EducaĂ§Ă£o para a sustentabilidade
George Costa e Silva, diretor executivo da FundaĂ§Ă£o Toyota do Brasil
Texto e fotos: Toyota
Aquecimento global, derretimento de geleiras e ameaça Ă vida tĂªm sido a resposta veemente da natureza Ă s ações devastadoras do homem. E sustentabilidade tornou-se palavra de ordem. Nesse cenĂ¡rio, muitas empresas passaram a chamar para si o debate em torno de mudanças e a responsabilidade por ações reparadoras. Iniciativas que visam Ă educaĂ§Ă£o, de fato, vĂ£o proporcionar mudanças realmente significativas em mĂ©dio e longo prazos.
George Costa e Silva, diretor executivo da FundaĂ§Ă£o Toyota do Brasil |
Ações pontuais de preservaĂ§Ă£o do meio ambiente sĂ£o importantes e necessĂ¡rias, porĂ©m o desenvolvimento sustentĂ¡vel econĂ´mico, polĂtico e social estĂ¡ ligado Ă ampliaĂ§Ă£o da abrangĂªncia do conceito de sustentabilidade para muito alĂ©m das fronteiras ambientais. É necessĂ¡rio levĂ¡-lo atĂ© onde ele realmente Ă© decisivo, ou seja, na articulaĂ§Ă£o de uma educaĂ§Ă£o ecolĂ³gica eficaz.
É preciso chamar a atenĂ§Ă£o de toda a comunidade para a conservaĂ§Ă£o ambiental, por meio da educaĂ§Ă£o e informaĂ§Ă£o, bem assim avançar na conscientizaĂ§Ă£o das crianças, jovens e adultos para uma cultura de preservaĂ§Ă£o e uso racional dos recursos naturais, que sĂ£o escassos e limitados. Nesse contexto, a educaĂ§Ă£o para a sustentabilidade nĂ£o significa, apenas, ensinar os jovens a cuidarem bem do jardim de casa e da escola. É imprescindĂvel que eles aprendam, sobretudo, a pensar por si prĂ³prios e em conjunto, desenvolvendo o espĂrito crĂtico para a evoluĂ§Ă£o social.
Acima de tudo, Ă© fundamental promover processos educativos que possibilitem mudanças no olhar da relaĂ§Ă£o do homem com o meio ambiente, o que exige novas maneiras de educar. O objetivo de construir um planeta realmente mais sustentĂ¡vel, por necessidade, passa por investimentos em educaĂ§Ă£o para a sustentabilidade. É nisso que todos devemos focar se nos interessarmos pelo futuro das prĂ³ximas gerações.
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