Novo S 500 PLUG-IN HYBRID: um Classe S com consumo de trĂªs litros por 100 quilĂ´metros

O terceiro modelo hĂ­brido da nova Classe S, o S 500 PLUG-IN HYBRID, estabelece novos parĂ¢metros de eficiĂªncia, assim como em sistemas de conduĂ§Ă£o e conforto climĂ¡tico. Com emissĂ£o de 69 gramas de CO2 por quilĂ´metro (consumo de 3 litros/100 km), a nova Classe S cria uma nova referĂªncia para sedĂ£s de luxo que, hĂ¡ poucos anos, era tida como virtualmente impossĂ­vel.  O motor elĂ©trico com 80 kW com bateria recarregĂ¡vel externamente torna possĂ­vel rodar sem emissões por uma distĂ¢ncia de atĂ© 30 quilĂ´metros.  Ele trabalha em conjunto com o novo motor V6 turbinado de trĂªs litros.  A Mercedes-Benz apresentarĂ¡ o S 500 PLUG-IN HYBRID no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Frankfurt.  As vendas começarĂ£o em 2014. 

Texto e fotos: Mercedes

O S 400 HYBRID foi pioneiro no mundo ao apresentar um sistema de propulsĂ£o hĂ­brido de sĂ©rie com bateria de Ă­ons de lĂ­tio, em 2009. Com a nova Classe S, a Mercedes-Benz expande sua linha hĂ­brida nesta sĂ©rie de modelos para trĂªs versões: o S 400 HYBRID, S 300 BlueTEC HYBRID e S 500 PLUG-IN HYBRID.  Todos os sistemas de propulsĂ£o hĂ­bridos da segunda geraĂ§Ă£o compartilham a integraĂ§Ă£o contĂ­nua no trem de força. O motor a combustĂ£o pode ser completamente desconectado do motor elĂ©trico.  Outros equipamentos incluem o sistema de recuperaĂ§Ă£o de energia nas frenagens de segunda geraĂ§Ă£o e o sistema de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio Intelligent HYBRID. 


"Com o S 500 PLUG-IN HYBRID, a Mercedes-Benz estabelece outro marco no caminho para uma mobilidade livre de emissões, com base em nossa matriz hĂ­brida modular", explica o Prof. Dr. Thomas Weber, responsĂ¡vel pela Ă¡rea de Pesquisas do Grupo no Conselho de DireĂ§Ă£o da Daimler e chefe da Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Cars.  "Desta maneira, a Classe S torna-se um genuĂ­no "three-liter car" (veĂ­culo que consome menos de trĂªs litros de combustĂ­vel por 100 quilĂ´metros), com espaço generoso e conforto de rodagem superlativo."
Enquanto as baterias do S 400 HYBRID e do S 300 BlueTEC HYBRID, ambos veĂ­culos hĂ­bridos autĂ´nomos, sĂ£o carregadas durante as frenagens e desacelerações, as novas baterias de Ă­ons de lĂ­tio de alta voltagem do S 500 PLUG-IN HYBRID tĂªm dez vezes mais conteĂºdo energĂ©tico e oferecem a opĂ§Ă£o de serem recarregadas por uma fonte externa, por uma tomada de carga localizada no lado direito do para-choques dianteiro.  Assim, com a ajuda do motor elĂ©trico sĂ­ncrono (80 kW/340 Nm), a Classe S pode rodar por atĂ© 30 quilĂ´metros usando apenas eletricidade.
 

Quatro modos de operaĂ§Ă£o hĂ­brida podem ser selecionados pressionando-se um botĂ£o:
·         HYBRID
·         E-MODE: apenas energia elĂ©trica
·         E-SAVE: a bateria Ă© preservada com carga total para poder movimentar o carro sozinha mais tarde
·         CHARGE: a bateria Ă© carregada com o carro em movimento

Sob as condições especificadas pelas regras de certificaĂ§Ă£o, a Classe S, como veĂ­culo totalmente hĂ­brido, gera 69 gramas de CO2 por quilĂ´metro.  Com consumo equivalente a 3 litros por 100 quilĂ´metros, a nova Classe S cria uma nova referĂªncia para sedĂ£s de luxo que, atĂ© poucos anos, era tida como virtualmente impossĂ­vel.  Ele atinge esses valores significativos sem restrições Ă  potĂªncia, ao conforto dos passageiros ou Ă  autonomia de rodagem, alĂ©m de proporcionar um alto nĂ­vel de conforto climĂ¡tico graças Ă s funções de controle prĂ©-entrada.


Os dados de referĂªncia mais importantes do S 500 PLUG-IN HYBRID:
·         245 kW de potĂªncia do motor a combustĂ£o, mais 80 kW do motor elĂ©trico e torque de 480 Nm do motor a combustĂ£o e 340 Nm do motor elĂ©trico;
·         Consumo total (norma NEDC) de 3,0 l/100 km (69 gramas de CO2 por quilĂ´metro);
·         Autonomia de rodagem em modo totalmente elĂ©trico: aproximadamente 30 quilĂ´metros;
·         Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h; 0 a 100 km/h em 5,5 segundos;
·   Intelligent HYBRID: sistema de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio, com Ă³tima utilizaĂ§Ă£o da recuperaĂ§Ă£o de energia durante a desaceleraĂ§Ă£o;
·     Possibilidade de individualizaĂ§Ă£o por meio da combinaĂ§Ă£o dos modos de transmissĂ£o com os quatro modos de operaĂ§Ă£o hĂ­bridos - HYBRID, E-MODE, E-SAVE e CHARGE;
·        Pedal do acelerador sensĂ­vel, para maior controle do veĂ­culo: um ponto de resistĂªncia no curso do pedal permite perceber a ativaĂ§Ă£o do motor a combustĂ£o e ajuda a controlar a potĂªncia;
·         Carga rĂ¡pida externa da bateria de traĂ§Ă£o de alta voltagem;
·         Controle climĂ¡tico do interior do carro prĂ©-entrada.

Intelligent HYBRID: sistema de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio

A Classe S hĂ­brida de segunda geraĂ§Ă£o conta com um sistema de gerenciamento de energia antecipatĂ³rio, aumentando sua eficiĂªncia energĂ©tica.  A estratĂ©gia operacional do sistema de propulsĂ£o hĂ­brida nĂ£o leva em conta apenas as condições de conduĂ§Ă£o momentĂ¢neas e a atuaĂ§Ă£o do motorista, mas tambĂ©m se ajusta ao trecho da estrada Ă  frente (inclinações, descidas, curvas e limites de velocidade) para os prĂ³ximos oito quilĂ´metros.  O sistema Intelligent HYBRID usa dados de navegaĂ§Ă£o do COMAND Online para administrar a carga e descarga da bateria de alta voltagem.  Ele pode, por exemplo, utilizar o conteĂºdo energĂ©tico da bateria para propulsĂ£o antes de um trecho em descida, onde ela voltarĂ¡ a ser carregada por meio da recuperaĂ§Ă£o de energia. 

Sistema de frenagem recuperativo: o motor elétrico como alternador

O maior potencial de reduĂ§Ă£o de consumo de energia dos sistemas de propulsĂ£o hĂ­bridos estĂ¡ na maximizaĂ§Ă£o da recuperaĂ§Ă£o de energia durante a rolagem e frenagem.
Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleraĂ§Ă£o Ă© iniciada primeiramente pelo motor elĂ©trico, e nĂ£o pelos discos de freios.  A nova Classe S Ă© o primeiro carro a usar um sistema de recuperaĂ§Ă£o na frenagem (RBS) de segunda geraĂ§Ă£o, que garante uma superposiĂ§Ă£o imperceptĂ­vel dos freios mecĂ¢nicos convencionais com a funĂ§Ă£o de frenagem do motor elĂ©trico atuando como alternador.
A força de frenagem desejada pelo motorista Ă© registrada por um sensor de curso no pedal. A desaceleraĂ§Ă£o depende da condiĂ§Ă£o de rodagem e se divide entre uma parte proporcionada pela força de frenagem do motor e outra gerada pelos discos de freios.  A pressĂ£o de frenagem no eixo traseiro Ă© controlada pelo sistema RBS de acordo com o potencial de recuperaĂ§Ă£o do trem de força.
AlĂ©m disso, o motor a combustĂ£o Ă© desligado sempre que o veĂ­culo rolar livremente e o torque gerado pelo arrasto nessa situaĂ§Ă£o Ă© usado pelo motor elĂ©trico para recuperar energia.  PorĂ©m, quando o pedal do freio nĂ£o for acionado em uma descida, por exemplo, o torque adicional nĂ£o Ă© direcionado para recarregar a bateria e o veĂ­culo pode rolar livremente.  O motor a combustĂ£o Ă© usado para carregar a bateria o mĂ­nimo possĂ­vel e apenas nas circunstĂ¢ncias de operaĂ§Ă£o adequadas e mais eficientes.

HĂ­brido pioneiro no segmento luxo

O primeiro sistema de propulsĂ£o hĂ­brido de sĂ©rie com bateria de Ă­ons de lĂ­tio estreou na Mercedes-Benz jĂ¡ em 2009: o S 400 HYBRID foi o mais eficiente sedĂ£ de luxo movido a gasolina por um longo perĂ­odo.  AlĂ©m de ser, tambĂ©m, o hĂ­brido de maior sucesso em sua classe: cerca de 20 mil compradores em todo o mundo optaram pelo S 400 HYBRID. 


Agora, com a nova Classe S, a Mercedes-Benz continua sua abrangente ofensiva hĂ­brida. Com o S 400 HYBRID e o S 300 BlueTEC HYBRID, jĂ¡ estĂ£o disponĂ­veis dois hĂ­bridos para escolher na nova Classe S:
·        O novo S 400 HYBRID queima apenas 6,3 litros de combustĂ­vel por 100 quilĂ´metros no ciclo NEDC (combinado). Isto representa uma reduĂ§Ă£o de 20% em relaĂ§Ă£o ao seu antecessor. A emissĂ£o de 147 gramas de CO2 por quilĂ´metro tambĂ©m Ă© recorde neste segmento de veĂ­culos. Estes nĂºmeros exemplares ocorrem em paralelo ao alto potencial de desempenho do carro: o motor a gasolina desenvolve 225 kW (306 cv), enquanto o elĂ©trico acrescenta outros 20 kW (27 cv). O torque do motor a combustĂ£o Ă© 370 Nm, mais 250 Nm do motor elĂ©trico.

·        No S 300 BlueTEC HYBRID, a Mercedes-Benz combinou o motor diesel 2,2 litros com quatro cilindros desenvolvendo 150 kW (204 cv) com o poderoso mĂ³dulo hĂ­brido, que proporciona 20 kW (27 cv). O torque mĂ¡ximo de 500 Nm do motor a combustĂ£o Ă© somado aos 250 Nm fornecidos pelo motor elĂ©trico. 

O S 300 BlueTEC HYBRID roda 100 quilĂ´metros com 4,4 litros no ciclo combinado (CO2: 115 g/km) e se enquadra nos critĂ©rios de eficiĂªncia energĂ©tica classe A+. Consequentemente, em dez anos, a Mercedes-Benz cortou o consumo de combustĂ­vel da categoria de 150 kW quase pela metade.