Touareg ganha a versão topo de linha R-Line com motor 4.2 litros de 360 cv. O preço parte de R$ 333.699

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Chegou ao Brasil a nova versão top de linha do primeiro SUV da Volkswagen. O utilitário esportivo Touareg foi lançado pela montadora em 2002 e chegou às ruas brasileiras em 2004, conta agora com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R GmbH, uma divisão da marca que desenvolve modelos esportivos e exclusivos. O Touareg R-Line se apresenta de forma imponente para quem vê e intrigante para quem o dirige.


A beleza do carro é indiscutível, os faróis bi-xenônio com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs agrupados em torno dos faróis, identificam a imagem do Touareg de dia ou à noite. O visual lateral é complementado pelas rodas de liga – leve “Mallory”, com 20 polegadas e pneus 275/45 R20.
Eu fui convidado para testar essa nova versão que já está nas concessionárias da rede. O teste com o novo carro consistia em cobrir um percurso de cerca de 300 km em estradas asfaltadas e mais um trecho off – road, uma ótima demonstração de como o carro se comporta em várias situações. Saí de Guarulhos, na grande São Paulo, em direção à Santo Antonio do Pinhal, utilizando a rodovia Ayrton Senna.


Em termos de conforto interno, o Touareg R-Line surpreende mesmo os mais acostumados com os SUV´s. Os assentos esportivos dianteiros climatizados, com 12 ajustes elétricos e acabamento de couro também contam com aquecimento, no caso do motorista, possui memória para os ajustes. Falando em bancos, o traseiro tem ajuste longitudinal de 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado por meio de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar a capacidade do compartimento de carga de 520 litros (posição normal) para 1.642 litros.


Na estrada ele impõe respeito. O motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic dão uma sensação de se estar domando uma fera. As respostas rápidas e as trocas de marchas precisas garantem uma tocada firme em situações de ultrapassagens ou mesmo de redução brusca de velocidade. Nas velocidades cruzeiro a relação motor/câmbio é notada com a baixa rotação em velocidades altas, atingimos o limite da estrada, 120 km/h a 2.1 RPM, esse “overdrive” garante uma maior economia de combustível. Segundo a montadora, a velocidade máxima de 245 km/h do Touareg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos com um veículo que pesa 2.075 kg.


Terminada a parte no asfalto, cheguei ao momento off – road do teste. O objetivo era chegar ao topo do pico Agudo, que esta a cerca de 1.700 metros acima do nível do mar e faz parte da zona rural da cidade de Santo Antonio do Pinhal. Entrou em ação nesse momento o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecânico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de até 31 graus.
A suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante em percursos acidentados, a melhora das propriedades off – road do Touareg, mantendo o conforto para quem dirige e os passageiros. O veículo realmente surpreende. A força do conjunto mecânico associado aos itens de conforto embarcado no carro proporcionou uma grande tranqüilidade enquanto “escalava” a estrada íngreme que mesclava terra, tijolos, paralelepípedos, alguns degraus e na chegada ao topo, uma parte de grama que completou o cenário.


Na volta, durante a manobra com o carro, pude utilizar o recurso “Area View”, equipamento de série cuja tecnologia permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro. Outros itens de conforto no carro incluem ainda o sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W, o sistema de “RNS 850”, que dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade. Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.


Na volta para São Paulo, aproveitei para testar outros opcionais disponíveis no modelo. O destaque é o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.


Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a frenagem, aproximando as pinças dos discos de freio. Outro sistema interessante é o Side Assist.
Dois sensores por radar são posicionados na traseira do Touareg e monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. Outra novidade é a ausência da vareta de óleo de motor. O nível do lubrificante é medido através de sensores e monitorado pelo motorista no display central quando da quantidade a ser completada, se for necessário.


Na chegada à São Paulo, pude sentir como o carro se comportava em situação de transito pesado e barulhento. O silêncio na cabine é quase total, e o ar-condicionado climatizado garante uma atmosfera tranqüila para quem dirige o carro em uma cidade parada em horário de rush. A Volkswagen do Brasil espera atingir a marca de 50 carros vendidos por ano pelo valor de R$ 333.699 no modelo de entrada. E ainda oferece alguns opcionais como o ACC R$ 12.160, o Side Assist R$ 3.385, Teto Solar Elétrico R$ 8.995 e as cores em Pintura Metálica R$ 1.635 ou Pintura Perolizada R$ 2.350, além do Touareg R-Line contar com 3 anos de garantia total de fábrica. O modelo montado na fabrica de Bratislava, na Eslováquia, deve agradar aos apaixonados por SUV’s.



FICHA TÉCNICA VOLKSWAGEN TOUAREG R-LINE


MOTOR
Tipo Ignição por centelha, 4 tempos
Instalação Dianteiro, longitudinal
Material do bloco/cabeçotes Alumínio
Configuração / n° de cilindros / n° de mancais Em "V" / 8 / 5
Diâmetro x curso (mm) 84,5 x 92,8
Cilindrada (cm³) 4.163
Aspiração Atmosférica
Taxa de compressão 12,5:1
Potência máxima (ISO 1585) cv/rpm 360 / 6.800
Torque máximo (ISO 1585) m·kgf/rpm 45,4 / 3.500
N° de válvulas por cilindro 4
N° de comando de válvulas /localização 2 / cabeçote
Formação de mistura Injeção eletrônica direta
Gerenciamento do motor Bosch Motronic MED 17

ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina E22 de 95 ou 98 octanas RON

TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Quatro, tração integral permanente 4Motion
Câmbio Automático epicíclico tiptronic
N° de marchas 8 à frente e uma à ré
Relações das marchas 1ª. 4,845; 2ª. 2,840; 3ª.1,864; 4ª.1,437; 5ª. 1,217; 6ª 1,000; 7ª 0,816; 8ª 0,672 ré 3,825
Relação de diferencial 3,700
Velocidade por 1.000 rpm em 8ª (km/h) 57,3

FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com distribuição eletrônica
Dianteiro Disco ventilado, 360 mm Ø
Traseiro Disco ventilado, 330 mm Ø
De estacionamento Mecânico, ação sobre as rodas traseiras

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços tranversais duplos superpostos com subchassi, mola pneumática e barra estabilizadora de 37 mm Ø
Traseira Independente, braços tranversais duplos superpostos com subchassi, mola pneumática e barra estabilizadora de 23,6 mm Ø

DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,9
Relação de direção 12,6:1
Voltas entre batentes 2,63

RODAS E PNEUS
Tipo e dimensões Alumínio 9Jx20, 275/45R20W

PESOS (kg)
Em ordem de marcha (kg) 2.075
Carga máxima (kg) 775

CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, utilitário, quatro portas, cinco lugares

DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.795
Largura sem/com espelhos 1.940 / 2.208
Altura 1.709
Distância entre eixos 2.893
Bitola dianteira/traseira 1.656 / 1.676

AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,37
Área frontal (m²) 2,80
Cx x A (m²) 1,04

CAPACIDADES (L)
Porta-malas conforme ISO 3832 (V210) 520 a 1.642
Tanque de combustível 100

DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 245 (em 6ª marcha)
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,5

MANUTENÇÃO
Revisões (km) 10.000 / 6 meses
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000 / 6 meses

GARANTIA
3 anos

PREÇO (ref. setembro de 2012): a partir de R$ 333.699