O carro mais vendido da marca tem uma cara mais aventureira
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Mais uma vez a Volkswagen do Brasil inova em seus modelos mais populares. Chegou a vez da apresentação de duas novas versões baseadas no sucesso alcançado pelo Gol. Elas diferem em motorização e itens de acabamento e conforto, dando assim ao comprador a opção de se ter um carro com características de Off Road pelas ruas das cidades brasileiras. Não deixa de ser uma realidade, pois a má conservação das nossas vias praticamente transforma uma viagem em um quase rallye, seja de velocidade ou mesmo regularidade.
Foi com essa intenção que os dois carros foram apresentados em um evento nas proximidades de Campinas, cidade do interior de São Paulo. Os modelos estavam à disposição dos jornalistas para em uma competição de rallye de regularidade testarem os recém chegados. No caso do Gol Track, carro que é oferecido pela primeira vez no mercado nacional como um “off road light” destaca-se o motor TEC 1.0l Total Flex, que quando abastecido com etanol, a potência é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpme, suspensão elevada, pneus de uso misto nas medidas 175/70 R14, carroceria de quatro portas, faróis com dupla parábola com moldura escurecida e o farol de neblina de série. Numa alusão a sustentabilidade dos componentes, os bancos e os painéis das portas são revestidos com tecido especial, que utiliza fios produzidos de PET reciclado. A nova arquitetura eletrônica possibilitou a instalação de vários equipamentos, entre eles, o sistema chamado ECO Comfort (opcional), que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. Como opcional, os ajustes elétricos dos espelhos retrovisores a função “tilt down”, que aponta o retrovisor do passageiro para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. No quesito segurança, o carro traz de série airbags duplos dianteiros, freios ABS e o Emergency Stop Signal.
Já na versão Gol Rallye, quarta versão do modelo na história, chega cheio de novidades. No design, incorpora os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance), suspensão elevada e as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com o design Pikes e pneus 195/50 R16. No interior a esportividade se mantém, como a pedaleira esportiva, o painel de instrumentos, os bancos com novos figurinos e forrados com tecidos que utilizam fios de PET reciclado. Opcionalmente, o Gol Rallye pode ter volante multifuncional com comandos integrados do rádio e do I-System. Na versão I-Motion, o volante pode incluir shift paddles para troca manual de marchas. Tem de série alarme central, travamento com controle remoto, espelhos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos e ar-condicionado. O Gol Rallye é equipado com o motor 1.6l VHT Total Flex, que com etanol tem potência de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Abastecido com gasolina, são 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
A grande novidade é o modelo oferecer também o câmbio I-Motion com cinco marchas. Eu testei o novo modelo pelas estradas, ruas e em algumas situações de Off Road para podermos sentir a real diferença na condução de um carro mais “duro” com o facilitador do cambio automático. É uma mistura interessante, ao mesmo tempo em que andar por uma cidade como São Paulo é disputar um rallye de regularidade, o facilitador de se ter um cambio com trocas automáticas deixa o estressante transito urbano menos cansativo. Na estrada, o carro se comporta muito bem em retomadas de velocidade e atende, se necessário, a uma pilotagem mais agressiva, pois os shift paddles transformam o cambio em uma versão manual de engates rápidos e precisos, isso facilita em ultrapassagens ou reduções bruscas. Nas trilhas dos sítios, que em sua maioria é feita por estradas de terra, a altura do carro e a despreocupação no engate de marchas faz com que o percurso seja, na maior parte das vezes muito agradável.
Os dois novos modelos chegam com preços que variam entre R$ 33.060 para o Gol Track, R$ 45.850 para o Gol Rallye e R$ 48.580 para o Gol Rallye I-Motion, isso claro, sem os opcionais de cada modelo oferece e que já podem ser encontrados nas concessionárias.
É uma aposta ousada da Volkswagen que, segundo números da montadora, os dois modelos devem representar um aumento de vendas da ordem de 8% a 11% do modelo básico do Gol.






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