Com
Investimento de R$ 750 Milhões, Dunlop Pneus Inaugura FĂ¡brica no Brasil
Grupo japonĂªs Sumitomo Rubber Industries, detentor da marca Dunlop,
elege a cidade de Fazenda Rio Grande, na regiĂ£o metropolitana de Curitiba (PR),
para abrigar sua primeira unidade industrial e abastecer os mercados nacional e
latino-americano
Texto e fotos: Sumitomo Rubbder / Eduardo Abbas
Uma aposta ousada! Depois de vĂ¡rios anos fora do mercado de pneus do Brasil, a gigante inglesa volta em grande estilo. Fundada em 1888 por John Boyd Dunlop, inventor do pneu inflĂ¡vel moderno e que fez sucesso no mundo como sendo um dos melhores pneus de competiĂ§Ă£o, encontrou no oriente a força que precisava para escrever a sua histĂ³ria nos dias atuais. Diferentemente da primeira fĂ¡brica aberta de Dublin no sĂ©culo 19, a Sumitomo Rubber do Brasil, produtora dos pneus Dunlop, uma das marcas pioneiras no desenvolvimento de pneumĂ¡ticos do mundo, inaugurou no dia 3 de outubro de 2013 sua primeira fĂ¡brica no Brasil instalada no municĂpio de Fazenda Rio Grande, na regiĂ£o metropolitana de Curitiba (PR). Com um investimento de R$ 750 milhões, a unidade produtiva fortalece a empresa no cenĂ¡rio automotivo nacional, que antes importava os produtos comercializados no Brasil.
As obras, que empregaram mais de 1.000 colaboradores, tiveram inĂcio em fevereiro de 2012 e foram concluĂdas em abril de 2013. AtĂ© o final de 2013, a expectativa Ă© produzir dois mil pneus / dia para carros de passeio, SUVs e vans, porĂ©m, a capacidade instalada na fĂ¡brica em seu pico de produĂ§Ă£o nessa primeira fase serĂ¡ de 15 mil pneus / dia. A empresa espera atingir este nĂºmero atĂ© o final de 2015 e gerar 1500 vagas atĂ© 2017.
A produĂ§Ă£o, neste primeiro momento, serĂ¡ destinada para o abastecimento do mercado de reposiĂ§Ă£o, a partir de uma rede de distribuidores que contam com lojas prĂ³prias e Centros de DistribuiĂ§Ă£o com cobertura em todo o Brasil.
Para os prĂ³ximos anos, os planos da Sumitomo Rubber do Brasil incluem um estudo para a produĂ§Ă£o de pneus para veĂculos de carga, exportaĂ§Ă£o para paĂses da AmĂ©rica Latina, importaĂ§Ă£o de pneus para motos de alta cilindrada e o inĂcio do fornecimento para o mercado de equipamento original – montadoras, que jĂ¡ estĂ¡ em fase de implantaĂ§Ă£o com a realizaĂ§Ă£o de testes.
Renato Baroli, Gerente SĂªnior de Vendas e Marketing |
“A fĂ¡brica de Fazenda Rio Grande vai atender inicialmente as demandas do mercado interno provenientes dos pontos de revenda e das montadoras, inclusive jĂ¡ estamos em negociaĂ§Ă£o com algumas fabricantes para o fornecimento de equipamento original”, comenta Renato Baroli, gerente sĂªnior de vendas e marketing da Dunlop.
A fĂ¡brica estĂ¡ instalada em um terreno de 500 mil m², onde 84.565 m² representam a Ă¡rea construĂda, podendo, em longo prazo, ser ampliada. Entre os produtos fabricados na planta, destacam-se os prĂ³ximos lançamentos da marca no Brasil: o pneu SP Touring, que substitui o EC201, e o Le Mans 704, nova versĂ£o do Le Mans 703, produto este que leva o nome da tradicional corrida 24 horas de Le Mans, onde a marca Dunlop se consagrou recordista de vitĂ³rias.
Ikuji Ikeda, Presidente da Sumitomo Rubber Industries |
Uma das grandes novidades da unidade fabril Ă© a presença do sistema “Tayo” em 100% da linha de produĂ§Ă£o, que se destaca pela alta tecnologia para a produĂ§Ă£o de pneus radiais a partir de uma carcaça sem emenda. AlĂ©m disso, a planta industrial conta com zero emissĂ£o de poluentes, resultado de modernos processos de fabricaĂ§Ă£o e controle de emissões atmosfĂ©ricas. Entre eles, destacam-se a estaĂ§Ă£o de tratamento de Ă¡gua, garantindo que o lĂquido descartado seja 100% tratado, alĂ©m de projetos de incentivo Ă coleta seletiva de lixo.
Ippei Oda, Presidente da Sumitomo Rubber do Brasil |
As expectativas sĂ£o promissoras: a Dunlop quer ampliar a participaĂ§Ă£o no mercado de pneus de passeio e veĂculos de carga, visando tornar-se uma referĂªncia no cenĂ¡rio brasileiro. AlĂ©m disso, o objetivo Ă© aumentar o nĂºmero de lojas abertas no paĂs para 150 unidades de passeio e 20 truck centers atĂ© 2015. Hoje, a marca conta com 40 lojas oficiais e cinco truck centers por todo Brasil.
Dados Relevantes
Investimento: R$ 750 milhões
ProduĂ§Ă£o: 2 mil pneus / dia, atingindo 15 mil pneus / dia em
2015
GeraĂ§Ă£o
de Empregos: 1500 empregos
diretos atĂ© 2017. Cadastro de currĂculos atravĂ©s do site www.dunloppneus.com.br
Terreno: 500 mil m²
Tamanho
da fĂ¡brica: 84.565 m²
Empregos
durante as obras: 1000 vagas
Tempo de
obra: 1 ano e 2 meses (inĂcio
em fevereiro de 2012 e conclusĂ£o em abril de
2013
0 ComentĂ¡rios