VW renova Gol e Voyage com mudanças no visual e novos itens de série. O novo Gol parte de R$ 27.990 e o Voyage de R$ 29.990

Texto: Eduardo Abbas
Foto: Ricardo Hirae / VW

Aqui a expressão se aplica com perfeição: Parece que foi ontem... mas na verdade lá se vão 32 anos para o Gol e 30 para o Voyage. Já fui proprietário, algumas vezes, dos dois modelos, neles passei grande parte da minha vida pessoal e profissional e as nossas histórias meios que se cruzam. O tempo passa e é preciso sempre se renovar, buscar soluções saudáveis e estar sempre pensando a frente do nosso tempo. Com esses olhos de quem já viu muita coisa na vida, os dois grandes sucessos da Volkswagen do Brasil entram na fase adulta e, como não poderia deixar de ser, com muita coisa nova para quem já esta na estrada há tanto tempo.


No lançamento dos novos modelos, que chegam ao mercado no fim do mês de julho, foram apresentados aos jornalistas especializados em Florianópolis, Santa Catarina, em um evento que mostrou tudo de novo que esses carros tem para oferecer ao consumidor. Em termos gerais, o Novo Gol e o Novo Voyage passam a contar com a nova linguagem mundial de design da Volkswagen, com elementos visuais muito expressivos, principalmente pelos faróis mais inclinados. Ambos passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores, desde a versão de entrada com os motores 1.0 e 1.6 até as configurações top de linha (Gol Power e Voyage Comfortline).


Fazem parte da lista de série itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. O instrumento combinado ganhou iluminação de LEDs em branco. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central. Pela primeira vez na história dos dois modelos, a Volkswagen coloca à disposição do cliente o pacote de equipamentos BlueMotion Technology. Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technologies, o novo pacote faz o Novo Gol e o Novo Voyage consumirem até 8% menos combustível, em relação aos seus respectivos modelos antecessores. Os modelos estréiam a nova geração de motores 1.0, da família EA111.


O novo propulsor traz a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2. O motor TEC é Total Flex, quando abastecido com etanol, a potência é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Usando gasolina, a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm. O motor 1.6 EA111 VHT, também disponível para as versões top de linha, recebe ações de redução de atrito que proporciona menor consumo de combustível. Usando etanol, a potência é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm enquanto que usando gasolina, a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm. No modelo equipado com o motor 1.6 ainda pode ser aplicado à transmissão automática ASG (Automated Sequential Gearbox), que oferece o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual.


Os novos veículos receberam uma arquitetura eletrônica completamente nova, que possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos nos seus segmentos. Entre eles está o “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados. O novo sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio e também tem maior interação com o I-System, transmitindo praticamente todas as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos.


O Novo Gol e Novo Voyage inovam também com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá uma mensagem no instrumento combinado: “Ar condicionado ligado; fechar janelas”.


No teste que eu realizei com os dois veículos, pude ter em cada modelo uma sensação diferente dos tempos áureos. No caso do Voyage, o modelo testado era o Comfortline com cambio automático. A dirigibilidade é auxiliada pelos ajustes nos bancos e volante, que tem controles eletrônicos e Shift Paddles para as trocas de marchas manualmente, garantem uma viagem tranqüila para motoristas e passageiros. A resposta do motor em situações de ultrapassagem é amplamente satisfatória, e os pneus mais largos deixam o modelo de 3 volumes dócil nas mãos de quem o dirige. percorremos 50 km por ruas e avenidas da ilha catarinense e a sensação muito agradável, tanto pelo visual da natureza quanto pelo desempenho do carro.


Com o Gol a história é outra. Ele é o veículo mais vendido no mercado nacional há 25 anos consecutivos e, garante à montadora, o motivo tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros. Foram mais de 6 milhões de unidades comercializadas em 5 gerações e várias séries especiais que consagraram o modelo como o de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira. No teste com o novo modelo, optei por usar um modelo de entrada com a motorização 1.0. O carro tem uma nova postura, um design elegante e uma real preocupação com os elementos se harmonizando, sem esquecer o conforto para o motorista e os passageiros. O novo motor TEC é uma grata surpresa com relação a seu torque e por ser mais silencioso que seu antecessor.
O novo Gol é realmente novo. A diferença está nos detalhes. Na grade frontal, a logomarca da Volkswagen, por exemplo, passa a ser quase lapidada como a utilizada na linha Passat. Os traços que cortam o capô surgem da coluna “A” (aquela que baliza o pára-brisa) e terminam junto dos novos faróis. O pára-choque dianteiro traz um novo vinco, proporcionando um foco de luz diferenciado. Há ainda um defletor dianteiro, bem saliente, abaixo dos novos faróis de neblina, formando o segundo lábio no pára-choque onde passa a segunda linha cromada frontal, deixando a frente mais rebaixada. A exemplo dos faróis na parte dianteira, as lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. A tampa do porta-malas é totalmente nova, com vincos diferenciados. Outra novidade é a inclusão dos retro-refletores na parte inferior do pára-choque traseiro que tem também novas áreas de iluminação.


O Novo Gol traz em seu habitáculo materiais de altíssima qualidade e tecnologia. Todos os botões de acionamento contam com novo formato e ergonomia. O instrumento combinado (cluster) ganhou iluminação de LEDs brancos, que oferecem melhor leitura e têm durabilidade significativamente maior do que as luzes comuns. Os bancos com a tecnologia embossed sobre tecidos estão mais nobres. Essa “modelagem” nos tecidos também foi aplicada nos painéis das laterais das portas e seguem mesmo tom utilizado no painel e no carpete. Outro item presente desde as versões de entrada é o tecido que contém em sua composição garrafas PET recicladas, eles oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos Volkswagen.
Os freios ABS são de última geração e são utilizados em modelos da Volkswagen na Europa. Adicionalmente, o pacote de segurança na frenagem do Novo Gol agora conta com servo-freio de diâmetro maior. Ainda falando em segurança, os ocupantes das pontas do assento de trás contam agora com cintos de segurança de três pontos do tipo retrátil.


Os novos modelos da Volkswagen têm outro atrativo para o consumidor além das inovações e tecnologia embarcada: o preço. O modelo de entrada do Gol com motor 1.0 e cambio manual chega custando R$ 27.990,00. Já o top, Gol1.6 Power com cambio I-Motion R$ 40.890,00. No Voyage, o modelo de entrada 1.0 custa R$ 29.990,00 e o top de linha R$ 43.490,00.
Para mim, poder testar esses novos carros foi como encontrar velhos amigos e ter a certeza que continuam fortes e com saúde para muitos anos de vida.