O novo compacto da montadora alemĂ£ chega para enfrentar os concorrentes com uma estratĂ©gia ousada e um preço que começa em R$ 115.900

Texto e fotos: Eduardo Abbas

Os alemĂ£es realmente capricharam. Sabe aquela sensaĂ§Ă£o que vocĂª tem quando Ă© apresentado a um novo amigo e esse lhe parece um pouco fora daquilo que se imagina? Foi assim que vi pela primeira vez a nova Classe B, carro que a Mercedes Benz do Brasil trouxe para disputar o acirrado mercado dos carros compactos mĂ©dios. Essa impressĂ£o de ser um carro compacto logo desaparece dando lugar a uma agradĂ¡vel surpresa de um projeto pra lĂ¡ de bem realizado. Trata-se de uma geraĂ§Ă£o inteiramente nova de carros compactos desenvolvida pela marca. A menor altura do veĂ­culo, a maior largura e a posiĂ§Ă£o de assentos mais ereta mostram as novas credenciais desse automĂ³vel compacto e dinĂ¢mico. Ela tambĂ©m representa uma nova era tecnolĂ³gica para os automĂ³veis compactos da Mercedes-Benz com traĂ§Ă£o dianteira, identificada pelas iniciais NGCC (New Generation of Compact Cars, nova geraĂ§Ă£o de carros compactos), com duas versões que chegam ao Brasil: a B 200 Turbo e a B 200 Turbo Sport.

Mercedes-Benz Classe B

Eu fui convidado para a testar essa novidade em situações de estrada e cidade, com trĂ¢nsito leve e muito pesado, numa viagem de cerca de 200 km. Ao entrar no veiculo o impacto Ă© pra lĂ¡ de surpreendente, ele parece se transformar em um carro de dimensões maiores que as reais. A nova Classe B Ă© mais larga e tem distĂ¢ncia entre – eixos maior do que a versĂ£o anterior, com isso ganhou mais espaço interno, dando a impressĂ£o que estarmos em num outro modelo da prĂ³pria montadora, parece que o carro vira um carrĂ£o! O design externo Ă© muito agradĂ¡vel, na frente Ă  grade dianteira ampla e farĂ³is que se prolongam pelas laterais e na traseira uma ampla Ă¡rea envidraçada dĂ¡ a devida esportividade ao modelo.
A B 200 Turbo Sport oferece diversos diferenciais externos, como farĂ³is bi-xenĂ´nio com lanternas em LED, rodas de liga leve com 18 polegadas e linhas que esculpem o carro. Mas nĂ£o Ă© sĂ³ a beleza, tem que se pensar em economia de combustĂ­vel. A resistĂªncia aerodinĂ¢mica Ă© extremamente reduzida, em conjunto com o design externo, fatores fundamentais para esse desempenho em que, segundo dados da montadora, Ă© possĂ­vel economizar 1,6 litros de combustĂ­vel a cada 100 km rodados.
A experiĂªncia de se guiar um carro com essa tecnologia e design sofisticados se completa ao sentir o que ele realmente pode oferecer em situações do dia-a-dia. O conjunto mecĂ¢nico Ă© realmente muito bom, a nova Classe B traz um novo motor Ă  gasolina e uma nova transmissĂ£o automĂ¡tica, desenvolvidos pela Mercedes-Benz e produzidos nas fĂ¡bricas de Stuttgart-Unter¬tĂ¼rkheim e Hedelfingen, Rastatt/Baden, Gaggenau/Baden e Kölleda/ Thuringia. O modelo conta com a funĂ§Ă£o start/stop ECO que vem de sĂ©rie na Classe B e ganha em eficiĂªncia, direĂ§Ă£o suave, força de traĂ§Ă£o mesmo em baixas rotações, menores emissões e baixo peso do veĂ­culo.

Mercedes-Benz Classe B

O motor a gasolina de quatro cilindros totalmente em alumĂ­nio faz parte de uma sĂ©rie de motores inteiramente nova. Ele conta com o sistema de injeĂ§Ă£o direta de terceira geraĂ§Ă£o da Mercedes-Benz, que foi adotado inicialmente nos motores V6 e V8 BlueDIRECT. Com 1,6 litro, o propulsor tem 115 kW (156 cv) de potĂªncia e torque mĂ¡ximo de 250 Nm, disponĂ­vel a partir de 1.250 rpm. O conjunto permite uma aceleraĂ§Ă£o atĂ© 100 km/h em torno de 8,4 segundos e velocidade mĂ¡xima de 220 km/h. A alta compressĂ£o (10,3:1), apesar da presença do turbo compressor, proporciona respostas mais rĂ¡pidas em baixas rotações. Na estrada essa harmonia do conjunto fica clara, em situações de velocidade cruzeiro. Em aproximadamente 120 km/h, a rotaĂ§Ă£o atingia cerca de 1.300 rpm, jĂ¡ em situações de ultrapassagem, os giros sobem sem grande esforço do motor.
TĂ£o importante como o novo motor Ă© a nova transmissĂ£o de dupla embreagem 7G-DCT. Com sete marchas, ela permite aproveitar ao mĂ¡ximo as caracterĂ­sticas do motor e garante trocas de marchas incrivelmente rĂ¡pidas, combinando o conforto de uma transmissĂ£o automĂ¡tica com a eficiĂªncia de uma manual, que pode ser feita atravĂ©s dos shift paddles localizados junto ao volante, garantindo grande segurança ao condutor que nĂ£o precisa tirar as mĂ£os da direĂ§Ă£o nem os olhos da estrada. Cobrimos a primeira parte do trajeto tranquilamente e aproveitando todo o conforto que carro proporciona. Os bancos anatĂ´micos, o ar condicionado climatizado e o excelente sistema de som fizeram a viagem de cerca de 100 km parecer uma volta no quarteirĂ£o.
No acabamento interno, destaca-se o volante de direĂ§Ă£o de trĂªs raios revestido em couro, com um elemento cromado em prata no raio do meio, que permite que os comandos de velocidade, setas, rĂ¡dio, computador de bordo e outros mais fiquem confortavelmente ao alcance das mĂ£os. A direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica da nova Classe B atua de forma progressiva, aumentando a resistĂªncia do volante Ă  movimentaĂ§Ă£o Ă  medida que a velocidade do carro aumenta, para maior segurança na estrada e uma maior versatilidade na cidade atravĂ©s do recurso da direĂ§Ă£o direta, que modifica o raio de voltas necessĂ¡rias no volante. Em baixas velocidades, o condutor precisa girar menos o volante para mover as rodas, aumentando o conforto. Em altas velocidades, precisa de mais movimentos, suavizando efeitos bruscos e melhorando a segurança.

Mercedes-Benz Classe B

Entre os itens de segurança destacam-se o ATTENTION ASSIST, que detecta mudanças de comportamento do condutor e o aviso eletrĂ´nico da eventual perda de pressĂ£o dos pneus. O motorista e passageiro da frente contam com airbags dianteiros e laterais, alĂ©m de airbags especiais para proteĂ§Ă£o dos joelhos contra choques no painel, em um total de sete airbags. Outros sistemas de assistĂªncia que foram adotados na Classe B incluem Adaptive Headlamp Assist (ajuste automĂ¡tico de altura dos farĂ³is), Brake HOLD function (que mantĂ©m o freio acionado sem necessidade de pressionar o pedal atĂ© que o carro seja reacelerado) e Hill Hold function (que evita que o veĂ­culo recue ao arrancar em uma subida) alĂ©m do Active Park Assist. A Mercedes-Benz estĂ¡ implantando pela primeira vez na Classe B a Ăºltima geraĂ§Ă£o do programa eletrĂ´nico de estabilidade – o ESP9. Esse sistema contrabalança a tendĂªncia do carro sair de traseira ao fazer curvas em alta velocidade. AlĂ©m do conforto de motoristas e passageiros as bagagens tambĂ©m vĂ£o se deliciar no porta-malas de 488 litros da nova Classe B.
De volta a SĂ£o Bernardo do Campo, enfrentamos um transito pesadĂ­ssimo, onde carros mais lentos e grandes caminhões lotavam a estrada. As curvas da rodovia e o pouco espaço para ultrapassagens nĂ£o foram obstĂ¡culos para uma viagem confortĂ¡vel e atĂ© certo ponto rĂ¡pida. O carro mostrou um Ă³timo desempenho mesmo em situações crĂ­ticas e garantiu conforto ao motorista e passageiro, requisitos jĂ¡ encontrados em outros modelos mais sofisticados da montadora.
A nova Classe B Ă© comercializada no Brasil com os preços que variam entre R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport) e jĂ¡ se encontram na rede de concessionĂ¡rias Ă  espera dos apaixonados pela marca da estrela de trĂªs pontas.