Antes
de começar meu novo espaço na web, gostaria de agradecer o convite do Ricardo
Hernandez para trilhar um novo caminho, agora vou deixar os carros um pouco de
lado e falar de outra grande paixĂ£o, o cinema. A partir de agora estarei
presente semanalmente no “COISAS DE AGORA” comentando sobre tudo que acontece
no mundo mĂ¡gico da maior indĂºstria do entretenimento do mundo. Sejam bem
vindos!
Texto: Eduardo Abbas
Vou
começar essa coluna falando de um tema que tem se tornado muito recorrente nos
Ăºltimos anos, a utilizaĂ§Ă£o do preto e branco em filmes considerados top de
linha. A tĂ©cnica que pertence aos primĂ³rdios da indĂºstria cinematogrĂ¡fica
ganhou uma nova roupa e equipamentos mais especĂficos para se captar a
profundidade de campo em nĂveis melhores que, Ă s vezes, o prĂ³prio filme a
cores. Essa técnica especifica foi exaustivamente treinada e aperfeiçoada em
vĂdeo clipes no começo dos anos 90, misturavam ações em preto e branco com
detalhes de cores. Podemos ver no clipe da musica SAD SONG do cantor inglĂªs
ELTON JOHN o aparecimento desse detalhe técnico que consistia em colorir as
partes “quentes” do set de filmagem. No caso, as luzes, fogos e o artista
apareciam em cores enquanto toda a aĂ§Ă£o se desenvolvia em preto e branco.
Usando
essa mesma tĂ©cnica e com uma visĂ£o de documentĂ¡rio, o diretor Steven Spielberg
resolveu aplicĂ¡-la no seu espetacular A LISTA DE SCHINDLER (Amblin/Universal)
durante a virada que o filme toma apĂ³s o aparecimento do casaco vermelho.
Era o
start para Oscar Schindler mudar o destino de milhares de judeus, em meio ao
caos em preto e branco, surgia o casaco da menina judia na carroça de corpos
dos mortos. Isso rendeu finalmente a Spielberg, o reconhecimento da academia
como diretor e produtor do longa mais emblemĂ¡tico e, a meu ver, definitivo em
se tratando do assunto segunda guerra.
Sem
as mesmas convicções sociais, mas com o mesmo pretexto de ser um documentĂ¡rio e
uma homenagem ao cinema, o filme O Artista (Warner Bros./Weinstein) evitou o
som mas ecoou alto nas telas e foi o grande vencedor do Oscar em 2012, agora
sim usando o que se tem de mais moderno na captaĂ§Ă£o em preto e branco, mudando
um pouco a visĂ£o que alguns diretores tĂªm em relaĂ§Ă£o Ă fotografia que norteou
os primĂ³rdios do cinema.
Essa
balada seduziu a nova geraĂ§Ă£o de diretores preocupados com as grandes cenas de
aĂ§Ă£o e que encontra nos computadores de ultima geraĂ§Ă£o o grande parceiro para
editar suas mais loucas imagens que suas prodigiosas cabeças imaginam.
É o caso
do Joss Whedon (Os Vingadores) que agora ataca com um texto do grande
dramaturgo inglĂªs William Shakespeare na re-filmagem do clĂ¡ssico MUITO BARULHO
POR NADA (H2O Films/Lionsgate). Usando a mais moderna técnica do preto e branco
e voltando a filmar ações como em um teatro, Whedon adaptou para os dias de
hoje uma das maiores referencias em termos de cinema feito a partir dos palcos.
No filme, Leonato (Clark Gregg), governador de Messina, Ă© visitado por seu
amigo, Don Pedro (Reed Diamond) que estĂ¡ retornando de uma guerra onde venceu
seu irmĂ£o rebelde Don John (Sean Maher) e vem acompanhado de dois policiais,
Benedick (Alexis Denisof) e Claudio (Fran Kranz). Claudio se apaixona pela
filha do governador, Hero (Jillian Morgese), enquanto Benedick nĂ£o se entende
com Beatrice (Amy Acker), sobrinha do governador.
ApĂ³s brigas entre Benedick e
Beatrice, Don Pedro, com a ajuda de Leonato, Claudio e Hero, promove uma
situaĂ§Ă£o para que os dois se apaixonem. Enquanto isso, o vilĂ£o Don John, com a
ajuda de seus companheiros, Conrade (Riki Lindhome) e Borachio (Spencer Treat
Clark), trama contra o casal, utilizando suas formas de trapaça para destruir o
casamento antes mesmo que ele comece. As nuances do amor se misturam nesse
clĂ¡ssico onde ser pergunta atĂ© que ponto nĂ£o dando o braço a torcer por um
grande amor.
Com
um excelente elenco, roteiro e direĂ§Ă£o coordenados pela mesma cabeça, o filme
que serĂ¡ lançado no Brasil em 26 de julho mistura comedia, romance e drama,
aliadas sempre Ă tĂ©cnica insuperĂ¡vel do cinema, tem tudo para agradar os
cinĂ©filos de plantĂ£o.
Enquanto isso, vocĂª pode
acompanhar o trailer aqui e ir preparando a sua pipoca para a estréia desse novo velho jeito de se ver cinema.
A gente se
encontra na semana que vem!
Beijos &
queijos
e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv
0 ComentĂ¡rios