Prometi nĂ£o falar mais de automobilismo nacional enquanto nada fosse feito, mas Ă© impossĂvel se calar diante de tantas mostras de incompetĂªncia administrativa e falta de fiscalizaĂ§Ă£o de autĂ³dromos e eventos que acontecem pelo paĂs
A vida e a integridade dos pilotos que tentam, a duras penas, fazer com que esse esporte sobreviva Ă© levada ao menor dos casos, ou ao completo descaso de quem deveria zelar por eles. Existe nesse Brasil de hoje uma permissividade enorme com o que Ă© errado e com a total falta de Ă©tica de polĂticos e dirigentes de diversas categorias, sejam elas esportivas e sociais, existem padrões abaixo do aceitĂ¡vel para se viver, trabalhar e se divertir, o esporte a motor se transformou num vilĂ£o, no estranho no ninho, no filho rebelde da causa social, talvez por nĂ£o ter atingido ainda a nova classe mĂ©dia que tanto o governo se gaba em ter conseguido erguer.
Os nĂºmeros sĂ£o implacĂ¡veis em todos os sentidos e contra eles nĂ£o existe qualquer argumento. Basta saber que de todas as categorias que estiveram em curso no fim de semana, o pĂºblico que esteve acompanhando, em todo territĂ³rio nacional, foi muito menor que aquele que esteve no MaracanĂ£ para ver a seleĂ§Ă£o brasileira jogar um amistoso. A audiĂªncia da televisĂ£o Ă© ridĂcula, nĂ£o chega sequer a empatar com o nĂºmero de pessoas que assistem a um desenho no domingo de manhĂ£, e os valores que sĂ£o investidos nos eventos quase nunca trazem retorno para os patrocinadores, nem para aqueles que batem no peito e dizem ter orgulho de estar trabalhando pelo esporte.
Acho que chegou a hora de se tomar uma real providĂªncia com relaĂ§Ă£o a tudo que se fala e faz com o esporte a motor. NĂ£o adianta culpar o presidente da confederaĂ§Ă£o, seja de moto ou carro, porque eles simplesmente nĂ£o vĂ£o fazer nada. As diversas comissões que se apresentam como salvadoras da pĂ¡tria muitas vezes desconhecem o problema simplesmente porque nĂ£o correm sequer atrĂ¡s de saber o que esta acontecendo. Meus amigos, nada vai acontecer no paĂs que agora veste chuteiras e esquece as sapatilhas, Ă© mais fĂ¡cil acabarem com mais autĂ³dromos e construĂrem novas arenas.
No fim de semana passado aconteceu um dos resultados do descaso que assola esse esporte. Na chamada “categoria mais importante do automobilismo brasileiro”, a corrida no autĂ³dromo de BrasĂlia poderia ter acabado em uma grande fatalidade por conta de uma reforma feita Ă s pressas e de qualquer jeito. Bueiros e pedaços de cimento se soltavam, colocando em risco a integridade de todos que por acaso estavam na pista. Faltou ao organizador ter a coragem de cancelar a etapa e mostrar para o resto do paĂs que isso nĂ£o Ă© brincadeira, que existem vidas em jogo que podem ser perdidas por uma manutenĂ§Ă£o feita nas coxas. Mas cadĂª o saco roxo pra isso? NĂ£o tem e nunca terĂ¡, no entender dessas pessoas isso poderia acarretar em um prejuĂzo financeiro. Agora eu pergunto: o que Ă© o dinheiro diante da vida? Dinheiro a gente ganha, vida sĂ³ temos uma e nĂ£o tem volta, ser homem nessa hora e tomar uma atitude drĂ¡stica nĂ£o faria mal a ninguĂ©m, afinal quem coloca a vida em jogo quer um mĂnimo de segurança!
Por falar em vidas, mais duas se perderam no fim de semana. Em Carpina, interior de Pernambuco, estado onde mora o presidente da CBA, um piloto de kart morreu depois de se chocar violentamente com um poste. A federaĂ§Ă£o, em comunicado oficial assinado pela assessoria da CBA, informou que a prova era pirata, mas como assim? Pirata nĂ£o faz divulgaĂ§Ă£o em rĂ¡dio, TV, folders interrompem o trĂ¡fego em avenida, chama ambulĂ¢ncia, coloca carro de som no meio da rua sem ninguĂ©m saber. AlguĂ©m autorizou e a entidade que faz isso Ă© a federaĂ§Ă£o local com a anuĂªncia da confederaĂ§Ă£o. Pergunta se nĂ£o cobraram a taxa?
Em Alagoas, na capital MaceiĂ³, um Raid acabou em tragĂ©dia. Uma gaiola de competiĂ§Ă£o capotou e o piloto morreu na hora. Era pirata tambĂ©m? Os clubes de carros devem ser federados e quem rege as regras, impõem condições e, principalmente, cobram a taxa, sĂ£o as federações com a, lĂ³gico, anuĂªncia da confederaĂ§Ă£o. Parece que mentir e dizer que nada sabe Ă© tĂpico dos dirigentes que assolam a naĂ§Ă£o atualmente.
O resultado de tudo isso foi a CBA fechar o autĂ³dromo de BrasĂlia atĂ© serem feitas novas reformas, proibirem corridas de kart na rua sem alvarĂ¡ de segurança e mudar a fiscalizaĂ§Ă£o em provas de aventura como esse Raid em MaceiĂ³, ou seja, nada.
Num esporte de risco como Ă© o esporte a motor, esse tipo de fatalidade faz parte, mas facilitar para que isso aconteça com mais freqĂ¼Ăªncia Ă© irresponsabilidade. Sinto pena por aqueles que dependem disso pra viver porque o futuro Ă© sombrio e quase sem perspectivas e nĂ£o aceito o grito de quem viveu das benesses do esporte para dizer agora que tudo esta uma merda, merda amigo, estava antes, agora cagou-se tudo, mas para esses elementos passou a incomodar quando a torneira parou de jorrar ou quando algum parente esta em risco. Quer saber? Me poupe!
A gente se encontra na semana que vem!
Beijos & queijos
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