FĂ¡brica de caminhões da Mercedes-Benz
em Wörth, na Alemanha, completa 50 anos
·
Mais de 3,6 milhões de veĂculos foram produzidos atĂ© hoje naquela que Ă©
considerada a maior fĂ¡brica de caminhões do mundo
Texto e fotos: Mercedes
Foi em 1º de outubro de 1963 que a fĂ¡brica de veĂculos comerciais de
Wörth deu inĂcio Ă produĂ§Ă£o de cabines. Hoje, um em cada dois
caminhões da Mercedes-Benz registrados na Alemanha é produzido na cidade que
fica a 25 quilĂ´metros de Berlim. Considerada a maior fĂ¡brica de caminhões do
mundo, essa unidade jĂ¡ foi responsĂ¡vel pela produĂ§Ă£o de mais de 3,6 milhões de
veĂculos em 50 anos. Os pesados sĂ£o
fornecidos para 150 paĂses ao redor do mundo e a fĂ¡brica emprega cerca de 12
mil funcionĂ¡rios.
AlĂ©m dos veĂculos da famĂlia Actros, Arocs, Axor, Antos e Atego, em Wörth, a Daimler fabrica os caminhões especiais Mercedes-Benz, que incluem as linhas Unimog, Econic e Zetros. Mais de 100.000 veĂculos sĂ£o fabricados nessa unidade por ano. Com cerca de 480.000 metros quadrados, a planta de Wörth produz 470 caminhões por dia.
Na virada do sĂ©culo 21, Wörth tornou-se palco de uma iniciativa de remodelaĂ§Ă£o
inĂ©dita adotada pela Mercedes-Benz no segmento de veĂculos comerciais. Foi
neste mesmo cenĂ¡rio que, em 1996, o caminhĂ£o pesado Actros, totalmente
redesenhado, fez sua estreia. Dois anos
mais tarde, a companhia apresentou os modelos de caminhões da linha Atego. E em
2001, foi o lançamento da produĂ§Ă£o em sĂ©rie do novo caminhĂ£o pesado Axor, ideal
para os setores de transportes de longa distĂ¢ncia e para transportes pesados de
curto percurso.
O alto nĂvel de competĂªncia na produĂ§Ă£o de veĂculos comerciais foi
aprimorado desde 2008 com o estabelecimento da central de desenvolvimento e
testes para caminhões.
Desde 2011, a Mercedes-Benz tem usado o momento de transiĂ§Ă£o para a
norma de emissões Euro VI, a fim de desempenhar maior ofensiva no
desenvolvimento de veĂculos comerciais no histĂ³rico da Empresa, que tambĂ©m
envolvia uma revisĂ£o ampla do portfĂ³lio de produĂ§Ă£o de Wörth.
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