Antes de começar meu novo espaço na web, gostaria de agradecer o convite do Ricardo Hernandez para trilhar um novo caminho, agora vou deixar os carros um pouco de lado e falar de outra grande paixĂ£o, o cinema. A partir de agora estarei presente semanalmente no “COISAS DE AGORA” comentando sobre tudo que acontece no mundo mĂ¡gico da maior indĂºstria do entretenimento do mundo. Sejam bem vindos!

Texto: Eduardo Abbas

Vou começar essa coluna falando de um tema que tem se tornado muito recorrente nos Ăºltimos anos, a utilizaĂ§Ă£o do preto e branco em filmes considerados top de linha. A tĂ©cnica que pertence aos primĂ³rdios da indĂºstria cinematogrĂ¡fica ganhou uma nova roupa e equipamentos mais especĂ­ficos para se captar a profundidade de campo em nĂ­veis melhores que, Ă s vezes, o prĂ³prio filme a cores. Essa tĂ©cnica especifica foi exaustivamente treinada e aperfeiçoada em vĂ­deo clipes no começo dos anos 90, misturavam ações em preto e branco com detalhes de cores. Podemos ver no clipe da musica SAD SONG do cantor inglĂªs ELTON JOHN o aparecimento desse detalhe tĂ©cnico que consistia em colorir as partes “quentes” do set de filmagem. No caso, as luzes, fogos e o artista apareciam em cores enquanto toda a aĂ§Ă£o se desenvolvia em preto e branco.


Usando essa mesma tĂ©cnica e com uma visĂ£o de documentĂ¡rio, o diretor Steven Spielberg resolveu aplicĂ¡-la no seu espetacular A LISTA DE SCHINDLER (Amblin/Universal) durante a virada que o filme toma apĂ³s o aparecimento do casaco vermelho.


Era o start para Oscar Schindler mudar o destino de milhares de judeus, em meio ao caos em preto e branco, surgia o casaco da menina judia na carroça de corpos dos mortos. Isso rendeu finalmente a Spielberg, o reconhecimento da academia como diretor e produtor do longa mais emblemĂ¡tico e, a meu ver, definitivo em se tratando do assunto segunda guerra.


Sem as mesmas convicções sociais, mas com o mesmo pretexto de ser um documentĂ¡rio e uma homenagem ao cinema, o filme O Artista (Warner Bros./Weinstein) evitou o som mas ecoou alto nas telas e foi o grande vencedor do Oscar em 2012, agora sim usando o que se tem de mais moderno na captaĂ§Ă£o em preto e branco, mudando um pouco a visĂ£o que alguns diretores tĂªm em relaĂ§Ă£o Ă  fotografia que norteou os primĂ³rdios do cinema.


Essa balada seduziu a nova geraĂ§Ă£o de diretores preocupados com as grandes cenas de aĂ§Ă£o e que encontra nos computadores de ultima geraĂ§Ă£o o grande parceiro para editar suas mais loucas imagens que suas prodigiosas cabeças imaginam.


É o caso do Joss Whedon (Os Vingadores) que agora ataca com um texto do grande dramaturgo inglĂªs William Shakespeare na re-filmagem do clĂ¡ssico MUITO BARULHO POR NADA (H2O Films/Lionsgate). Usando a mais moderna tĂ©cnica do preto e branco e voltando a filmar ações como em um teatro, Whedon adaptou para os dias de hoje uma das maiores referencias em termos de cinema feito a partir dos palcos.


No filme, Leonato (Clark Gregg), governador de Messina, Ă© visitado por seu amigo, Don Pedro (Reed Diamond) que estĂ¡ retornando de uma guerra onde venceu seu irmĂ£o rebelde Don John (Sean Maher) e vem acompanhado de dois policiais, Benedick (Alexis Denisof) e Claudio (Fran Kranz). Claudio se apaixona pela filha do governador, Hero (Jillian Morgese), enquanto Benedick nĂ£o se entende com Beatrice (Amy Acker), sobrinha do governador.


ApĂ³s brigas entre Benedick e Beatrice, Don Pedro, com a ajuda de Leonato, Claudio e Hero, promove uma situaĂ§Ă£o para que os dois se apaixonem. Enquanto isso, o vilĂ£o Don John, com a ajuda de seus companheiros, Conrade (Riki Lindhome) e Borachio (Spencer Treat Clark), trama contra o casal, utilizando suas formas de trapaça para destruir o casamento antes mesmo que ele comece. As nuances do amor se misturam nesse clĂ¡ssico onde ser pergunta atĂ© que ponto nĂ£o dando o braço a torcer por um grande amor.


Com um excelente elenco, roteiro e direĂ§Ă£o coordenados pela mesma cabeça, o filme que serĂ¡ lançado no Brasil em 26 de julho mistura comedia, romance e drama, aliadas sempre Ă  tĂ©cnica insuperĂ¡vel do cinema, tem tudo para agradar os cinĂ©filos de plantĂ£o.


Enquanto isso, vocĂª pode acompanhar o trailer aqui e ir preparando a sua pipoca para a estrĂ©ia desse novo velho jeito de se ver cinema.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv