Vai começar o mais importante fim de semana para o automobilismo mundial, Ă© o domingo aonde sĂ£o disputadas as duas mais importantes corridas do planeta: o GP de MĂ´naco pela FĂ³rmula 1 e as 500 milhasde IndianĂ¡polis pela FĂ³rmula Indy
Dia excelente para se ficar em casa e acompanhar desde a manhĂ£ atĂ© o quase fim de tarde esse dois eventos, que na verdade tem um grande glamour e quase nada representa em termos de campeonato. SĂ£o duas maneiras diferentes de se ver corrida de automĂ³vel em solos que sĂ£o considerados quase sagrados por todos que acompanham esse esporte.
Em MĂ´naco, rola solta a bebedeira e a gastança no cassino, os ricos e os picaretas se misturam de uma forma quase imperceptĂvel aos olhos de que chega pela primeira vez a esse principado. É seguramente a maior concentraĂ§Ă£o de picaretas do mundo, maior que essa talvez apenas em alguma mina de carvĂ£o na RĂºssia. NinguĂ©m ali esta preocupado com a corrida, o barato Ă© dar um chapĂ©u em algum rico desavisado e tomar muito champanhe, que corre solto em vĂ¡rios eventos na semana da corrida, e tirar fotos para mostrar pros amigos o quanto vocĂª Ă© fodĂ£o, mesmo que esteja pagando a passagem em 70 vezes e dormindo em uma van fora da cidade. Nem mesmo os profissionais que trabalham para as diversas mĂdias nem mesmo os prestadores de serviço levam essa corrida muito a sĂ©rio, o objetivo Ă© a festa.
Quem encara com outros olhos sĂ£o os engenheiros e mecĂ¢nicos das equipes, esses sim tem que se virar com uma cocada e uma Maria-mole. A prova nĂ£o vai mudar em nada o campeonato, nem melhorar ou ao menos ajudar no desenvolvimento dos carros, Ă© uma exibiĂ§Ă£o exclusiva para um paĂs que tem uma Ă¡rea de 2 quilĂ´metros quadrados, menor que alguns bairros da cidade de SĂ£o Paulo. Nas ruas mesmo, vai valer a mĂ¡xima do quem sai na frente e troca menos pneus ganha, atĂ© porque em termos de disputa pouco ou quase nada se vĂª. Corrida para valer o imposto pago por vĂ¡rios pilotos que ali moram.
Atravessando o atlĂ¢ntico, nos deparamos com o gigante IndianĂ¡polis Motor Speedway, que deve abrigar em sua Ă¡rea uns trĂªs principados de MĂ´naco. LĂ¡ acontece corrida de verdade, apesar de algumas pessoas acharem que essa coisa de circuito oval Ă© muito chato. IndianĂ¡polis separa os pilotos dos motoristas, reflete o verdadeiro espĂrito americano de terra das oportunidades e da competĂªncia acima da probabilidade. Quem corre as 500 milhas tem por objetivo, alĂ©m de um caminhĂ£o de dinheiro, fazer parte de uma histĂ³ria contada desde 1909. SĂ£o mais de 100 anos de disputas, criaram-se herĂ³is e mitos, sente na pele a verdadeira arte por corridas, hoje ecologicamente corretas porque, a vĂ¡rios anos, a categoria tem como combustĂvel o Ă¡lcool. Os tijolos da primeira pista sĂ£o preservados na linha de chegada assim como o museu que abriga tudo que aconteceu nesse mais de um sĂ©culo de voltas que o mundo deu por aquelas bandas.
Em termos de campeonato Ă© mais uma corrida, mas Ă© na verdade “A” corrida. Diferentemente de MĂ´naco que nada acrescenta, IndianĂ¡polis segue o padrĂ£o americano de sempre melhorar para conquistar, deve a partir de agora alinhar os pilotos que tem chance de ser o campeĂ£o da temporada.
Vou ficando por aqui, claro que vou acompanhar as duas corridas e torcer pelos pilotos que mais admiro, mas com uma pontinha de inveja dos europeus e dos americanos. Eles guardam e preservam a memĂ³ria dos seus herĂ³is e suas conquistas, duvido que um dia seriam capazes de destruir um autĂ³dromo para fazer uma pista de bicicletas com a anuĂªncia da confederaĂ§Ă£o que administra o esporte do paĂs.
A gente se encontra na semana que vem!
Beijos & queijos
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