Vou começar a coluna dessa semana com um ditado que teve sua origem na revoluĂ§Ă£o industrial, surgiu quando começaram a ser usadas mĂ¡quinas para fazer tecidos com a manipulaĂ§Ă£o da mĂ£o humana. Essas mĂ¡quinas tinham um suporte para o rolo de fios (meada). A responsabilidade do operĂ¡rio era a de pegar a ponta do fio e colocar na posiĂ§Ă£o que a mĂ¡quina começava a puxar o rolo e fabricar o tecido. Tal funĂ§Ă£o exigia concentraĂ§Ă£o porque o orifĂ­cio que a maquina usava para puxar o fio era bastante pequeno. Acontece que os rolos passavam um a um a uma velocidade considerĂ¡vel e Ă s vezes o operĂ¡rio perdia o “fio da meada” por falta de concentraĂ§Ă£o, cansaço ou por ficar fazendo mexericos da vida alheia com seus companheiros de trabalho.


Isso explica em parte o que aconteceu na pista de Aragon na MotoGP, a etapa que praticamente concentrou em Lorenzo e Marquez o campeonato de 2013. Por causa de um fio, que leva as informações do sensor do controle de traĂ§Ă£o, o Dani Pedrosa tomou o maior tombo e praticamente saiu da briga do campeonato. Houve muita polĂªmica, a equipe diz que um toque do macacĂ£o do Marc Marquez rompeu o condutor e provocou a queda do garoto enxaqueca. Mas Ă© o famoso azar que ele tem desde sempre que nessas horas ajuda. A sorte de campeĂ£o nĂ£o bate na porta do Pedrosa, ao contrĂ¡rio do Marquez que tem ela praticamente derrubando o portĂ£o.


Tirando essa conversa toda, foi uma corrida das que a gente jĂ¡ espera do Marc, ele geralmente tem largado mal, mas se recupera, trava duelos maravilhosos e, invariavelmente, ganha a corrida. E foi assim em Aragon, tirando o suposto toque que ele deu no Dani, o passĂ£o que impĂ´s ao Lorenzo e a vitĂ³ria que aproxima ele cada dia mais da conquista do campeonato no primeiro ano na categoria principal, um feito que nem o Valentino Rossi conseguiu. É uma questĂ£o de tempo, eu tenho dito desde julho que esse tĂ­tulo jĂ¡ tinha dono e seria ele, agora, a cada etapa, vai ficando mais clara a minha previsĂ£o. E nĂ£o adianta o Pedrosa dizer que o Marquez esta abusando do limite, quem quer ser campeĂ£o tem que agir assim e nĂ£o ser coxinha como ele.


Por um fio tambĂ©m, mas agora no nefasto autĂ³dromo de BrasĂ­lia, foi o quase acidente com o Raphael Raucci, como vocĂªs podem ver na foto, o carro dele decolou, voou por cerca de 25 metros e depois aterrissou no que chamam de pista. Uma tremenda irresponsabilidade feita por pessoas que nĂ£o conhecem tĂ©cnicas de segurança em autĂ³dromos, que nunca, ao que parece, trabalharam em um evento de grande porte, pois deixar uma lombada na zebra Ă© coisa de amador.
Vou ficando por aqui, respondendo novamente a uma dessas pessoas que poderiam mudar o automobilismo nacional, mas nĂ£o o fazem por interesses outros. Um dia, essa pessoa me disse que eu nĂ£o deveria falar contra a CBA por nĂ£o saber o que estava acontecendo. Agora posso continuar falando contra porque sei exatamente o que eles estĂ£o fazendo, estĂ£o acabando com o esporte no Brasil.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

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