A montadora Mahindra apresenta seus novos modelos de pik up


Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Mahindra

Isso mesmo, não é um erro de grafia, a montadora indiana batizou suas pick up´s com o PIK mesmo!  As caminhonetes possuem um design robusto e são oferecidas em versões chassi, com cabine simples e cabine dupla com vários itens de conforto. É um carro voltado ao trabalho duro e conta com uma série de inovações tecnológicas e de bem estar para os ocupantes. Um dos novos itens é o motor turbo diesel VGT eletrônico mHawk 2.2, que tem entre seus requisitos básicos grande torque e versatilidade, isso tudo combinado com a tração 4x4 e 4x4 low.



Montadas na fábrica em Manaus, os veículos chegam ao Brasil em forma de CKD e são climatizadas e customizadas de acordo com o gosto do consumidor nacional. Esse tipo de configuração assegura uma ótima situação de nacionalização dos utilitários e, devido a exaustivos testes, os mesmos se encontram em condições de atender os exigentes consumidores e enfrentar os mais diferentes tipos de solos e situações encontrados em nosso país.
Fui convidado para um teste off - road dos dois modelos em uma pista devidamente traçada para esse fim em Jarinú, interior de São Paulo. Lá os veículos tiveram as mais difíceis situações com diversos tipos de barreiras e obstáculos a serem transpostos. O modelo de cabine dupla utilizado na maior parte do teste apresentou um ótimo desempenho, sempre com carga na caçamba e 4 pessoas dentro da cabine. O teste que provocada torções na suspensão e diferenciava a ação do 4X4 em terrenos com lama ou mesmo de terra solta, surpreendeu pela facilidade que transpunha os obstáculos sem reclamar.



Mesmo com suas dimensões compactas, o utilitário é confortável para os 4 passageiros e apresenta alguns itens de conforto básicos que em nada prejudicam o desempenho final. Em ambas as configurações, as Pik UP´S mostram versatilidade de bom desempenho tanto em terrenos acidentados bem como em situações de transito nas grandes cidades.  O modelo Chassi, que pode ser equipado com baú ou caçamba, é aquele que atende qualquer necessidade, oferece quase uma tonelada e meia de capacidade de carga. Já o modelo de cabine dupla, tem um amplo espaço interno. Projetada para cinco pessoas, traz conforto e segurança quando testamos com 4. A capacidade de carga de mais de uma tonelada é ideal para o modelo, não prejudicando em nada o desempenho.



Os modelos que já se encontram à venda na rede de concessionárias têm os motores apenas na versão diesel, elas oferecem também: direção hidráulica, travas elétricas, espelhos elétricos, controle de rádio no volante, freios ABS, air bags duplos, sistema de faróis com regulagem de altura, ar-condicionado com saídas dianteira e traseira, rodas aro 16 e estribos laterais. O preço das versões varia entre R$ 64.900 para a cabine simples e R$ 81.500 para a cabine dupla.
A montadora indiana Mahindra, que faz parte do grupo indiano Mahindra & Mahindra, e que atua em diversas áreas do setor industrial, esta presente em mais de 100 países e agora quer marcar sua importante presença no Brasil ajudando o brasileiro com o que ele tem de melhor, o trabalho.