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Com
mais de 40 milhões de veículos, Corolla é o líder em vendas globais
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Fábrica
da Toyota em Indaiatuba (SP), onde é produzido o Corolla, celebra 15 anos este
mês
Texto e fotos: Toyota
O Toyota Corolla atingiu
agora em julho um marco histórico ao ultrapassar 40 milhões de unidades vendidas
no mundo desde seu lançamento, em novembro de 1966.
Foi nesse mesmo ano que a
Toyota inaugurou uma fábrica na cidade de Takaoka, na província de Aichi (Japão),
dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos depois, com o objetivo
de expandir as vendas para outras regiões do mundo, o Corolla passou a ser
produzido na Austrália e na Malásia. De 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou
sua produção anual, de 480 mil para 1,1 milhão de veículos.
As exportações do Corolla
para a América do Norte começaram em 1968. Em 1997, o Corolla tornou-se o carro
mais vendido do mundo, com números superiores a 22,6 milhões de unidades. Mais
de um milhão de veículos foram vendidos a cada ano desde 2002. Em 2012, 3.180
Corollas foram vendidos todos os dias em mais de 150 países.
O Corolla, atualmente
produzido em 15 fábricas em todo o mundo, é responsável por um em cada cinco
veículos vendidos pela Toyota, ao longo de seus 76 anos de história.
O Corolla foi originalmente
concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses, em
meados dos anos 1960. O então engenheiro-chefe Tatsuo Hasegawa percebeu que,
com a indústria do Japão em expansão, o tempo e o número de deslocamentos diários
da população japonesa aumentavam. Inspirado nessa percepção, Hasegawa
desenvolveu o conceito do primeiro Corolla: evolução contínua para atender as
necessidades dos consumidores em cada mercado.
"Eu sinto o Corolla acolhido
pelas pessoas de todo o mundo. Estou orgulhoso de ter contribuído para o seu
desenvolvimento. A chave para o sucesso do Corolla sempre passa pelo conceito
de desenvolvimento original de Hasegawa: O Corolla deve trazer felicidade e
bem-estar para as pessoas ao redor do mundo ", disse o atual Engenheiro
Chefe do Corolla, Shinichi Yasui.
Quando o primeiro Corolla
saiu da linha de produção, muitas características básicas de segurança ainda
eram opcionais. Mais tarde, para atender as necessidades de seus clientes, a
Toyota incluiu muitas destas características como itens de série. O compromisso
da Toyota para buscar níveis mais elevados de qualidade e continuar a adicionar
novos itens de série para o Corolla por um preço acessível ajudou a garantir
que seus consumidores ao redor do mundo continuassem a escolhê-lo mais do que
qualquer outro veículo.
Desde
a primeira geração do Corolla, a Toyota desenvolve tecnologias para criar um
produto com conforto, segurança e desempenho, características que estão no DNA de
qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.
15 anos da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP)
Em setembro deste ano, a
Toyota comemora os 15 anos da fábrica de Indaiatuba (SP). Inaugurada em 1998,
com um investimento de US$ 150 milhões, a fábrica foi construída especialmente
para a produção do Corolla. De lá para cá, no total, foram investidos
aproximadamente US$ 800 milhões. Em nove dos últimos 12 anos, o Corolla manteve-se
líder no segmento de sedãs médios no Brasil.
As Gerações
1ª
Geração – 1966 a
1970
O Corolla foi introduzido com o slogan: "Ser o
carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da
tecnologia da Toyota". Além de seu design atraente, o Corolla, já na
primeira geração, introduziu novos recursos e equipamentos comparáveis aos encontrados em modelos mais sofisticados. Como resultado, o Corolla
conquistou o público e alcançou um sólido primeiro lugar em vendas no mercado
interno, apenas três anos após seu lançamento.
2ª
Geração 1970 a1974
A infra-estrutura
rodoviária no Japão estava em franco desenvolvimento no período e, em 1969, a estrada que liga
Tóquio ao sul do país foi inaugurada, com aproximadamente 500 km . O desafio do segundo
Corolla foi cobrir toda a distância dessa rodovia sem reabastecer. Assim, foi
idealizado o inédito tanque de 45 litros para a segunda geração Corolla.
3ª
Geração 1974 a
1979
A terceira
geração Corolla foi introduzida com características de segurança e conforto
equivalente aos carros considerados luxuosos e, ao mesmo tempo, mantendo o
aspecto de carro de família. Com elevado nível de eficiência de consumo de
combustível, esse modelo se adequou às normas de emissão de gases poluentes,
que havia se tornado um problema social em escala global no período. Assim,
essa geração fez o mundo reconhecer seu alto nível tecnológico. A geração 74-79
também ganhou o status de carro mais vendido nos mercados interno e externo com
o seu alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Prova disso foi o
incrível número de exportações de 300 mil unidades/ano. Fazendo jus a sua
reputação, este Corolla se tornou um ícone dos produtos de alta qualidade do
Japão.
4ª
Geração 1979 a
1983
Para
ser um verdadeiro concorrente internacional, a quarta geração do Corolla passou
por testes rigorosos. Protótipos de veículos foram enviados pelo mundo, onde ocorreram
testes de compatibilidade local. Por exemplo, testes de cruzeiro de alta
velocidade foram rodados na Autobahn, da Alemanha. Desempenho aerodinâmico e de
conforto foram realizados em estradas de tijolos na Bélgica. Testes de
resistência térmica ocorreram no deserto, em pleno verão dos EUA e testes em baixas
temperaturas, no Canadá.
5ª
Geração 1983 a
1987
A
quinta geração foi marcada pelo intenso investimento em pesquisas de segurança.
A carroceria do Corolla deveria absorver a energia do impacto e proteger os
passageiros em caso de colisão do veículo. O número de protótipos para
desenvolver a quinta geração foi de 600 unidades. Desses, aproximadamente 100
foram usados especificamente em testes de colisão. Além
disso, os computadores também foram utilizados para analisar os resultados dos
testes.
6ª
Geração 1987 a
1991
Para
a sexta geração do Corolla foram feitos esforços para reduzir ruídos sentidos
no interior do carro e provocados, por exemplo, pelo motor, pela rodagem na
estrada e pelo vento. Na época, esse era um campo desconhecido e foi
desenvolvida uma tecnologia computadorizada para analisar e identificar padrões
de som. Usando esse sistema, era possível reconhecer a fonte de oito tipos de
sons simultaneamente. Com base nos resultados das análises, conseguiu-se diminuir
a vibração de componentes e até mudar o tom de ruídos, criando ambiente
confortável no interior.
7ª
Geração 1994 a
1997
Desenvolvimento
da sétima geração do Corolla sofreu transformações importantes para levar o
carro a uma nova dimensão. A Toyota se baseou principalmente em três pontos
cruciais: Design externo e interno para oferecer visual agradável para quem vê
de fora e conforto dos passageiros; desempenho para ter a performance de um
veículo robusto e; segurança para manter a confiança dos clientes com o Corolla.
Esta foi a primeira geração do Corolla comercializado no Brasil, ainda em
regime de importação.
8ª
Geração 1997 a
2002
A oitava
geração do Corolla foi um marco no Brasil. Foi o primeiro Corolla a ser
fabricado no país, a partir de 1998, na fábrica de Indaiatuba (SP). Essa
geração trouxe ao Brasil um veículo com tamanho ideal e alto padrão de
qualidade com eficiência ambiental e segurança. O alto índice de eficiência no
consumo de combustível e uma carroceria rígida e aperfeiçoada seguindo os
padrões de segurança foram alcançados através da redução de peso significativa
do carro. Outro detalhe foi a atenção dada aos materiais recicláveis
introduzidos na fabricação do carro e a diminuição na emissão de gases
poluentes.
9ª
Geração 2002 a
2008
A
nona geração Corolla estabeleceu novos parâmetros no segmento e redefiniu o
conceito de sedã médio, oferecendo a qualidade de um carro de luxo. Para chegar
a esse resultado, pela primeira vez na história da Toyota, o Corolla teve seu
design exterior redesenhado seguindo linhas europeias. Para o Brasil, foi
desenvolvido o motor Flex, um trabalho em conjunto das engenharias da Toyota do
Brasil e do Japão. Foi a primeira vez que a Toyota Motor Corporation
desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao
mercado brasileiro.
10ª
Geração A partir de 2008
A
décima geração do Corolla foi desenvolvida com design mais moderno, esportivo e
sofisticado, com novos equipamentos de série, acabamento interno aprimorado e
nova família de motores e transmissões para as versões XLi e GLi 1.8L 16V Flex,
além dos modelos XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex.
Essas alterações deixaram o Corolla com um apelo ainda mais jovem e arrojado, reforçando
o posicionamento de marketing do produto: “Dirigir É Incrível”.
Fábricas onde o Corolla é produzido
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Início
da produção
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Fábrica de Takaoka (TMC), Japão
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Novembro, 1966
|
Toyota
Motor Thailand Co., Ltd (TMT), Tailândia
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Agosto, 1972
|
Maio, 1975
|
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Toyota de Venezuela Compania Anonima (TDV), Venezuela
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Abril, 1986
|
Toyota
Motor Manufacturing Canada Inc. (TMMC), Canadá
|
Novembro, 1988
|
Indus Motor Company Ltd. (IMC), Paquistão
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Março, 1993
|
Toyota
Motor Manufacturing Turkey Inc. (TMMT), Turquia
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Setembro, 1994*
|
Toyota
Motor Vietnam Co. Ltd. (TMV), Vietnã
|
Setembro ,1996
|
Toyota do Brasil LTDA. (TDB), Brasil
|
Setembro, 1998
|
Kuozui
Motor Ltd.,
|
Março, 2001
|
Toyota
Kirloskar Motor Private Ltd. (TKM), Índia
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Fevereiro, 2003
|
Tianjin
FAW Toyota Motor Co., Ltd., (TFTM)
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Maio, 2004
|
Toyota
Motor Manufacturing Mississippi Inc. (TMMMS), EUA
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Outubro, 2011
|
Fábrica Miyagi Ohira, Toyota Motor East Japan, Inc,
Japão
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Maio, 2012
|
* Corolla produzido entre Janeiro
de 2007 e Junho de 2012; 11ª geração com início em junho de 2013
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Ano
|
Mês
|
Principais acontecimentos
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1966
|
Novembro
|
Início da
produção do Corolla
|
Início das vendas do modelo
duas portas com transmissão manual de quarto velocidades
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1967
|
Maio
|
Introdução
do modelo 4 portas e da perua
|
1968
|
Fevereiro
|
Produção
fora do Japão tem início na Malásia
|
Abril
|
Início das
exportações aos EUA
|
|
Maio
|
Início das
exportações ao Canadá
|
|
1970
|
Maio
|
Lançamento da 2ª
geração
|
-
|
1.000.000 de unidades
vendidas
|
|
1974
|
Abril
|
Lançamento da 3ª
geração
|
1976
|
-
|
5.000.000 de unidades vendidas
|
1979
|
Março
|
Lançamento da 4ª
geração
|
1982
|
-
|
10.000.000 de unidades
vendidas
|
1983
|
Maio
|
Lançamento da 5ª
geração
|
1986
|
Setembro
|
Início da
produção do Corolla FX nos EUA
|
1987
|
Maio
|
Lançamento da 6ª
geração
|
1988
|
Novembro
|
Início da
produção no Canadá
|
1989
|
Outubro
|
15.000.000 de unidades
vendidas
|
1991
|
Junho
|
Lançamento da 7ª geração
|
1994
|
Setembro
|
20.000.000
de unidades vendidas
|
1995
|
Maio
|
Lançamento da 8ª geração
|
1998
|
Setembro
|
Início da
produção no Brasil, na fábrica de Indaiatuaba (SP)
|
2000
|
Agosto
|
Lançamento da 8ª geração
25.000.000
de unidades vendidas
|
2005
|
-
|
30.000.000 de unidades
vendidas
|
2006
|
Outubro
|
Lançamento da 10ª geração
|
2009
|
-
|
35.000.000 de unidades
vendidas
|
2013
|
Julho
|
40.000.00 de unidades
vendidas
|






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