Ford, enfim, lança o novo EcoSport com preço a partir de R$ 53.490

Texto: Eduardo Abbas
Foto: Manente / Ford

Finalmente ele chegou! No final de 2007 e começo de 2008, a Ford resolveu redefinir um de seus maiores sucessos e não poupou gastos nem pessoal para isso. Envolvendo mais de 800 engenheiros no mundo todo, o desenvolvimento do novo utilitário esportivo envolveu mais de 12.000 testes de rodagem em diferentes regiões do mundo, em temperaturas de -25 a 50 graus centígrados e altitudes de até 4.300 metros. Esse trabalho foi acompanhado de milhares de testes virtuais para aprimorar todos os seus detalhes e, finalmente, a Ford Motors apresentou para a o mercado sul-americano o novo modelo do EcoSport.


Foi uma honra o convite da montadora para eu estar participando do seleto grupo das primeiras pessoas no mundo a dirigir o novo carro da montadora, e para isso o cenário não poderia ser o mais apropriado: Natal, capital do Rio Grande do Norte. O teste realizado pela orla, rodovias e por estradas vicinais, que atravessavam pequenos povoados da região, exibiu no belo cenário as qualidades que o veiculo proporciona para quem o dirige. O carinhosamente chamado “jipinho” criado na América do Sul será fabricado no Brasil, na China, na Índia e na Tailândia vai ser vendido em mais de 100 mercados globais.


O utilitário esportivo tem um design elegante e muita coisa nova. Uma delas esta de baixo do capô: o moderno motor Sigma 1.6 Flex, usado nos modelos New Fiesta e Focus. Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, é um motor que entrega a potência de 115 cv e torque de 156 Nm com etanol e 110 cv e 154 Nm com gasolina, ele faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente. Ele chega com a classificação A em economia e emissões de CO2, conforme a nova classificação do Inmetro, órgão brasileiro que determina os padrões de eficiência energética dos produtos. A outra opção de motor é o Duratec 2.0 Flex, que vai estar disponível como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium. Esse motor, também de alumínio, desenvolve com etanol a potência de 147 cv e torque de 193 Nm, e com gasolina gera respectivamente 141 cv e 186 Nm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. A transmissão disponível do Novo EcoSport é a IB5 Plus manual produzida pela Ford no interior de São Paulo.


Outra novidade é a direção elétrica, que além de dar ao veículo uma dirigibilidade diferenciada contribui, segundo dados da montadora, para reduzir em 3% o consumo de combustível. Ele vem com freios ABS de série e recursos avançados de estabilidade e controle. A chamada tecnologia inteligente de assistência veicular amplia significativamente os recursos de dirigibilidade do veículo. A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações. Outra novidade no modelo é o assistente de partida em rampa e a assistência e luz de alerta em frenagem de emergência.
Não se trata de mais um rostinho bonito na multidão, o Novo EcoSport surpreende e dá um salto na categoria, sem perder carisma e esportividade. Totalmente novo desde a plataforma, ele representa uma grande evolução em aerodinâmica, conforto e flexibilidade. Conta ainda com equipamentos inteligentes, como ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico.


O design do Novo EcoSport, segundo a montadora, não é só uma evolução da versão anterior, mas um projeto totalmente novo. Desenvolvidas em túnel de vento, as linhas do carro criam uma silhueta única, seguindo a proposta de movimento no design. As portas com bom ângulo de abertura facilitam o acesso à cabine. As maçanetas embutidas contribuem para o visual fluido. Os espelhos retrovisores posicionados nas portas favorecem a visão traseira. Os arcos das rodas salientes reforçam a sua postura dinâmica, emoldurando as rodas de 15 ou 16 polegadas. O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como uma “marca registrada” do modelo, o que mudou foi a abertura do porta-malas, que usa um sistema inteligente com maçaneta embutida na lanterna direita e agora a terceira luz de freio é integrada no aerofólio.
Para dar vida a esse novo carro, cores não faltam para completar esse que já pode ser considerado um clássico, afinal foram mais de 700.000 mil unidades vendidas em 10 anos de vida. São oito opções: branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana.


Por dentro, o utilitário é agradável e funcional. O painel segue as mesmas linhas curvas e angulosas da carroceria, com dois mostradores redondos de fácil visualização e entradas de ar verticais. No centro, destaca-se a tela de LCD de 3,5 polegadas do sistema multimídia SYNC desenvolvido pela Microsoft. Ele permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante. Os bancos dianteiros com ajustes milimétricos que permitem encontrar a melhor posição para dirigir. Na parte de trás, os assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Como novidade, eles permitem a inclinação do encosto em quatro estágios, aumentando o conforto principalmente em viagens. O porta-luvas possui dupla função: pode ser usado como compartimento climatizado com espaço para seis latas de refrigerante, conforme a conveniência, em todas as versões do veículo. O carro também oferece flexibilidade para o transporte de bagagem. O porta-malas tem 362 litros, espaço que pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano.


Ele cresceu em largura, altura e comprimento. Agora mede 4.241 mm de comprimento, 2.057 mm de largura com os espelhos, tem 2.521 mm de distância entre - eixos e sua altura é de 1.696 mm. Ele é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre - eixos, o que se traduz em mais conforto na cabine. A sua altura do solo de 200 mm facilita transpor valetas e outros obstáculos na pista. Junto com o trabalho de vedação feito na carroceria, esse porte elevado permite ao Novo EcoSport ultrapassar áreas alagadas de 550 milímetros.


A carroceria combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. Coluna de direção e painéis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são itens de série. Airbags laterais e de cortina são opcionais que ampliam esse conjunto abrangente de segurança.
Na versão top de linha, o Novo EcoSport conta ainda com sistema “Key Less”, que permite abrir as portas e dar partida no veículo sem tirar a chave do bolso. Sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis de LED com acendimento automático, ar-condicionado digital e espelho eletrocrômico são outras novidades.
A linha foi refinada para atender os diferentes perfis de clientes do segmento, nas versões S, SE, FreeStyle, com motor 1.6 16V, e FreeStyle e Titanium com motor 2.0 16V. O novo utilitário esportivo da Ford chega às concessionárias em setembro e vem com diversas configurações.
A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490.
A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490. A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor anti-esmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$59.990 e com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690. Para incluir o motor 2.0 nessa versão, o Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$66.190. O top de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.


No teste realizado, eu pude comprovar todas as novidades e apreciar os momentos agradáveis em se dirigir esse novo carro. Os sistemas funcionam harmonicamente e dão uma agradável sensação de estar conduzindo um automóvel seguro e bem balanceado. A resposta do motor em retas e ultrapassagens é precisa e garante segurança impar para o condutor e passageiros, que, aliás, se sentem muito confortáveis graças ao grande espaço interno mesmo nos bancos traseiros.
Em estradas de terra, o carro não faz cara feia para buracos, sua altura e sua força permitem transpassar obstáculos sem grandes dificuldades. O modelo que utilizei era o FreeStyle 1.6, com quatro pessoas dentro, ar condicionado ligado o tempo todo e em nenhum momento tivemos qualquer tipo de incomodo, tanto pelo silêncio interno quanto pela climatização sob um calor de cerca de 30 graus encontrados na região.


O novo EcoSport chega com força e beleza para brigar de igual para igual com seus diretos concorrentes, tanto no Brasil quanto nos 100 outros mercados mundiais onde a meta da montadora é atingir em breve os 2.000.000 de unidades vendidas. O “jipinho” virou carrão!

PREÇOS


EcoSport S R$ 53.490
Ecoport SE R$ 56.490
EcoSport FreeStyle 1.6 R$ 59.990
EcoSport FreeStyle 2.0 R$ 66.190
EcoSport Titanium 2.0 R$ 70.190


FICHA  TÉCNICA  NOVO  ECOSPORT

Motor: 1.6 litro Flex, Sigma
Nº de cilindros: 4 em linha
Diâmetro de cilindro: 79 mm
Potência: 110 cv a 6500 rpm (gas) e 115 cv a 5500 rpm (álcool)
Torque: 153,6 Nm a 4250 rpm (gas) e 156,3 Nm a 4750 rpm (álcool)
Rotação máxima: 6500 rpm

Motor: 2.0 litros Flex Duratec
Nº de cilindros: 4 em linha
Diâmetro de cilindro: 87,50 mm
Potência: 140 cv a 6250 rpm (gas) e 146,9 cv a 6250 rpm (etanol)
Torque: 185,9 Nm a 4250 rpm (gas) e 193,3 Nm a 4250 rpm (etanol)
Rotação máxima: 6500 rpm

Transmissão: manual de cinco velocidades

Dimensões/capacidades
Distância entre-eixos: 2521 mm
Comprimento: 4241 mm
Largura do veículo: 2057 mm com espelho
Altura do veículo em ordem de marcha: 1696 mm
Reservatório: 52 litros:
Porta-malas: 362 litros
Pneus: 205/65 R15 e 205/60 R16
Rodas: aço estampado 6x15” e liga leve 6x16”

Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson, braços inferiores e barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos pressurizados e molas helicoidais.
Suspensão traseira: Semi-independente com eixo auto estabilizante. Amortecedores hidráulicos pressurizados com batente de suspensão e molas helicoidais.

Desempenho
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h motor 1.6: 12,5 (gs) e 12,4 (etanol)
Aceleração de 0 a 100 km/h motor 2.0: 10,8 (gs) e 10,5 (etanol)
Preços: de R$ 53.490 a R$ 70.190  (ref. Agosto de 2012)