Nova série revela, com humor, nostalgia e um olhar surpreendente sobre a imprudência que definiu diferentes gerações, como o cotidiano era marcado por produtos arriscados, entretenimento extremo e práticas inimagináveis hoje em dia

Texto e fotos: History

A nova série documental, produzida e apresentada pelo ator Henry Winkler que o History estreia no sábado, 21 de fevereiro às 22h10, explora de forma bem-humorada como a humanidade progrediu por meio de atividades, práticas e produtos que colocavam vidas em risco diariamente. Dinâmica e nostálgica, "Histórias Arriscadas com Henry Winkler" leva a audiência a uma jornada eletrizante do século XIX ao XXI, revelando os passatempos e costumes mais ousados, impensáveis hoje em dia, mas que outrora faziam parte do cotidiano em todo o mundo. Em oito episódios, Winkler mergulha nas atividades não supervisionadas — e muitas vezes perigosas — do passado, revelando coisas que as pessoas faziam por diversão, dinheiro ou até mesmo por tédio, que seriam difíceis de imaginar hoje em dia. Esses eventos e produtos variam desde médicos que prescreviam cigarros e refrigerantes com cocaína e lítio, até brinquedos científicos contendo urânio de verdade, heroína vendida sem receita como xarope para tosse e tônicos radioativos comercializados como bebidas energéticas, passando por parques de diversões com brinquedos projetados sem controles de segurança, eletrodomésticos que poderiam envenenar uma família inteira e shows em que acrobatas e pilotos desafiavam a morte sem qualquer proteção. A produção também revisita os primeiros anos da aviação comercial, quando era permitido fumar a bordo e as companhias aéreas até ofereciam cigarros aos passageiros.

Soma-se a isso o coquetel explosivo de cafeína e álcool que se tornou sinônimo de "apagão em lata", juntamente com esportes e profissões de alto risco, todos exemplos de produtos e práticas que foram comuns por décadas. O ator e produtor da série conta com uma equipe ampla e diversificada de especialistas — historiadores, cientistas, jornalistas, divulgadores culturais e figuras da cultura popular — que ajudam a explicar como esses fenômenos, tão profundamente enraizados no cotidiano norte-americano, foram possíveis. Entre os especialistas mais proeminentes estão Edward T. O’Donnell, professor de história no College of the Holy Cross, Bryant Simon, historiador da Temple University, Martin K. A. Morgan, historiador e autor; Adam Richman, escritor de história e apresentador de televisão; Hakeem Oluseyi, astrofísico e figura de dessaque na educação científica, Brian Avery, professor de gestão de segurança na Florida State University, Jason Liebig, historiador de marcas, Natalia Mehlman Petrzela, historiadora especializada em cultura e consumo, Don Wildman, apresentador de televisão e pesquisador de fenômenos históricos e o Dr. Billy Goldberg, médico de emergência que fornece contexto clínico para acidentes e riscos extremos. O primeiro episódio de "Histórias Arriscadas com Henry Winkler", Produtos perigosos, expõe uma série de práticas cotidianas que seriam impensáveis hoje em dia: desde catálogos que permitiam comprar dinamite pelo correio e a mania americana de adquirir macacos-esquilo enviados em caixas sem instruções, até a ascensão do celuloide, um material tão inflamável que transformava pentes e acessórios em verdadeiras bombas domésticas. A série revela ainda o lado sombrio dos primeiros refrigeradores elétricos, cujos gases tóxicos causaram mortes, evacuações — incluindo uma na Casa Branca — e levaram famílias a deixar o eletrodoméstico do lado de fora de casa por medo de vazamentos. Além disso, o episódio revisita o perigo dos antigos rolos de lavar roupa, cujas versões motorizadas exerciam tanta pressão que podiam esmagar uma mão em segundos, e mostra também como as celebrações de Natal do século XIX incorporavam decorações altamente inflamáveis que transformavam qualquer pequena árvore em um enorme risco.

"Histórias Arriscadas com Henry Winkler" é uma produção do HISTORY, da A+E Factual Studios, em associação com a GroupM Motion Entertainment. Steve Ascher, Matt Pearl e Henry Winkler são os produtores executivos. Richard Foster e Chet Fenster são os produtores executivos pela GroupM Motion Entertainment. Jim Pasquarella é o produtor executivo pelo HISTORY.