Novo S 500 PLUG-IN HYBRID: um Classe S com consumo de trĂªs litros por
100 quilĂ´metros
O
terceiro modelo hĂbrido da nova Classe S, o S 500 PLUG-IN HYBRID, estabelece
novos parĂ¢metros de eficiĂªncia, assim como em sistemas de conduĂ§Ă£o e conforto
climĂ¡tico. Com emissĂ£o de 69 gramas de CO2 por quilĂ´metro (consumo
de 3 litros/100 km), a nova Classe S cria uma nova referĂªncia para sedĂ£s de
luxo que, hĂ¡ poucos anos, era tida como virtualmente impossĂvel. O motor elĂ©trico com 80 kW com bateria
recarregĂ¡vel externamente torna possĂvel rodar sem emissões por uma distĂ¢ncia
de até 30 quilômetros. Ele trabalha em
conjunto com o novo motor V6 turbinado de trĂªs litros. A Mercedes-Benz apresentarĂ¡ o S 500 PLUG-IN
HYBRID no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Frankfurt.
As vendas começarĂ£o em 2014.
Texto e fotos: Mercedes
O S 400 HYBRID foi pioneiro no mundo ao apresentar
um sistema de propulsĂ£o hĂbrido de sĂ©rie com bateria de Ăons de lĂtio, em 2009.
Com a nova Classe S, a Mercedes-Benz expande sua linha hĂbrida nesta sĂ©rie de
modelos para trĂªs versões: o S 400 HYBRID, S 300 BlueTEC HYBRID e S 500 PLUG-IN
HYBRID. Todos os sistemas de propulsĂ£o
hĂbridos da segunda geraĂ§Ă£o compartilham a integraĂ§Ă£o contĂnua no trem de
força. O motor a combustĂ£o pode ser completamente desconectado do motor
elétrico. Outros equipamentos incluem o
sistema de recuperaĂ§Ă£o de energia nas frenagens de segunda geraĂ§Ă£o e o sistema
de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio Intelligent HYBRID.
"Com o S 500 PLUG-IN HYBRID, a Mercedes-Benz
estabelece outro marco no caminho para uma mobilidade livre de emissões, com
base em nossa matriz hĂbrida modular", explica o Prof. Dr. Thomas Weber,
responsĂ¡vel pela Ă¡rea de Pesquisas do Grupo no Conselho de DireĂ§Ă£o da Daimler e
chefe da Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Cars. "Desta maneira, a Classe S torna-se um
genuĂno "three-liter car" (veĂculo que consome menos de trĂªs litros
de combustĂvel por 100 quilĂ´metros), com espaço generoso e conforto de rodagem
superlativo."
Enquanto as baterias do S 400 HYBRID e do S 300
BlueTEC HYBRID, ambos veĂculos hĂbridos autĂ´nomos, sĂ£o carregadas durante as
frenagens e desacelerações, as novas baterias de Ăons de lĂtio de alta voltagem
do S 500 PLUG-IN HYBRID tĂªm dez vezes mais conteĂºdo energĂ©tico e oferecem a
opĂ§Ă£o de serem recarregadas por uma fonte externa, por uma tomada de carga
localizada no lado direito do para-choques dianteiro. Assim, com a ajuda do motor elĂ©trico sĂncrono
(80 kW/340 Nm), a Classe S pode rodar por até 30 quilômetros usando apenas
eletricidade.
Quatro modos de operaĂ§Ă£o
hĂbrida podem ser selecionados pressionando-se um botĂ£o:
·
HYBRID
·
E-MODE: apenas energia elétrica
·
E-SAVE: a bateria Ă© preservada
com carga total para poder movimentar o carro sozinha mais tarde
·
CHARGE: a bateria Ă© carregada com
o carro em movimento
Sob as condições especificadas pelas regras de
certificaĂ§Ă£o, a Classe S, como veĂculo totalmente hĂbrido, gera 69 gramas de CO2
por quilĂ´metro. Com consumo equivalente
a 3 litros por 100 quilĂ´metros, a nova Classe S cria uma nova referĂªncia para
sedĂ£s de luxo que, atĂ© poucos anos, era tida como virtualmente impossĂvel. Ele atinge esses valores significativos sem
restrições Ă potĂªncia, ao conforto dos passageiros ou Ă autonomia de rodagem,
alĂ©m de proporcionar um alto nĂvel de conforto climĂ¡tico graças Ă s funções de
controle pré-entrada.
·
245
kW de potĂªncia do motor a combustĂ£o, mais 80 kW do motor elĂ©trico e torque de
480 Nm do motor a combustĂ£o e 340 Nm do motor elĂ©trico;
·
Consumo
total (norma NEDC) de 3,0 l/100 km (69 gramas de CO2 por quilĂ´metro);
·
Autonomia de rodagem em modo
totalmente elétrico: aproximadamente 30 quilômetros;
·
Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h; 0 a
100 km/h em 5,5 segundos;
· Intelligent HYBRID: sistema de
gerenciamento de energia antecipatĂ³rio, com Ă³tima utilizaĂ§Ă£o da recuperaĂ§Ă£o de
energia durante a desaceleraĂ§Ă£o;
· Possibilidade de individualizaĂ§Ă£o
por meio da combinaĂ§Ă£o dos modos de transmissĂ£o com os quatro modos de operaĂ§Ă£o
hĂbridos - HYBRID, E-MODE, E-SAVE e CHARGE;
· Pedal
do acelerador sensĂvel, para maior controle do veĂculo: um ponto de resistĂªncia
no curso do pedal permite perceber a ativaĂ§Ă£o do motor a combustĂ£o e ajuda a
controlar a potĂªncia;
·
Carga rĂ¡pida externa da bateria
de traĂ§Ă£o de alta voltagem;
·
Controle climĂ¡tico do interior do
carro pré-entrada.
Intelligent HYBRID: sistema de gerenciamento de
energia antecipatĂ³rio
A Classe S hĂbrida de
segunda geraĂ§Ă£o conta com um sistema de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio,
aumentando sua eficiĂªncia energĂ©tica. A
estratĂ©gia operacional do sistema de propulsĂ£o hĂbrida nĂ£o leva em conta apenas
as condições de conduĂ§Ă£o momentĂ¢neas e a atuaĂ§Ă£o do motorista, mas tambĂ©m se
ajusta ao trecho da estrada à frente (inclinações, descidas, curvas e limites
de velocidade) para os prĂ³ximos oito quilĂ´metros. O sistema Intelligent HYBRID usa dados de navegaĂ§Ă£o
do COMAND Online para administrar a carga e descarga da bateria de alta
voltagem. Ele pode, por exemplo,
utilizar o conteĂºdo energĂ©tico da bateria para propulsĂ£o antes de um trecho em
descida, onde ela voltarĂ¡ a ser carregada por meio da recuperaĂ§Ă£o de
energia.
Sistema de frenagem recuperativo: o motor elétrico
como alternador
O
maior potencial de reduĂ§Ă£o de consumo de energia dos sistemas de propulsĂ£o
hĂbridos estĂ¡ na maximizaĂ§Ă£o da recuperaĂ§Ă£o de energia durante a rolagem e
frenagem.
Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleraĂ§Ă£o Ă© iniciada primeiramente
pelo motor elĂ©trico, e nĂ£o pelos discos de freios. A nova Classe S Ă© o primeiro carro a usar um
sistema de recuperaĂ§Ă£o na frenagem (RBS) de segunda geraĂ§Ă£o, que garante uma
superposiĂ§Ă£o imperceptĂvel dos freios mecĂ¢nicos convencionais com a funĂ§Ă£o de
frenagem do motor elétrico atuando como alternador.
A
força de frenagem desejada pelo motorista é registrada por um sensor de curso
no pedal. A desaceleraĂ§Ă£o depende da condiĂ§Ă£o de rodagem e se divide entre uma
parte proporcionada pela força de frenagem do motor e outra gerada pelos discos
de freios. A pressĂ£o de frenagem no eixo
traseiro Ă© controlada pelo sistema RBS de acordo com o potencial de recuperaĂ§Ă£o
do trem de força.
Além disso, o motor a
combustĂ£o Ă© desligado sempre que o veĂculo rolar livremente e o torque gerado
pelo arrasto nessa situaĂ§Ă£o Ă© usado pelo motor elĂ©trico para recuperar
energia. Porém, quando o pedal do freio
nĂ£o for acionado em uma descida, por exemplo, o torque adicional nĂ£o Ă©
direcionado para recarregar a bateria e o veĂculo pode rolar livremente. O motor a combustĂ£o Ă© usado para carregar a
bateria o mĂnimo possĂvel e apenas nas circunstĂ¢ncias de operaĂ§Ă£o adequadas e
mais eficientes.
HĂbrido pioneiro no segmento luxo
O primeiro sistema de
propulsĂ£o hĂbrido de sĂ©rie com bateria de Ăons de lĂtio estreou na
Mercedes-Benz jĂ¡ em 2009: o S 400 HYBRID foi o mais eficiente sedĂ£ de luxo
movido a gasolina por um longo perĂodo.
AlĂ©m de ser, tambĂ©m, o hĂbrido de maior sucesso em sua classe: cerca de
20 mil compradores em todo o mundo optaram pelo S 400 HYBRID.
Agora, com a nova Classe S, a
Mercedes-Benz continua sua abrangente ofensiva hĂbrida. Com o S 400 HYBRID e o S
300 BlueTEC HYBRID, jĂ¡ estĂ£o disponĂveis dois hĂbridos para escolher na nova
Classe S:
· O novo S 400 HYBRID queima apenas 6,3 litros de combustĂvel por 100
quilĂ´metros no ciclo NEDC (combinado). Isto representa uma reduĂ§Ă£o de 20% em
relaĂ§Ă£o ao seu antecessor. A emissĂ£o de 147 gramas de CO2 por quilĂ´metro tambĂ©m
Ă© recorde neste segmento de veĂculos. Estes nĂºmeros exemplares ocorrem em
paralelo ao alto potencial de desempenho do carro: o motor a gasolina desenvolve
225 kW (306 cv), enquanto o elétrico acrescenta outros 20 kW (27 cv). O torque
do motor a combustĂ£o Ă© 370 Nm, mais 250 Nm do motor elĂ©trico.
· No S 300 BlueTEC HYBRID, a Mercedes-Benz combinou o motor diesel 2,2
litros com quatro cilindros desenvolvendo 150 kW (204 cv) com o poderoso mĂ³dulo
hĂbrido, que proporciona 20 kW (27 cv). O torque mĂ¡ximo de 500 Nm do motor a
combustĂ£o Ă© somado aos 250 Nm fornecidos pelo motor elĂ©trico.
O S 300
BlueTEC HYBRID roda 100 quilĂ´metros com 4,4 litros no ciclo combinado (CO2: 115
g/km) e se enquadra nos critĂ©rios de eficiĂªncia energĂ©tica classe A+.
Consequentemente, em dez anos, a Mercedes-Benz cortou o consumo de combustĂvel
da categoria de 150 kW quase pela metade.





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