĂ©m estarĂ¡ em exposiĂ§Ă£o durante a feira
· Sprinter FurgĂ£o oferece diversas opções para transporte de carga, com capacidade volumĂ©trica entre 7,5 m³ a 15,5 m³ e com versĂ£o envidraçada para aplicações que demandam esta configuraĂ§Ă£o
· Sprinter Chassi com cabina pode receber carroçarias de atĂ© 22 de capacidade volumĂ©trica de carga
·  Exclusividade: Van Sprinter 20+1 (20 assentos mais o motorista) Ă© a maior do PaĂ­s para transporte de passageiros
· Com 50 modelos, linha Sprinter assegura a maior diversidade de produtos e soluções, como a versĂ£o Street, que pode circular livremente em zonas de restriĂ§Ă£o

Texto e fotos: Mercedes

As soluções que a Mercedes-Benz oferece para o transporte de cargas e de passageiros incluem a famĂ­lia Sprinter, que Ă© parte da mais completa linha de veĂ­culos comerciais do PaĂ­s. Modelos exclusivos da linha Sprinter estarĂ£o em evidĂªncia no estande da marca na Fenatran 2013, o 19º SalĂ£o Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na AmĂ©rica Latina, o evento serĂ¡ realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo. 
ReferĂªncia de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, a Sprinter Ă© reconhecida pela eficiĂªncia e alta produtividade e se destaca tambĂ©m pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para uma ampla diversidade de aplicações.
A Jetvan Aviaton Style, Sprinter em versĂ£o limusine, que serĂ¡ apresentada na Fenatran 2013, Ă© um exemplo da versatilidade e flexibilidade do veĂ­culo. O furgĂ£o Sprinter 415 CDI envidraçado foi customizado por uma empresa implementadora e tornou-se uma sofisticada limusine para atender ao transporte de passageiros no segmento de luxo. 
Como uma grande parceira de negĂ³cios dos clientes, a Sprinter permite diversos outros tipos de customizações, transformando-se em unidades de negĂ³cios mĂ³veis, como salĂ£o de beleza, temakeria, lanchonete, pet shop, entre outros. A Sprinter tambĂ©m Ă© reconhecida por sua excelĂªncia na prestaĂ§Ă£o de serviços urbanos. Entre suas aplicações destacam-se as versões ambulĂ¢ncia, UTI mĂ³vel, carro de apoio para os bombeiros, guincho para autossocorro e cesto aĂ©reo para aeroportos e manutenções elĂ©tricas, entre outros. 
“Na Fenatran, temos mais uma vez a oportunidade de demonstrar todos os benefĂ­cios e a diversidade da linha Sprinter. Mas nosso diferencial estĂ¡ tambĂ©m na ampla gama de serviços e no padrĂ£o de atendimento da nossa Rede de ConcessionĂ¡rios”, diz Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de AutomĂ³veis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil. 
De acordo com o executivo, no amplo portfĂ³lio de 50 modelos, destacam-se produtos exclusivos – como o furgĂ£o misto e a van 20+1 (20 passageiros mais o motorista), a maior do mercado – e diferenciados, como o furgĂ£o envidraçado e a linha Street, que oferece livre circulaĂ§Ă£o em zonas de restriĂ§Ă£o, regra nas grandes cidades.    
Grande diferencial da linha Sprinter Ă© o nĂ­vel de equipamentos de sĂ©rie, como ESP Adaptativo 9i®, airbag do motorista, farĂ³is de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rĂ¡dio CD/MP3, fechamento central de portas, entre outros, o que agrega valor ao veĂ­culo, atendendo aos principais requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefĂ­cio.
A famĂ­lia de veĂ­culos comerciais leves Sprinter, do segmento de large vans, Ă© formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton).


Exclusivo furgĂ£o misto Ă© destaque no portfĂ³lio da Sprinter

Sempre atenta Ă s demandas do segmento, a Mercedes-Benz inova e oferece o primeiro furgĂ£o de uso misto, com capacidade para atĂ© 6 ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga, versĂ£o configurada de fĂ¡brica. Atualmente no mercado brasileiro, estĂ¡ disponĂ­vel a versĂ£o com capacidade para 5 ocupantes e 7,8m³ de carga. A empresa apresenta uma soluĂ§Ă£o que contempla a demanda de clientes que necessitam carregar ao mesmo tempo volume de carga e passageiros, sem abrir mĂ£o do conforto e do melhor aproveitamento do espaço interno. Os principais mercados deste produto sĂ£o os veĂ­culos para equipes de promoĂ§Ă£o, organizaĂ§Ă£o de eventos, fotos e filmagem, publicidade, catering, entre outros. O furgĂ£o misto estarĂ¡ em exposiĂ§Ă£o no estande da Mercedes-Benz na Fenatran 2013. 
A linha Sprinter contempla tambĂ©m o furgĂ£o envidraçado, concebido para trazer mais qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros sĂ£o necessĂ¡rios, que Ă© um ponto crĂ­tico para a transformaĂ§Ă£o de furgões. HĂ¡ segmentos crescentes que demandam essa configuraĂ§Ă£o, como escritĂ³rios mĂ³veis, vans do tipo limousine e transporte de portadores de necessidades especiais, que podem ser confortavelmente atendidos devido Ă  ampla abertura da porta lateral e altura interna do veĂ­culo.
A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumĂ©trica de carga, que vĂ£o de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com atĂ© 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fĂ¡cil carregamento de um palete pela lateral do veĂ­culo, o que tambĂ©m pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operaĂ§Ă£o logĂ­stica.
A opĂ§Ă£o de abertura de 270 graus da porta traseira, item de sĂ©rie para os furgões tradicionais e mistos, e a exclusiva versĂ£o com portas corrediças nas duas laterais do veĂ­culo ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difĂ­cil acesso. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões Sprinter assegura mĂºltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.


Chassi Sprinter permite atĂ© 22 m³ de carga volumĂ©trica

Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter estĂ¡ apto para a implementaĂ§Ă£o de vĂ¡rios tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baĂº, forte aplicaĂ§Ă£o do veĂ­culo, permite capacidade volumĂ©trica de carga atĂ© 22 m³ e, principalmente, o aproveitamento de 100% da capacidade volumĂ©trica de carga.
 Destaque tambĂ©m para a capacidade de carga lĂ­quida, obtida por meio do chassi tubular, tecnologia que consiste em estrutura de baixo peso e grande resistĂªncia. A linha chassi estĂ¡ disponĂ­vel em trĂªs opções de PBT: 3,5 ton, 3,88 ton e 5 ton e duas opções de entreeixos: 3.665 e 4.325 mm.


Sprinter Street pode circular livremente em zonas de restriĂ§Ă£o

O furgĂ£o e o chassi Sprinter 311 CDI Street sĂ£o registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitaĂ§Ă£o CNH B. Estes veĂ­culos podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restriĂ§Ă£o, como na cidade de SĂ£o Paulo, o que proporciona mais vantagens logĂ­sticas para o segmento.
Graças a esse diferencial, os proprietĂ¡rios podem utilizar a Sprinter Street para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer Ă¡rea da cidade, respeitando apenas regras de circulaĂ§Ă£o municipais, tais como o rodĂ­zio de placas na cidade de SĂ£o Paulo. Isso resulta em mais disponibilidade para o transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.


Exclusiva e maior van de passageiros do Brasil

A Mercedes-Benz oferece uma soluĂ§Ă£o exclusiva tambĂ©m para o transporte de passageiros: a van 20+1, a maior do Brasil e a Ăºnica com 20 assentos para passageiros mais o banco do motorista, configuraĂ§Ă£o jĂ¡ montada de fĂ¡brica. Esta soluĂ§Ă£o aumenta as possibilidades para que os clientes transportem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negĂ³cios.


A oferta de vans Sprinter inclui tambĂ©m a exclusiva versĂ£o 17+1 e a tradicional 15+1 (luxo e standard). Todas as configurações jĂ¡ saem montadas de fĂ¡brica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.


ReferĂªncia de mercado em segurança e design

A Sprinter da Mercedes-Benz Ă© reconhecida no mercado por seu exemplar nĂ­vel de segurança. Um dos principais diferenciais Ă© o programa eletrĂ´nico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integraĂ§Ă£o dos jĂ¡ conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações crĂ­ticas, alĂ©m de garantir maior domĂ­nio e estabilidade do veĂ­culo. 
O que jĂ¡ era referĂªncia foi aprimorado e o ESP Adaptativo® recebe a sigla 9i, com novas funções que asseguram a melhor frenagem, seja sob as condições de sol ou de chuva. Uma nova funĂ§Ă£o Ă© a aplicaĂ§Ă£o de uma pressĂ£o equilibrada em intervalos regulares, promovendo a limpeza do filme de Ă¡gua que se forma sobre o disco de freio quando o veĂ­culo estĂ¡ sendo conduzido em dias chuvosos, com o objetivo de reduzir o tempo para o inĂ­cio da desaceleraĂ§Ă£o do veĂ­culo.
 TambĂ©m para a mesma finalidade, o ESP Adaptativo 9i® aproxima os discos das pastilhas de freio ao identificar que o motorista retirou o pĂ© do acelerador bruscamente, o que ocorre devido a um risco de acidente. Ao ser acionado o pedal de freio, a pastilha jĂ¡ foi aproximada ao disco e o tempo da desaceleraĂ§Ă£o do veĂ­culo Ă© reduzido.
Item de sĂ©rie para o motorista e opcional para os acompanhantes, o airbag aumenta a segurança a bordo. AlĂ©m disso, o conceito de absorĂ§Ă£o de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veĂ­culo, reduzindo a deformaĂ§Ă£o no habitĂ¡culo e aumentando a segurança dos ocupantes.
O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climĂ¡ticas da AmĂ©rica Latina, Ă© outro importante diferencial da Sprinter. Com aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veĂ­culo e mantĂª-la sempre em um nĂ­vel ideal, independente da temperatura externa e da radiaĂ§Ă£o solar.
Com design moderno, arrojado e muito atrativo, a Sprinter Ă© destaque por seu tradicional perfil em forma de cunha. A conhecida robustez do veĂ­culo Ă© explicitada pelos amplos farĂ³is dianteiros e pelo capĂ´ integrado Ă  grade.
Na atual linha Sprinter estĂ£o disponĂ­veis nove cores externas. AlĂ©m do tradicional branco na paleta de cores sĂ³lidas, hĂ¡ tambĂ©m a disponibilidade das cores amarela, azul e vermelha. JĂ¡ na linha de metĂ¡licas, alĂ©m de prata, hĂ¡ o grafite, preto carbono, vermelho e azul.

Motores cada vez mais econĂ´micos e ecolĂ³gicos

Com avançada tecnologia BlueEFFICIENCY®, a Sprinter cumpre com excelĂªncia dois dos maiores desafios do transporte: reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e no Ă­ndice de emissões. Os motores OM 651 LA biturbo de 4 cilindros sĂ£o oferecidos em duas classes de potĂªncia: a versĂ£o 311 CDI Street conta com motor de 114 cv, com torque de 28,5 mkgf entregues na ampla faixa de 1.200 a 2.400 rpm. JĂ¡ as versões 415 CDI e 515 CDI tĂªm motorizaĂ§Ă£o de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm.
A atual geraĂ§Ă£o da Sprinter trouxe para o mercado mais uma importante inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica: a introduĂ§Ă£o de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa um marco na evoluĂ§Ă£o dos propulsores a diesel. Os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cĂ¡rter, e levam o motor OM 651 LA a um nĂ­vel de suavidade nunca antes alcançado nessa classe, contribuindo para um menor nĂ­vel de ruĂ­do e vibraĂ§Ă£o do veĂ­culo.
Os motores da Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a transmissĂ£o manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha tambĂ©m propiciam reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel. Essa transmissĂ£o tambĂ©m garante melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veĂ­culo.

Linha Sprinter
Modelo
Motor

PBT (kg)
Entreeixos (mm)
Chassi 311 CDI
Street
OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500
3.665/4.325
Chassi 415 CDI

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880
3.665
Chassi 515 CDI

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000
3.665/4.325
FurgĂ£o 311 CDI Street
OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500
3.250/3.665/
4.325
FurgĂ£o 415 CDI

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880
3.250/3.665/
4.325
FurgĂ£o 515 CDI

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000
4.325             
Van 415 CDI (15+1)

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880
3.665
Van 515 CDI (17+1)

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000
4.325
Van 515 CDI (20+1)

OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000
4.325