Classe M conquista tríplice coroa em testes de
colisão
O Mercedes-Benz Classe M foi aprovado com sucesso no teste de colisões
mais severo promovido pelo American Insurance Institute for Highway Safety
(Instituto Americano para Segurança nas Estradas - IIHS), levando com isso o prêmio
"Top Safety Pick+". O
utilitário esportivo premium já havia recebido anteriormente cinco estrelas nos
testes do U.S. NCAP e Euro NCAP, em 2012. Com esta última conquista, o Classe M
voltou a estabelecer as melhores marcas e manteve sua posição de liderança em
três dos mais importantes e exigentes rankings de segurança
internacionais
Texto e fotos: Mercedes
“Estamos
extremamente satisfeitos por este prêmio, já que muito poucos veículos
conseguem conquistar a tríplice coroa nas classificações de segurança
internacionais", explicou o Prof. Dr. Eng. Rodolfo Schöneburg, chefe das
áreas de Segurança e Funções de Veículos da Mercedes-Benz Automóveis. "Alcançar estes resultados nos testes de
consumo mais importantes do mundo é extremamente significativo para nós. Apesar
disso, nós baseamos nosso desenvolvimento integral de segurança em situações
reais de acidentes nas estradas, o que chamamos de Real Life Safety (Segurança
na Vida Real)”.
No
desenvolvimento do Classe M, a Mercedes-Benz testou nada menos que 36
diferentes condições de carga em condições de teste reais. O processo incluiu
abrangentes simulações durante a fase de desenvolvimento digital do protótipo.
Um
novo elemento de classificação adotado pelo IIHS - uma organização apoiada por
várias companhias de seguros de veículos - é o chamado "small-overlap
test" (teste com pequena sobreposição).
É realizado um teste de colisão frontal a 64 km/h com contato frontal de
apenas 25%. O teste foi criado para simular um impacto frontal em que o motorista
tenta desviar para a lateral, mas não consegue evitar o choque com o veículo
que vem da direção oposta. Veículos modelo 2014 precisam passar neste teste
para poderem receber o prêmio "Top Safety Pick". Para conquistar o prêmio TSP+ - como o Classe
M conseguiu - no total de cinco testes de colisão realizados pelo IIHS (frontal
com 40% de contato, frontal com 25%, impacto lateral, efeito chicote e
amassamento do teto), apenas no "small-overlap" um veículo pode
receber a classificação ACEITÁVEL, enquanto nos outros é necessário o conceito
BOM.
Por
outro lado, a classificação do NCAP (New Car Assessment Programme) é baseada em
outro índice de contato em caso de choque frontal: para o U.S. NCAP, por
exemplo, o veículo é lançado contra uma barreira fixa a 56 km/h com contato dianteiro
integral. Diferentemente, o impacto
frontal no teste do Euro NCAP é feito contra uma barreira deformável, à
velocidade de 64 km/h e com uma proporção de contato de 40%. É o chamado "offset crash test", ou
teste de colisão descentralizado.
Além disso, diferentes testes de impacto laterais e
testes de segurança para crianças e pedestres fazem parte dessas
classificações. O padrão dos sistemas de assistência também vem sendo
incorporado nas avaliações.
Uma estrela é tudo o que é
preciso: o conceito de segurança do Classe M
Alinhado
à filosofia da marca Mercedes-Benz, o Classe M é a materialização do conceito
de segurança holístico “Segurança na Vida Real”, que deriva não apenas da
performance em testes, mas do que acontece em situações de acidentes
reais. O compartimento de passageiros
extremamente robusto do Classe M, juntamente com suas zonas de deformação
dianteira e traseira, forma uma eficiente base para os sistemas de proteção aos
ocupantes do carro. Um conjunto de até nove airbags, que são acionados conforme
necessário, dependendo do tipo e severidade do acidente, consegue reduzir o
impacto sobre os passageiros e motorista.
O Classe M é equipado de série com um sensor de rolamento capaz de
detectar a iminência de uma capotagem do veículo e acionar os airbags de
cortina de série, que proporcionam proteção ao longo das duas fileiras de
bancos contra objetos que penetrem no veículo.
Proteção potencial adicional para os passageiros de trás também é garantida
pelos tensionadores de cintos de segurança de série e limitadores de tensão dos
cintos nas posições laterais. Em uma capotagem ou tombamento, por exemplo,
esses cintos também são tensionados.
Ao
mesmo tempo, o equipamento especial do Classe M inclui de série o sistema
PRE-SAFE de proteção antecipada aos ocupantes. Este sistema em constante
aperfeiçoamento aumenta a proteção dos ocupantes do carro em situações de
perigo.
Para
complementar os sistemas ativos de segurança, como o Brake Assist System (BAS -
Sistema de Assistência à Frenagem), de série, ou o BAS PLUS, opcional, que são
capazes de ajudar a evitar acidentes ou reduzir suas consequências, sistemas de
assistência contribuem para aumentar a segurança de rodagem, além da segurança
em relação ao motorista. O equipamento
de série inclui o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema
de alerta para perda de pressão dos pneus e também as luzes de freios
adaptativas.
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