A Ford anunciou a aquisição da Livio, empresa de
desenvolvimento de software com sede em Michigan, nos Estados Unidos. A ação vai ampliar a
capacidade da Ford de atender a crescente demanda dos consumidores por
conectividade segura com seus aparelhos eletrônicos enquanto estão no carro
Texto e fotos: Ford
A Livio produz equipamentos e
ferramentas de software para suportar a conectividade de smartphones nos
veículos e conta com um vasto currículo de soluções criadas nessa área. Com a
aquisição da
Livio, a meta da Ford é acelerar as inovações, unindo o talento de engenharia e
propriedade intelectual das duas empresas, e criar um padrão na indústria para a
comunicação dos
smartphones com os veículos.
“Com
a experiência adicional que a Livio nos traz, a Ford pretende liderar a próxima
geração de conectividade nos
veículos, avançando na tecnologia para dar aos consumidores mais opções de
acessar seus aparelhos a bordo”, diz Paul Mascarenas, vice-presidente de
Pesquisa e Inovação
da Ford.
A
Ford e a Livio estão
juntando forças num momento de explosivo crescimento do mercado de
conectividade nos automóveis. No ano passado, mais de 1,9 milhão de veículos foram fornecidos com soluções
integradas para smartphones, como o Ford SYNC AppLink.
Esse
número deve atingir 21 milhões de veículos até 2018, segundo dados da GSMA, que
representa a indústria da mobilidade global, e da SBD, empresa de consultoria
em tecnologia automotiva, ambas com sede em Londres.
Um padrão na indústria
As
soluções avançadas de informação e entretenimento a bordo baseadas em software da Livio
aprimoram a conexão
entre hardware e software. Agora, elas ajudarão a Ford a padronizar o modo como os
consumidores conectam seus smartphones nos carros.
A
Ford já disponibilizou o Smart Device Link, versão aberta do AppLink, para a GENIVI Alliance
para uso dos desenvolvedores de aplicativos. A existência de um padrão único de interface
com os veículos dá aos desenvolvedores a oportunidade de criar softwares de
modo mais rápido e eficiente para o mercado. O software Livio já é compatível
com vários aplicativos de uso comum e opera com a maioria dos smartphones.
“Na Livio, nossa filosofia é focada
em dar mais conectividade com menos aborrecimento para os consumidores”, diz
Jake Sigal, CEO da Livio. “Acreditamos que essa parceria é uma combinação perfeita. Ela nos
permite trabalhar com a Ford para dar aos consumidores mais acesso às novas
tecnologias dentro do veículo.”
Fundada por Sigal e Massimo Baldini,
a Livio será uma subsidiária totalmente controlada pela Ford Global
Technologies, que gerencia todos os aspectos de propriedade intelectual da
Ford. A Livio vai funcionar como um departamento separado dentro da Engenharia
de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da Ford, integrado às operações de
conectividade da marca. O acordo dá à Ford acesso a um amplo grupo de
desenvolvedores de aplicativos, ao mesmo tempo em que permite à Livio manter a
sua independência e abordagem empreendedora.
“A Ford está adquirindo a Livio para
avançar na conectividade para os nossos clientes e liderar o desenvolvimento da
conectividade embarcada para toda a indústria automotiva”, diz Bill Coughlin,
presidente e CEO da Ford Global Technologies.
Sistema SYNC
Com
seu sistema de conectividade SYNC e o aplicativo de interface de programação AppLink, a Ford foi
a primeira empresa automotiva do mundo a lançar um programa de desenvolvimento
aberto que permite aos desenvolvedores de software ter uma interface direta com
o veículo e criar aplicativos para aprimorar a experiência de direção.
Desde a estreia do SYNC, em 2007, a Ford tem sido líder
da indústria em sistemas de conectividade nos veículos. Em 2011, a Ford atingiu o
marco de 3 milhões de veículos equipados com o SYNC. Até 2015, a marca terá mais de
14 milhões de veículos em todo o mundo equipados com o SYNC e 7 milhões
equipados com o SYNC AppLink.
A demanda dos consumidores por
conectividade a bordo está crescendo, na medida em que os mundos da tecnologia
e dos automóveis continuam a se cruzar. Os clientes optaram pelo SYNC e MyFord
Touch em cerca de 80% dos veículos Ford 2013.


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