Bosch destaca sistemas de arrefecimento mais eficientes 

- Motor menor e mais eficiente (>80%) para a alta performance do carro 
- Sistema de arrefecimento com resposta sob demanda, menor consumo e peso reduzido

Texto e fotos: Bosch

Durante o 22º Congresso SAE, a Bosch apresenta a evoluĂ§Ă£o dos sistemas de arrefecimento veicular com motores de comutaĂ§Ă£o eletrĂ´nica. 
O evento expõe ao segmento automotivo as Ăºltimas novidades tecnolĂ³gicas do setor. 


Para o SAE, a Bosch expõe motores de arrefecimento que oferecem maior eficiĂªncia no controle tĂ©rmico do motor de combustĂ£o. A integraĂ§Ă£o de componentes, que fazem o gerenciamento tĂ©rmico dos motores de arrefecimento da Bosch, permite a melhor relaĂ§Ă£o entre a eficiĂªncia e o consumo de combustĂ­vel. Adicionalmente, esses produtos estĂ£o menores e mais eficientes. 
"Seguindo a tendĂªncia mundial do downsizing, a Bosch reuniu toda a sua expertise para desenvolver motores menores e com maior eficiĂªncia energĂ©tica com o intuito de economizar combustĂ­vel e reduzir as emissões de poluentes", enfatiza Ricardo Portella, chefe do Gerenciamento de Produtos Thermal Systems da divisĂ£o Electrical Drives da Robert Bosch. 
Uma das novidades da Bosch sĂ£o os motores de arrefecimento com comutaĂ§Ă£o eletrĂ´nica FED/ECM. AlĂ©m de reduzir as emissões de CO² e o consumo de combustĂ­vel em atĂ© 2%, esses motores proporcionam ganhos indiretos para os demais componentes de Powetrain, por demandar menor carga do alternador. Essas novas tecnologias possuem, adicionalmente, sistema eletrĂ´nico de diagnose de falhas e proteĂ§Ă£o tĂ©rmica. 

Para mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br