Alunos de engenharia preparam protĂ³tipo para competir em Houston

Considerado leve e eficaz o protĂ³tipo criado por alunos e professores do Mackenzie explora todos os conceitos imprescindĂ­veis ao consumo energĂ©tico

Texto e fotos: Mackenzie

Depois de obter o terceiro lugar na 10ª Maratona UniversitĂ¡ria de EficiĂªncia EnergĂ©tica 2013, realizada no KartĂ³dromo de Interlagos, SP, os alunos de Engenharia MecĂ¢nica do Mackenzie decidiram ir mais longe: agora o destino dos jovens engenheiros Ă© Houston, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, que sediarĂ¡ em 2014 a Shell Econ-marathon, evento que desafia equipes de estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar veĂ­culos energeticamente eficientes.


Essa, caso consigam patrocĂ­nio, serĂ¡ a primeira vez que os alunos irĂ£o competir fora do paĂ­s com mais de 50 participantes do mundo todo. O protĂ³tipo vencedor da etapa brasileira de 2013, denominado Bagre I atingiu a marca de 66,455 KJ (quilojoules), na categoria ElĂ©trica, ficando atrĂ¡s apenas de duas universidades, num total de 20 participantes.
De acordo com FĂ¡bio Raia, professor responsĂ¡vel pela equipe, “a colocaĂ§Ă£o na 10ª Maratona incitou nos alunos o desejo de competir, de ir mais longe, algo que nĂ£o se pode tirar deles, afinal Ă© nesse momento que eles tĂªm a oportunidade de explorar todos os conceitos e tĂ©cnicas aprendidas em sala de aula. O crescimento dos alunos Ă© muito grande, nĂ£o sĂ³ profissional, mas tambĂ©m humano, pois eles trabalham e crescem juntos Ă  medida que se relacionam, dividem tarefas e se respeitam”, afirma Raia.
A equipe composta por 8 alunos do Mackenzie acredita que poderĂ¡ obter uma boa colocaĂ§Ă£o na competiĂ§Ă£o internacional adequando o protĂ³tipo as exigĂªncias do regulamento. “NĂ³s temos um veĂ­culo protĂ³tipo, em fibra de carbono e chassi tubular de alumĂ­nio de aviaĂ§Ă£o, isso o torna leve. Com todos os equipamentos, exceto o piloto, ele pesa 24,0 kg”, afirma Raia.

O veĂ­culo que participarĂ¡ das competições foi recuperado de provas anteriores pelo curso de Engenharia MecĂ¢nica, com investimento prĂ³ximo de 2 mil reais. Atualmente a equipe realiza testes e alterações para adequar o protĂ³tipo ao regulamento americano e, por isso, busca patrocĂ­nio para efetuar as modificações, custear o transporte, alimentaĂ§Ă£o e estadia em Houston.