A Ford anunciou a aquisição da Livio, empresa de desenvolvimento de software com sede em Michigan, nos Estados Unidos. A ação vai ampliar a capacidade da Ford de atender a crescente demanda dos consumidores por conectividade segura com seus aparelhos eletrônicos enquanto estão no carro

Texto e fotos: Ford

A Livio produz equipamentos e ferramentas de software para suportar a conectividade de smartphones nos veículos e conta com um vasto currículo de soluções criadas nessa área. Com a aquisição da Livio, a meta da Ford é acelerar as inovações, unindo o talento de engenharia e propriedade intelectual das duas empresas, e criar um padrão na indústria para a comunicação dos smartphones com os veículos.


“Com a experiência adicional que a Livio nos traz, a Ford pretende liderar a próxima geração de conectividade nos veículos, avançando na tecnologia para dar aos consumidores mais opções de acessar seus aparelhos a bordo”, diz Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.
A Ford e a Livio estão juntando forças num momento de explosivo crescimento do mercado de conectividade nos automóveis. No ano passado, mais de 1,9 milhão de veículos foram fornecidos com soluções integradas para smartphones, como o Ford SYNC AppLink. 
Esse número deve atingir 21 milhões de veículos até 2018, segundo dados da GSMA, que representa a indústria da mobilidade global, e da SBD, empresa de consultoria em tecnologia automotiva, ambas com sede em Londres.

Um padrão na indústria
As soluções avançadas de informação e entretenimento a bordo baseadas em software da Livio aprimoram a conexão entre hardware e software. Agora, elas ajudarão a Ford a padronizar o modo como os consumidores conectam seus smartphones nos carros. 
A Ford já disponibilizou o Smart Device Link, versão aberta do AppLink, para a GENIVI Alliance para uso dos desenvolvedores de aplicativos. A existência de um padrão único de interface com os veículos dá aos desenvolvedores a oportunidade de criar softwares de modo mais rápido e eficiente para o mercado. O software Livio já é compatível com vários aplicativos de uso comum e opera com a maioria dos smartphones.   
“Na Livio, nossa filosofia é focada em dar mais conectividade com menos aborrecimento para os consumidores”, diz Jake Sigal, CEO da Livio. “Acreditamos que essa parceria é uma combinação perfeita. Ela nos permite trabalhar com a Ford para dar aos consumidores mais acesso às novas tecnologias dentro do veículo.”
Fundada por Sigal e Massimo Baldini, a Livio será uma subsidiária totalmente controlada pela Ford Global Technologies, que gerencia todos os aspectos de propriedade intelectual da Ford. A Livio vai funcionar como um departamento separado dentro da Engenharia de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da Ford, integrado às operações de conectividade da marca. O acordo dá à Ford acesso a um amplo grupo de desenvolvedores de aplicativos, ao mesmo tempo em que permite à Livio manter a sua independência e abordagem empreendedora. 
“A Ford está adquirindo a Livio para avançar na conectividade para os nossos clientes e liderar o desenvolvimento da conectividade embarcada para toda a indústria automotiva”, diz Bill Coughlin, presidente e CEO da Ford Global Technologies.

Sistema SYNC
Com seu sistema de conectividade SYNC e o aplicativo de interface de programação AppLink, a Ford foi a primeira empresa automotiva do mundo a lançar um programa de desenvolvimento aberto que permite aos desenvolvedores de software ter uma interface direta com o veículo e criar aplicativos para aprimorar a experiência de direção. 
Desde a estreia do SYNC, em 2007, a Ford tem sido líder da indústria em sistemas de conectividade nos veículos. Em 2011, a Ford atingiu o marco de 3 milhões de veículos equipados com o SYNC. Até 2015, a marca terá mais de 14 milhões de veículos em todo o mundo equipados com o SYNC e 7 milhões equipados com o SYNC AppLink. 

A demanda dos consumidores por conectividade a bordo está crescendo, na medida em que os mundos da tecnologia e dos automóveis continuam a se cruzar. Os clientes optaram pelo SYNC e MyFord Touch em cerca de 80% dos veículos Ford 2013.