Alunos
de engenharia preparam protĂ³tipo para competir em
Houston
Considerado
leve e eficaz o protĂ³tipo criado por alunos e professores do Mackenzie explora
todos os conceitos imprescindĂveis ao consumo
energético
Texto e fotos: Mackenzie
Depois
de obter o terceiro lugar na 10ª Maratona UniversitĂ¡ria de EficiĂªncia EnergĂ©tica
2013, realizada no KartĂ³dromo de Interlagos, SP, os alunos de Engenharia
MecĂ¢nica do Mackenzie decidiram ir mais longe: agora o destino dos jovens
engenheiros Ă© Houston, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, que sediarĂ¡ em
2014 a Shell Econ-marathon, evento que desafia equipes de estudantes de todo o
mundo a projetar, construir e testar veĂculos energeticamente eficientes.
Essa,
caso consigam patrocĂnio, serĂ¡ a primeira vez que os alunos irĂ£o competir fora
do paĂs com mais de 50 participantes do mundo todo. O protĂ³tipo vencedor da
etapa brasileira de 2013, denominado Bagre I atingiu a marca de 66,455 KJ
(quilojoules), na categoria ElĂ©trica, ficando atrĂ¡s apenas de duas
universidades, num total de 20 participantes.
De
acordo com FĂ¡bio Raia, professor responsĂ¡vel pela equipe, “a colocaĂ§Ă£o na 10ª
Maratona incitou nos alunos o desejo de competir, de ir mais longe, algo que nĂ£o
se pode tirar deles, afinal Ă© nesse momento que eles tĂªm a oportunidade de
explorar todos os conceitos e técnicas aprendidas em sala de aula. O crescimento
dos alunos Ă© muito grande, nĂ£o sĂ³ profissional, mas tambĂ©m humano, pois eles
trabalham e crescem juntos Ă medida que se relacionam, dividem tarefas e se
respeitam”, afirma Raia.
A
equipe composta por 8 alunos do Mackenzie acredita que poderĂ¡ obter uma boa
colocaĂ§Ă£o na competiĂ§Ă£o internacional adequando o protĂ³tipo as exigĂªncias do
regulamento. “NĂ³s temos um veĂculo protĂ³tipo, em fibra de carbono e chassi
tubular de alumĂnio de aviaĂ§Ă£o, isso o torna leve. Com todos os equipamentos,
exceto o piloto, ele pesa 24,0 kg”, afirma Raia.
O
veĂculo que participarĂ¡ das competições foi recuperado de provas anteriores pelo
curso de Engenharia MecĂ¢nica, com investimento prĂ³ximo de 2 mil reais.
Atualmente a equipe realiza testes e alterações para adequar o protĂ³tipo ao
regulamento americano e, por isso, busca patrocĂnio para efetuar as
modificações, custear o transporte, alimentaĂ§Ă£o e estadia em Houston.
0 ComentĂ¡rios