O novo compacto da montadora alemĂ£ chega para enfrentar os concorrentes com uma estratĂ©gia ousada e um preço que começa em R$ 115.900
Texto e fotos: Eduardo Abbas
Os alemĂ£es realmente capricharam. Sabe aquela sensaĂ§Ă£o que vocĂª tem
quando Ă© apresentado a um novo amigo e esse lhe parece um pouco fora
daquilo que se imagina? Foi assim que vi pela primeira vez a nova Classe
B, carro que a Mercedes Benz do Brasil trouxe para disputar o acirrado
mercado dos carros compactos mĂ©dios. Essa impressĂ£o de ser um carro
compacto logo desaparece dando lugar a uma agradĂ¡vel surpresa de um
projeto pra lĂ¡ de bem realizado. Trata-se de uma geraĂ§Ă£o inteiramente
nova de carros compactos desenvolvida pela marca. A menor altura do
veĂculo, a maior largura e a posiĂ§Ă£o de assentos mais ereta mostram as
novas credenciais desse automĂ³vel compacto e dinĂ¢mico. Ela tambĂ©m
representa uma nova era tecnolĂ³gica para os automĂ³veis compactos da
Mercedes-Benz com traĂ§Ă£o dianteira, identificada pelas iniciais NGCC
(New Generation of Compact Cars, nova geraĂ§Ă£o de carros compactos), com
duas versões que chegam ao Brasil: a B 200 Turbo e a B 200 Turbo Sport.
Eu fui convidado para a testar essa novidade em situações
de estrada e cidade, com trĂ¢nsito leve e muito pesado, numa viagem de
cerca de 200 km. Ao entrar no veiculo o impacto Ă© pra lĂ¡ de
surpreendente, ele parece se transformar em um carro de dimensões
maiores que as reais. A nova Classe B Ă© mais larga e tem distĂ¢ncia entre
– eixos maior do que a versĂ£o anterior, com isso ganhou mais espaço
interno, dando a impressĂ£o que estarmos em num outro modelo da prĂ³pria
montadora, parece que o carro vira um carrĂ£o! O design externo Ă© muito
agradĂ¡vel, na frente Ă grade dianteira ampla e farĂ³is que se prolongam
pelas laterais e na traseira uma ampla Ă¡rea envidraçada dĂ¡ a devida
esportividade ao modelo.
A B 200 Turbo Sport oferece diversos diferenciais externos, como
farĂ³is bi-xenĂ´nio com lanternas em LED, rodas de liga leve com 18
polegadas e linhas que esculpem o carro. Mas nĂ£o Ă© sĂ³ a beleza, tem que
se pensar em economia de combustĂvel. A resistĂªncia aerodinĂ¢mica Ă©
extremamente reduzida, em conjunto com o design externo, fatores
fundamentais para esse desempenho em que, segundo dados da montadora, Ă©
possĂvel economizar 1,6 litros de combustĂvel a cada 100 km rodados.
A experiĂªncia de se guiar um carro com essa tecnologia e design
sofisticados se completa ao sentir o que ele realmente pode oferecer em
situações do dia-a-dia. O conjunto mecĂ¢nico Ă© realmente muito bom, a
nova Classe B traz um novo motor Ă gasolina e uma nova transmissĂ£o
automĂ¡tica, desenvolvidos pela Mercedes-Benz e produzidos nas fĂ¡bricas
de Stuttgart-Unter¬tĂ¼rkheim e Hedelfingen, Rastatt/Baden, Gaggenau/Baden
e Kölleda/ Thuringia. O modelo conta com a funĂ§Ă£o start/stop ECO que
vem de sĂ©rie na Classe B e ganha em eficiĂªncia, direĂ§Ă£o suave, força de
traĂ§Ă£o mesmo em baixas rotações, menores emissões e baixo peso do
veĂculo.
O motor a gasolina de quatro cilindros totalmente em alumĂnio faz
parte de uma série de motores inteiramente nova. Ele conta com o sistema
de injeĂ§Ă£o direta de terceira geraĂ§Ă£o da Mercedes-Benz, que foi adotado
inicialmente nos motores V6 e V8 BlueDIRECT. Com 1,6 litro, o propulsor
tem 115 kW (156 cv) de potĂªncia e torque mĂ¡ximo de 250 Nm, disponĂvel a
partir de 1.250 rpm. O conjunto permite uma aceleraĂ§Ă£o atĂ© 100 km/h em
torno de 8,4 segundos e velocidade mĂ¡xima de 220 km/h. A alta compressĂ£o
(10,3:1), apesar da presença do turbo compressor, proporciona respostas
mais rĂ¡pidas em baixas rotações. Na estrada essa harmonia do conjunto
fica clara, em situações de velocidade cruzeiro. Em aproximadamente 120
km/h, a rotaĂ§Ă£o atingia cerca de 1.300 rpm, jĂ¡ em situações de
ultrapassagem, os giros sobem sem grande esforço do motor.
TĂ£o importante como o novo motor Ă© a nova transmissĂ£o de dupla
embreagem 7G-DCT. Com sete marchas, ela permite aproveitar ao mĂ¡ximo as
caracterĂsticas do motor e garante trocas de marchas incrivelmente
rĂ¡pidas, combinando o conforto de uma transmissĂ£o automĂ¡tica com a
eficiĂªncia de uma manual, que pode ser feita atravĂ©s dos shift paddles
localizados junto ao volante, garantindo grande segurança ao condutor
que nĂ£o precisa tirar as mĂ£os da direĂ§Ă£o nem os olhos da estrada.
Cobrimos a primeira parte do trajeto tranquilamente e aproveitando todo o
conforto que carro proporciona. Os bancos anatĂ´micos, o ar condicionado
climatizado e o excelente sistema de som fizeram a viagem de cerca de
100 km parecer uma volta no quarteirĂ£o.
No acabamento interno, destaca-se o volante de direĂ§Ă£o de trĂªs raios
revestido em couro, com um elemento cromado em prata no raio do meio,
que permite que os comandos de velocidade, setas, rĂ¡dio, computador de
bordo e outros mais fiquem confortavelmente ao alcance das mĂ£os. A
direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica da nova Classe B atua de forma progressiva,
aumentando a resistĂªncia do volante Ă movimentaĂ§Ă£o Ă medida que a
velocidade do carro aumenta, para maior segurança na estrada e uma maior
versatilidade na cidade atravĂ©s do recurso da direĂ§Ă£o direta, que
modifica o raio de voltas necessĂ¡rias no volante. Em baixas velocidades,
o condutor precisa girar menos o volante para mover as rodas,
aumentando o conforto. Em altas velocidades, precisa de mais movimentos,
suavizando efeitos bruscos e melhorando a segurança.
Entre os itens de segurança destacam-se o ATTENTION ASSIST, que
detecta mudanças de comportamento do condutor e o aviso eletrônico da
eventual perda de pressĂ£o dos pneus. O motorista e passageiro da frente
contam com airbags dianteiros e laterais, além de airbags especiais para
proteĂ§Ă£o dos joelhos contra choques no painel, em um total de sete
airbags. Outros sistemas de assistĂªncia que foram adotados na Classe B
incluem Adaptive Headlamp Assist (ajuste automĂ¡tico de altura dos
farĂ³is), Brake HOLD function (que mantĂ©m o freio acionado sem
necessidade de pressionar o pedal até que o carro seja reacelerado) e
Hill Hold function (que evita que o veĂculo recue ao arrancar em uma
subida) alĂ©m do Active Park Assist. A Mercedes-Benz estĂ¡ implantando
pela primeira vez na Classe B a Ăºltima geraĂ§Ă£o do programa eletrĂ´nico de
estabilidade – o ESP9. Esse sistema contrabalança a tendĂªncia do carro
sair de traseira ao fazer curvas em alta velocidade. Além do conforto de
motoristas e passageiros as bagagens tambĂ©m vĂ£o se deliciar no
porta-malas de 488 litros da nova Classe B.
De volta a SĂ£o Bernardo do Campo, enfrentamos um transito
pesadĂssimo, onde carros mais lentos e grandes caminhões lotavam a
estrada. As curvas da rodovia e o pouco espaço para ultrapassagens nĂ£o
foram obstĂ¡culos para uma viagem confortĂ¡vel e atĂ© certo ponto rĂ¡pida. O
carro mostrou um Ă³timo desempenho mesmo em situações crĂticas e
garantiu conforto ao motorista e passageiro, requisitos jĂ¡ encontrados
em outros modelos mais sofisticados da montadora.
A nova Classe B é comercializada no Brasil com os preços que variam
entre R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport) e jĂ¡ se
encontram na rede de concessionĂ¡rias Ă espera dos apaixonados pela marca
da estrela de trĂªs pontas.
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