Chevrolet Camaro 2014, um Ă­cone da esportividade, chega ao Brasil com design renovado

- Motor Chevrolet V8 6.2L Small Block, oferece 406 cv de potĂªncia 
- TransmissĂ£o GR6 sequencial automĂ¡tica de seis velocidades permite a troca de marchas por meio de botões no volante "Paddle Shift"
- Modelo traz muita tecnologia e conectividade com o sistema Chevrolet MyLink 
- O sistema HUD projeta informações como velocidade no para-brisa para deixar a conduĂ§Ă£o ainda mais esportiva e segura

Texto e fotos: GM 

A Chevrolet, marca que detĂ©m a linha mais completa de veĂ­culos do mercado brasileiro, traz o Camaro linha 2014 com um design renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e a transmissĂ£o de seis velocidades GR6, compõem um conjunto de muita performance e grande sucesso. O esportivo chega ao mercado brasileiro em novembro e tem previsĂ£o de vendas para o final do prĂ³ximo mĂªs exclusivamente na versĂ£o topo de linha SS.


"É um Ă­cone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a paixĂ£o em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.


Design renovado na linha 2014

O Camaro 2014 apresenta uma evoluĂ§Ă£o do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua primeira geraĂ§Ă£o, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta um nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adiĂ§Ă£o de saĂ­da de ar no capĂ´, melhora a exaustĂ£o de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofĂ³lio que foram otimizados em tĂºnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.


Internamente o Camaro manteve sua identidade, os bancos com regulagem elĂ©trica, e as laterais das portas com iluminaĂ§Ă£o em LEDs na cor ice blue garantem a esportividade e dĂ£o um toque de sofisticaĂ§Ă£o. Os mostradores do painel e a projeĂ§Ă£o de dados no para-brisa com nova coloraĂ§Ă£o, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrĂ´ e sofisticado ao mesmo tempo.
"Renovar o design do Camaro, Ă­cone da esportividade da marca Chevrolet, que possui um design tĂ£o bem resolvido, foi um grande desafio", comenta Carlos Barba diretor executivo de design da GM do Brasil.


Tecnologia Powertrain

AlĂ©m da elevada potĂªncia e torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. Ele Ă© equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automĂ¡tico dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte dos cilindros, da injeĂ§Ă£o de combustĂ­vel, e o fechamento das vĂ¡lvulas de admissĂ£o e escape, utilizando uma vĂ¡lvula eletrĂ´nica, que atua sobre o comando hidrĂ¡ulico dos tuchos, comandando o fechamento das vĂ¡lvulas. Isso garante maior eficiĂªncia energĂ©tica, reduzindo o consumo de combustĂ­vel.
A tecnologia do motor Chevrolet Small Block V8 6.2L nĂ£o para por aĂ­. O motor possui comando de vĂ¡lvulas continuamente variĂ¡vel, que aumenta a oferta de torque e potĂªncia dentro da faixa de rotaĂ§Ă£o. As vĂ¡lvulas de admissĂ£o e escape possuem massa reduzida em funĂ§Ă£o da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotaĂ§Ă£o do motor. O mĂ³dulo de gerenciamento Ă© desenvolvido e calibrado pela Chevrolet (sistema "S2"), o que permite controle preciso e maior integraĂ§Ă£o com o veĂ­culo, garantindo assim uma melhor experiĂªncia ao dirigir.
Em conjunto com os 406 cv de potĂªncia do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissĂ£o sequencial/automĂ¡tica de seis velocidades GR6, exclusiva da versĂ£o SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas no modo automĂ¡tico, que sĂ£o extremamente rĂ¡pidas e fluĂ­das, e tambĂ©m trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrĂ¡s do volante "Paddle Shift.


DiversĂ£o ao dirigir

Dentro de um Camaro a experiĂªncia Ă© Ăºnica, desde o momento que se a aciona a partida, ouvimos o som grave caracterĂ­stico do motor V8 6.2L Small Block. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a experiĂªncia de dirigir o Camaro esportivo.
Utilizando os seletores no "Paddle Shift", Ă© possĂ­vel fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mĂ£os do volante. O sistema utilizado no Camaro, desenvolvido pela Chevrolet, possui um requinte de software e calibraĂ§Ă£o, que permite fazer uso do "Paddle Shift" com o seletor na posiĂ§Ă£o "D" Drive.
O Camaro oferece controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direĂ§Ă£o mais segura. É possĂ­vel desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botĂ£o apenas uma vez, ele desabilita o controle de traĂ§Ă£o, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo "DinĂ¢mico", permitindo uma conduĂ§Ă£o mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nĂ­vel de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o o Camaro conta tambĂ©m com controle de traĂ§Ă£o mecĂ¢nico, que utiliza diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).


DireĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, possibilita maior segurança em altas velocidades e menor esforço em manobras a baixa velocidade, tornando o carro mais seguro e confortĂ¡vel para o uso no dia-a-dia.
Ao contrĂ¡rio de seus concorrentes em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro utiliza suspensĂ£o do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.
Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do Camaro, Ă© o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira.


Para assegurar a estabilidade, o superesportivo vem equipado com rodas de alumĂ­nio de 20 polegadas de tala 8' na dianteira e 9' na traseira. Calçando as rodas estĂ£o os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.
O conjunto de rodas e pneus deixa Ă  mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diĂ¢metro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diĂ¢metro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.


Tecnologia a serviço do motorista, o Camaro 2014 recebe MyLink

O Camaro a partir do ano modelo 2014 recebe exclusivo sistema de multimĂ­dia Chevrolet MyLink, que permite ao usuĂ¡rio trazer suas mĂºsicas, fotos, vĂ­deos e aplicativos do celular para dentro do veĂ­culo, alĂ©m de fazer ligações telefĂ´nicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuĂ¡rio configurar algumas funções do veĂ­culo de acordo com as suas preferĂªncias.
Os usuĂ¡rios que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatĂ­vel com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play. AlĂ©m dos atributos conhecidos, como tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, tambĂ©m conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefĂ´nicas. Outras novidades: comandos de voz para navegaĂ§Ă£o e Ă¡udio, configurações do veĂ­culo, cĂ¢mera de rĂ© integrada, e funĂ§Ă£o Ă¡udio streaming, utilizando o aplicativo Stitcher.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema Ă© a possibilidade de o usuĂ¡rio distribuir o som ambiente do rĂ¡dio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, alĂ©m da visualizaĂ§Ă£o de informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histĂ³rico de chamadas. AlĂ©m de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rĂ¡dio AM/FM com leitor de Ă¡udio para arquivos MP3/WMA.


O sistema de Ă¡udio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro tambĂ©m oferece travas elĂ©tricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Um outro item muito importante Ă© o Heads-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veĂ­culo. A ideia Ă© a de que, em um veĂ­culo superesportivo, o motorista nĂ£o desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, rotaĂ§Ă£o do motor, temperatura externa, entre outros. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Cores e AcessĂ³rios

O modelo superesportivo serĂ¡ comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessĂ³rios: adesivos de capĂ´, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.


A histĂ³ria do Ă­cone

A primeira geraĂ§Ă£o do Camaro foi apresentada em 1966, jĂ¡ como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve atĂ© oito diferentes opções de motor. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam atĂ© impressionantes 7.0 litros, sendo este Ăºltimo oferecido pela rede de concessionĂ¡rios. Ele era comercializado em trĂªs diferentes versões, Sport Coupe, RS, SS, alĂ©m da ediĂ§Ă£o especial Z28, mais esportiva ainda. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 220.906 carros. A primeira geraĂ§Ă£o do Camaro foi vendida atĂ© 1969, totalizando quase 700.000 esportivos vendidos em apenas trĂªs anos de venda. Um verdadeiro sucesso.
A segunda geraĂ§Ă£o foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida atĂ© o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, com influĂªncia europeia, ainda mais marcante para a Ă©poca, que ainda receberia mais 3 alterações estĂ©ticas nesta geraĂ§Ă£o. Em relaĂ§Ă£o a primeira geraĂ§Ă£o, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em trĂªs diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta Ăºltima, foi descontinuada com o Ă¡pice da crise do petrĂ³leo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. A segunda geraĂ§Ă£o do Camaro estreou, em 1980, um novo motor: o V6 de 3.8 litros, em substituiĂ§Ă£o ao de seis em linha, de 4.1 litros.
Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geraĂ§Ă£o do Camaro. Totalmente remodelada, e inaugurava tambĂ©m a era dos motores com injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica de combustĂ­vel.
Na quarta geraĂ§Ă£o lançada em 1993, Chevrolet Camaro recebeu novo exterior, interior e o consagrado motor V8 "LT1" de 279cv. Novas transmissões manual e automĂ¡tica de 6 velocidades, duplo air bag, controle de traĂ§Ă£o, entre outros marcaram a essa geraĂ§Ă£o.